Pages

sábado, 14 de março de 2015

Quixadá aguarda com expectativa grupamento motorizado do RAIO

Quixadá
O 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sediado em Quixadá, deverá contar em breve com um grupamento especial de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (RAIO). A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) ainda não confirmou a vinda de uma equipe do RAIO para cobrir a área de segurança do 9º BPM no Sertão Central, e nem o número de policiais e motocicletas, todavia, nas redes socais o reforço já é comemorado e dado como certo.

Conforme o comandante do 9º BPM, coronel Ednardo Calixto, por enquanto não houve nenhuma confirmação do Comando Geral da Polícia Militar. Todavia, acrescentou Calixto que a interiorização dessa força de elite no combate ao crime foi promessa de campanha do governador Camilo Santana. O reforço para a segurança pública, através do moto-patrulhamento, mais eficaz em áreas urbanas, será bem vindo. Por enquanto nenhuma data foi definida para o início das ações do RAIO na região.

Prefeitura de Quixeramobim realiza novo concurso público

Quixeramobim
Na última quinta-feira, 12, a Prefeitura de Quixeramobim lançou o edital para a realização do processo seletivo para novos servidores. Serão agraciados com os novos funcionários públicos secretaria e autarquia.

As inscrições para a Seleção serão realizadas na Universidade Aberta do Brasil - UAB, Av. Dr. Joaquim Fernandes, 382 - Centro, Quixeramobim - Ceará, no horário de 7h 30min às 12h 00min e de 14h00min às 17h 00min nos dias 16,17 e 18 de março de 2015.

As vagas são para a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, Ação Social, Controladoria, Agricultura, Autarquia Municipal de Trânsito, Cultura e Turismo, Cidadania, Ciência e Tecnologia, Educação, Gabinete, Esporte Juventude e Integração, Governo, Infra Estrutura, Procuradoria Geral do Município, Quiprev e Secretaria Municipal da Saúde. 


APEOC realiza assembleias no interior do Estado e passa por Quixadá

Quixadá
O mês de Março o Sindicato da Associação dos Professores de estabelecimentos Oficiais Ceará –APEOC realizou assembleias com a categoria em diferentes regiões do Estado.

As mobilizações aconteceram nas cidades de Iguatu na Região Centro Sul, Quixadá unindo os professores do Sertão Central e por último Baturité que reuniu os profissionais do Maciço. O Sindicato APEOC tem repassado todos os informes para a categoria, discutido e aprovado pauta de negociação com o governo estadual.

Sábado, dia 14, o Sindicato APEOC promove, em sua sede em Fortaleza (Rua Sólon Pinheiro, 1306, bairro: Fátima), às 14h, Plenária dos Professores e Servidores do Cadastro de Reserva aprovados nos concursos: SEDUC, Fortaleza, Pacajus e Região Metropolitana.

Milhã é palco de uma sexta-feira 13 assustadora com mortes e atropelamentos

Milhã
Uma rixa entre dois homens deixou a população de Milhã, no Centro do Estado, apavorada na noite desta sexta-feira, 13. Os dois protagonizaram cenas vistas geralmente nos trailers policiais com perseguição entre veículos, troca de tiros, atropelamentos, colisão e duas mortes. Segundo a Polícia, o empresário Miguel Bezerra Filho, conhecido pelo apelido “Sukita”, seguia numa Misubishi Pajero quando foi perseguido por um automóvel Fiat Línea, no qual se encontrava seu desafeto, o comerciante Gledson Luís da Silva, conhecido como “Gueguê”.

Na perseguição, pela principal avenida da cidade, a Dr. Wilson Pinheiro, o Fiat Línea passou a colidir com a traseira do Mitsubishi Pajero provocando o abalroamento deste ultimo veículo em um poste. Enquanto os dois veículos seguiam pela avenida houve troca de tiros e dois pedestres, duas mulheres, foram atropeladas pelo Fiat Línea. Elas não correm risco de morte, mas uma delas, de 37 anos, teve o braço direito fraturado. A outra, de 47 anos, reclamava de dores internas e dificuldades nos movimentos do corpo.  

Quanto a “Sukita” e “Gueguê”, ambos foram baleados e morreram. “Sukita” ainda seguiu até o Hospital Municipal, onde chegou a ser atendido, mas morreu quando recebia os primeiros socorros. “Gueguê” foi encontrado morto dentro do Fiat Línea. Ele estava no banco do carona. O motorista pegou uma bolsa e se embrenhou no mato. O veículo estava abandonado à margem da BR-226, na localidade de Vila Nova, na zona rural de Milhã. Dentro dele foram encontradas duas pistolas, uma delas calibre 380 e a outro 9mm, ainda dois carregadores e duas munições intactas.


