Pages

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

POLÍGAMO QUENIANO QUE TEVE MAIS DE 100 MULHERES MORRE AOS 92 ANOS


'Eu era muito bonito e tive muitas mulheres', dizia Akuku

O polígamo queniano Ancentus Akuku Ogwela, conhecido por ter casado com mais de cem mulheres ao longo da vida, morreu no fim de semana aos 92 anos.
Apelidado de Danger ("perigo" em inglês), devido a seu charme tido como irresistível, o polígamo se casou pela primeira vez em 1939. A última foi em 1992.
Danger morreu em um hospital na cidade queniana de Kisumu, devido a complicações decorrentes da pressão alta, segundo informou o serviço público de notícias queniano KBC.
"Sou chamado de Danger porque eu derrotei muitos homens", disse Akuku em uma entrevista à BBC, em 2000. "Eu era muito bonito e assim eu tive muitas mulheres."
Akuku se divorciou de pelo menos 30 mulheres ao longo da vida. O queniano teve mais de 160 filhos, embora ele mesmo afirmasse que havia perdido a conta do tamanho de sua família.
De acordo com a KBC, devido a seu grande número de filhos, netos e bisnetos, Danger construiu uma igreja e uma escola para educá-los.
O polígamo atribuía a longevidade à sua dieta, formada basicamente por vegetais, comidas tradicionais e leite fermentado.
Akuku fazia parte da tribo luo, que habita o oeste do Quênia e na qual a poligamia é uma tradição antiga que a Igreja costuma tolerar.
FONTE: BBC BRASIL

PETROBRÁS AUMENTA OFERTA DE GÁS NATURAL



A Petrobras coloca em operação no Espírito Santo, esta semana, três novos empreendimentos industriais que contribuirão para aumentar a oferta de gás ao mercado consumidor: o segundo módulo da Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), a pré-operação da Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba (UTG Sul Capixaba) e o campo de gás de Canapu, localizado no litoral Norte do Estado. Esses projetos integram o Plano Nacional de Antecipação da Produção de Gás (Plangas).

Com o início de operação das duas novas unidades de tratamento, a capacidade nominal de processamento de gás no Espírito Santo atingirá cerca de 12 milhões de metros cúbicos por dia. Com a entrada do Campo de Canapu, que tem potencial para produzir 2 milhões de metros cúbicos por dia, a produção total de gás do Estado, que hoje é de aproximadamente 10 milhões de metros cúbicos por dia, chegará a 12 milhões de metros cúbicos por dia, igualando-se à capacidade de processamento.

UTGC

O segundo módulo da UTGC, em Linhares, é integrado por uma Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) e uma Unidade de Processamento de Condensado de Gás Natural (UPCGN). Após ajustes operacionais e estabilização do processo, previsto para ocorrer nos próximos dias, esse módulo elevará a capacidade nominal de processamento da UTGC para 9 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia, consolidando a importância do Espírito Santo no abastecimento desse insumo para o mercado brasileiro.

Inaugurada em fevereiro de 2006, a UTGC foi projetada, inicialmente, para tratar e disponibilizar ao mercado o gás produzido no Campo de Peroá, localizado no Litoral Norte do Estado. Com a operação do Módulo 2, a capacidade de produção de gás de cozinha (GLP) da UTGC passará para 1.800 toneladas por dia, que serão escoadas por duto para o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, em Aracruz, onde será embarcado em navios gaseiros para abastecer o mercado nacional.

Com a conclusão das obras do Módulo 3, até o início de 2011, a UTGC terá capacidade para processar diariamente até 16 milhões de metros cúbicos de gás natural, 2.700 toneladas de GLP e 5.300 metros cúbicos de condensado.

UTG Sul Capixaba

A Unidade de Tratamento de Gás Sul Capixaba está localizada próximo à região de Ubu, no município de Anchieta, a cerca de 100 km de Vitória. A unidade tem capacidade nominal para processar 2,5 milhões de metros cúbicos de gás por dia, produzidos nos campos localizados no Parque das Baleias, na área marítima Sul do Espírito Santo.

O sistema de escoamento e tratamento de gás sul capixaba é integrado pela UTG Sul Capixaba e por um gasoduto marítimo de 83 quilômetros de extensão. Esse sistema garante o escoamento e tratamento de todo o gás produzido na área.

Essas novas unidades de tratamento de gás estão estrategicamente interligadas ao Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene), o que torna possível o abastecimento das regiões Sudeste e Nordeste, de acordo com as especificações definidas pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Campo de Canapu

O desenvolvimento do Campo de Canapu é o primeiro projeto de produção de gás em águas profundas a operar no Brasil, em lâmina d’água de aproximadamente 1.600 metros. Canapu é um campo de gás não-associado e tem potencial para produzir 2 milhões de metros cúbicos por dia, por meio de um único poço (ESS-138),interligado ao navio-plataforma FPSO Cidade de Vitória. Esse FPSO produz, também, gás do Campo de Golfinho, que é enviado para processamento na UTGC.

Como o poço de Canapu está a uma distância de 22 quilômetros da plataforma, a Petrobras inaugurou, ali, uma tecnologia inovadora para viabilizar a produção: o "pipe-in-pipe", que consiste em um duto de 6 polegadas de diâmetro inserido em outro duto, de 12 polegadas, separados entre si por revestimentos especiais. Essa tecnologia elimina um problema comum na indústria do petróleo, que é a formação de hidratos no gasoduto.

FONTE: AGÊNCIA PETROBRÁS

PETROBÁS DESCOBRE GÁS NATURAL NO PERU



A Petrobras informa nova descoberta de gás natural no Lote 58, localizado no Departamento de Cuzco, próximo a Camisea, no Peru. A subsidiária Petrobras Energia Peru S.A. (PEP) é a operadora, com 100% de participação.

A descoberta foi resultado da perfuração do poço exploratório Picha 2X, com profundidade final de cerca de 4.400m. O poço se encontra em fase de avaliação. É a segunda descoberta neste lote, após a denominada Urubamba 1X, anunciada no final de 2009.

Estimativas preliminares indicam que, em conjunto, os dois poços exploratórios contêm um volume potencial e recuperável de gás avaliado em 1,7 TCF (48 bilhões de m3).

