Pages

sexta-feira, 3 de abril de 2015

“Paixão de Cristo” emociona com encenações no Sertão Central

Pedra Branca
O espetáculo a “Paixão de Cristo", recria a última semana, morte e Ressurreição de Jesus Cristo, uma das mais belas histórias da humanidade, onde mistura o amor humano e divino, ocorrido a mais de 2 mil anos. Na Semana Santa vários espetáculos são apresentados pelo Brasil. No Sertão Central do Ceará várias cidades terão o espetáculo, a exemplo de Quixadá, Mombaça e Pedra Branca.

As apresentações tiveram início na quarta-feira, 01. Em Pedra Branca alunos da Escola Duas Irmãs de Pedra Branca realizou na tarde desta quarta-feira (01), a tradicional encenação da Via Sacra, apresentada pelos alunos da própria escola. O trabalho envolve não só os alunos mais todos que trabalham da escola e as famílias. A mesma saiu da escola e percorreu as ruas do centro da cidade.

Em Minieirolândia o espetáculo foi apresentado pelo grupo do ECC de Mombaça, que conta com a participação de mais de 100 pessoas na peça, que emocionou os presentes no Ginásio da escola Dom Mauro, na noite desta quarta-feira (01). O Mesmo grupo se apresentará na próxima sexta-feira (03), no Ginásio poliesportivo Cândido Neto na cidade de Mombaça. 

A outra comunidade de Pedra Branca que terá apresentação é o distrito de Capitão Mor, a encenação será apresentada pelos próprios moradores da comunidade, cerca de 80 pessoas participa da peça. Apresentação será realizada na próxima sexta-feira (03), às 16:00hs na praça central de Capitão Mor. 


Em Quixadá a Fundação Cultural realiza a apresentação teatral da “Paixão de Cristo”, a encenação será na praça da cultura, atores e atrizes quixadaenses serão os personagens de uma das encenações mais vistas no mundo. Durante a semana os distritos também terão a apresentação em suas sedes, Tapuiará, Juatama e Califórnia terá o privilégio de assistir este espetáculo.


quinta-feira, 2 de abril de 2015

SENHOR, DÁ-ME ESSA CRUZ

Possuidor de indústrias, empresas comerciais, representações multinacionais e de vários hectares de terra, um homem, angustiado e inquieto, resolveu afastar-se das obrigações e preocupações de seus negócios.

Como se fugisse da sua própria sombra e desejasse ficar acima dos problemas administrativos e burocráticos, resolveu escalar uma elevação, onde, no cume, havia uma singela capela.

Mesmo na tranquilidade do isolamento, aquele homem continuou desassossegado. Não sabia como encontrar a paz que tanto desejava.

Apesar do patrimônio e do dinheiro, algo faltava para a sua verdadeira felicidade. Com possante binóculo, focalizava suas indústrias, estabelecimentos comerciais e o vasto território rural que lhe pertencia. Sempre preocupado em saber se tudo estava funcionando, se alguém estava negligenciando no trabalho, diminuindo a produção e o consequente rendimento.

Cada interrogação que fazia a si mesmo gerava, em seu ambicioso espírito, dúvidas, temor e apreensões. Para quem procurou fugir do massacre das preocupações, aquele comportamento o deixava cada vez mais angustiado.

Trêmulo, nervoso, oscilante, como se o mundo, em ruínas, desmoronasse sobre seus castelos, o homem desiludido desistiu de pastorar e vistoriar sua riqueza. Experimentando um vazio interior, ergueu seu olhar, e, como por encanto, a imagem do cruzeiro, postado sobre a pedra, surgiu à sua frente. Estarrecido, o infeliz ricaço deixou que aquela cruz se aproximasse, cada vez mais, de sua amargura, de sua inquietude e de sua tristeza.

Quieto, sentiu uma brisa confortante apagar as chamas que queimavam a sua alma. O céu desceu a seus pés. O espírito se ergueu, enquanto o corpo, livre dos grilhões da cobiça gravitava num passeio tranquilo, como se fosse seguro pelas mãos dos anjos, que passeavam sorridentes no azul celestial.

Emocionado, confortado e fortalecido, o homem, até então infeliz, era a imagem do contentamento, da esperança e da paz. Com os olhos fitos na cruz salvadora, deixou que o coração revelasse o êxtase daquele encontro, balbuciando: “Senhor, era a Sua ausência que me fazia mergulhar na escuridão da incerteza e da insegurança. Distanciado de Sua verdade, inebriado pela mentira da materialidade, do orgulho e da ambição, há muito sofria, procurando, inutilmente, paz para a minha angústia, conforto para os dissabores e segurança para as minhas fraquezas”.

