Pages

segunda-feira, 30 de março de 2015

Poder Público e SEBRAE firmam parceria e transformam pneus em hortaliças em Canindé

Canindé

Imagine cultivar uma horta que poderá gerar frutos para seus tataranetos. A ideia é da Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos de Canindé em parceria com o SEBRAE, onde foi criada uma horta feita de pneus de maneira ecologicamente correta.
Os técnicos descobriram que pneus demoram mais de 500 anos para sua decomposição na natureza, poderiam ser reutilizados para servir de suporte no cultivo de hortas em pequenos espaços.
Além de prático, custa pouco. Os pneus podem ser encontrados de graça. Neles podem ser plantados hortaliças folhosas, flores, frutos e plantas condimentares.O produtor deve montar a horta em locais bem arejados e iluminados. A irrigação deve ser feita todos os dias e a planta precisa receber cinco horas diárias de sol.
É um projeto piloto que estar sendo desenvolvido nos Sertões de Canindé, na preservação do meio ambiente, e incentivo ao plantio de verduras. Porém, ao invés de utilizar um espaço de terra para o cultivo, a horta reutiliza pneus velhos, que antes eram expostos ao tempo, gerando prejuízos para natureza. Criado para mover experiências e estudos da Secretaria da Agricultura e Recursos Hídricos, a Unidade de Teste de Demonstração começou há dois meses e conta com a participação de funcionários do próprio Município.
Já foram plantadas sementes de tomate, pimentão, cebolinha, coentro e cheiro verde. Por cada pneu, se gasta apenas dois litros de água numa economia importante na produção do Semi Árido.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – PMC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...