FONTE: AGÊNCIA PETROBRÁS

EMPREGO INDUSTRIAL AINDA NÃO RETOMOU PATAMAR PRÉ-CRISE, MAS CONFIRMA RECUPERAÇÃO

Thais Leitão - Repórter da Agência Brasil

Imagem Google

Rio de Janeiro - Embora o emprego na indústria não tenha revertido totalmente as perdas em função da crise financeira internacional, o resultado de agosto – a oitava alta consecutiva na comparação com o mês anterior – confirma a trajetória de recuperação gradual ao longo de 2010. A avaliação é do técnico da Coordenação de Indústria do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), André Macedo.
Segundo dados divulgados hoje (8) pelo IBGE, no mês o nível de emprego industrial aumentou 0,1% em relação a julho; e 5,2% na comparação com agosto de 2009.
“Mais importante do que o resultado positivo em agosto é a sequência de oito meses de crescimento, mantendo-se essa trajetória ascendente. Vale ressaltar, no entanto, que o emprego industrial não recuperou o patamar pré-crise. Neste momento, está 1,8% abaixo do patamar recorde observado em setembro de 2008”, afirmou.
Macedo ressaltou, ainda, que o contingente de trabalhadores aumentou em setores que também vêm mostrando recuperação na produção, como o de máquinas e equipamentos (12,7%), meios de transporte (9,5%), produtos de metal (9,0%), máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (9,8%), calçados e couro (8,0%) e metalurgia básica (12,9%). Ao todo, as contratações superaram as demissões em 13 dos 18 setores investigados. Entre as atividades que apresentaram queda, o impacto negativo mais relevante sobre o total da indústria veio do setor de vestuário (-2,5%).
O levantamento também aponta que, na comparação com agosto de 2009, o contingente de trabalhadores aumentou nas 14 áreas investigadas, com destaque para São Paulo (3,8%), a Região Nordeste (6,7%), o Rio Grande do Sul (8,1%), a Região Norte e Centro-Oeste (7,9%) e Minas Gerais (4,4%).
O técnico do IBGE destacou, ainda, que a redução de 2,9% no rendimento dos trabalhadores do setor em agosto pode ser considerada “pontual” e é explicada pela alta base de comparação em função do pagamento de bônus e da participação em lucros ocorridos principalmente no setor extrativo nos dois meses anteriores. Ele enfatizou, entretanto, que a expansão de 9,0% em relação a agosto do ano passado evidencia o “claro perfil de crescimento que atinge não só todos os locais como a maior parte dos setores”.
A influência mais relevante ficou com São Paulo (6,2%), o Rio Grande do Sul (14,4%), Rio de Janeiro (12,7%), e Minas Gerais (9,4%).
Setorialmente, ainda na comparação com agosto do ano anterior, a folha de pagamento avançou em 16 dos 18 ramos investigados, com destaque para meios de transportes (14,7%), máquinas e equipamentos (13,1%), máquinas, aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (15,9%), produtos de metal (11,7%) e metalurgia básica (13,2%). As duas taxas negativas foram verificadas nos segmentos de papel e gráfica (-1,2%) e madeira (-0,1%).
O documento aponta que o número de horas pagas no setor industrial voltou a crescer em agosto na comparação com o mês anterior, com alta de 0,8%, após cair 0,3% em julho. Em relação a agosto de 2009, houve crescimento de 6,4% e expansão em 13 dos 18 segmentos pesquisados. Máquinas e equipamentos (14,5%) exerceram o principal impacto positivo.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

MORALES PROPÕE NOME DE LULA COMO NOVO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU


Renata Giraldi - Repórter da Agência Brasil


Imagem Google


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve hoje (8) o nome indicado para ser o próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A sugestão é do presidente da Bolívia, Evo Morales. Para ele, os líderes políticos da América Latina e da África devem se unir em favor da candidatura de Lula para as Nações Unidas.
Morales disse que a candidatura de Lula se baseia no fato de ele ter promovido o crescimento econômico no Brasil, estimulando a consciência social e o respeito aos direitos humanos. O boliviano também elogiou o estímulo de Lula pela pluralidade econômica no Brasil e consequentemente na região.
As informações são das agências Venezuelana de Notícias (AVN) e Boliviana de Notícias (ABI), que são estatais. A 22 dias do segundo das eleições no Brasil, Morales afirmou que torce pela vitória da democracia. “Que ganhe a democracia”, disse ele.
Em 1º de janeiro, Lula deixa a Presidência da República concluindo oito anos de governo. Já o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, conclui o primeiro mandato dele apenas no final de 2011.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PESQUISA REVELA PERFIL DO PROFISSIONAL QUE FAZ CURSOS LIVRES À DISTÂNCIA

Felipe Mortara - Especial para o Estadão.edu
Imagem Google

Após ter quatro milhões de acessos em busca dos cursos à distância que oferece sem custo em seu site, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulga o perfil dos profissionais que buscam os serviços online.

Com base em pesquisa com 1,1 milhão de pessoas que participaram dos cursos entre agosto de 2009 e 2010, a FGV informa que 57,4% são mulheres solteiras com idades variando entre 25 e 35 anos e renda mensal de até R$ 2 mil. O estudo mostra ainda  52,2 % possuem ensino superior completo e ocupam cargos de analista, gerente ou professor. A maioria dos acessos é feita da região Sudeste por profissionais que querem incrementar sua formação e obter atualização rápida sobre assuntos específicos.


“A educação à distância vem crescendo no Brasil, porque existe uma grande demanda por aprendizado e qualificação profissional. As pessoas estão vendo a internet como a principal ferramenta para isso. Queremos oferecer conteúdo acessível e de qualidade, além de preparar os participantes para o uso das ferramentas tecnológicas no próprio ambiente de trabalho”, ressalta o diretor-executivo do FGV Online, Stavros Xanthopoylos.


A fundação desenvolveu recentemente um novo curso de 15 horas. No “Qualidade em Serviços”, as aulas vão abordar como é o desempenho no setor de serviço e analisa modelos de gestão pela qualidade no ambiente empresarial. Ao final, os participantes recebem certificados de conclusão.


A instituição é membro do consórcio Open Course Ware Consortium (OCWC), que abriga nomes de peso como a Escola de Direito de Harvard, a Universidade da Califórnia. 
FONTE: ESTADÃO.COM.BR

ANATEL REDUZ TARIFAS DE LIGAÇÕES ENTRE FIXOS E CELULARES

Karla Mendes, da Agência Estado
Imagem Google

BRASÍLIA - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira, 7, a redução dos Valores de Comunicação (VCs), que são as tarifas de ligações de telefones fixos para celulares e vice-versa, local e longa distância. O Conselho Diretor deliberou a redução de 10% nos VCs em 2011 e outros 10% em 2012. Nos anos seguintes, a redução será definida pelo modelo de custos que está em análise na agência.
Na prática, o objetivo da Anatel é reduzir também as tarifas de interconexão (VU-M), que são os valores que vigoram pelas ligações de celulares para celulares e de livre pactuação entre as empresas. Isso porque os VCs servem de referência para a fixação de preços do VU-M. Hoje o VU-M chega a custar R$ 0,44 por minuto. A proposta será colocada em consulta pública por 30 dias. Também está prevista uma audiência pública para debater a questão.

FONTE: AGÊNCIA ESTADO

PROJETO FIXA JORNADA DE 6 HORAS PARA MOTORISTA DE ÔNIBUS


Arquivo - Diógenes Santos
Thelma diz que atividade de motorista é fonte de várias doenças.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 7512/10, da deputada Thelma de Oliveira (PSDB-MT), que estabelece as condições de trabalho dos motoristas de transporte coletivo. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.742/43).
Pela proposta, a jornada do motorista de transporte coletivo ficará definida em seis horas diárias, não podendo ultrapassar 36 horas semanais. O texto obriga as empresas a instalar nos veículos equipamentos eletrônicos ou mecânicos para controle da jornada, tais como dispositivo de monitoramento via satélite, ficha ou tacógrafo (equipamento que registra velocidade, tempo de uso e distância percorrida).

O texto define motorista como o empregado condutor de veículo de transporte coletivo com capacidade para mais de 20 passageiros, ainda que, em virtude de adaptações para maior comodidade, transporte número menor.

Periculosidade
A proposta inclui o exercício da profissão de motorista de transporte coletivo entre as que são consideradas atividades ou operações perigosas. O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.