Com as lágrimas lavando a poeira poluidora da alma, fechou os olhos, como quem não mais quisesse ver a cor negra de seus pensamentos, da sede insaciável de possuir cada vez mais.

Na bendita reflexão, o homem lembrou-se da vila humilde que, há bem pouco, avistara, e não pensou residir, nas modestas casas, centenas de crianças mal nutridas, sem escolas, sem roupas e sem pão. Crianças que não possuíam sequer um brinquedo para enganar a fome, porque Papai Noel nunca visitou a sua humilde casa de taipa para deixar um presente no Natal

Em profunda reflexão, imaginou como seria a casa do seu operário. Adentrou e sentou-se à mesa. Constatou que o pão que ali faltava, fora esbanjado em sua mansão, em banquetes festivos dos badalados acontecimentos sociais. Os lençóis que faltavam para o abrigar as crianças, das chuvas e do frio, estavam, sem uso, guardados nas gavetas de seu luxuoso guarda roupa.

Apesar da miséria e do sofrimento, sentiu, naquele casebre, o calor do aconchego e o milagre cotidiano da multiplicação dos pães. Lembrou-se da frieza e indiferença com que recebia os pobres em sua casa, quando batiam à porta mendigando ajuda e solidariedade.

Ajoelhando-se à imagem da cruz salvadora, teve consciência da pequenez e da sua pobreza espiritual. Compreendeu que só se é verdadeiramente rico, quando se tem o desprendimento de doar algo em benefício de uma causa justa. Aos ricos, que lutam para possuir cada vez mais, não importa que os pobres tenham cada vez menos. O sofrimento dos plebeus não sensibiliza os nobres, porque a miséria do pobre não toca á sensibilidade da luxuosidade dos ricos.

Reabrindo os olhos, aquele homem, com humildade e feliz com o reencontro com a verdade de Cristo, pediu: “Senhor, põe em meus ombros está cruz que conforta e nos faz renascer. Cruz que pode ferir o corpo, mas tem a misteriosa força de sarar as chagas da alma, que me fizeram sofrer, por tanto tempo. Esta cruz, Senhor, representa os braços que me acolheram e despertaram para uma vida de ternura, compreensão e amor. Coloque-a Senhor, em meus ombros, mas não a deixe sair da porta de meu coração, para que eu acolha fraternalmente todos que necessitarem de abrigo, ajuda e paz. Permita Senhor que eu desça de Seus braços e tenha força, coragem e fé para caminhar tranqüilo, conduzindo esta cruz, até o topo do calvário da minha salvação”.


Obrigado, Senhor, obrigado.

Quixeramobim entre as cidades selecionadas no Ceará para receber o curso de medicina

Quixeramobim

O Diário da União desta quinta-feira, 02, traz publicado o nome de cinco cidades cearenses que poderão receber cursos particulares de medicina.

O edital prevê a abertura de 1.887 vagas nas 22 cidades pré-selecionadas, em oito estados do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste. O Ceará tem cinco cidades pré-selecionadas; Crateús, Iguatu, Itapipoca, Quixeramobim e Russas. As prefeituras pré-selecionadas que tiverem interesse em receber a faculdade devem confirmar participação entre os dias 13 e 24 deste mês pelo endereço eletrônico http://simec.mec.gov.br.

Depois disso, o governo fará vistoria para saber se o local apresenta a infraestrutura necessária a um curso de medicina. O resultado será divulgado no dia 31 de julho e só então as instituições interessadas se candidatarão a abrir faculdade nos locais.

Vereadores visitam construção de nova sede da Câmara Municipal de Quixeramobim

Quixeramobim
Os vereadores de Quixeramobim realizaram na manhã desta segunda-feira, 30, uma visita à construção do novo prédio da Câmara.


A visita foi feita pelos vereadores Everardo Junior, Rômulo Filho, Terezinha Pimentel, Teodomiro Fernandes, Carlinhos Massa e Idelbrando Rocha, após a sessão extraordinária que aconteceu durante a manhã.  O prédio, que ainda se encontra em construção teve sua ordem de serviço assinada em outubro de 2014, para a primeira etapa. Com os avanços na obra, os vereadores se mostraram otimistas e animados com a realização de um sonho antigo, já que onde hoje funciona o prédio da Câmara não tem estrutura para receber um grande público. As sessões estão sendo realizadas nas dependências do salão paroquial de Quixeramobim. 

