Pages

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TRE FAZ EXPERIÊNCIA DE SEGURANÇA COM URNAS ELETRÔNICAS DO DF

Lourenço Canuto - Repórter da Agência Brasil


Brasília - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal realizou hoje (3) uma simulação chamada Votação Paralela, que visa a testar a segurança das urnas eletrônicas. O procedimento é feito por todos os tribunais regionais nos estados, nos dias de eleições. 
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, assistiu, no TRE, aos procedimentos e explicou que para isso são escolhidas aleatoriamente de uma a quatro urnas. A experiência é feita com a presença de representantes de partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Ministério Público. 
A urna é substituída no local de votação e os fiscais recebem antecipadamente, em papel fechado, a "cola" dos votos que vão ser registrados eletronicamente, para depois ser conferida a autenticidade do processamento. 
O presidente do TSE informou que 80 mil eleitores no país fizeram o registro antecipado para votar em trânsito para presidente da República nestas eleições. Ele próprio votou em trânsito na 679ª seção eleitoral, instalada no colégio Iesb, em Brasília. O ministro esclareceu que o título eleitoral "continua sendo um documento importante porque informa com exatidão a seção eleitoral em que cada pessoa deve comparecer e agiliza o processo de votação".  
Lewandowski lembrou que o Supremo Tribunal Federal não promoveu qualquer alteração em relação ao título eleitoral, apenas estabeleceu que os eleitores que conhecem o seu local de votação não ficarão impedidos de votar se não estiverem com o documento. Eles devem, no entanto, apresentar obrigatoriamente documento oficial de identificação com fotografia.
FONTE: AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...