"Conduzir por longas horas um veículo de transporte coletivo em nossas vias, com o trânsito cada vez mais problemático e com a ameaça de alguma violência, acaba por ser uma grande fonte de estresse, hipertensão, cardiopatias e de outras doenças", argumenta a autora.
Atualmente, a CLT considera como perigosas apenas as atividades que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado.

Atestado de saúde
O projeto também estabelece que o motorista deverá apresentar à autoridade de trânsito ou do trabalho, sempre que solicitado, atestado médico que comprove as condições de saúde física ou mental, com validade máxima de seis meses. Esse atestado deve ser fornecido pelo empregador, com parecer clínico de profissional formado em Psicologia.


Tramitação
O projeto tramita em conjuntoTramitação em conjunto. Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade. O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos. Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais. PL 1113/88, que aguarda inclusão na pauta do Plenário.

Íntegra da proposta:

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

LULA PRETENDE DEIXAR RESGATE DA AUTO ESTIMA COMO LEGADO

Presidente Lula


Em clima de despedida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou a cerimônia de batismo da plataforma da Petrobras P-57, em Angra dos Reis (RJ), no início da tarde, para mandar um recado aos trabalhadores. Disse que deseja deixar o resgate da autoestima dos brasileiros como legado.
"Quero me despedir dizendo que o legado que eu quero deixar na cabeça de cada homem e de cada mulher é a certeza de que não existe um ser humano inferior. Se eu pude ser presidente da República, qualquer um de vocês pode ser presidente, governador, prefeito", discursou Lula para uma plateia de cerca de 500 operários do estaleiro Brasfels, no litoral sul do Rio. Ele chegou ao evento com cerca de meia hora de atraso e dedicou mais de vinte minutos ao contato com os operários, tirando fotos e até recebendo presentes.
Em seu primeiro evento público após o primeiro turno das eleições, que frustrou sua expectativa de eleger logo a ex-ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff (PT) como sucessora, Lula preferiu não fazer referências diretas ao pleito. Apenas iniciou o discurso parabenizando a reeleição do governador fluminense Sérgio Cabral, que também não fez menção às eleições. O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, também evitou referências a Dilma ou ao segundo turno.
No entanto, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão (PMDB), o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, e sindicalistas fizeram referência indireta à candidatura de continuidade. "Esse ano, companheirada, é o ano das mulheres no Brasil", incitou o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antonio de Moraes. No discurso, o sindicalista ainda se queixou da direção do estaleiro, que teria proibido manifestações políticas dos operários no local de trabalho.
Rocha lembrou que contou com a ajuda de Dilma e da diretora de Gás da Petrobras, Graça Foster, em 2003, para levar ao governo a proposta de aumentar o grau de nacionalização da fabricação de plataformas e embarcações para a indústria de petróleo. No discurso, ele afirmou que a recuperação da indústria naval se deve a Lula e defendeu "consciência" no dia 31 de outubro, a data de realização do segundo turno. "Já ouvi em outros governos: por que fazer aqui se posso comprar lá fora mais barato?"
No fim da cerimônia, Lula acabou, sem perceber, posando com uma peça de propaganda em favor de Dilma. Ele recebeu de um grupo de trabalhadores uma faixa agradecendo os empregos criados em Angra. A faixa foi adulterada, mas era visível que o nome de Dilma foi trocado pela palavra "festa" na frase "Agora é festa!". Ainda no discurso, Lula indicou que lamenta deixar a Presidência. "No dia 31 de dezembro, à meia-noite, eu não vou ter entregado a faixa (presidencial) ainda. Estou pensando em colar a bichinha na barriga", brincou.
FONTE: AGÊNCIA ESTADO

NOVO POÇO CONFIRMA POTENCIAL DE PETRÓLEO LEVE EM TUPI

Foto: AGÊNCIA PETROBRÁS


O novo poço, denominado 3-BRSA-839A-RJS (3-RJS-675A), e informalmente conhecido como Iracema Norte, está localizado na área do Plano de Avaliação de Tupi, em lâmina d’água de 2.247 metros, a cerca de 240 km da costa do estado do Rio de Janeiro e a 06 km a nordeste do poço Iracema - 4-RJS-647 (4-BRSA-711).

O poço 3-RJS-675A, perfurado em posição estrutural mais baixa que o poço 4-RJS-647, confirmou a profundidade do contacto óleo/água e comprovou, por intermédio de amostragens em teste a cabo, a descoberta de petróleo leve com as mesmas características do poço Iracema, com densidade de cerca de 29 oAPI.

As informações obtidas no poço e nos demais já perfurados na área reforçam as estimativas do potencial de 5 a 8 bilhões de barris de óleo leve e gás natural recuperável nos reservatórios do pré-sal da área de Tupi.

O Consórcio, formado pela Petrobras (65% - Operadora), BG Group (25%) e Galp Energia (10%), para a exploração do bloco BM-S-11, onde fica a área de Tupi, dará continuidade às atividades e aos investimentos previstos no Plano de Avaliação aprovado pela ANP onde consta a perfuração de outros poços até a declaração de comercialidade, prevista para dezembro de 2010.

Este comunicado é de caráter meramente informativo, não constitui oferta, convite ou solicitação de oferta de subscrição ou compra de quaisquer valores mobiliários no Brasil ou em qualquer outra jurisdição e, portanto, não deve ser utilizado como base para qualquer decisão de investimento.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

FMI ELOGIA ECONOMIA BRASILEIRA E DIZ QUE DIRIGENTES DEVEM PROMOVER REFORMAS ESTRUTURAIS



Imagem Google


Brasília – A economia brasileira foi elogiada hoje (7) pelo diretor-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn. De acordo com ele, as autoridades brasileiras devem aproveitar o bom momento para promover as reformas estruturais necessárias que garantam o crescimento econômico sustentado e forte.

“A economia brasileira está muito bem e segue em um ambiente econômico favorável”, afirmou o diretor-geral. “[Com tendência de] evolução favorável em termos de comércio e para os investidores internacionais em relação à economia brasileira”. A entrevista coletiva de Straus-Kahn foi concedida em Washington, as informações são do FMI.

Segundo Strauss-Kahn, com fluxos de capital forte, o momento no Brasil indica para a “melhora a médio prazo” do equilíbrio fiscal. Em seguida, ele recomenda que com “reformas estruturais na economia brasileira, o país irá melhorar sua eficiência e aproveitar o momento muito favorável. As perspectivas de longo prazo para o Brasil foram criadas”.

O diretor-geral destacou ainda que entre as “descobertas recentes” de petróleo está a perspectiva de desenvolvimento em grande escala de pesquisas relacionadas aos recursos energéticos.
Pela estimativa do FMI, a economia brasileira deve crescer 7,5% neste ano e liderar o processo de reequilibrio econômico da América Latina.
Renata Giraldi - Repórter Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

CEARÁ É DESTAQUE NA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DO PAÍS



Além da elevação resgistrada entre os meses de julho e agosto, o Ceará também foi destaque na comparação com o mesmo período do ano passado, com 17,4%, quando a média nacional ficou em 8,9%.

O estado do Ceará registrou entre os meses de julho e agosto deste ano, um crescimento de 0,8% na Produção Industrial. Os números foram anunciados nesta quarta-feira (06), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados apontam também que dos 14 estados pesquisados, o Ceará foi um dos cinco estados brasileiros que registraram aumento. Além do Ceará, tiveram elevação na produção os estados do Pará (2,4%), Rio de Janeiro (1,6%), São Paulo (1,3%), e Santa Catarina (0,1%).

