Pages

sexta-feira, 26 de junho de 2015

"O GATO PRETO" > Elenco conta bastidores do filme antes da exibição especial em Quxiadá

Quixadá
A Van-Premier do filme “O Gato Preto” do quixadaenses Clébio Viriato Ribeiro, acontece na noite desta sexta-feira, 26, o elenco da película pela manhã concedeu entrevista coletiva a imprensa local demonstrando a felicidade de conseguir passar para a tela uma história mística e bonita. A van-premier acontece às 20:00 desta sexta-feira, 26, na Praça Glaydson Martins (Praça da Cultura).

O diretor e produtor, Clébio Viriato, trouxe para a tela uma das lendas que aconteceu de verdade nos anos 70 na cidade de Quixadá, e mesclou com o misticismo dos ciganos, trazendo alegria, festa e muita emoção. Um filme que mostra o sertão diferente, sem fome, sem miséria e com belas paisagens e um lindo enredo que encanta a todos após a exibição.


A emoção do elenco em contar os bastidores do filme onde teve sua idealização no ano de 2009 e somente agora em 2015 ficou pronto. No elenco artistas consagrados do cinema nacional como Emiliano Queiroz, Elke maravilha e Jane Azeredo, a atores consagrados no cinema como Alexandre Mandarilo e Eduardo Dascar, a atriz de teatro Katiana Monteiro participou e revelou que foi uma experiência fenomenal.


A protagonista da história que vive a personagem de Mariana é a estreante do cinema, Cassia Roberta, cearense de São Benedito. Cassia conta que sua participação do filme teve todo um misticismo desde seu teste que foi a última a participar e ganhou o papel principal. Durante os sets conheceu a “Terra dos Monólitos” e ficou encantada com tanta beleza além de ter sua primeira experiência em um filme fascinante e intrigante.


A rede social é a ferramenta utilizada pelo diretor Clébio Viriato, em suas seleções, compartilhamentos de material com os artistas e até marcação de teste. Alexandre Mandarilo diz que conheceu Clébio ainda pelo Orkut e com a chegada de novas redes e mais modernas melhorou o diálogo com o mesmo. O experiente Emiliano Queiroz afirma que este filme feito por um talento cearense, o Clébio Viriato e ainda por cima com cerca de 90% da equipe todos conterrâneos, foi a realização de um sonho participar no Ceará de um filme cearense.

 PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

PMDB de ARACOIABA > Dona Bill mãe do Wesley Safadão assume o comando e é pré-candidata

Aracoiaba
O Partido do Movimento Democratico Brasileiro-PMDB, por ser  o maior partido do  país e no Ceará passa por uma reestruturação onde pretende lançar candidatos a prefeito em todos os municipios cearenses e conseguir eleger também para o legislativo o maior numero de vereadores.

Em Aracoiaba, a vice –prefeita, Maria Valmira Silva, assume o partido em Aracoiaba, aliada do senador Eunicio Oliveira, com sua entrada a sigla passa por uma assepcia na cidade. Sua candidatura no próximo pleito a chefia do executivo pode contar como certo e com apoio de lideranças do maciço.


Dona Bill como é populamente conhecida já execerceu o cargo de vereadora e hoje é vice-prefeita. È també quem cuida da carrreira do filho Wesley Safadão. Neste Sabado deve participar do encontro regional que acontece em Quixadá com a presença do presidente estadual o Senador Eunicio Oliveira entre outras lideranças do Sertão Central e Maciço do Baturité. 
PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

CARTÓRIO ELEITORAL > Prefeita recebe o primeiro título emitido em Ocara

OCARA
O primeiro título de eleitor emitido pelo Cartório Eleitoral de Ocara – 106ª Zona Eleitoral, foi emitido em nome da Prefeita Vânia Clementino Lopes. Após o convite a iniciar o processo de recadastramento biométrico no seu município.
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará- TER-CE, inaugurou na manhã desta última quarta-feira, 24, com a presença do Presidente, Des. Abelardo Benevides Morais e da Vice-Presidente e Corregedora, Des. Maria Nailde Pinheiro Nogueira, onde também foi dada posse ao juiz eleitoral da 106ª ZE, Erick Omar Soares Araújo e a promotora Helga Barreto Tavares. 