Polícia procura suspeito de aliciar menores para assaltos

Senador Pompeu
A prática de assaltos constantes na Curva do Lazaredo, trecho da BR-226, na periferia de Senador Pompeu, a cerca de 3Km do Centro desta cidade, levou a Polícia Militar a intensificar o patrulhamento naquela área culminando com a apreensão de um adolescente de 14 anos.
Segundo a Polícia, juntamente com outro menor de idade, o qual consegui fugir adentrando um matagal, ele havia acabado de roubar duas pessoas.  Ao ser apreendido o adolescente confessou que além dele, um grupo de menores foi aliciado por um presidiário fugitivo da cadeia pública de Senador Pompeu para praticarem os assaltos.
O presidiário foragido, identificado apenas pela alcunha de “Nego Deda” está sendo procurado pela Polícia. Ele é quem está com a arma de fogo, um revólver, utilizado na abordagem às vítimas. A Polícia Civil de Senador Pompeu está realizando investigações, identificando e localizando os outros adolescentes integrantes do bando, explicou um policial.

Realizada em Mombaça Plenária do Território da Cidadania do Sertão Central

Mombaça
O município de Mombaça recebeu, dia 31 de março, no auditório do Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Plácido Aderaldo Castelo (Escola Agrícola) os representantes dos 13 municípios que compõem o Território da Cidadania do Sertão Central, para a realização da Plenária Territorial para reformulação do Regimento Interno e Eleição do Núcleo Dirigente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central.

O evento contou com a presença de diversas autoridades representativas dos governos federal, estadual, municipal e representantes de entidades civis. Destacam-se Ecildo Filho, prefeito de Mombaça; Francisco José Teixeira (Dedé Teixeira) Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário; Inácio Mariano, coordenador do Desenvolvimento Territorial do Estado do Ceará; Bartolomeu Cavalcante; representante  da Ematerce: Francisco Sombra de Oliveira, representante da Ministério do Desenvolvimento Agrário; Expedito Jose do Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro e presidente da Aprece; Valdênia Farias, coordenadora Regional do Território Sertão Central; prefeitos, secretários municipais e vereadores, entre outros.
O trabalhos foram conduzidos pela Valdênia Farias que falou do motivo da convocação da plenária, da importância das oficinas regionais e agradeceu o apoio dos prefeitos e da sociedade civil. O prefeito Expedito Nascimento elogiou a gestão do prefeito de Mombaça Ecildo Filho, frisando sua importância das tomadas de decisão da Aprece e apoio dado por ele. Com relação às plenárias do Território disse que e fundamental a participação popular, pois representa os diversos segmentos da sociedade.
O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra, enfocou a retomada das ações dos territórios pela presidente Dilma onde avanços serão realizados em curto prazo. O representante da Ematerce, Bartolomeu Cavalcante, em seu pronunciamento ressaltou a importância de planejar juntos, implementar juntos para gerar o verdadeiro desenvolvimento territorial, afirmando que a Ematerce dará total apoio nas tomadas de decisão. O coordenado de Desenvolvimento Territorial do Ceará, Inácio Mariano, citou o fortalecimento do Projeto dos Territórios que teve início ainda no Governo do Presidente Lula e sugeriu cobrar mais dos representantes.
O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceara, Dedé Teixeira, se reportou ao um documento entregue a presidente Dilma com algumas diretrizes voltadas ao Território citando: melhor gestão territorial, habitação rural, educação para o homem do campo, segurança nos recursos hídricos e preservação do meio-ambiente.
O prefeito Ecildo Filho foi breve em seu discurso enfocando a situação em que vive o homem do campo e sugeriu que entre as ações a serem discutidas e priorizadas dentro o Território da Cidadania fosse incluída a aquisição de duas máquinas perfuratrizes para uso exclusivo dos municípios que compõem o Sertão Central.
Antes de ter início os trabalhos de grupo da plenária foi entregue um veículo Ford Fiesta 1.6 para o uso do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Território do Sertão Central. No final foi realizada a eleição do novo conselho.

O Território da Cidadania do Sertão Central é formado pelos municípios de Banabuiú, Choro, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.  Envolve uma área de mais de quinze mil e seiscentos quilômetros quadrados e uma população superior a trezentos de trinta mil habitantes. Tem por objetivo superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. (Carlos Audi)

Semana Santa aquece o comércio de Pedra Branca

Pedra Branca
Às "vésperas" da Sexta-feira da Paixão, comerciantes de Pedra Branca comemora o aumento nas vendas no município.

