Pages

sábado, 9 de maio de 2015

Dia de mobilização vacina contra gripe e sarampo em todo o Ceará

Quixadá
A Secretaria Municipal de Saúde de Quixadá, iniciou no último dia 04 de maio, a 17ª Campanha de vacinação contra a influenza. O Dia de Mobilização Nacional da Vacinação contra a gripe acontece neste sábado, 9 de maio. A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem a meta de imunizar no Ceará no mínimo 80% da população de 2 milhões de habitantes dos grupos prioritários.

Devem se vacinar crianças de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, idosos a partir dos 60 anos, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em todo o Estado serão mobilizados 28.180 profissionais e 1.800 veículos terrestres para a vacinação em 2.394 postos fixos, 1.200 postos volantes, unidades de saúde com salas de vacina, instituições de idosos, hospitais e domicílios.

Durante a mobilização também serão vacinadas contra o sarampo as crianças de 6 meses a menos de 5 anos com esquema de vacinação incompleto e, nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga, a população na faixa etária de 5 a 29 anos que ainda não se vacinou.
A vacinação complementar contra o sarampo no dia de mobilização nacional da vacinação contra a influenza faz parte da mobilização convocada pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, para a interrupção do surto e erradicação da doença no Estado.


E o Governador Camilo Santana destacou que o Ceará já está se livrando do sarampo, e a ideia é intensificar a vacinação e as ações principalmente nos municípios onde houve maior número de casos.

Segue abaixo a relação de postos volantes para vacinação:
- Quartel do 9º Batalhão da Polícia Militar de Quixadá.
- Creche João e Maria
- UBS Dr. Everardo Silveira (Campo Velho)
- Centro Social Urbano – CSU
- UBS do Bairro Combate
- UBS João Ferreira Pires
- Farmácia Pague Menos
- Pinheiro Supermercado
- UBS Centro
- Escola Pereira das Virgens (São João)
- Sapataria São João
- UBS São João
- Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Pedreiro sofre agressão a faca na periferia de Quixeramobim

Quixeramobim
Um pedreiro de 41 anos é lesionado a arma branca no bairro do Sabonete na periferia de Quixeramobim durante esta madrugada.

O Centro de Operações Policiais Militares – Copom, foi acionado na primeira hora desta sexta-feira, 08, quando a informação repassada por populares de que um homem havia sido ferido com duas perfurações de faca, atingido no abdome e na clavícula. A composição militar socorreu a vítima até hospital local onde continua em observação. 

Diligências estão sendo realizadas para tentar identificar o autor do delito. O inquérito policial será presidido pelo titular de Quixeramobim Salviano Pádua. 

Camilo participa da elaboração da Carta de Natal em evento com governadores do Nordeste

Natal
O governador Camilo Santana participou sexta-feira (8) da elaboração da Carta de Natal, documento que tem 11 propostas e será entregue à Presidência da República. A lista foi formatada durante o Encontro dos Governadores do Nordeste, realizado no Centro de Convenções da capital potiguar.

O evento contou com a presença dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, além dos governadores dos nove estados da região.

O Governador do Ceará, Camilo Santana, destacou a importância do encontro e que é preciso uma estratégia conjunta para garantir o desenvolvimento do Nordeste.

O governador do Ceará sugeriu que, no próximo encontro entre os governadores do Nordeste, no Piauí, os ministros da Saúde, Arthur Chioro, e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, sejam convidados para que os gestores possam debater, entre outros assuntos, novas formas de financiamentos para a Saúde e as questões relacionadas à previdência.

O Governador Camilo Santana destacou que o Fórum dos Governadores está apresentando consenso entre os Estados para atrair investimentos para a Região.
Pela manhã, os gestores estaduais ficaram reunidos por cerca de duas horas com o ministro Joaquim Levy, que afirmou que Nordeste tem muita capacidade de investimento.  É importante que se tenha confiança de que é bom investir na região.

Levy defendeu ainda que o ajuste fiscal vai manter a capacidade de financiamento e investimento e para garantir a região Nordeste como a que mais cresce no Brasil.