Descontadas as influências sazonais, os estados que registraram queda foram: Paraná, com queda de 7,2%, assinalou o recuo mais acentuado, influenciado principalmente pela paralisação técnica ocorrida no setor de refino de petróleo e produção de álcool. Com redução acima da média nacional (-0,1%), ficaram: Goiás (-4,8%), Rio Grande do Sul (-4,3%), Pernambuco (-4,0%), Amazonas (-3,0%), região Nordeste (-1,9%), Bahia (-1,7%) e Espírito Santo (-1,1%). Minas Gerais (-0,1%) mostrou resultado igual ao total da indústria do país.

Na comparação com igual mês do ano anterior, os resultados foram positivos nas 14 regiões pesquisadas. Vale destacar que agosto de 2010 teve 22 dias úteis, um a mais que em agosto 2009. Os avanços mais intensos que a média nacional (8,9%) foram observados no Ceará (17,4%), Espírito Santo (15,0%), Pará (11,2%), Minas Gerais (10,9%), Rio de Janeiro (9,6%), São Paulo (9,4%), Paraná (9,1%) e Amazonas (9,0%). As demais taxas positivas ficaram com região Nordeste (8,0%), Rio Grande do Sul (5,4%), Pernambuco (5,1%), Goiás (4,6%), Bahia (4,4%) e Santa Catarina (3,8%).

O indicador acumulado janeiro-agosto também mostrou perfil generalizado de crescimento frente ao mesmo período de 2009, com todos os locais apontando expansão na produção. Com ritmo mais acentuado que a média nacional (14,1%) situaram-se: Espírito Santo (31,7%), Amazonas (23,8%), Minas Gerais (19,2%), Paraná (17,9%), Goiás (16,8%), Ceará (16,6%) e Pernambuco (15,6%). São Paulo, parque industrial mais diversificado do país e de maior peso na estrutura da indústria, cresceu 13,5%. Observa-se nesses destaques uma forte presença da indústria automobilística (automóveis, caminhões e autopeças), de setores produtores de eletroeletrônicos (eletrodomésticos das linhas branca e marrom) e de máquinas e equipamentos, além das atividades associadas às commodities exportadas (minérios de ferro e siderurgia). Os demais resultados foram: região Nordeste (13,3%), Bahia (12,4%), Rio de Janeiro (10,2%), Rio Grande do Sul (10,1%), Santa Catarina (9,4%) e Pará (8,5%).

Na evolução dos índices quadrimestrais, o setor industrial avançou 10,8% no período maio-agosto, ritmo menos intenso que os 18,0% registrados nos quatro primeiros meses do ano, ambas as comparações contra igual período do ano anterior. Isso reflete não só o comportamento mais moderado da atividade industrial nos últimos meses, mas também a elevação da base de comparação. Nos índices regionais, esse movimento foi observado em 12 dos 14 locais investigados, com destaque para as reduções no ritmo de crescimento de Goiás, que passou de 26,6% nos quatro primeiros meses do ano para 9,0% no segundo quadrimestre, Amazonas (de 32,7% para 16,1%), Espírito Santo (de 40,3% para 24,6%) e Minas Gerais (de 25,2% para 14,2%). Os dois únicos locais que apontaram ganho de dinamismo entre esse dois períodos foram Ceará (de 15,3% para 17,8%) e Paraná (de 11,6% para 23,9%).

FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

TESOURO PODE TIRAR MAIS DE US$ 10 BI DA ECONOMIA BRASILEIRA PARA FREAR QUEDA DO DÓLAR

Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil



Brasília - O Tesouro poderá comprar US$ 10,7 bilhões adicionais no mercado à vista para antecipar o pagamento da dívida externa, disse o chefe da Assessoria Econômica da Secretaria do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt. Os prazos de antecipação de pagamento foram alongados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Pela resolução do CMN publicada hoje (6) no Diário Oficial da União, o Tesouro poderá comprar dólares para fazer frente à dívida externa que vence no prazo até 1,5 mil dias (quatro anos). Até agora, o Tesouro só podia comprar dólares para antecipar pagamentos de parcelas da dívida externa com vencimentos em 750 dias (dois anos). Com a medida, o governo ganha mais munição para retirar dólares de circulação da economia e tentar conter a queda da moeda norte-americana, que ontem (5) atingiu a menor cotação em dois anos: R$ 1,67.
Dos US$ 10,7 bilhões que o Tesouro pode adquirir, explicou Bittencourt, pouco menos de US$ 2 bilhões referem-se à dívida contratual – dinheiro que o governo toma emprestado de instituições financeiras. O restante diz respeito à dívida mobiliária, em títulos, que o governo tem no exterior.
Segundo o assessor do Tesouro, nos próximos 24 meses os vencimentos da dívida pública externa somam US$ 13,83 bilhões (R$ 23,24 bilhões). Desse total, o governo antecipou o pagamento de quase tudo, mas Bittencourt não quis informar a quantia exata de dólares adquiridos. Os US$ 10,7 bilhões que o Tesouro poderá comprar têm como referência a dívida externa que vence de novembro de 2012 a novembro de 2014.
De acordo com Bittencourt, os reais que o governo usa para comprar os dólares vêm da conta única do Tesouro e de títulos da dívida pública interna. Os dólares ficam depositados em uma conta no exterior e pagam os vencimentos fora do país, sem entrar em circulação na economia brasileira. Isso ajuda a reduzir pressões que levem o dólar a cair ainda mais.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

PETROBRÁS INAUGURA A EXPANSÃO DE UM DOS MAIORES CENTRO DE PESQUISA DO MUNDO

Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro

Amanhã (7/10) a Petrobras inaugura a expansão das instalações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. Essas novas instalações, apresentam arrojadas técnicas de construção, sustentabilidade e ecoeficiência, representando um salto para o desenvolvimento de tecnologia na Petrobras.

Com a ampliação, o complexo na Ilha do Fundão ocupará mais 300 mil m2, tornando-se um dos maiores centros de pesquisa aplicada do mundo. Serão diversos laboratórios destinados a atender as demandas tecnológicas das áreas de negócio da Petrobras, com destaque para os laboratórios de Biotecnologia, Meio Ambiente e Gás & Energia. A ampliação também contará com modernos laboratórios para atender exclusivamente as demandas do pré-sal.

Parcerias para crescer

A ampliação do Cenpes é parte de uma estratégia da Petrobras para ampliação da capacidade experimental do parque tecnológico brasileiro. A Companhia é hoje a empresa que mais investe em ciência e tecnologia no país. Nos últimos três anos (2007-2009) foram investidos R$ 4,8 bilhões, sendo R$1,2 bilhão para universidades e institutos de pesquisa nacionais, parceiros da Petrobras na construção de infraestrutura experimental, na qualificação de técnicos e pesquisadores e no desenvolvimento de projetos de pesquisa.

Para fazer a gestão de investimentos dessa envergadura, foi criado o modelo de Redes Temáticas, em 2006. A empresa identificou 50 temas estratégicos na área de petróleo e gás e para cada tema selecionou potenciais colaboradores, que hoje somam cerca de 100 instituições nacionais de Pesquisa & Desenvolvimento.