O aumento do fluxo de pessoas já era sentido na manhã desta quarta-feira (01), tanto por clientes quanto por funcionários e principalmente os comerciantes que comemora as vendas.  A chegada dos filhos da terra que aproveitam o feriadão para visitar a família e em muitos trazem amigos para conhecerem as belezas de Pedra Branca.



O comerciantes do mercado e supermercados da cidade providenciaram um abastecimento com os itens mais procurados durante as comemorações da paixão de cristo. Os itens mais procurados são peixes, legumes e verduras, derivados do leite, ovos de páscoa e vinhos. 


quarta-feira, 1 de abril de 2015

Incêndio em automóvel toma conta de residência no centro de Mombaça

Mombaça
Um incêndio de grandes proporções foi registrado na noite desta quarta-feira, 01, em Mombaça, no Sertão Central. Um veículo incendiou-se ao ser ligado.

Segundo informações um incêndio que iniciou na noite desta quarta-feira e um automóvel Mitsubishi Pajero que se encontrava na garagem de uma residência e em pouco tempo se alastrando pela residência inclusive na parte superior. A residência pertencente a um comerciante teve o fogo dominado por populares que se ajudaram com baldes e a ajuda de um carro pipa da prefeitura que conseguiu controlar as chamas e apagar o fogo.


O corpo de bombeiros de Iguatu e de Tauá foram acionados porém ao chegarem o fogo já se encontrava sobre controle. A distância da unidade do corpo de bombeiros mais próxima dificulta a ação destes soldados do fogo. O laudo será elaborado pela perícia posteriormente. Sem vítimas, apenas danos materiais e o susto passado pelos moradores da rua onde o sinistro aconteceu. 

Secretaria de Educação realiza 3º encontro do Coletivo Jovem 2015

Quixadá
O auditório da EEF José Jucá na manhã desta quarta-feira 01, recebeu jovens preocupados com o meio ambiente. Estando a contar em Quixadá com um grupo de jovens que passam a participar da Rede Cearense de Juventude - RECEJUMA pelo Ambiente e Sustentabilidade.

O evento que contou com alunos da rede municipal e ainda autoridades que desenvolvem a política pública pelo meio ambiente na cidade, além do secretário municipal de educação Antônio Martins que promoveu este momento de educação ambiental.

Após palestras realizada pelos representantes da RECEJUMA, a apresentação do Coletivo Jovem Mais Perto do Futuro – Quixadá, apresentação do tecnico da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Quixadá, a assinatura da carta de compromisso do Coletivo Jovem local.



Com a presença de diretores das escolas, sociedade civil e ainda profissionais da secretaria de educação municipal foi um momento marcante em defesa da vida. Foi plantada uma arvore no pátio externo da escola onde simbolizou o início do grupo em Quixadá. No final os alunos presentes ganharam mudas de arvores para iniciarem o trabalho de recuperação do meio Ambiente.  

Açude Cedro esta na lista dos bens brasileiros indicados a Patrimônio Mundial

Quixadá
O centenário Açude do Cedro, cravado entre monólitos, sendo a primeira obra hídrica visando combater a seca ainda no período imperial, está entre os bens culturais da lista indicativa brasileira do Patrimônio Mundial, em 2015. Mais seis bens culturais foram incluídos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Poderão ser futuramente apresentados ao Comitê do Patrimônio Mundial, os Geoglifos do Acre (AC), Teatros da Amazônia (AM, PA), Itacoatiaras do Rio Ingá (PB), Barragem do Cedro nos Monólitos de Quixadá (CE), Sítio Roberto Burle Marx (RJ) e o Conjunto de Fortificações do Brasil (AP, AM, RO, MS, SP, SC, RJ, BA, PE, RN) para serem avaliados e receberem o título de Patrimônio Mundial.

Na última atualização da Unesco, em 2014, três bens culturais brasileiros haviam sido incluídos na Lista, juntamente com outros 18 bens naturais e culturais: Cais do Valongo (Rio de Janeiro/RJ), a Vila Ferroviária de Paranapiacaba (Santo André/SP) e o Ver-o-Peso (Belém/PA). Agora a lista Indicativa brasileira conta com 24 bens no total.
A lista é composta pela indicação de bens culturais, naturais e mistos, apresentados pelos países que ratificaram a Convenção do Patrimônio Mundial da Unesco. Essa iniciativa pode ensejar a participação de gestores de sítios, autoridades locais e regionais, comunidades locais, ONGs e outros interessados na preservação do patrimônio cultural e natural do País

A barragem do Cedro, com sua parede em arco de alvenaria de pedra, foi a primeira grande obra hidráulica moderna do continente sul-americano e uma das pioneiras obras do seu tipo e do seu porte no mundo.