Confira a íntegra da Carta de Natal 

Prefeito de Banabuiú realiza reforma administrativa dinamizando as ações no município.

Banabuiú
O prefeito Veridiano Sales de Banabuiú realiza reforma administrativa a nível de secretariado, estas mudanças determinadas pelo chefe do executivo municipal serve como motivação maior dos gestores.

O remanejamento dos gestores municipais estão acontecendo durante esta semana do qual seguirá até a próxima segunda-feira, 11. As secretarias atingidas por esta reforma administrava não sofrera qualquer  modificação dos projetos em andamento bem como uma maior  dinâmica para a administração já que os gestores conhecem as pastas e o andamento dos processos no município.

O secretário Alexandre Lucas deixa a pasta da educação, e assume a saúde. A secretária Sâmia Cristina deixa a saúde e assume a pasta da assistência social. A secretária Simone Sales deixa a pasta da assistência social e assume a cultura, comercio e indústria. A secretária Marinês Oliveira (Deca), deixa a cultura e assume o Saae. O secretário e vereador Beto Pordeus deixa o Saae e assume a pasta secretaria de obras. O secretário Carlinhos deixa a secretaria de obras e vai para a câmara municipal. Na secretaria de educação, quem assume, é uma aposta do prefeito na competência do jovem Leonardo Lucas. Apenas os secretários Neto (agricultura), e Felipe Sales (pesca), permanecem em suas secretarias.


O prefeito espera com estas modificações dar uma dinâmica nas secretarias e acima de tudo nos secretários que receberam motivados as mudanças propostas. A segurança com que os gestores municipais tem desempenhado suas funções traz mais tranquilidade para o chefe do executivo municipal e mais agilidade no atendimento dos anseios da população. 

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Secretarias se articulam para designar Comissões Setoriais de Ética Pública

Fortaleza
Como parte da implementação do Sistema de Ética e Transparência do Poder Executivo Estadual, os órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional devem se articular para constituir uma Comissão Setorial de Ética Pública (CSEP).

As Comissões Setoriais estão previstas na composição do Sistema de Ética e Transparência, que é formado ainda pela Comissão de Ética Pública (CEP), como instância superior do Sistema, vinculada ao Gabinete do Governador (GABGOV). 

O Sistema foi instituído pelo Decreto nº. 29.887/2009 com a finalidade de promover atividades relacionadas à conduta ética no âmbito do Executivo Estadual.


Compete ao Sistema, entre outras atividades: integrar os órgãos, entidades, programas e ações relacionadas com a ética pública; disseminar o acesso à informação e a transparência nas políticas públicas como instrumentos fundamentais da ética pública; e propor procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública no Estado

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Ônibus com universitários capota próximo a Minerolandia zona rural de Pedra Branca

Pedra Branca
Um micrônibus de transporte escolar de Pedra Branca no Sertão Central, com universitários que lecionam em Faculdades de Quixadá sofre acidente próximo ao distrito de Minerolandia, zona rural de Pedra Branca.

Um capotamento envolvendo o micrônibus que transporta diariamente os acadêmicos das Faculdades Católica e Faculdade de Ciencias e Letras do Sertão Central, sediadas em Quixadá capotou nas proximidades do distrito de Minerolandia, alguns alunos que encontravam-se no veículo apesar do susto tiveram ferimentos leves e foram socorridos ao hospital de Pedra Branca.

Cerca de 10 estudantes apenas sofreram escoriações, os alunos que reclamam de em algumas vezes os condutores exercerem altas velocidades na CE para chegar mais rápido ao destino. A pós o acidente os universitarios retornaram para a cidade onde passaram por uma avaliação medica e em seguida foram liberados.

Nas redes sociais o acidente repercutiu muito, diversos colegas de curso e até de faculdade estiveram acompanhando através dos telefones agora mais modernos, a rapidez com que circulas as informações com imagens e vem tornando muitos como novos informadores através desta nova opção instantânea. 