“A área laboratorial construída por meio dessa estratégia nas universidades brasileiras já é cerca de quatro vezes a área existente do Cenpes e, para cada pesquisador nosso, outros dez participam, nas suas respectivas instituições de pesquisa, de estudos relacionados à solução de desafios enfrentados pela Petrobras. Os investimentos feitos nas universidades, associados aos investimentos que estamos fazendo com a expansão do Cenpes, estão transformando o parque tecnológico nacional para óleo e gás em um dos mais bem aparelhados do mundo”, explica Carlos Tadeu da Costa Fraga, gerente executivo do Centro de Pesquisas.

Este movimento não se restringe à comunidade nacional de Ciência e Tecnologia. Com o pré-sal, a escala e a complexidade das demandas da Petrobras têm aumentado bastante e fornecedores tradicionais, incluindo grandes multinacionais, estão estabelecendo com a Companhia parcerias de longo prazo. A fim de estreitar ainda mais esse relacionamento e ampliar a troca de conhecimentos, a Petrobras tem estimulado essas empresas a construir centros de pesquisa no Brasil, em locais próximos às instalações da Companhia ou de universidades parceiras.

Somente no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizado próximo ao Cenpes, já foi anunciada a construção de centros de pesquisas de pelo menos quatro importantes fornecedores de equipamentos e serviços da indústria de energia: Schlumberger, Baker Hughes, FMC Technologies e Usiminas.

Infraestrutura de ponta

A ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras conta com instalações inovadoras. Entre elas está o Núcleo de Visualização Colaborativa (NVC), com ambientes para desenvolvimento de estudos e projetos com simulação tridimensional. Os pesquisadores e especialistas poderão trabalhar remotamente no NVC e em outros locais, como se estivessem imersos dentro do modelo estudado. O prédio conta ainda com nove alas dedicadas a instalações laboratoriais e um prédio central com áreas administrativas e espaços de convivência e trabalho colaborativo.

O sistema de reaproveitamento de águas merece destaque. A água da chuva, que é coletada através do telhado e do piso, será reaproveitada na irrigação de jardins e no fornecimento para os sanitários. Já os efluentes sanitários, oleosos e químicos serão tratados na Etra (Estação de Tratamento e Reuso de Águas) e reutilizados no sistema de ar condicionado, permitindo redução do consumo de água potável. 

A Central de Utilidades, considerada o coração do complexo, é responsável pela distribuição de energia elétrica, geração de energia através do gás do diesel; pelo recebimento de água tratada pela Etra e pelo fornecimento dos insumos básicos para a operação do complexo. Usando tecnologia de última geração, a Central possui diversos sistemas capazes de fornecer todas as utilidades, garantindo sua constante e segura operação.

Ecoeficiência e Sustentabilidade

O desenho de linhas modernas, de autoria do arquiteto brasileiro Siegbert Zanettini, concorreu ao Prêmio Mundial de Construção Sustentável, da tradicional organização internacional Holcim Foundation, além de ter sido destaque na 6ª Bienal Internacional de Arquitetura (BIA), em 22 de outubro de 2006. O projeto se candidatou, ainda, à certificação verde, fornecida pelo Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), uma ferramenta utilizada para avaliação e classificação do desempenho ambiental dos edifícios.

Para maior harmonização da área construída existem espaços verdes entre as edificações, laboratórios e jardins internos dos prédios, favorecendo a integração do ser humano com a natureza no local de trabalho ao recriar um ambiente que estimule a criatividade e inovação, motivando a produtividade do pesquisador.

Enfatizando os conceitos de ecoeficiência, ocorre o maior aproveitamento possível de áreas de sombra e ventilação para menor consumo de energia elétrica e carga de ar condicionado, minimizando a incidência direta de sol nos ambientes internos. Os tetos possuem aberturas translúcidas e haverá venezianas direcionais em cada dependência, com inclinação calculada para a captação da luz solar e da ventilação natural. Quando alcançado o nível ideal de iluminação, apagam-se automaticamente as luzes artificiais, mantendo-se o mesmo padrão de claridade.

Em sua construção foram combinadas estruturas em aço com estruturas de concreto, previamente projetadas para evitar cortes e descartes e, conseqüentemente, reduzir a produção de resíduos. Eventuais sobras de materiais, como concreto e chapas, foram reaproveitadas na própria obra.

A ampliação gerou cerca de seis mil empregos diretos e quinze mil empregos indiretos durante a execução da obra.
FONTE: AGÊNCIA PETROBRAS

BATISMO DA P-57 E AMPLIAÇÃO DO CENPES

Foto: AGÊNCIA PETROBRAS / Ari Versiani


Nesta quinta-feira (7), O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participaram do batismo da plataforma P-57, em Angra dos Reis e, a cerimônia de ampliação do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
Plataforma P-57
A plataforma P-57, do tipo FPSO (navio-plataforma que produz e armazena petróleo), tem capacidadeara produzir 180 mil barris de petróleo e 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia e será instalada no Campo de Jubarte, a 80 km da costa do Espírito Santo, em profundidade de água de 1.246 metros. 
Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes)
Às 15h, o Presidente Lula e o presidente da Petrobras inauguraram a expansão das instalações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro. As novas instalações, que apresentam arrojadas técnicas de construção, sustentabilidade e ecoeficiência, representam um salto para o desenvolvimento de tecnologia na Petrobras. Com a ampliação, o complexo da Petrobras na Ilha do Fundão ocupará mais 300 mil m2, tornando-se um dos maiores centros de pesquisa aplicada do mundo. A ampliação também contará com modernos laboratórios para atender exclusivamente às demandas do pré-sal.
Às 10h, em Angra dos Reis
 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participaram de evento de batismo da plataforma P-57.
 Às 15h, no Centro de Pesquisas da Petrobras (Ilha do Fundão – Rio de Janeiro)
 O presidente Lula e o presidente da Petrobras participaram da cerimônia de inauguração da expansão das instalações do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.
FONTE: AGÊNCIA PETROBRÁS 

terça-feira, 5 de outubro de 2010

CRESCE O NÚMERO DE MILIONÁRIOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Há 194 eleitos com patrimônio superior a R$ 1 milhão.
João Lyra (PTB-AL) declara ter R$ 240 milhões; 18 dizem não ter nada.