2000 livros recebidos de doação do Instituto Saber e Ler são entregues a população de Quixadá

Quixadá
A passagem radical do Piocerar que passou pela cidade e deixou o gostinho de que quero mais na velocidade dos pilotos em suas maquinas que ficaram registradas na mente dos que conseguiram presenciar o evento.

O projeto Rallyteca criado pela ADI Produções e o Instituto Saber e Ler, vem distribuindo sabedoria e alegria aos alunos do trecho. Na terra de Rachel de Queiroz ficaram quatro mil livros, 2000 foram para o distrito Califórnia e os 2000 restantes ficaram na Biblioteca Pública Padre Francisco Clineu. Após serem catalogados nesta última quinta-feira, 12, foram apresentados a comunidade estudantil, com apresentação teatral e sorteio de brindes.
A diretora da Regional José Jucá, Sara Cavalcante lembrou da importância desta atitude e que trouxe novas esperanças de um aprendizado mais qualificado. O acervo da Biblioteca e também da Gibiteca foram acrescidos com estes exemplares.


Na ocasião, foi apresentada uma belíssima esquete teatral intitulada “Desenhos Imaginários”, produzida e dirigida pelo professor Gardênio e interpretada por alunos da EEF José Jucá. Foram distribuídas lembrancinhas educativas para todos os participantes, como também foi realizado um sorteio de uma cesta educativa, visando o incentivo e a promoção da leitura.


A biblioteca que agora também absorveu a Gibiteca e conta com dois centros de informática para melhor atender o público estudantil e claro qualquer munícipe que venha as suas dependências para pesquisar ou apenas para uma boa leitura. 

sexta-feira, 13 de março de 2015

Tentativa de homicídio contra moto-taxista nesta sexta-feira 13, em Quixadá,

Quixadá
Sexta-feira 13, a terra dos monólitos marcada por mais uma tentativa de homicídio no bairro do Alto São Francisco, um mototaixsta é alvejado com disparos no início da noite.

Conforme informações da Polícia a vítima desta tentativa de homicídio por volta das 19:30h na periferia da cidade o mototaxista João Paulo de Assis, conhecido pela alcunha de “Paulinho Chacal”, foi atingido por disparos de arma de fogo. Paulinho encontrava-se em um bar rua Cônego Lúcio.  Dois homens em uma motocicleta não identificada conseguiram fugir logo após o ato criminoso.

Após receber os primeiros socorros no Hospital Eudasio Barroso a vitima foi encaminhada para o Hospital Maternidade Jesus Maria José  onde passa por uma intervenção cirúrgica. A Policia compareceu ao local e após os primeiros levantamento iniciou as diligencias para identificar os autores desta tentativa de homicídio. 

Técnico em agropecuária lucra com serviços de radiestesia em Quixadá

Quixadá
Acostumado a localizar onde há poços de água subterrâneos utilizando apenas uma vareta de madeira e um pêndulo, o técnico em Agropecuária Rivaldo Leite, 56 anos, também conhecido como “Seu Menino”, está feliz com o número de clientes à procura das suas habilidades com sua técnica, uma pseudociência conhecida como radiestesia. Apesar de angustiado com o prolongamento da estiagem no Nordeste, para ele o período está sendo de “vacas gordas”. Ao longo de mais de 20 anos dedicados a essa atividade nunca foi tão procurado.
Para quem recebe vencimentos mensais de R$ 1.200,00 da Prefeitura de Quixadá na função de coordenador do Conselho de Defesa Civil Municipal (Condema), responsável pela Operação Pipa neste Município do Sertão Central do Ceará, suas habilidades em radiestesia estão auxiliando significativamente no orçamento familiar. Embora cobre apenas R$ 700,00 por cada serviço, do início de 2014 até os dias atuais ele já indicou mais de 50 poços em vários municípios do Ceará e até no Rio Grande do Norte.
Se por um lado “Seu Menino” está triste com a seca estendida nos três últimos anos, pelo outro está feliz em poder trazer do subsolo o alívio para muita gente. Ele garante acerto de 90 a 93% nas suas análises. Além de definir a profundidade das fendas ainda dá o diagnóstico da qualidade da água. Por conta dos resultados, enquanto as chuvas não voltam a banhar com abundância o Estado, a lista de pedidos na sua agenda só aumenta. “Às vezes a alegria vem para alguns nos momentos mais difíceis para outros. Se recebi esse dom, tenho que aproveita-lo”, ressalta.
Neste últimos 12 meses, além de Quixadá, terra a qual adotou como seu lar definitivo após chegar de sua terra natal, Aurora, na região do Cariri, “Seu Menino” realizou trabalhos com sua técnica exótica em Quixeramobim, Madalena, Ocara, Banabuiú, Morada Nova, Guaiúba, Maranguape, Caucaia, e Cascavel. Ainda segundo o radiestesista, a Prefeitura de Ibicuitinga lhe contratou para indicar o local de perfuração de 27 poços.
Mas foi em Boa Viagem que encontrou o seu mais recente desafio. Após o proprietário de uma fazenda na localidade de Pedra da guia, situada a pouco mais de 15Km do Centro da cidade gastar com a perfuração de 10 poços, sem encontrar água, contratando uma empresa com geólogo, por exigência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), foi nas mãos dele, indicando o local do 11º poço que o fazendeiro acabou encontrando água. “O poço deu vazão de 10.200 litros por minuto é a água é boa”, comentou feliz disponibilizando o seu telefone para outros interessados, (88) 9615 1593.