Para além de sua funcionalidade de represamento d’água para irrigação, sua implantação, seu desenho e seu esmero de execução resultaram numa paisagem de beleza ímpar, combinando arrojo e elegância, monumentalidade e singeleza, numa simbiose entre o engenho humano e a obra da natureza existente no local, formado por monólitos que dão uma característica singular ao local.
A lista de patrimônios mundiais é um esforço internacional de valorização de bens que, por sua importância como referência e identidade das nações, possam ser considerados patrimônio de todos os povos.
O objetivo é incentivar a preservação de bens culturais e naturais considerados significativos para a toda a humanidade

Idoso morre em capotamento da unidade do SAMU na BR 304 em Aracati

Aracati
Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, da cidade de Aracati capotou na localidade de Boqueirão de Cesário km 14 com três vítimas feridas e uma quarta que veio a óbito no local.

Um acidente envolvendo uma ambulância do SAMU, na BR 304, na localidade de Boqueirão KM 14, na unidade encontrava-se quatro passageiros, o condutor socorrista identificado apenas por Batista que sofreu pancadas no tórax e passa bem, a técnica de enfermagem Rita Nilce sofreu algumas escoriações e foram socorridos por carros que passavem no local. A acompanhante apenas escoriações leves e passa bem foi a terceira vítima do capotamento da Unidade de Suporte Básico (USB) que capotou várias vezes, ficando virada na margem da rodovia.


O paciente, um idoso foi arremessado para fora da ambulância e teve ferimentos graves não resistindo e chegando a óbito ainda no local do acidente. O paciente era transportado para uma das unidades hospitalares da região. 

SINE/IDT unidade de Quixadá disponibiliza vagas também em Banabuiú

Quixadá
A unidade do SINE/IDT de Quixadá chama os interessados em vagas de emprego para comparecerem a agência de atendimento em Quixadá na Rua Rui Maia, 420, Centro.

A Gerente da unidade Adriana Rego saliente que os candidatos as vagas disponibilizadas na agência local deve ter sempre em mãos os documentos necessários para o cadastro.


As vagas disponíveis esta semana; Agente de Microcrédito 1, Ajudante de Obras / Servente (Vaga temporária em Banabuiú) 1, Auxiliar Administrativo com habilitação categoria “A” 1, Carpinteiro 1, Empregado Doméstico 2,  Encarregado de Obras (Vaga temporária em Banabuiú) 1, Ferreiro Armador (Vaga temporária em Banabuiú)  1, Montador de Estruturas (Vaga temporária em Banabuiú) 1, Montador de Móveis 1, Motorista de entrega com habilitação na categoria “C” 1, Pedreiro (Vaga temporária em Banabuiú) 2, Recepcionista Atendente 1, Vendedor de Consorcio 1, Vendedor Interno 2, Vendedor Pracista 1. 

Policia Militar realiza apreensões de motocicletas no Sertão Central

Quixadá
O transporte escolhido por infratores da lei em suas ações criminosas é motocicleta por ser ágil e veloz durante as fugas.

No Sertão Central os assaltos e até os homicídios são praticados por motoqueiros, pela agilidade e a facilidade de fuga por espaços que não é possível a passagem de automóveis dificultando durante as perseguições o acesso de viaturas policiais.

O comandante do 9º Batalhão de Policia Militar, sediado em Quixadá, o Coronel Edvard Calixto vem realizando apreensões na região através de blitz’s em parceria com os municípios e o DETRAN tem intensificado a fiscalização nas rodovias estaduais realizando a apreensão de veículos irregulares.

Somente nesta terça-feira, 31, foram apreendidas pela Policia Militar 7 motocicletas na região por estarem com problemas de documentação e até sem placa. Segundo o Coronel Calixto as investidas para conter a violência na região deve continuar não só com apreensão destes veículos adulterados e irregulares mas também com a ação da Polícia em todas as cidades da região em patrulhamento e ainda realizando abordagens em pessoas suspeitas.


O Centro de Operações Policiais Militares – COPOM, através de seu número de chamada, 190, é constante as chamadas por assalto de motos e em seguida de ações delituosas utilizando estas motos roubadas. 

terça-feira, 31 de março de 2015

Aprovação de admissibilidade da PEC que reduz para 16 anos maioridade penal moderniza o Brasil

Brasília
Proposição será debatida agora em Comissão Especial que terá prazo de até 40 sessões para proferir parecer sobre a matéria

A aprovação da admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93 que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal ocorrida na tarde desta terça-feira, 31, foi avaliada pelo deputado Danilo Forte (PMDB-CE) como um sinal de modernização do País.