Thiago Reis Do G1 SP

Milionários
A Câmara dos Deputados eleita neste ano e que tomará posse em 2011 terá 194 milionários, mais de um terço da Casa, composta por 513 parlamentares. É o que aponta levantamento feito pelo G1 com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de políticos que declara ter patrimônio superior a R$ 1 milhão cresce a cada legislatura. Eram 165 na eleição passada; 116 em 2002.
O eleito mais rico é o usineiro João Lyra (PTB-AL). Ele declara ter R$ 240 milhões, o equivalente a 1/5 do patrimônio de todos os eleitos da nova Casa (R$ 1,2 bilhão). Constam da declaração empreendimentos comerciais, terrenos e a Usina Laginha (avaliada em R$ 196 milhões). Segundo a assessoria de imprensa de Lyra, ele está em viagem e não foi encontrado para falar.
Entre os 25 mais ricos há apenas uma mulher. Dona Íris (PMDB-GO), que em 2002 não havia declarado nem um bem sequer, hoje é a sexta pessoa mais rica: R$ 14 milhões. Entre os bens há 11.994 cabeças de gado, totalizando R$ 8,4 milhões. Ao G1 a deputada diz que neste ano fez uma declaração conjunta com o marido, o também político Íris Rezede, que está no segundo turno na disputa ao governo de Goiás.
Para ela, no entanto, o alto patrimônio não revela "nada". "Isso não tem nada a ver com o caráter, com a postura, a atitude do político", afirma. "Estou na política há 40 anos, já tinha uma vida confortável antes de entrar nela. Além disso, lutei contra a ditadura, me mobilizei pelas Diretas Já e faço um trabalho na área social desde que fui primeira-dama de Goiânia ainda novinha, com 20 anos."
"Há muita gente com posses que quer ajudar as pessoas. E tem muita gente com menos dinheiro que não tem o mesmo comprometimento", diz Íris.
Para a cientista política Vera Chaia, coordenadora do programa de pós-graduação em ciências sociais da PUC-SP, a “elitização da Casa” é decorrente de “campanhas cada vez mais caras”. “Não é qualquer um que vai conseguir se eleger. É preciso ter uma base de sustentação, dinheiro para participar da disputa”, diz.
O patrimônio médio dos deputados é de R$ 2,4 milhões. Apesar disso, há entre os eleitos aqueles que digam não ter nenhum bem em seu nome. São 18 nessa situação.
Tiririca (PR-SP) é um deles. O deputado mais bem votado do país foi, inclusive, denunciado pelo Ministério Público de São Paulo sob acusação de falsidade ideológica, suspeito de ter transferido os bens para terceiros. Tiririca nega e garante não ter bem nenhum.
Bancadas
Entre os partidos, o PMDB é o que mais tem deputados com R$ 1 milhão ou mais (36). O DEM, até então campeão, aparece em segundo, com 28. O PSDB conta com 25 parlamentares. O PT, apesar de conquistar a maior bancada da Casa, só figura no sexto lugar, com 11 dos 88.
PMDB é o que mais tem milionários

Já São Paulo manterá o status de estado com mais milionários: 31. Minas Gerais aparece logo atrás, com 25. O Paraná terá 18 e a Bahia, 17. A exemplo de 2006, só o Amapá não contará com nenhum deputado com patrimônio superior a R$ 1 milhão.
Perfil
A Câmara terá mais homens, na faixa dos 51 anos, casados e com superior completo. Neste ano, mais da metade dos eleitos declara a política como profissão – um dado crescente. Em 2010, são 268 “deputados”, 11 “vereadores” e três “senadores”.
“A tendência é essa mesmo”, diz Vera Chaia. “Há uma classe dos políticos profissionais. Muitos não entram com a vontade de mudar. É apenas um legado de família.”
Em relação ao número de mulheres (há uma a menos desta vez), a deputada Íris Rezende credita a culpa, em parte, aos partidos políticos. E diz que falta ousadia para algumas mulheres. "Não é por decreto que vai se ampliar o número de mulheres na política. Mas acredito que uma reforma política poderá colocar essa discussão. Faz tempo que ouço aquela história de 'política é para homem'."
Na comparação com a legislatura passada, há uma pequena queda na instrução dos eleitos. São 12 políticos a menos com uma universidade concluída (401 no total) e oito a mais com apenas o ensino fundamental (completo ou incompleto).
Em relação às profissões, ocupam lugar de destaque os empresários. São 36 (três a mais que em 2006). Em compensação, há menos advogados, médicos e engenheiros.
Os deputados do PT serão maioria na Casa: 88. Já o PMDB será representado por 79 parlamentares. PSDB e DEM, na oposição, aparecem com 53 e 43, respectivamente.
Perfil médio do deputado federal eleito

FONTE: G1.COM

CELEBRIDADES EXPLICAM DERROTA NAS URNAS

Para o humorista Batoré, Tiririca é culpado por sua derrota.
Mulher Pêra afirma que colocou dinheiro do próprio bolso na campanha.




Candidatos conhecidos do público antes mesmo de colocarem suas fotografias nas urnas têm explicações prontas para as derrotas nas urnas no domingo (3).
Há quem afirme que o sucesso de estreantes como deputado eleito Tiririca desviou votos, enquanto outros avaliam que faltou verba para a campanha.
A candidata Suellem Aline Mendes Silva (PTN), mais conhecida pelo apelido de Mulher Pêra, até o meio da tarde de segunda-feira (4), ainda não havia conseguido descobrir quantos votos recebeu na eleição.
A candidatura da “mulher-fruta” foi indeferida e está com recurso. Nos casos de indeferimento, o TSE  divulga os votos obtidos somente em uma segunda etapa.
“Estou muito chateada, não sabia que ia dar esse problema”, disse a candidata, que conseguiu exatos 3.136 votos. No dia da votação, ela optou pela internet para tentar conquistar alguns votos. “Votei pela manhã, depois entrei no Twitter para conversar com as pessoas”, disse.
Ela não sabe se vai insistir na carreira política. “Se não conseguir, vou seguir minha carreira normal. Vou gravar um segundo CD, um segundo DVD também. O primeiro CD que gravei foi de funk, mas estou saindo um pouco do funk. Não sei se será axé”, disse. Ela afirma que recebeu do partido uma doação de R$ 30 mil para fazer a campanha. “Gastei mais do que isso”, disse.

Maguila: 'o povo é ingrato'
Candidato a deputado estadual pelo PTN, em São Paulo, o ex-boxeador Adilson Rodrigues, conhecido como Maguila, obteve 2.951 votos e ficou em 372º lugar na disputa. E não está decepcionado. “Já estava esperando. Não fiz campanha, não saí na rua”, disse ele ao G1, nesta segunda-feira (4).

“Estou tranquilo em relação à política. Só não estou mais tranquilo porque minha mãe está internada”. De acordo com ele, a mãe, que tem 89 anos, está internada com pneumonia.
Maguila contou que foi convidado pelo partido para se candidatar. “Me procuraram, me pagaram e eu fui”, afirmou, sem revelar quanto ganhou. Ele admite que não tinha um programa de governo definido, mas que pretendia trabalhar com programas sociais na área de esporte.

“Era a minha proposta, trabalhar com esporte”, contou. O ex-boxeador disse ainda que “não acredita na política”. “Eu votei, fiz a minha parte, porque sou um cidadão”, relatou. “Mas o povo é ingrato.” Apesar disso, ele não descarta a possibilidade de uma nova candidatura. “Se me pagarem, eu volto.”

O humorista Batoré obteve mais de 23 mil votos
O humorista Batoré obteve mais de 23 mil votos

                     (Foto: Reprodução/Divulgação)



Batoré x Tiririca
Candidato a deputado federal pelo PP em SP, o vereador em Mauá (SP) e humorista Batoré obteve 23.042 votos (0,11%), ficando no 161º lugar. Para Batoré, o principal motivo para ele não ter conseguido uma cadeira na Câmara dos Deputados foi o sucesso de seu concorrente Tiririca, que recebeu 1.353.820 votos pelo PR e foi o candidato a deputado federal mais votado do país. “Tenho certeza que os votos que seriam para mim foram para o Tiririca”, disse.