Veja a reportagem no Diário do Nordeste > Quem ganha dinheiro com a estiagem no Semiárido ? 

Empresa de Quixadá multiplica serviço em período de seca com escavação de Poço

Quixadá
No Centro do Estado, o empresário Francisco das Chagas Cândido Costa, mais conhecido como “Ticão” comemora a multiplicação do número de pedidos para perfuração de poços. Há mais de 15 anos ele se dedica ao ramo na região. Após não obter muito sucesso no comércio farmacêutico aceitou o convite do cunhado e sócio, Francisco de Assis Capistrano, o qual é geólogo. Eles investiram R$ 600 mil na compra dos equipamentos e não pararam mais.
“Ticão” não revela o lucro da sua empresa, a LA Serviços de Perfurações, mas garante ter ocorrido um aumento substancial com a estiagem prolongada dos últimos anos. Antes do quadro se agravar na região, da maioria dos açudes secarem, eles perfuravam em média 30 poços artesianos num mês. Agora a demanda chega a 60 poços, e tem gente aguardando na fila já que não há possibilidade de perfurar mais de três poços num único dia com uma única perfuratriz.
Conforme o empresário o tempo médio para a perfuração de um poço é de 5 horas. O custo é de R$ 100,00 por metro linear. A água acaba sendo encontrada numa profundidade de 60 a 80 metros. O gasto do cliente chega a R$ 8.000,00 somente na perfuração, mas quem preferir o serviço completo, incluindo a bomba e a rede elétrica, o custo chega a R$ 15 mil. Os interessados podem procurar financiamento no Banco do Nordeste do Brasil (BNB), apesar de haver demora de até 60 dias para liberação do dinheiro, acrescenta.
Veja a reportagem no Diário do Nordeste > Quem ganha dinheiro com a estiagem no Semiárido ?

Moradores de São Miguel se manifestam após paralisação de obra

Quixeramobim

A população do Distrito de São Miguel, em Quixeramobim, realizou nesta quarta-feira, 11, uma manifestação em defesa do retorno das obras de duplicação da parede do Açude de São Miguel, que estariam há quase um mês paralisadas.

A obra, que é uma antiga reivindicação da população local, iniciou no ano passado e terá um investimento total de R$ 1.189.915,90. Os moradores alegam que a construtora Transcol Transporte e Construção Cirele-ME, não teria recebido o repasse da Secretária dos Recursos Hídricos do Estado e por isso paralisou suas atividades. O caso está sendo acompanhando pelas autoridades locais.

Quixeramobim Agora

Ampliação da área patrimonial e melhorias da Escola Raimundo Marques

Quixadá
Compreendendo que a melhoria da infraestrutura reflete no processo de ensino e no processo de aprendizagem, o prefeito municipal, por ocasião de uma reunião no dia 10 de março na EEF Raimundo Marques, bairro São João sancionou um Decreto ampliando a área patrimonial da escola e autorizou melhorias para a Unidade Escolar.
Com certeza é uma ação que trará benefícios para a comunidade escolar e consequentemente um espaço mais poderoso.