De acordo com o parlamentar cearense, o Brasil já não é mais o mesmo de 1940. Ano em que entrou em vigor o Código Penal Brasileiro. “A realidade do Brasil e da juventude hoje é totalmente diferente do que era há 70 anos quando foi constituído o Código Penal Brasileiro”, comentou.

“Hoje o nível de informação, de escolaridade, de educação e dos meios de comunicação atingem o País inteiro. Hoje 95% das crianças brasileiras estão nas escolas. E qualquer menino hoje sabe discernir o que é certo e o que é errado”, complementou.

A admissibilidade da PEC foi aprovada por 42 deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Apenas 17 parlamentares votaram contra. Agora, a proposta será debatida numa Comissão Especial a ser instalada e que terá prazo de até 40 sessões para proferir parecer sobre a matéria.

“Ninguém pode transformar o Estatuto da Criança e do Adolescente num antro de impunidade, onde muitos se protegem no ECA para continuar cometendo crimes”, finalizou Danilo Forte.


Perímetro irrigado de Morada Nova tem R$ 3,2 milhões de recursos liberados pelo governo

Morada Nova
O Governo do Estado do Ceará, através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), deve liberar até o dia 7 de abril recursos no valor de R$ 3.259.085,72 para serem aplicados em 1.687 hectares do perímetro irrigado do município de Morava Nova.

A ação faz parte do projeto Águas do Vale, beneficiará 708 produtores irrigantes e foi definido em reunião do MAPP 495 (Monitoramento de Projetos Prioritários do Governo do Estado do Ceará), Lei de 9 de dezembro de 2014 com recursos do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza).

De acordo com o secretário da SDA Dedé Teixeira, essa ação vai garantir a renda e o trabalho para milhares de família que dependem da agricultura familiar. “A chegada do recursos aos agricultores só depende agora da formalização dos contratos junto aos departamentos jurídico e financeiro, pois vários dos irrigantes estavam inadimplentes junto aos bancos”, explicou o secretário.


Assessoria de imprensa da SDA

Vigia é executado com tiros de pistola na zona rural de Jaguaretama

Jaguaretama
Vigia é morto com tiros de pistolas efetuados por dois elementos em uma motocicleta na zona rural de Jaguaretama.

Polícia é acionada via 190 no início da manhã desta terça-feira 31, para o distrito de Pedrical na zona rural desta cidade, onde o vigia identificado como sendo Francisco Cleiton Lemos, 35 anos, encontrava-se próximo ao colégio Padre José Augusto Regis quando foi alvejado com disparos de pistola efetuados por dois homens em uma motocicleta Honda Bros vermelha, o vigia veio à óbito no local.


Diligencias estão sendo realizadas pela polícia militar na região na tentativa de localizar os criminosos. A Perícia foi acionada juntamente com rabecão para a remoção do corpo. 

Cooperado é lesionado a bala na periferia de Quixeramobim

Quixeramobim
Tentativa de homicídio no final da tarde na periferia da cidade, cooperado é alveja com dois disparos.

A Polícia informou que foi acionada por volta das 17:30hs via Centro de Operações Policiais Militares – COPOM, informado de uma tentativa de crime com arma de fogo. Os policiais ao atenderem a ocorrência comprovaram a veracidade dos fatos onde o cooperado foi alvejado por dois disparos e os autores identificados pela polícia.

A ocorrência aconteceu no bairro de Edmilson Correia Vasconcelos, viaturas iniciaram a investigação para localizar os autores do sinistro, mas até o fechamento desta edição os autores não foram localizados


Câmara aprova pena em dobro para estelionato contra idoso

Brasília
O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira, 30, o Projeto de Lei (PL) 6920/10 que define punição em dobro para quem cometer crime de estelionato contra pessoas acima de 60 anos de idade. Atualmente a Lei não distingue estelionato praticado contra pessoa idosa. A proposta segue para deliberação do Senado.

De autoria do deputado Márcio Marinho (PRB-BA), o projeto inicialmente previa aumento da pena para quem fizesse estelionato contra pessoa idosa ampliando a condenação com mais a metade do tempo sentencionado. Ou seja, se o acusado de estelionato fosse condenado a dois anos de reclusão, a punição passaria a ser de três anos. O Código Penal prevê penas de um a cinco anos de detenção para este tipo de crime.