Batoré disse acreditar que muitos eleitores votaram no Tiririca como forma de protesto, "um voto de deboche". “Já os meus votos, por exemplo, acredito que tiveram uma pitada de esperança por conta do histórico do meu trabalho em Mauá”, afirmou.
O vereador criticou a eleição de Tiririca. “Sou amigo do Tiririca, mas tenho que ser verdadeiro com ele e comigo. A política tem que ser séria, o que não quer dizer que o político precisa ser mal humorado”, afirmou.
O humorista disse, porém, que ficou surpreso com a derrota e que esperava ser eleito. Ele acrescentou, contudo, que não teve muita verba para a campanha, que não deve ter ultrapassado os R$ 200 mil. “A minha campanha não foi pobre, foi miserável”. Ele reconheceu, porém, que ser ‘famoso’ ajuda a conseguir votos.
O vereador disse que seguirá na carreira política, onde atua principalmente para a melhoria da educação. Em 2012 ainda não sabe se tentará a reeleição ou até mesmo sair como candidato a prefeito ou vice em Mauá. Batoré também disse pretender concorrer novamente a deputado federal em 2014.
“Eu não perdi, deixei de ganhar. Já tenho meu mandato como vereador”, disse. Batoré acrescentou que, dos 23 mil votos que obteve, cerca de 13 mil são de Mauá, o que demonstra o resultado de seu trabalho. Ele disse que recebeu cerca de 4,7 mil votos quando foi eleito vereador.
FONTE: G1.COM

CIRO E JOSE ALENCAR PASSAM A COMPOR A EQUIPE DE DILMA NO SEGUNDO TURNO

Imagem Google


Ao lado de lideranças do Nordeste, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, anunciou nesta terça-feira (5) que o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) integrará, a partir de agora, a coordenação política de sua campanha.
"Tenho muita admiração e respeito pelo deputado Ciro Gomes, tenho certeza de que ele tem uma grande contribuição para dar", disse Dilma, que conversou com jornalistas ao lado dos governadores Eduardo Campos (Pernambuco), Marcelo Déda (Sergipe), Cid Gomes (Ceará) e do senador eleito Wellington Dias (PT-PI), além do próprio Ciro Gomes.
Nordeste é um dos focos de sua campanha
Dilma afirmou que o segundo turno é um momento importante para o cidadão poder conhecer melhor as propostas dos candidatos.
Ela ressaltou que o Nordeste é um dos focos de sua campanha e destacou as conquistas feitas pelo presidente Lula na região, como a ampliação do Bolsa Família, do Luz para Todos e do aumento do investimento em infraestrutura. "O Nordeste antes era o problema, hoje é parte da solução", disse.
FONTE: VERDES MARES.COM

ANATEL ENCERRA CONSULTA PÚBLICA SOBRE NOVO PLANO DE UNIVERSALIZAÇÃO DA TELEFONIA FIXA

Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil


Imagem Google


Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encerrou a consulta pública sobre o Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU) da telefonia fixa. Inicialmente, o prazo terminaria no último sábado (2), mas uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro havia determinado a prorrogação da consulta por 30 dias. A Anatel recorreu da decisão e, ontem (4), o presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Paulo Espírito Santo, autorizou o fim da consulta.
No recurso, a Anatel argumentou que a prorrogação do prazo até novembro inviabilizaria a implantação do plano no início do ano que vem. O PGMU estabelece metas às concessionárias para o período de 2011 a 2015 e tem como objetivo aumentar progressivamente a oferta de telefones individuais e coletivos em todo o país.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

EMPREENDEDOR INDIVIDUAL TIRA MAIS DE 14 MIL TRABALHADORES DA INFORMALIDADE

Stênio Ribeiro - Repórter da Agência Brasil


Imagem Google


Brasília – Dos 565.911 brasileiros cadastrados no programa Empreendedor Individual do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), 14.148 têm um empregado contratado, de acordo com o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Edson Lupatini.
Iniciado em julho de 2009, o programa regularizou a vida funcional de trabalhadores autônomos com renda de até R$ 36 mil por ano e tirou da informalidade os empregados, que agora recebem salário mínimo ou piso da categoria e têm direito aos benefícios sociais.
De acordo com Edson Lupatini, o número de trabalhadores beneficiados já é bastante significativo. Além de legalizar trabalhadores autônomos, o programa gerou milhares de empregos diretos. “Nem as empresas de grande porte conseguem tanto, de forma tão rápida. O Empreendedor Individual tem enorme potencial na geração de emprego e renda”, disse ele.
O custo mensal para tornar-se empreendedor individual é de 11% do salário mínimo para a Previdência Social, mais R$ 1,00 de Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) no caso de atividades comerciais e industriais ou R$ 5,00 de Imposto Sobre Serviços (ISS) para quem atua na prestação de serviços.
Uma vez formalizado, o empreendedor passa a usufruir da cobertura previdenciária (aposentadoria e auxílios maternidade, doença e reclusão), acesso a crédito bancário e preferência nas compras governamentais. A formalização pode ser feita pelo Portal do Empreendedor na internet.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

UNIBAN É CONDENADA A PAGAR R$ 40 MIL A GEYSE


Imagem Google

A 9ª Vara Cível de São Bernardo condenou a Uniban (Universidade Bandeirante) a pagar R$ 40 mil de indenização por danos morais a ex-aluna Geisy Arruda, 21 anos. A sentença saiu em 30 de setembro, mas só foi divulgada nesta terça-feira.
A defesa da jovem, no entanto, informou que vai recorrer da decisão, já que solicitou compensação no valor de R$ 1 milhão. A universidade também pode recorrer.
A indenização se refere ao episódio ocorrido em 22 de outubro 2009, quando Geisy alegou ter sido hostilizada por colegas por usar um vestido curto para assistir as aulas. Na época, a Uniban decidiu expulsar a jovem, mas desistiu após a repercussão do caso.
A universidade alegou, em sua defesa defesa, não ter causado qualquer dano à Geisy, e sim ter sido prejudicada por ela, já que a jovem teria arquitetado um plano para tirar proveito da situação.
Segundo o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), o juiz Rodrigo Gorga Campos alegou que R$ 40 mil é uma quantia é suficiente para compensar a violação sofrida.
Atualmente, Geisy participa do reality show "A Fazenda 3", da Record.
FONTE: DIÁRIO ONLINE

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TERIRICA OBTÉM 1,3 MI DE VOTOS E ELEGE AO MENOS MAIS 3 DEPUTADOS

Imagem Google


Com 1,353 milhão de votos, o palhaço Tiririca, ou Francisco Everardo Oliveira Silva, do PR, tornou-se o deputado federal mais votado das eleições de domingo (03). Ao todo, Tiririca teve mais que o dobro de eleitores que o segundo colocado em São Paulo, Gabriel Chalita (PSB). Com sua expressiva votação, ele arrasta pelo menos mais três deputados da coligação. Nas vagas “abertas” por ele entraram Otoniel Lima (PRB), Vanderlei Siraque (PT) e o delegado Protógenes Queiroz (PC do B).
Orientado pelo PR a evitar expor sua imagem antes da votação, o candidato tentou, inutilmente, driblar o assédio da imprensa. Tiririca, ou Francisco, chegou às 8h54 em sua zona eleitoral, Universidade Paulista (Unip) da Aclimação, em meio a um tumulto de câmeras, gravadores e microfones de jornalistas. Ele estava acompanhado de seu filho Everson Tirulipa, sua mulher, Nana Magalhães, e seu produtor, Joãozito.
A busca por discrição fez o humorista trocar o característico bonezinho colorido, a peruca loura e as roupas espalhafatosas por uma camiseta azul e calça jeans. Tiririca disse a jornalistas que é “humilde”, garantiu que sabia ler - na sexta-feira o Ministério Público voltou a pedir a cassação de sua candidatura, sob alegação de que o Francisco é analfabeto - e avisou que só falaria como deputado depois de todos os votos serem apurados. Questionado sobre suas “propostas concretas”, caçoou: “De concreto, só o cimento.”
Domingo, um boato sobre a morte de Tiririca correu redes sociais da internet. “Eu morriiiiiii”, disse o candidato enquanto deixava a Unip, 12 minutos após entrar na universidade. “Canta, Florentina, canta!”, pediam os que cercavam Tiririca, em referência à música que tornou famoso o palhaço de circo. E Tiririca cantou. Em seguida, sua assessora de imprensa colocou-o em um carro e os dois foram embora.
FONTE: VERDES MARES.COM