Para a prefeita Vânia, o Cartório Eleitoral de Ocara é um sonho que se concretiza, trazendo mais comodidade aos cidadãos. “A partir de agora os eleitores ocarenses que desejam tirar o título de eleitor pela primeira vez, ou mesmo aquele que já vota e precisa alterar seus dados, transferir o título ou tirar a segunda via não mais precisarão se deslocar ao município de Aracoiaba”, comemora a prefeita. 
PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

CARRO PIPA > Quixadá recebe o reforço de mais dois caminhões beneficiando 17 comunidades.

Quixadá
O abastecimento da zona rural com a operação pipa nesta cidade do Sertão Central, recebeu um reforço de mais dois carros passando a atender mais 17 comunidades que sofrem com a estiagem.

Segundo o Coordenador da CONDEC, Rivaldo Leite, a luta para conseguir este aporte no abastecimento foi muito grande, a população sofrida que não tendo de onde conseguir agua para o consumo comemorar esta conquista, Rivaldo ainda afirmou que informou aos responsáveis pela operação que a comunidade de São Bernardo já estava prestes a fechar a rodovia par sensibilizar as autoridades.



O município que tem sua sede abastecida pelo açude Pedras Branca, tem hoje 65 carros pipas atendendo todo o município. O sertanejo acredita ainda que venha chuvas e reza para que no próximo ano seja de inverno voltando a ter os açudes com agua suficiente pelo menos para o consumo é o que pensa o Sr. Raimundo Lima do distrito de Custódio. 

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Em BANABUIÚ > Pescadores comemoram alevinos no açude Pedras Branca

Banabuiú
Com a estiagem que vem atingindo todo o estado, e no Sertão Central não é diferente, diversos municípios que passam por dificuldades em abastecer a população com carros pipas e rezando por chuvas os pescadores do açude Pedras Brancas na zona rural de Banabuiú na semana em que se comemora as festas do padroeiro, São Pedro, comemoram a ação da Secretária de Pesca do município.

A Secretaria de Pesca na pessoa de seu Gestor, Raimundo Nonato em parceria com o Departamentos Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS, no abastecimento do açude com mais de cem mil alevinos de “Cara Tilápia”, trouxe a alegria para os pescadores que compreendem a maioria dos moradores do distrito.


O presidente da Associação dos Pescadores do Açude Pedras Branca, Antônio Sergio, tem uma preocupação em especial, a pesca predatória em que pescadores de outros municípios realizam ao longo do açude, O secretário Raimundo Nonato afirma que uma equipe de fiscais está sendo formada para garantir a subsistência dos pescadores nas aguas do Pedras Branca.



O açude Pedras Branca hoje, tem uma vazão de 120 litros por segundo, é o responsável pelo abastecimento de Quixadá. As festas do padroeiro serão encerradas no próximo dia 28 com uma grande festa dos pescadores comemorando a garantia de trabalho nas aguas do Pedras Branca.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694 

Sem acordo para aprovar anistia aos agricultores na proposta da “desoneração”, Danilo Forte tentará aprovar emenda em MPs

Brasília
Sem acordo para aprovar uma emenda que anistia as dívidas de 2013 e 2014, de até R$ 50 mil, contratadas pelos agricultores prejudicados pela estiagem no Projeto de Lei (PL) 863/15 que retira a “desoneração” da folha de pagamento de algumas empresas, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) anunciou nesta quinta-feira, 25, que tentará aprovar a iniciativa nas Medidas Provisórias (MPs) 677 e 678 publicadas esta semana pelo governo. A proposta do parlamentar abrange os empréstimos contraídos no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf).