A secretaria Municipal da Educação trabalha no processo licitatório para a conscientização da ação que deverá beneficiar diretamente a comunidade escolar. A previsão para conclusão do trabalho será para maio de 2015.

quinta-feira, 12 de março de 2015

O 4º Batalhão de Polícia Militar sediado em Canindé tem novo comandante

Canindé
O comando do 4º Batalhão de Policia Militar (BPM) sediado em Canindé e que atende a 19 municípios da Região dos Sertões de Canindé e Maciço do Baturité está com o Tenente Coronel Francisco Assis Azevedo de Sousa, promovido recentemente a patente militar.

O Tenente Coronel Natanael Cavalcante, que era o titular do 4º Batalhão assumiu o 7º BPM, sediado em Crateús. O 4ºBPM é composto por quatro Companhias, sendo responsável por 19 municípios nas regiões dos Sertões de Canindé e Maciço do Baturité. Ultimamente, o novo comandante estava atuando no município de Camocim.

Raimundinho poderá trocar “Canarino do Sertão” por "Tubarão da Barra"

Quixadá
Raimundo Vagner, o “Raimundinho” que levou o Quixadá a uma das melhores campanhas nos últimos anos poderá ser o novo comandante do Ferroviário na Série B estadual.

O Raimundinho conseguiu manter o canarinho do sertão na primeira divisão do campeonato cearense e com chances de jogar no brasileiro de 2016, formou uma super equipe cm uma das defesas mais trancadas e um ataque eficiente mesmo sem ter um estádio conseguiu realizar um trabalho invejável por outros treinadores.

O ferroviário sondou o técnico do Quixadá que respondeu a diretoria que primeiro tem o compromisso com o time do sertão central e depois poderá estudar a pro posta do tubarão da barra. O foco hoje é no guarani e no Ceará que são os próximos adversários que Raimundinho vai enfrentar pelo cearense. Após estes confrontos o treinador afirmou que ai sim pensa no Ferroviário por ser um dos grandes do estado e poder estudar a possibilidade de trocar o canarinho em lata pelo tubarão em baixa. 

Danilo Forte libera emenda de R$ 900 mil para ampliar capacidade hídrica de Milhã

Milhã
O prefeito Otacílio Macedo em viagem a capital brasileira traz na mala uma emenda parlamentar de R$ 900 mil concedida pelo deputado federal Danilo Forte (PMDB), candidato apoiado pelo prefeito e que tem compromisso com o povo milhanense.

O trabalho realizado no município em favor de Danilo Forte o elegeu com o maior número de votos, o apoio do prefeito foi fundamental para consolidar esta vitória no município. Danilo Forte que tem o compromisso de retribuir ao povo de Milhã a confiança depositada com obras que tragam a redenção hídrica para a população.

A ampliação do açude que atualmente tem capacidade de 1,2 milhão de metros cúbicos de água dependerá do projeto a ser aprovado pelo Ministério da Integração Nacional. “O açude vai ser aumentado, mas isso depende dos estudos. Vamos levar lá os geógrafos e vamos ver quanto vai se aumentar a capacidade do volume d’água”, informou o prefeito que esteve em Brasília acompanhado da secretária de Educação e primeira-dama do município, Érica Silva; do secretário-adjunto de Educação, Renier Moraes; e do advogado da prefeitura, André Macedo.

Na oportunidade, o prefeito Otacílio Macedo conseguiu, ainda, o agendamento de uma audiência através do parlamentar no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) onde tentará reiniciar a construção de uma escola municipal no distrito de Carnaubinha que, segundo ele, devido a um “desvio de recurso” da gestão municipal passada se encontra com as obras paradas.

Consorcio da saúde regional continua sobre a presidência de Cirilo Pimenta


Quixadá
O Consórcio responsável pela administração da Policlínica de Quixadá e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Quixeramobim, que são equipamentos de atendimento regional.

Integrado pelos municípios de Banabuiú, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole, o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Quixadá (CPSMQ), terá Cirilo Pimenta, prefeito de Quixeramobim, como presidente por mais dois anos.

Em votação realizada na manhã desta quarta-feira, 11, no Palácio da Abolição, com a presença dos prefeitos dos municípios que compõem o CPSMQ, do secretário da Saúde do Estado, Carlile Lavor e do chefe de gabinete do governador, Élcio Batista, o prefeito Cirilo Pimenta foi reeleito.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Programa Brasil Alfabetizado-PBA, realiza encontro pedagógico em Quixadá

Quixadá
O Programa Brasil Alfabetizado-PBA, voltado para alfabetizar os jovens, adultos e idosos realizou a reunião de planejamento das ações pedagógicas com a participação da Superintendente do setor Pedagógico.
Na manhã desta quarta-feira, 11, no auditório da Biblioteca Pública Padre Francisco Clineu foi realizado o encontro da equipe do PBA, com a participação da superintendente do setor Pedagógico, Técnicos da Secretaria Municipal de Educação e Professores coordenadores de turma do programa em Quixadá.
O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado - PBA, voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a municípios que apresentam alta taxa de analfabetismo, sendo que 90% destes localizam-se na região Nordeste.
Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.
Participem de nossas ações. Tragam as suas contribuições para o crescimento e para o fortalecimento da educação pública quixadaense.