HGF suspende cirurgias por falta de insumos básicos

Fortaleza
Tudo indica que a crise na pasta da Saúde está cada vez mais difícil de solucionar no Estado do Ceará. Nos últimos dias o assunto principal se referia à saída do secretário Carlile Lavor, o que não se confirmou após reunião de cerca de duas horas com o governador Camilo Santana (PT) e o chefe de gabinete, Élcio Batista.
Nesta quarta-feira, 06, surgiu mais um problema. A diretoria do Hospital Geral de Fortaleza decidiu pela suspensão por tempo indeterminado das cirurgias eletivas “até que seja resolvido o desabastecimento de insumos básicos” em um dos maiores hospitais do Estado do Ceará. Em ofício enviado à Superintendência de Apoio às Unidades da Secretaria da Saúde do Estado, os diretores Geral, Médico e Técnico do HGF apontam ainda a superlotação das emergências Geral, Obstétrica e UTI Neonatal. Considerando que é fundamental o contingenciamento de insumos disponíveis para assistência aos pacientes a única opção foi a suspensão das cirurgias eletivas.

Em março deste ano, em entrevista ao jornal O Povo, o secretário de saúde Carlile Lavor disse que o “Ceará gasta demais em saúde” e defendeu a redução no número de especialidades no Sistema Único de Saúde (SUS), além da mudança no papel dos agentes de saúde. A declaração pode ter agravado o desgaste entre o governo e o chefe da pasta.

Acadêmico de Direito é preso após quebrar óculos de estátua em Quixadá

Quixadá
Um estudante do curso de Direito foi preso na madrugada desta quinta-feira, 7, por uma equipe do Ronda do Quarteirão, em Quixadá. Segundo a Polícia, o estudante, identificado como Bruno Jeferson Pereira de Sousa, 18 anos, quebrou o óculos da estátua da escritora Rachel de Queiroz, na Praça da Cultura, no Centro desta cidade do Centro do Estado.

Ainda de acordo com a Polícia, o universitário apresentava sintomas de ter ingerido bebida alcoólica e entorpecentes. Ao ser abordado pelos policiais o suspeito ainda desacatou e passou a ofender a equipe do Ronda do Quarteirão. Ele foi conduzido à Delegacia Regional da Polícia Civil e autuado por dano ao patrimônio público e desacato a funcionário público no exercício da função.

Camilo Santana assina nomeação de 212 professores da rede estadual

Fortaleza
O governador Camilo Santana assinou nesta quarta-feira, dia 6, a nomeação de 212 professores concursados que vão atuar na rede pública estadual de ensino.
O Concurso foi realizado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação (Seduc) e do Planejamento e Gestão (Seplag). A nomeação dos professores será publicada no Diário Oficial do Estado de 06 de Maio de 2015.


Os nomeados vão ocupar o cargo de professor, classe pleno I, cuja remuneração inicial é de R$ 2.717,09, mais auxílio alimentação no valor mensal de R$ 237,40, para 40h/a semanais. Os profissionais atenderão carências definitivas nas disciplinas de Arte-Educação, Língua Portuguesa e Matemática em escolas estaduais localizadas em 97 municípios.

Concurso

O último Concurso para Professor foi realizado em 2013 com a oferta de 3 mil vagas, distribuídas nas 13 disciplinas do Ensino Médio, além de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, primeira língua usada pelos surdos. Com esta convocação, foram chamados todos os aprovados nestas 14 disciplinas. Além dos classificados dentro do limite de vagas, foram convocados mais 1.030 classificáveis, totalizando 4.030 profissionais. Para assumir o cargo, o professor deve ter grau superior em nível de licenciatura plena na disciplina para a qual concorreu.

Rede Estadual

A rede estadual de ensino é constituída de 702 escolas na Capital e no Interior, com o atendimento de 461 mil alunos. A matrícula no Ensino Médio corresponde a mais de 340 mil estudantes. A Seduc conta com 14.180 professores efetivos em atividade.

