Pages

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Realizada em Mombaça Plenária do Território da Cidadania do Sertão Central

Mombaça
O município de Mombaça recebeu, dia 31 de março, no auditório do Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Plácido Aderaldo Castelo (Escola Agrícola) os representantes dos 13 municípios que compõem o Território da Cidadania do Sertão Central, para a realização da Plenária Territorial para reformulação do Regimento Interno e Eleição do Núcleo Dirigente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do Sertão Central.

O evento contou com a presença de diversas autoridades representativas dos governos federal, estadual, municipal e representantes de entidades civis. Destacam-se Ecildo Filho, prefeito de Mombaça; Francisco José Teixeira (Dedé Teixeira) Secretário Estadual de Desenvolvimento Agrário; Inácio Mariano, coordenador do Desenvolvimento Territorial do Estado do Ceará; Bartolomeu Cavalcante; representante  da Ematerce: Francisco Sombra de Oliveira, representante da Ministério do Desenvolvimento Agrário; Expedito Jose do Nascimento, prefeito de Piquet Carneiro e presidente da Aprece; Valdênia Farias, coordenadora Regional do Território Sertão Central; prefeitos, secretários municipais e vereadores, entre outros.
O trabalhos foram conduzidos pela Valdênia Farias que falou do motivo da convocação da plenária, da importância das oficinas regionais e agradeceu o apoio dos prefeitos e da sociedade civil. O prefeito Expedito Nascimento elogiou a gestão do prefeito de Mombaça Ecildo Filho, frisando sua importância das tomadas de decisão da Aprece e apoio dado por ele. Com relação às plenárias do Território disse que e fundamental a participação popular, pois representa os diversos segmentos da sociedade.
O representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Francisco Sombra, enfocou a retomada das ações dos territórios pela presidente Dilma onde avanços serão realizados em curto prazo. O representante da Ematerce, Bartolomeu Cavalcante, em seu pronunciamento ressaltou a importância de planejar juntos, implementar juntos para gerar o verdadeiro desenvolvimento territorial, afirmando que a Ematerce dará total apoio nas tomadas de decisão. O coordenado de Desenvolvimento Territorial do Ceará, Inácio Mariano, citou o fortalecimento do Projeto dos Territórios que teve início ainda no Governo do Presidente Lula e sugeriu cobrar mais dos representantes.
O Secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceara, Dedé Teixeira, se reportou ao um documento entregue a presidente Dilma com algumas diretrizes voltadas ao Território citando: melhor gestão territorial, habitação rural, educação para o homem do campo, segurança nos recursos hídricos e preservação do meio-ambiente.
O prefeito Ecildo Filho foi breve em seu discurso enfocando a situação em que vive o homem do campo e sugeriu que entre as ações a serem discutidas e priorizadas dentro o Território da Cidadania fosse incluída a aquisição de duas máquinas perfuratrizes para uso exclusivo dos municípios que compõem o Sertão Central.
Antes de ter início os trabalhos de grupo da plenária foi entregue um veículo Ford Fiesta 1.6 para o uso do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Território do Sertão Central. No final foi realizada a eleição do novo conselho.

O Território da Cidadania do Sertão Central é formado pelos municípios de Banabuiú, Choro, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.  Envolve uma área de mais de quinze mil e seiscentos quilômetros quadrados e uma população superior a trezentos de trinta mil habitantes. Tem por objetivo superação da pobreza e geração de trabalho e renda no meio rural por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. (Carlos Audi)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...