ELEITORES BRASILEIROS EM LISBOA ENFRENTAM FILA DE ATÉ 400 PESSOAS

Os eleitores brasileiros que votaram em Lisboa neste domingo enfrentaram longas filas e atrasos na hora da votação.
Eleitores brasileiros enfrentaram longas filas em Portugal. Foto: Jair Rattner
Muitos eleitores deixaram para pegar o seu título de eleitor novo no mesmo dia da votação, o que provocou atrasos. Além disso, alguns sequer sabiam o local correto onde era feita a votação.
A capital portuguesa é o segundo local no exterior em número de votantes, com 12.348 – fica apenas atrás de Nova York. Cerca de 200 mil pessoas votam no exterior.
Uma fila com cerca de 400 pessoas formou-se para retirada do título de eleitor, na entrada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde ocorreu a votação.
“Eu cheguei aqui às 10h15, já são 10h55 e ainda estou na fila. Eu não esperava por isso. Tenho que trabalhar daqui a pouco. Fui na embaixada hoje e só lá fiquei sabendo que a votação foi transferida para cá”, contou à BBC Brasil o motorista de caminhão Jarbas Oliveira, de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, há dez anos em Portugal.
A carioca Janete Ribeiro reclamava da confusão.
“Isso é a pior coisa que já vi; um tumulto. Quando chegamos, ainda tivemos que trocar o título de eleitor”, afirmava a empregada doméstica, há 18 anos em Portugal.
Segundo o cônsul do Brasil em Lisboa, Renan Paes Barreto, o motivo dos problemas é que os eleitores não haviam retirado seus títulos antes da votação.
“Houve um grande número de eleitores que transferiu seus títulos para Lisboa, até maio. Os títulos estavam no Consulado para serem retirados desde junho. Só que muitos vieram pegar só hoje”, explica.
FONTE: BBC BRASIL

MARINA, PROPÕE PLENÁRIA DO PV PARA DECIDIR APOIO NO 2º TURNO

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, defendeu neste domingo uma votação plenária para definir se seu partido apoiará algum candidato no segundo turno.
Candidata do PV ficou em 3º lugar na eleição, com 19% dos votos
Com quase 20 milhões de votos, Marina terminou o primeiro turno das eleições presidenciais em terceiro lugar, com 19% dos votos válidos, contra 46% de Dilma Rousseff (PT) e 32% de José Serra (PSDB). A candidata petista vai enfrentar o tucano no segundo turno, em 31 de outubro.
Apesar da terceira posição, o resultado foi festejado pelo PV, devido à ascensão da candidata nas últimas semanas e ao peso que seus votos terão no segundo turno. Considerando os votos por Estados, Marina acabou em primeiro lugar no Distrito Federal e em segundo no Rio de Janeiro.
"Essa jornada nos deixou felizes e nos fez sentir profundamente vitoriosos. Nós nos dispusemos a iniciar um processo político e a quebrar a ideia do plebiscito, e o Brasil ouviu o nosso apelo de pensar duas vezes", disse Marina Silva durante evento na sede do PV, em São Paulo.
"Estamos felizes, ainda que não tenhamos ido ao segundo turno, porque o Brasil foi para o segundo turno, para pensar duas vezes. Quem sair vitorioso, seja Serra ou seja Dilma, sairá mais legitimado", acrescentou.
Segundo a candidata, a plenária no partido é necessária para ouvir todos os "núcleos sociais" envolvidos no PV.
Durante o discurso de Marina, o clima na sede do PV era de euforia. Estavam presentes o vice na chapa presidencial, Guilherme Leal, o candidato do partido ao governo de São Paulo, Fábio Feldmann, e o candidato ao Senado, Ricardo Young. Fernando Gabeira, derrotado na disputa pelo governo do Rio, não compareceu.

Futuro de Marina
Para o cientista político e professor da PUC-Rio Ricardo Ismael, independentemente do resultado, Marina Silva sai da eleição consolidada como uma liderança nacional fora do eixo PT-PSDB.
"Como é muito nova, ela tem condições de em 2014 disputar de novo, e dentro de uma agenda que tende a crescer no Brasil, que é a do desenvolvimento sustentável", afirmou o professor à BBC Brasil.
Já o professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Cláudio Couto diz que, apesar de ter se fortalecido, a candidata do PV corre o risco de perder espaço até a eleição de 2014 por ser radicada em um Estado (Acre) menos relevante politicamente que outros, como São Paulo e Minas, por exemplo.
"A não ser que ela resolva mudar de Estado e dar uma de (Leonel) Brizola", afirma Couto, lembrando o político do PDT que foi governador tanto do Rio Grande do Sul (1959-1963) como do Rio de Janeiro (1983-1987 e 1991-1994).
Peso no 2º turno

Os analistas entrevistados pela BBC Brasil se dividem quanto à influência e ao destino dos votos de Marina Silva no resultado do segundo turno.
Ricardo Ismael avalia que a tendência é que os votos dados a Marina no primeiro turno se dividam de maneira mais ou menos equânime entre Dilma e Serra em 31 de outubro.
Para Cláudio Couto, embora o eleitor do PV seja principalmente oposicionista, a divisão dos votos de Marina será equilibrada, o que descartaria uma influência decisiva dos eleitores do partido no resultado final.
Já na opinião do professor da UnB David Fleischer, a maioria dos votos dados à candidata do PV irão para Serra no segundo turno. "Boa parte dos eleitores dela (Marina) é de estratos mais altos da população, que são os níveis onde Dilma não vai tão bem", diz.
O analista político e professor da USP Gaudêncio Torquato, por sua vez, diz que Dilma será a principal "herdeira" dos votos dados ao PV no primeiro turno. Ele vê tanto uma "proximidade ideológica" de Marina com o PT como uma aproximação de Serra com a direita, o que, em sua opinião, afastaria os eleitores da candidata verde.
Participação do PV
Para Cláudio Couto, seria "estrategicamente correto" para Marina assumir uma posição de neutralidade no segundo turno, mesmo que o PV declare apoio a um ou outro candidato.
"Ela tem tanto uma história com o PT quanto uma vontade de 'paquerar’ a oposição", diz o professor da FGV. "Então não faria sentido apoiar um ou outro."
Já Ricardo Ismael avalia que a candidata verde tende a deixar metade de seu eleitorado insatisfeita caso decida apoiar um concorrente específico no segundo turno.
Ismael vê ainda o próprio PV dividido entre "governistas" (como o atual ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o músico e ex-ministro Gilberto Gil) e "oposicionistas" (como o candidato ao governo do Rio, Fernando Gabeira), o que dificulta a opção do partido por Dilma ou Serra.
FONTE:BBC BRASIL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...