Mortes violentas caem pelo terceiro mês seguido no Ceará

Fortaleza

No acumulado dos quatro primeiros meses deste ano, o Estado do Ceará já assinalou uma queda de 11,31% nos números de mortes violentas, considerando o mesmo período do ano passado, sendo salvas 181 vidas. Os números são confirmados com a redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) pelo terceiro mês consecutivo. Os índices de abril foram divulgados pelo governador Camilo Santana, que presidiu – juntamente com a vice-governadora Izolda Cela – a reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, nesta quarta-feira (6), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

No mês de abril, foi registrada queda de 4,9% nos óbitos em relação a abril do ano passado em todo Ceará. A Capital e Região Metropolitana também identificaram reduções, tendo, respectivamente, uma diminuição de 17,1% e 8,6% nos índices de CVLI. Os dados foram discutidos pelo governador, que participa, mensalmente, da reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, com o objetivo de acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos.

“O trabalho da segurança pública é um trabalho contínuo, diário, permanente de planejamento, monitoramento e organização. Já estamos discutindo sobre as formações das primeiras turmas do BPRaio (Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas) da Polícia Militar. Os policiais estão sendo treinados no Cariri, sendo implementadas as formações até julho deste ano, além da Região Norte que terá seu início para outubro deste ano”, revelou o governador durante a reunião. 

Entre as discussões, ações estratégicas foram programadas para intensificar a abordagem na Região Norte e Sul do Interior, que apresentaram aumento nos índices. “Estão sendo dadas respostas imediatas para todos os últimos acontecimentos e sendo identificados todos criminosos para que possam ser punidos com o rigor da lei. Operações para desarticulações desses criminosos estão sendo realizadas. O importante é saber que onde uma ação criminosa for deflagrada, uma ação mais precisa do Governo do Estado também será correspondida”, ressaltou Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social.

A reunião, que tem ainda a participação de servidores através de videoconferência, transmitindo imagens das corporações de cinco cidades do Interior (Sobral, Crateús, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte), teve a participação do secretário Delci Texeira, comandantes das vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense –, além de cerca de 60 profissionais das forças de segurança.


quarta-feira, 6 de maio de 2015

Confaz pede alíquota zero no PASEP incidido nas transferências da União para Estados e municípios; Mauro Filho reitera solicitação aos deputados

Brasília
O secretário da Fazenda do Ceará quer, ainda, que parte das receitas provenientes das contribuições federais faça parte do FPE; Danilo Forte ressaltou a crítica feita por Mauro Filho que reclamou também dos atrasos nos repasses federais

O coordenador do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), José Barroso Neto, pediu nesta terça-feira, 05, aos deputados que integram a Comissão Especial da Câmara que analisa a revisão do Pacto Federativo, alíquota zero nas transferências que a União faz para Estados e municípios e que sofrem incidência do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
Também presente na audiência que a Comissão do Pacto Federativo realizou nesta terça-feira, 05, o secretário de Fazenda do Ceará, Mauro Filho, reiterou a solicitação feita por Barroso Neto que é ainda secretário de Fazenda do Pará. “Não faz sentido Estados pagarem PASEP pelas transações que recebem os repasses federais”, disse Mauro Filho.

Mudança no FPE
Na oportunidade, o secretário cearense pediu, ainda, que parte das receitas provenientes das contribuições federais cobradas como encargos faça parte da base de cálculo do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Atualmente, compõem as receitas do FPE apenas o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF) e Jurídicas (IRPJ).

Atraso nos repasses
No final, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) que preside a Comissão Especial ressaltou as reclamações feitas pelo conterrâneo Mauro Filho e pelo coordenador do Confaz que criticaram os atrasos sucessivos da União nos repasses federais.
Outra sugestão apresentada pelos secretários de Fazenda foi no sentido do Congresso Nacional compensar as perdas com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que os Estados têm com as desonerações feitas governo federal para ampliar as exportações.

Saúde
Já o presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Fernando Monti, falou da necessidade de redefinir o atual cenário onde o ente federado mais rico (União) é o que menos aplica recursos. “Precisamos de uma definição clara do papel de cada ente na execução das políticas públicas”, disse Monti.
Segundo ele, os recursos aplicados pelos três entes federados, em 2014, foram o seguinte: Municípios com 77% (R$ 22,5 bilhões), Estados co 22% (R$ 6,27 bilhões) e União com apenas 1% (R$ 284,3 milhões) investidos “acima do mínimo” da exigência na Lei.