Prefeito de Pedra Branca cumpre promessa de campanha e faz nova adutora

Pedra Branca
Os caminhões chegando com a esperança de agua na cidade tem chamado atenção dos moradores que comemoram o compromisso de Pedro Paraibano em construir uma nova adutora do açude Trapiá.

A obra terá um custo de R$ 7.633.469,25, recursos oriundos da FUNASA, garantidos pelo Senador Eunicio Oliveira (PMDB). O prefeito Pedro Paraibano cumpre o compromisso de substituir o antigo sistema de abastecimento da cidade previsto para atender 1.719 ligações, hoje esse número é de 7.086.

O prazo previsto de entrega são 360 dias contando da data do dia 09 de março quando foi autorizado a ordem de serviço. No dia seguinte as carretas com os canos entram na cidade e renovam a esperança de agua com qualidade nas torneiras da população. O Serviço de Abastecimento de Agua e Esgoto – SAAE agora passará a administrar com mais tranquilidade o abastecimentos nas residências da cidade.  

Polícia captura suspeito de assassinato de aposentado em Banabuiú

Banabuiú
Equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil capturam na tarde desta terça-feira, 10, um homem suspeito da autoria do homicídio do aposentado Francisco Matias de Oliveira, de 76 anos. A vítima havia sido encontrada morta na segunda-feira, 9, dentro da sua residência na localidade de Pedras Brancas, na zona rural de Banabuiú.
Familiares haviam informado à Polícia que recentemente a vítima havia recebido R$ 12 mil. O dinheiro não foi encontrado, por esse motivo acreditam que se tratou de um latrocínio, um roubo seguido de morte. Francisco Matias sofreu 10 perfurações à faca pelo corpo.
Policiais que participaram  da prisão do suposto autor do latrocínio, José Mauro Lima Salviano, 57 anos, informaram que ele foi localizado pelos policiais no Centro de Banabuiú. “Zé Mauro”, como é conhecido, trafegava na motocicleta Shineray de cor preta mencionada por testemunhas. Ao ser preso, confessou o crime e disse que estava escondido em um matagal. Ele não informou sobre o provável dinheiro pertencente à vítima.

Em Senador Pompeu dupla assalta agência dos Correios e foge de motocicleta

Senador Pompeu
Na tarde desta terça-feira, 10, por volta das 15 horas, dois homens armados invadiram e assaltaram a agência dos Correios de Senador Pompeu. Conforme informações da Polícia, a dupla surpreendeu os funcionários os quais foram obrigados a deitarem no chão e roubou o dinheiro dos caixas. Os criminosos fugiram numa motocicleta de cor preta.

O sistema interno de vídeo da agência registrou toda a ação dos assaltantes. Através delas a Polícia pretende identificar e prender os criminosos. Mesmo assim equipes da Polícia continuavam realizando diligências na região a procura da dupla. A gerência da unidade dos Correios não informou o valor roubado. No momento do assalto não havia mais ninguém na agência.

Casal morre em colisão entre motocicleta e automóvel na BR-020 em Madalena

Madalena
Um casal morreu na noite desta terça-feira, 10, num colisão entre uma motocicleta e um automóvel. De acordo com informações da Polícia o casal seguia pela BR-020 numa motocicleta quando colidiu com um Corolla que seguia em direção contrária. O choque entre os dois veículos foi tão violento que o corpo do motociclista e da sua garupeira ficaram mutilados. Ela teve inclusive as duas pernas decepadas.
De acordo com informações do 4º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Canindé, o acidente ocorreu por volta das 19 horas, no perímetro urbano de Madalena, no bairro Henrique Jorge. As vítimas foram identificadas como Valdery Oliveira Ribeiro, 54 anos e Maria Nilce da Silva, 46. O casal teve morte instantânea.