A Ideia agora do peemedebista cearense é incluir o perdão das dívidas de até R$ 50 mil, contraídas em 2013 e 2014, dos agricultores “pronafianos” prejudicados pela seca nas MPs 677 e 678. A MP 677 cria o Fundo de Energia do Nordeste (FEN), em que – aliás – o parlamentar já foi indicado pela liderança do PMDB da Câmara como membro titular da Comissão Mista que analisará a medida. Já a MP 678 permite a substituição das licitações pelo Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para realizar obras, ações e serviços no âmbito da segurança pública.


“Eu venho a este microfone (do plenário), porque ontem, na votação da questão das desonerações, havia um acordo, principalmente com os líderes de partidos que são nordestinos, que nós pudéssemos apresentar conjuntamente uma emenda para solucionar o problema dos pequenos e dos micro produtores rurais do Nordeste brasileiro. (E) Diante do encaminhamento dado ontem, com relação a esse projeto de lei, em regime de urgência, das desonerações, com relação a esses destaques, a essas emendas, que inclusive foram assinadas (pelos líderes) que subscreveram um projeto meu, eu gostaria de pedir a V.Exa. o apoio para que, nas MPs que ainda têm prazo de emenda em aberto, seja aceita essa aglutinativa, no sentido de resolver um problema familiar que tem colocado inclusive pessoas honradas de bem numa situação de indignação”, discursou Danilo.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

quinta-feira, 25 de junho de 2015

TENTATIVA de HOMICIDIO > Cobrador é atingido por tiro de espingarda 12 na zona rural de Choro

Choro
Deu entrada na manhã desta quinta-feira, 25, no hospital Eudasio Barroso de Quixadá um cobrador ferido com arma de fogo.
Um cobrador, ao sair de casa foi surpreendido por dois elementos que o atingiu no ombro direito com um disparo de espingarda calibre 12, segundo o mesmo ao tentar sair de sua residência na localidade de pinheiro, em sua motocicleta dois meliantes tentaram contra sua vida. Após atingirem o mesmo fugiram sem deixar rastro.

Após o atendimento médico o cobrador foi liberado e seguiu para a delegacia Regional de Policia Civil para registrar a tentativa de homicídio.
PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

‘DIÁLOGOS CULTURAIS” > Guilherme Sampaio dialoga em Quixadá com artistas e entidades.

Quixadá
O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 24/6, em Quixadá, com secretários de Cultura de 13 municípios da região dos Sertões de Quixeramobim e com os prefeitos de Piquet Carneiro, Expedito Carneiro, presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), e Risoleta Moreira, de Deputado Irapuan Pinheiro. Na reunião Guilherme Sampaio apresentou uma série de ações da Secult que beneficiaram municípios da região, além de novos projetos e editais da pasta, dos quais as cidades poderão participar. 


Quanto ao Memorial Cego Aderaldo que recebeu representantes de diversas entidades que tem interesse em participar das atividades no centro cultural em que o Guilherme afirmou que o memorial será para atender as demandas culturais e artísticas não só da cidade mas também da região. Segundo o Secretário todos sintam–se em casa com a abertura do equipamento que deve acontecer nos próximos 120 dias.


Os representantes de entidades e representativas das artes, cultura e letras explanaram para o gestor cultural as suas necessidades no espaço e como cada um destes grupos poderiam participar das atividades no local. O presidente da Academia Quixadaense de Letras-AQL, João Eudes Costa lembrou da importância de Cego Aderaldo e do potencial cultural que existe na cidade podendo ser explorado e apresentado aos que nos visita.

