Pages

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SÃO FRANCISCO DE ASSIS PATRONO DA ECOLÓGIA

Basilica de São Francisco em Canindé-Ce, a maior da América Latina
São Francisco de Assis (1182 - 1226), considerado patrono da ecologia. O seu dia é comemorado em 4 de outubro.

Nascido Giovanni di Pietro di Bernardone, filho de um rico comerciante de Assis, na Itália, passou a ser chamado Francisco. Na juventude, esteve sempre cercado de amigos, não perdia festas. Mas, embora tenha sido educado para um dia suceder o pai nos negócios, desde cedo Francisco demonstrou desinteresse pela posse de riquezas. Chegou a ir para as Cruzadas, mas uma noite sentiu um chamado divino. Inquieto, perguntou a Deus: “Que queres que eu faça?” e recebeu como resposta: “Volta a tua pátria”.

Ao retornar a Assis, Francisco caiu muito doente. Mimado pela mãe, nascida na Provença, ele foi aos poucos se recuperando e abrindo os olhos e o coração para as maravilhas da natureza e, mais ainda, para os pobres necessitados, a começar pelo empregados de seu pai, que viviam em condições subumanas. Com a amiga Clara, descobriu como servir aos pobres dos mais pobres. Mais uma vez, ouviu uma voz: "Vai Francisco, e reconstrói a minha casa, como vês, ameaça ruína". 

Cada vez mais distante de atender aos sonhos terrenos de seu pai, o rico Bernardone, Francisco é levado ao bispo. Diante das pressões, o rapaz abre mão de toda riqueza e até mesmo da roupa do corpo. Livre, Francisco vai reconstruir uma pequena capela nos arredores de Assis, onde passa a viver assistindo pobres e doentes. Ali é o foco de uma comunidade que, a exemplo dos primeiros cristãos, divide tudo. 

As mensagens de justiça, paz, fraternidade, inspiradas pelo Evangelho do Cristo, são espalhadas por Francisco, que passa a atrair até mesmo antigos companheiros. Caminhantes pelas ruas de Assis, os franciscanos se expandem. O pedido para “reconstrução da casa”, ouvido por Francisco, é a metáfora para a renovação da Igreja Católica da época medieval, o que ele fez com suas originais idéias. Estudiosos consideram-no um dos pensadores que levaram à formação da filosofia da Renascença.

Fundou  três ordens. A primeira, em 1209, Ordem dos Frades Menores, para homens; a segunda, com Santa Clara em 1212, é denominada Senhoras Pobres ou Clarissas; e a terceira, em 1221, é a Ordem da Penitência, para os leigos. Faleceu na tarde de 3 de outubro de 1226.

São Francisco de Canindé

Estátua de São Francisco, posicionada no alto do morro olhando para a cidade de Canindé. É considerada a maior estátua sacra do mundo, foi erguida do chão sem pedestal, mede aproximadamente 30,25 metros.
O Santo de Assis ganhou devotos no mundo inteiro e é admirado por católicos e não-católicos. No Ceará, ele é identificado como São Francisco de Canindé, em alusão à cidade onde está instalada a primeira da América Latina e a segunda maior basílica do mundo em homenagem a ele.

Neste ano, desde o dia 24 setembro, romeiros de diversas partes do País vão à Canindé para a maior romaria do ano em honra a São Francisco. A festa será encerrada nesta terça-feira (4). A programação inclui confissões das 6h às 11h e das 14h às 17h30min, no Complexo São Damião, ao lado da Basílica; Batizados, no mesmo local, das 10h e às 15h; e Missa de Encerramento, às 16h, na Praça da Gruta. Transmitida pela Rede Vida de Televisão.

FONTE:
AGÊNCIA DA BOA NOTICIA

BRASIL LIDERA PRIMEIRO RANKING DE UNIVERSIDADES LATINO-AMERICANAS

 
O Brasil, com a Universidade de São Paulo (USP) no topo, lidera com folga, à frente de México, Argentina e Chile, o primeiro ranking QS de Universidades Latino-americanas, publicado esta terça-feira no site TopUniversities.com.

Impulsionado pelo aumento do investimento público em educação, o Brasil emplacou 65 universidades entre as 200 primeiras da lista, quase o dobro do México (35) e muito mais que Argentina e Chile (25 cada).

Segundo os autores do estudo, as universidades brasileiras adquiriram oito dos dez primeiros lugares em produtividade de pesquisa e tiveram a maior proporção de acadêmicos com doutorado.