Ainda conforme informações da Polícia o motorista do Corolla permaneceu no local do acidente até a chegada da equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele foi submetido a exame etílico. O resultado foi negativo. Populares acrescentaram aos policiais rodoviários que o condutor da motocicleta realizou uma manobra brusca na malha viária da rodovia federal, provocando o acidente.

SINE/IDT agradece sugestão do Sertão Alerta de emitir boletins para a imprensa local

Quixadá
A gerente do SINE/IDT unidade de Quixadá, Adriana Rego, semanalmente envia a imprensa local boletins informativos de vagas para empregos no município.

Em entrevista ao Sertão Alerta Adriana Rego agradece a parceria e a sugestão de emitir os boletins informativos das vagas de empregos nos sites da cidade e emissoras de rádio, segundo a gerente o número de atendimento tem crescido sistematicamente após a sugestão do Repórter Cleumio Pinto que semanalmente vem cobrindo as ações desta unidade.

Esta semana além de vagas para a construção civil com a obra do Minha Casa, Minha Vida, tem oportunidades para Artesão de Couro 3, Atendente de Balcão 1, Babá 1, Cobrador Externo 1, Consultor de Vendas 2, Costureira de Maquinas Industriais 2, Emprego Doméstico 7, Gerente Administrativo 1, instalador de Antenas 1, Motociclista Entregador 1, Padeiro 1, Pizzaiolo 1, Representante Comercial Autônomo 1, Técnico de Informática 1, Vendedor de Consócio 1, Vendedor Porta a Porta 1

Interessados, comparecer na Unidade de atendimento do SINE/IDT (Rua Doutor Rui maia Nº 420), portando a carteira de trabalho, documento de identidade e CPF.


Município de Quixadá comemora “Dia Internacional da Mulher” com Ação e Beleza.

Quixadá
As mulheres de Quixadá comemoraram o dia Internacional da Mulher em passeata pelas ruas do centro e com atendimento na Praça José de Barros.
A Secretaria de Desenvolvimento Social através dos Centros de Referencias e Assistências Sociais – CREAS, Centro de Referência da Mulher, Secretaria de Saúde municipal, Senac, Hemoce e outros parceiros proporcionou uma manhã de alegria e embelezamento das mulheres.
Alunos e professores do Projeto Pronatec proporcionaram momentos de relaxamento as todas que estiveram no estande e receberam massagens deixando o seus corpos mais relaxados e revigorados. Outro estande disputadíssimo foi o do embelezamento cortes de cabelos estilizados, o Boticário realizou limpeza de pele e até maquiadoras profissionais trabalhavam deixando todas mais belas.

A Secretaria de Saúde em parceria com a Unimed atendeu a todas com exames rápidos de glicose, medição de pressão arterial e orientação sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. As profissionais do serviço social realizaram orientações e ainda acompanharam até o final as crianças e mulheres que se divertiram durante toda manhã. 

Agricultores de Aracoiaba recebem mudas de cajueiros-anão precoce

Aracoiaba
Nesta terça-feira, 10, foram distribuídas com os agricultores de Aracoiaba no Maciço de Baturité, mudas de cajueiro-anão precoce, a iniciativa beneficia famílias e produtores do município.
A Secretaria do Desenvolvimento Rural e a EMATERCE de Aracoiaba, distribuem centenas de cajueiro-anão precoce no Município.  Na manhã desta terça-feira (10/03), agricultores de várias localidades do município, receberam as mudas. A iniciativa beneficia famílias e produtores do município. 
A distribuição faz parte do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e a EMATERCE para impulsionar ainda mais a atividade agropecuária no município. Cada agricultor recebe em média 30 mudas de cajueiro-anão precoce. Segundo o Secretário do Desenvolvimento Rural, Helder Paz, o agricultor só tem a ganhar com a iniciativa de distribuição das mudas, uma vez que será possível utilizar a polpa do caju para a produção de sucos e doces, comercializar a castanha e aproveitar a casca para extração do óleo, fabricação de adubo orgânico e de ração para animais.

A distribuição das mudas continuará nos próximos dias, assim afirmou o Secretário Helder Paz.

Assassinato de mulher agora é crime hediondo

Quixadá
A Delegacia de Defesa da Mulher de Quixadá, inaugurada no final do ano de 2013 tem apresentado um número maior de denúncias, as mulheres sentem-se mais encorajadas pois tem o sigilo e uma Delegada para ouvir suas denúncias.

A Delegada Roseana Brasil afirmou a nossa reportagem que após a implantação da especializada o número de denúncias tem acrescido, segundo a titular as mulheres sentem-se mais seguras e confiantes certas de serem ouvidas e providências tomadas. O número de prisões motivados pela Lei Maria da Penha vem sendo a cada dia mais elevado.