O Secretário recebeu sugestões dos representantes, das autoridades, participou do “Diálogo Cultural” com os secretários municipais e ainda com os artistas copilando tudo o que foi apresentado e deverá após uma avaliação decidir quais as ações que serão implementadas em Quixadá bem como na região. 
PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

MENIGITE na CADEIA > Equipes médicas realizam bloqueio na unidade prisional de Quixadá

Quixadá
Secretaria de Saúde de Quixadá e Secretaria de Justiça estiveram realizando ações na Cadeia Pública para bloquear um possível vírus do Meningite, um dos detentos encontra-se com suspeita internado no Hospital São José na capital cearense.
Uma crise virótica atingiu mais de 40 presos da cadeia pública de Quixadá, foi solicitado a Secretária Brenda Calixto pela direção da casa de detenção um apoio para atender aos atingidos pela virose. Uma área da Unidade de Pronto Atendimento-UPA foi reservada para receber os atingidos pela virose, o médico detectou em um dos examinados apresentou sintomas que levam acreditar que seria sintomas de meningite.
A Secretaria de Saúde do município iniciou um trabalho de bloqueio e em seguida uma equipe foi enviada pela Secretaria de Justiça, o atendimento aconteceu por todo dia chegando ao final da tarde com 72 atendimentos, o médico afirmou que a população carcerária e a do bairro onde fica a unidade prisional deve ficar tranquila pois todas as providencias foram adotadas na área.

Segundo o médico Gerardo Portela da Secretaria de justiça todos os detentos examinados foram diagnosticados apenas com virose e após serem medicados retornaram as suas unidades prisionais.  
PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

quarta-feira, 24 de junho de 2015

PROJETOS de LEI > Plano de Cargo e Careira e concurso para mais de 700 vagas em Quixadá

Quixadá
O prefeito João Hudson estará enviando para apreciação do legislativo municipal Projetos de Lei para concurso público e o Plano de Cargo de Carreira. Após 20 anos o prefeito vem reconhecer a valorização dos servidores e preencher setores públicos com funcionários efetivos.
Depois de uma longa espera dos funcionários públicos, cerca de 20 anos, finalmente o chefe do executivo elabora a lei em conjunto com o Sindicato dos Servidores Públicos que foi convidado para juntos contribuírem com esta grande conquista dos servidores, o Plano de Cargos e salários.

Junto com este projeto segue um outro que após avaliação e levantamento de necessidades das secretarias municipais, será lançado edital para concurso público com mais de 700 vagas e com previsão que aconteça dentro de 120 dias após a aprovação por parte dos vereadores.
PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694 

DANILO FORTE > É indicado como membro titular da Comissão Mista que analisará a MP que cria Fundo de Energia do NE

Brasília
O líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani (RJ), indicou nesta última terça-feira, 23, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) como integrante titular da Comissão Mista do Congresso Nacional que analisará a Medida Provisória 677/15 que cria o Fundo de Energia do Nordeste (FEN).

A MP era uma promessa do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, e do governo federal desde o último mês de abril. A iniciativa oferece ao Nordeste um fundo de até R$ 20 bilhões que promete garantir o fornecimento e a distribuição de energia na região. Os recursos serão disponibilizados por instituição financeira oficial e terá a participação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF).


O objetivo da MP é o de baratear o custo da energia para os médios e grandes consumidores nordestinos. Com a iniciativa, o governo pretende evitar o fechamento de postos de trabalho. A MP que desde a sua publicação já tem vigência visa resolver um imbróglio com a CHESF que não renovará os atuais contratos de fornecimento de energia, ao custo mais baixo, a partir de agosto.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Em QUIXERAMOBIM > Duas vítimas fatais e cinco feridas em acidente automobilístico

Quixeramobim 

Acidente automobilístico na zona rural de Quixeramobim com vítimas fatais, o sinistro ocorreu na CE-060 , na manhã desta quarta-feira, 24, outras cinco pessoas feridas.

 


Conforme informações da Autarquia Municipal de Transito, as vitimas fatais seguiam em um Fiat Pálio de placas HWO 8085, com inscrição de Quixeramobim, para a Vila de São Miguel, quando o condutor de um Fiat UNO de placas NOG 1478, com inscrição de Aracati, que seguia em sentido contrário, perdeu o controle do automóvel vindo a colidir frontalmente com o outro veículo.