Entretanto, conforme o texto aprovado na noite desta quarta-feira, 30, o condenado a praticar estelionato contra idosos por dois anos, por exemplo, terá que cumprir quatro anos. O texto aprovado pelos deputados é de autoria do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

"Sem sombra de dúvida e dentro do espírito do programa Câmara itinerante que busca aproximar esta Casa da cidadania brasileira, nós tivemos a compreensão que o setor da sociedade mais fragilizado que precisa de um maior apoio e uma maior segurança é exatamente o setor da terceira idade", discursou Danilo Forte.


"Com certeza este é um dos setores mais desprotegidos da sociedade, presa fácil e que a gente precisa de leis mais rigorosas para proteger os idosos e prevenir a ação destes usurpadores", complementou.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Poder Público e SEBRAE firmam parceria e transformam pneus em hortaliças em Canindé

Canindé

Imagine cultivar uma horta que poderá gerar frutos para seus tataranetos. A ideia é da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé em parceria com o SEBRAE, onde foi criada uma horta feita de pneus de maneira ecologicamente correta.
Os técnicos descobriram que pneus demoram mais de 500 anos para sua decomposição na natureza, poderiam ser reutilizados para servir de suporte no cultivo de hortas em pequenos espaços.
Além de prático, custa pouco. Os pneus podem ser encontrados de graça. Neles podem ser plantados hortaliças folhosas, flores, frutos e plantas condimentares.O produtor deve montar a horta em locais bem arejados e iluminados. A irrigação deve ser feita todos os dias e a planta precisa receber cinco horas diárias de sol.
É um projeto piloto que estar sendo desenvolvido nos Sertões de Canindé, na preservação do meio ambiente, e incentivo ao plantio de verduras. Porém, ao invés de utilizar um espaço de terra para o cultivo, a horta reutiliza pneus velhos, que antes eram expostos ao tempo, gerando prejuízos para natureza. Criado para mover experiências e estudos da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos, a Unidade de Teste de Demonstração começou há dois meses e conta com a participação de funcionários do próprio Município.
Já foram plantadas sementes de tomate, pimentão, cebolinha, coentro e cheiro verde. Por cada pneu, se gasta apenas dois litros de água numa economia importante na produção do Semi Árido.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – PMC

IJF recebe 60% a menos de acidentados com motos após operação do DETRAN

Fortaleza
A redução de 60% das internações no Instituto Dr. José Frota (IJF) por acidentes de trânsito envolvendo motocicletas é o resultado mais relevante da Operação Retorno das Praias que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou no domingo, 22 de março. No domingo anterior, 15 de março, o IJF fez 102 atendimentos relacionados ao trânsito, 87 deles envolvendo motociclistas. No domingo da primeira operação do Detran, o número de atendimentos no IJF por traumas de trânsito diminuiu para 53. Esse número representa 49 atendimentos a menos. O atendimento a motociclistas acidentados diminuiu ainda mais, para 35, que representam 52 atendimentos a menos.

A Operação Retorno das Praias terá prosseguimento neste domingo, 29 de março, com a abordagem exclusiva dos condutores de motocicletas. Para realizar operação, o Detran conta com agentes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e mobiliza dez equipes que fazem o trabalho de fiscalização ao mesmo tempo, das 12 às 18 horas. Nas abordagens, os motociclistas fazem o exame do bafômetro. A recusa ao teste é o indício de que o condutor está alcoolizado. Com isso, a notificação é registrada com base na Lei Seca. O resultado da primeira operação foi reconhecido pelos profissionais de saúde do IJF, pela queda do número de vítimas de acidentes de motocicleta. Foram quase 70 motocicletas apreendidas por estarem circulando irregularmente na via pública.

Ao assumir a Secretaria da Saúde do Estado, o secretário Carlile Lavor destacou a importância da valorização da vida, através de atitudes de promoção e prevenção. Ele citou, como exemplo, a prevenção aos estragos da dobradinha perigosa bebida e direção, principalmente de motocicletas. Como idealizador do Programa Agentes Comunitários de Saúde, em 1987, quando foi secretário da Saúde do Estado pela primeira vez, Carlile Lavor disse que vai mobilizar e envolver os 15 mil Agentes Comunitários de Saúde no trabalho de educação e prevenção para evitar acidentes e óbitos no trânsito. A operação, articulada pela Secretaria das Cidades e iniciada pelo Detran, indica que a efetiva prevenção mostra resultados.