Conforme dados da SSPDS, até o fim de 2014, ao menos 266 mulheres foram assassinadas em todo o Estado. O número supera a marca do ano de 2013, em que 214 vítimas registradas. Diariamente, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza recebe, em média, 100 denúncias. As pesquisas do Observem dão conta de que o Ceará ocupa, atualmente, o 6º lugar entre os estados onde mais morrem mulheres no País.

Com a aprovação da Lei que inclui entre os crimes hediondos o femicidio que é o assassinato de mulheres cometido em razão do gênero. Pela lei são consideradas razoes de gênero a violência doméstica ou familiar, e o menosprezo ou descriminação da condição da mulher. Com a classificação como crime hediondo impede que os acusados sejam liberados após o pagamento de fianças. A pena será acrescida de um terço caso a vítima tenha menos de 14 ou mais de 60 anos.

Lama obstrui túnel construído para ciclistas em Quixeramobim

Quixeramobim
A terra de Antônio Conselheiro vem crescendo nos últimos anos para todas as direções, a industrialização trouxe novos moradores que somaram-se e multiplicando a população que ao longo da CE-060 vem tornando-se mais presente.

O Distrito Industrial que fica do outro lado da CE-060, os funcionários que residem na cidade tem que cortarem a rodovia para acessarem as fabricas ou a suas residências no final da tarde. A grande maioria hoje utiliza motocicleta como transporte ou ainda bicicletas, após inúmeros acidentes ocorridos no trecho a Autarquia Municipal de Transito de Quixeramobim-AMTQ implantou semáforos para os veículos automotores e um túnel para os ciclistas e pedestres.

As chuvas que traz a alegria do homem do campo aos operários fabris traz transtornos, alagamento do túnel criado para facilitar a passagem e conter onda de acidentes no momentos de mais movimento. As chuvas traz a lama que se acumula na passagem não permitindo a utilização do túnel para acesso a fábrica. A alternativa que sobra é de passar sobre a rodovia disputando espaço com os veículos. 

terça-feira, 10 de março de 2015

Ônibus da Banda Garota Safada tomba e deixa quatro feridos gravemente

São Luiz do Curu
Um acidente na madrugada desta terça-feira, 10 , na BR-222 , em São Luiz do Curu, a 79 km de Fortaleza o ônibus da Banda Garota Safada tombou deixando cerca de 18 pessoas feridas com quatro em esta grave.

Segundo informações da Policia Rodoviária Federal que compareceu no local o coletivo tombou sem ter colidido com nenhum outro veículo. A empresaria da Banda informou que estariam se dirigindo a cidade de Luzilândia no estado do Piauí para um show nesta terça-feira, o show foi cancelado.

O Cantor Wesley Safadão não viajava no ônibus, apenas sua equipe de trabalho. Quatro dos componentes que tiveram ferimentos mais graves foram socorridos para o Instituto José Frota em Fortaleza, outros feridos foram encaminhados aos hospitais de Umirim, Itapipoca e São Gonçalo do Amarante.

A produção da Banda Garota Safada encontra-se no local dando total assistência aos feridos no acidente. A Policia Rodoviária Federal presente ao local acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, Corpo de Bombeiros que prestaram todo atendimento aos componentes da banda que ficaram feridos. 

Incidências de raios assusta moradores de Ibaretama que comemora cheia do Rio Pirangi

Ibaretama
Neste final de semana (7,8) foram registrados pelo Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas da Coelce 6.783 raios em todo o estado do Ceará.

No Sertão Central a cidade de Ibaretama registrou 296 incidências de raios, chuvas tem caído com mais intensidade no município e com isso o maior registro dos raios na cidade. Em Morada Nova o maior registro com 541 raios somente neste final de semana.
As chuvas além de trazerem esperança para o homem do campo trouxeram novamente no distrito de Pirangi na zona rural de Ibaretama a queda d’agua no rio, atraindo diversos curiosos pela beleza no volume aumentado com as chuvas dos últimos dias.  Em Quixadá a duas semanas no distrito de Juá um açude chegou a romper sua parede com uma grande precipitação que banhou todo o distrito.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Encapuzados levam celulares de adolescentes em Custódio na Zona Rural de Quixadá

Quixadá
A chegada da telefonia móvel na zona rural de Quixadá proporcionou aos jovens a acessarem as redes sociais, a partir de seus aparelhos modernos havendo uma maior interação entre os jovens.