Na colisão duas senhoras identificadas como sendo Antônia Verçosa da Rocha, 74 anos, e Irene Pinheiro Amâncio, 53 anos, foram socorridas em estado grave mais não resistiram aos ferimentos e vieram a óbito.


O condutor do veículo, identificado como sendo Antônio Cirdes da Rocha, 41 anos, ficou preso às ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros de Quixeramobim com suspeita de fraturas nas pernas. Um passageiro de 53 anos, identificado como sendo irmão do motorista, foi socorrido com escoriações pelo corpo. O motorista do Fiat Uno, juntamente com duas passageiras, foram socorridas para o hospital Regional de Quixeramobim com suspeita de fraturas pelo corpo.  Segundo informações repassadas pelo condutor, o mesmo seguia da cidade de Parambu com destino a Aracati.

MENINGITE NA CADEIA > Detento é transferido com meningite em Quixadá

Quixadá
A Secretaria de Saúde de Quixadá confirmou um caso de meningite na Cadeia Pública local. O detento já está internado no Hospital São José, na capital cearense. O diagnóstico preliminar da doença foi constatado quando ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) desta cidade do Centro do Estado. A divulgação ainda não é oficial porque o resultado do exame ainda está sendo aguardado, mas o médico do Hospital São José apontou como positivo e determinou a internação do paciente.

A secretaria municipal de Saúde, Brena Calixto, informou que além do detento internado em Fortaleza outros 39 presidiários também foram assistidos pelo médico da UPA. Eles estavam se queixando de dores pelo corpo, mas o diagnóstico foi de virose. 

A direção da Cadeia Pública estava aguardando o resultado do exame do interno encaminhado a Fortaleza. Todavia, diante do quadro de risco, as visitas dos parentes nesta quarta-feira, 24, devem ser interrompidas para isolamento da doença e imunização dos outros detentos. Os agentes penitenciários e policiais militares que atuam na segurança da cadeia também receberão medicamentos. 

Uma equipe da Secretaria de Saúde de Quixadá vai iniciar os trabalhos de isolamento da unidade penitenciária nesta manhã. Todos os internos que tiveram contato direto com o detento transferido para Fortaleza receberão os primeiros atendimentos. Dois médicos, um deles infectologista, e duas enfermeiras, vão realizar os trabalhos de isolamento e reavaliar os diagnósticos.


Os 40 internos examinados na UPA de Quixadá haviam sido transferidos recentemente da Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) de Caucaia onde ficaram recolhidos por aproximadamente 120 dias, por determinação da Justiça, enquanto a unidade prisional desta cidade do Centro do Estado estava sendo reformada.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

CONSELHEIRO TUTELAR > Candidatos iniciam a disputa com prova de conhecimentos

Quixadá
Os conselhos tutelares estão em pleno processos eleitorais para a aprovação popular dos seus membros, o comando dos próximos quatro anos, até o final de 2020.

Em Canindé estiveram se habilitando a preencher as vagas somente nove candidatos que conseguiram atingir o resultado positivo. A divulgação foi feita, na última quarta-feira (17), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) CMDCA de Canindé. 


Já em Quixadá dos 16 inscritos apenas 7 foram aprovados para concorrerem a eleição no pleito eleitoral. A disputa passa a ser bastante acirrada na cidade e nos distritos que recebem os candidatos em campanha buscando o convencimento dos eleitores.          

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

terça-feira, 23 de junho de 2015

INCÊNDIO em QUIXADÁ > Comandante dos bombeiros enaltece o envolvimento dos pipeiros

Quixadá
Comandante do Corpo de Bombeiros de Quixeramobim, Major Naum Mauricio, em entrevista ao repórter Paulo Simião enalteceu o desempenho dos pipeiros no combate ao incêndio no centro de Quixadá no último domingo, 21.