Para o secretário das Cidades, Ivo Gomes, além da dobradinha bebida alcoólica e direção, a falta do uso do capacete também representa um grave problema para a saúde pública do Ceará e, por isso, outras medidas de prevenção serão adotadas pelo Detran nos próximos meses. "A gente também vai investir muito em campanhas educativas quanto à importância do uso do capacete. Isso vai ser fundamental", pontuou o secretário. 

O Ceará registrou em todo o ano passado 732 mortes em consequência de acidentes com motocicletas e 5.109 internações, até novembro, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de 2010, o maior número de óbitos ocorreu em 2012, com 841 mortes de motociclistas e garupeiros, de acordo com o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde. O recorde de internações em consequência de acidentes de moto no Estado aconteceu em 2013, com 5.873 registros no Sistema de Informações Hospitalares (SIA/SUS).

Assessoria de Imprensa da Cidades

Radialista é assassinado a tiros em Brejo Santo

Brejo Santo
Radialista é assassinado ao sair da emissora onde trabalha no cariri, dois homens em uma motocicleta efetuaram os disparos.

Patrício Oliveira, ao sair da rádio onde trabalhava em sua motocicleta na tarde desta segunda-feira, 30 em Brejo Santo no Cariri foi alvejado com dois disparos que o atingiram levando a óbito ainda no local. Após os diversos disparos efetuados pelos homens em uma motocicleta que fugiram sem deixar pistas.


A Policia realiza diligências na zona rural e na periferia da cidade na tentativa de localizar os assassinos do radialista Patrício Oliveira, porém até o final da tarde ninguém foi preso e as investigações deverão continuar até localizar os autores do crime. 

Luminárias públicas de Aracoiaba são substituídas por equipamentos modernos.

Aracoiaba
A Secretaria de Infraestrutura de Aracoiaba melhorando a iluminação pública da cidade vem trocando as luminárias por equipamentos  modernos.
Alguns serviços já foram e continuam sendo realizados nas Ruas Francisco Amaro Bezerra, Bairro São José, Santos Dumont, Av. Tadeu Amaro Bezerra, Rua Juvenal, Praça da Matriz, Francisco Lucas de Melo. Visando melhoria e eficácia do sistema de iluminação pública do município e assim beneficiar a toda população.
“A determinação do prefeito Antônio Cláudio é atender a população com uma iluminação pública de qualidade. A troca dessas luminárias, que têm um grau de proteção maior e mais eficiente contra intempéries naturais, vai proporcionar uma maior segurança nas vias públicas da nossa cidade”, disse o secretário de obras, Nazareno Bezerra.

E dentro desse projeto de modernização da iluminação pública, até o presente diversas ruas, bem como as localidades do interior do município receberam essa ação. Mas tão logo, outras regiões serão contempladas, já que esse trabalho da Secretaria está sendo criterioso nessa substituição. Uma vez que as lâmpadas e luminárias usadas que estiverem em bom estado de conservação, serão aproveitadas em outros setores da cidade que necessitarem com mais urgência.

Será um trabalho gradativo, que parte das ruas da sede, em direção aos bairros vizinhos, procurando atender sempre toda a demanda do município.

Vagas de emprego para a fábrica da DAKOTA de Quixadá

Quixadá
A unidade do SINE/IDT de Quixadá vem levar ao conhecimento público que mais uma vez a indústria de Calçados DAKOTA está convocando os interessados em trabalhar naquela unidade fabril.

Foram abertas as inscrições para os interessados em conseguir uma vaga na DAKOTA, nos dias 01e 02 de abril serão realizadas as entrevistas dos inscritos. Ao se dirigir a unidade o candidato deve ter em mãos RG, CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social para maiores informações deve procurar ao SINE/IDT de Quixadá. 

Quixeramobim ganha segundo parque industrial

Quixeramobim
Encontra-se na cidade uma equipe de engenheiros e profissionais realizando estudos para a implantação de um segundo parque industrial na cidade, a área fica na periferia entre os bairros Conjunto Esperança e Planalto Sabonete, o anuncio foi dado pelo chefe do executivo municipal Cirilo Pimenta.

O local está programado para receber novas industrias e empreendimentos dos empresários locais e de investidores de fora que acreditam no potencial da mão de obra e no desenvolvimento econômico da cidade.


“Neste local está programado um novo Distrito Industrial, que vai abrigar indústrias de empresários locais e de pessoas de fora que irão fazer seus investimentos e gerar empregos. Hoje (26) nós estamos lá com um engenheiro e um topógrafo fazendo um levantamento da área para delimitação dos projetos e consequentemente iniciar uma outra atividade industrial em um outro local para que possamos aumentar o volume da economia do município e melhorar a renda das famílias”, afirmou o gestor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...