Eles destacaram, ainda, que o número de matrículas universitárias triplicou nos últimos 10 anos no Brasil.

"A economia brasileira já é a sétima do mundo e a Goldman Sachs previu que superará as de Canadá, Itália, França, Reino Unido e Alemanha nos próximos 20 anos", disse Ben Sowter, chefe de pesquisas do ranking QS.

"Enquanto muitos governos de países desenvolvidos cortam os gastos em universidades, os Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) estão investindo grandes quantias de dinheiro na construção de universidades de nível internacional", avaliou o diretor da página TopUniversities.com, Danny Birne, para quem o denominador comum é que todos consideram a educação um "elemento chave" para seu desenvolvimento.

"Uma educação superior de nível mundial será central para seu desenvolvimento e o novo ranking QS mostra que os investimentos do Brasil já estão começando a colher frutos", acrescentou, em um comunicado.

A classificação é liderada pela Universidade de São Paulo, seguida da Pontifícia Universidade Católica do Chile, em segundo lugar, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em terceiro.

Com relação a outros países, a primeira instituição de ensino mexicana, a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), apareceeu em quinto lugar; em sexto está a primeira de 21 instituições colombianas, a Universidade dos Andes; e a primera da Argentina, a Universidade de Buenos Aires, em oitavo.

Nesta primeira edição do ranking regional, o QS se baseou em critérios específicos da América Latina, como a proporção de professores com doutorado, a produtividade de pesquisas per cápita e a presença na internet, assim como pesquisas existentes.

Os pesquisadores, no entanto, se questionam se o Brasil poderá chegar a ser a próxima superpotência universitária.

No mais recente ranking QS das melhores universidades do mundo 2011, liderado pela primeira vez pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido, a USP só alcançou o 169º lugar, sendo a única instituição de ensino latino-americana entre as 200 melhores do mundo.

FONTE:
JORNAL DO BRASIL

LOTEIROS AMEAÇADOS - PGU LEILOAR LOTES DE AÇUDES DO DNOCS

Quixadá > Vereadores de Quixadá e de outras sete Câmaras Municipais do Sertão Central devem se reunir com a direção do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na próxima segunda-feira, 10. Eles pretendem discutir com os representantes do órgão federal a situação de milhares de rendeiros dos lotes situados às margens dos açudes públicos construídos e gerenciados pelo Dnocs. A iniciativa partiu do vereador Welington Queiroz, representante da Câmara de Quixadá. Segundo ele muitas famílias já estão sendo prejudicadas. Não podem contar com empréstimos do Pronaf e nem com o amparo do INSS. Havia promessa de recadastramento, mas os loteiros estão sendo surpreendidos pela manobra da Procuradoria Geral da União (PGU). Caso seja concretizada, muitos não terão de onde tirar o seu sustento e nem onde morar.

O Açude do Cedro, em Quixadá, é uma das represas públicas administradas pelo Dnocs. Beneficia mais de 100 ribeirinhos
FONTE:
DIARIO DO NORDESTE

domingo, 2 de outubro de 2011

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA DIA 16 DE OOUTUBRO


O horário brasileiro de verão 2011/2012 começa oficialmente à meia-noite do dia 16 de outubro, domingo,  e termina à 0h do dia 26 de fevereiro de 2012. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil devem adiantar os relógios em uma hora. As informações são do Ministério de Minas e Energia.
O horário de verão foi adotado pelo Governo Federal com o objetivo de economizar energia no país. Neste período, os dias são mais longos é possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que economiza energia.
Apenas as regiões Norte e Nordeste do país estão fora do horário, porque elas estão mais próximas da linha do Equador, e por isso, nestes estados a duração do dia não muda e por esta razão não há economia de energia.
Ao todo, serão 133 dias de duração do horário de verão. Para não haver mais necessidade de que todo os anos sejam necessárias normas novas, em 8 de dezembro de 2008 foi assinado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva o decreto número 6.558 que já estabeleceu os padrões para as futuras horas de verão em parte do território nacional.
Segundo o decreto, fica instituído que a hora de verão de todos os anos, será a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Adiantando-se 60 minutos em relação à hora legal.
E no ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, então o encerramento se dará no domingo seguinte. Esse vai ser o caso do carnaval de 2012, que será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Por isso, o horário de verão de 2012 se encerrará à zero hora do dia 26 de fevereiro. Isso fará com que esse se torne o mais longo horário de verão que o Brasil já teve.

FONTE:
JORNAL DO BRASIL
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...