Segundo o Major Mauricio a cidade está desprovida de hidrantes na área comercial, o que dificulta o trabalho de socorro nestes sinistros que tem acontecido na cidade. Aproximadamente 100 pipas foram utilizadas no combate às chamas e rescaldo do prédio, os voluntários que durante todo o dia estiveram presentes com seus carros e em algumas vezes com motores jogando a agua no fogo. 

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694


CEO de BATURITÉ > Avaliado como um dos 15 melhores do país

Baturité
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Baturité, um dos seis complexos regionais do Ceará, está entre os 15 de todo o País com melhor avaliação de desempenho, feita pelo Ministério da Saúde, conforme publicação no Diário Oficial da União no último dia 3 de junho. O CEO regional também está participando do processo de certificação de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Essas divulgações foram feitas nesta segunda-feira, 22, durante uma reunião do Consórcio Público da Região de Saúde de Baturité, que faz a gestão do CEO e da Policlínica regional.


O CEO de Baturité, que recebe o nome do Dr. José Marcelo de Holanda, também busca a melhoria nos sistemas de informação de regulação para agendamentos de pacientes. Essa foi uma das propostas apresentadas na reunião do Consórcio. Na valorização e formação dos profissionais, a proposta foi de ampliação da oferta de cursos de qualificação para as equipes do CEO. Foi também pontuada a melhoria salarial dos profissionais cirurgiões-dentistas.


Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (SESA) o CEO regional de Baturité já realizou 69.955 atendimentos em cinco anos de funcionamento, fez 43.225 radiografias e instalou 7.601 próteses. O complexo odontológico é mantido com recursos do Governo do Estado e pelos oito municípios que integram a 4º Região de Saúde - Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti - tendo mais uma terceira fonte de recursos para o custeio, que é o Ministério da Saúde.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

OCARA e CARIDADE > TRE-CE inicia o processo de rezoneamento eleitoral

Ocara
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará iniciará, nesta quarta-feira, 24/6, o processo de rezoneamento no Estado do Ceará, com a instalação de zonas eleitorais nos municípios de Ocara e Caridade.

A cerimônia de instalação das duas zonas eleitorais acontecerá às 10 horas, no novo Cartório Eleitoral da 106ª ZE, em Ocara, e, às 15 horas, no Cartório da 111ª ZE, em Caridade, tendo à frente o presidente do TRE-CE, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, e a vice-presidente e corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Para que os trabalhos de instalação das duas zonas eleitorais fossem viabilizados, desde o último dia 15 até 30 de junho, foi interrompido o atendimento aos eleitores dos municípios envolvidos – Ocara, Meruoca, Caridade, Paramoti e Frecheirinha – que deverá ser retomado a partir do dia 1º de julho, com o início do recadastramento biométrico (ordinário) nas duas zonas eleitorais.

O chamado Rezoneamento trará impacto imediato em 9 municípios (Groaíras, Meruoca, Frecheirinha, Porteiras, Cariús, Itapiúna, Farias Brito, Mulungu e Marco), que deixarão de ser sede de zona, e em outros 9 municípios (Horizonte, Amontada, Eusébio, Itarema, Itaitinga, Caridade, Paraipaba, Ocara e Banabuiú), que passarão a ser sede de zona eleitoral. Além dessas mudanças, Itapipoca perderá uma zona eleitoral (ficará apenas com uma), para o município de Caucaia, que passará a contar com 3 zonas eleitorais). Outros municípios-termo também serão envolvidos no processo de rezoneamento do TRE-CE.


Fonte: TRE Ceará

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694 

CURSO DE MEDICINA > Quixeramobim aguarda visita do MEC

Quixeramobim
A equipe técnica do Ministério da Educação – MEC, estará no próximo dia 10 de julho visitando o município para analisar as condições técnicas  para a implantação do Curso de Medicina na cidade.“Estamos esperando uma comissão do Ministério da Educação para implantação de nosso curso de medicina. Dia 10 de julho vamos receber essa comissão. Vamos ter uma reunião já na quarta-feira, 24, com o pessoal da saúde e representantes da sociedade civil para organizarmos o recebimento destas pessoas que vem do Ministério para definir, se Deus quiser, de uma vez por todas, a implantação do curso aqui no município”, disse Cirilo .