Diariamente são registrados por universitários roubos de aparelhos de celular na cidade principalmente na periferia. Agora os ladrões estão atuando nos distritos que possui pouco policiamento facilitando a ação criminosa dos bandidos.

No início da tarde desta segunda-feira, 09, no Distrito de Custódio 03 elementos encapuzados em um veículo escuro abordaram dois adolescentes na estrada que liga a sede do distrito. O fato ocorreu nas proximidades da EEF José Martins Rodrigues quando os meliantes levaram os aparelhos de telefone. A Polícia foi acionada, compareceu ao local, colheu informações e diligenciou na região, sem êxito de localizar os acusados. 

Quixeramobim tem tarde trágica com dois assassinatos a bala

Quixeramobim
Após Jaguaretama, Quixadá e por último Morada Nova agora aconteceu na cidade de Quixeramobim, dois homicídios em um mesmo dia.

Dois assassinatos foram registrados na tarde desta segunda-feira 09, o primeiro ocorreu no bairro Conjunto Esperança. Um homem identificado como sendo Antônio Ivan da Silva, 38 anos, foi assassinado quando se deslocava para pegar a esposa no trabalho, segundo o perito criminal Adriano Araújo, o corpo apresentou três perfurações nas costas. 

A segunda vítima de homicídio foi Manoel de Souza, 38 anos, também atingido por três disparos conforme o perito Adriano Araújo, residia no Sítio Rosário, Distrito de São Joaquim, município de Senador Pompeu. O crime ocorreu há três quilômetros de distância da localidade de Parada Mil, no trecho que dá acesso ao Distrito de São Miguel.

O Delegado Municipal de Policia Civil, Salviano de Pádua, ficará juntamente com sua equipe ao encargo de esclarecer o dois homicídio ocorridos na tarde desta segunda-feira, 09, em Quixeramobim.

Em Quixeramobim são cavados poços para abastecer a cidade.

Quixeramobim
A estiagem no estado tem levado os prefeitos a procurarem alternativas para abastecer os municípios que estão sofrendo com a falta de desabastecimento de água.


Em Quixeramobim através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto juntamente com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, começou a realizar estudos para a cavação de poços que devem abastecer a cidade de Quixeramobim. Seis comunidades do Distrito de Lacerda, zona rural de Quixeramobim, estão sendo abastecidas por um poço profundo perfurado pelo SAAE.

Duas equipes da Prospectus Nordeste, empresa especializada em estudos do solo, estão na cidade realizando estudos para localizar fissuras onde possam ser cavados os poços. Segundo o geólogo Irabson Mota, a empresa tem 90% de acerto, onde detecta a fissura. O mesmo comentou que a previsão é que a água seja de qualidade. 

Segundo Ronilson diretor do SAAE serão cavados 20 poços que servirá para abastecer a cidade de Quixeramobim. “Nossa intenção é localizar esses poços e com uma boa quantidade de Água, iremos fazer o tratamento e jogar essa água na rede do SAAE”, comentou. Ronilson também disse que os poços serão cavados em pontos estratégicos da cidade. 

Açude Inteligente da Barra do Bento em Canindé começa a sangrar

Canindé
No início da noite desse domingo, 08/03 fomos informados pelo engenheiro agrônomo José Maria Pimenta Lima, que o açude inteligente construído pela Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, no ano de 2009, na comunidade de Barra do Bento, distante 25 da sede do município de Canindé, região do sertão central está sangrando. Segundo Zé Maria Pimenta, nessa segunda-feira estará chegando a Fortaleza, equipe de jornalistas do Portal de Notícias do UOL, vindo de São Paulo, para produzir reportagem na comunidade de Barra do Bento, destacando o transbordamento do reservatório, com capacidade para acumular um milhão de metros cúbicos.


A política pública de construção dos açudes inteligentes no estado do Ceará foi uma iniciativa, do engenheiro agrônomo José Maria Pimenta Lima, quando na presidência da Ematerce. Atualmente existem cerca de 100 açudes construídos nos municípios de Canindé, Madalena, Quixeramobim e Piquet Carneiro. No Ceará, conforme José Maria Pimenta existem milhares de localidades que poderiam ser contempladas com a construção dos açudes inteligentes. Além de matar a sede do ser humano e dos animais, também serviria para produzir alimentos por meio da irrigação moderna, constituindo-se numa grande alternativa de convivência com a estiagem no semiárido Nordestino.

Jornalista Crisanto Teixeira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...