Sugestão de Reportagens: 88 968 6 6694 Tim – 88 8849 5444 OI – 88 9233 8777 Claro. O Sertão Alerta é o seu portal do Sertão Central. Inclua entre os seus links favoritos. VC no whatsapp 88 9686 6694


ADUTORA > Ibicuitinga ganha R$ 7 milhões do Plano de Convivência com a Seca do Governo do Estado

Ibicuitinga
Após anos difíceis com a estiagem que vem atingindo o município, o fechamento das aguas do rio Banabuiú deixando a população sem abastecimento. O prefeito Anilton Maia assinou um termo juntamente com o ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi e o Governador Camilo Santana garantindo os recursos no valor de R$ 7 milhões para a obra. 

O Plano de Convivência com a Seca do Governo do Estado do Ceará anunciado por Camilo Santana e o Ministro da Integração Nacional Gilberto Occhi em um total de R$ 164 milhões para ações de abastecimento d’água e outras ações de convivência com a estiagem. Dos R$ 49 milhões que foram para adutoras, R$ 7 milhões são para Ibicuitinga. 
PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

segunda-feira, 22 de junho de 2015

INCÊNDIO em QUIXADÁ > Após a noite de terror o dia seguinte

Quixadá
O incêndio que destruiu duas lojas neste domingo, 21, no Centro de Quixadá, foi criminoso. Essa foi a informação passada à Polícia pelo proprietário dos dois estabelecimentos comerciais situados na Rua Francisco Enéas de Lima, Gebson Freitas. Segundo ele, ainda na madrugada uma das portas da Casa Freitas, um dos seus estabelecimentos comerciais, foi arrombada. Como os malfeitores não encontraram nenhum dinheiro atearam fogo no caixa. Alguns vizinhos confirmaram ter ouvido barulhos nas portas das lojas situadas naquela rua. A Polícia Civil deverá realizar investigações.


Ainda na manhã desta segunda-feira, 22, um veículo pipa utilizado no município do PAC  continua  no rescaldo da área atingida pelo fogo. Somente após a liberação dos Bombeiros Militares será possível fazer os levantamentos dos prejuízos, entretanto o comerciante avaliou preliminarmente perdas superiores a R$ 1 milhão. Quando o fogo estiver definitivamente controlado e não houver mais riscos para os vizinhos ele pretende registrar Boletim de Ocorrência e solicitar investigação policial. Confirmada a possível ação criminosa poderá ingressar na Justiça solicitando o ressarcimento dos danos. As lojas não possuem seguro contra incêndio.


Uma multidão de curiosos ainda se formava na esquina com a Rua Basílio Pinto para observar os estragos provocados pelo fogo. Carros-pipa também circulavam levando mais água para resfriar o interior das lojas afetadas. Uma fumaça tóxica ainda era observada saindo dos prédios. Um deles teve a sua fachada rachada pelo calor. As equipes de segurança vão realizar vistoria para avaliar se corre risco de desabamento. Para evitar acidentes o público é orientado a não circular pela frente das lojas incendiadas.



Conforme o comandante da 4ª Seção de Bombeiros Militares, major Naum Maurício, houve dificuldades para controlar e eliminar os focos de fogo porque havia muito material inflamável dentro dos estabelecimentos atingidos, incluindo plásticos, tintas, solventes e carbureto. A colaboração dos carros-pipa e das dezenas de voluntários foi essencial para evitar que o fogo se alastrasse por todo o quarteirão. Ele acrescentou que além da equipe de Quixeramobim as Seções de Bombeiros de Limoeiro do Norte, Horizonte e Maracanaú participaram da operação de combate ao incêndio em Quixadá.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...