Fórmula
Ao concordar com a afirmação do presidente do CONASEMS de que a União é a que mais arrecada e a que menos gasta com saúde, por exemplo, Danilo Forte comentou que o objetivo da Comissão Especial é encontrar uma formula que defina as obrigações de cada ente federado.
“Então é importante que nós encontremos esta equação do que é obrigação, o papel de cada ente (federado): Estado, município e o governo federal. E a quem caberá, a cada um desses, o financiamento daquela ação sobre sua responsabilidade”, falou.

Governadores
Ao término da audiência, os deputados da Comissão Especial aprovaram ainda os requerimentos apresentados pelo peemedebista cearense que convidam os governadores do Ceará, Camilo Santana; do Pará, Simão Jatene; do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori; e de São Paulo, Geraldo Alckmin a debater a revisão do Pacto Federativo com os parlamentares.

O encontro com os governadores deverá acontecer no próximo dia 26, em Brasília. Nesta data, estarão presentes também os prefeitos de Aracaju (SE), João Alves; e provavelmente Eduardo Paes, do Rio de Janeiro (RJ), que também teve requerimento de autoria de Danilo Fortye aprovado nesta terça-feira, 05.

Em Banabuiú o terceiro maior açude do Ceará está apenas com 1,29% de água

Banabuiú
As águas do Açude Arrojado Lisboa (Banabuiú) deixaram de correr pelo Rio Banabuiú. A válvula de dispersão da represa administrada pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) foi praticamente fechada. A redução foi de 7,5m³/s para 107 l/s, deixando o afluente totalmente seco logo abaixo da jusante. Segundo o administrador do Arrojado Lisboa, Ariston Queiroz, a última vez que essa situação ocorreu foi há 15 anos.
Conforme o funcionário do órgão Federal, a decisão foi tomada, na última semana, pelo Comitê de Gestão das Sub-bacias do Vale do Jaguaribe, incluindo a do Banabuiú. Para ele, o terceiro maior açude do Ceará chegou ao seu limite. Está apenas com 1,29% da capacidade. Atualmente a carga hídrica disponível será suficiente apenas para abastecer a cidade de Banabuiú, explicou.
A última vez em que o Arrojado Lisboa atingiu uma situação tão crítica foi no período de 1997 a 2001. Três anos depois, o reservatório voltou a acumular água, e, em 2004, sangrou. Todavia, a situação atual é bem diferente.
O Fogareiro, em Quixeramobim está com apenas 0,76% do volume, o equivalente a 900 mil/m³; o Serafim Dias, em Mombaça, tem praticamente a mesma quantidade, representando 2,5% do seu volume e o Patu, em Senador Pompeu, com situação um pouco melhor, cerca de 13% do seu volume, 9,2 milhões de metros cúbicos. Somente quando sangrarem, a represa federal, inaugurada em 1966, voltará a receber novamente considerável volume de água.

Veja a reportagem completa no Diário  do Nordeste > Terceiro maior açude está com 1,29%

Mas uma chacina é registrada, agora em Acarape

Acarape
Três pessoas foram mortas e uma baleada, na noite da última segunda-feira, na localidade de Barro Vermelho, em Acarape (54Km de Fortaleza). De acordo com a Polícia, somente uma das vítimas era o verdadeiro alvo dos criminosos. Os outros teriam sido alvejados, provavelmente, por 'queima de arquivo'.

Segundo informações da Policia Militar que atendeu a ocorrência, cinco homens encapuzados chegaram ao local onde as vitimas estavam reunidas e efetuaram diversos disparos, os homicidas procuravam por um jovem identificado apenas como “Sergio” que foi alvejado e morreu no local.

Conforme a policia apurou o mesmo não residia em Acarape e apenas a dois dias se encontrava na cidade, ainda com informações colhidas pela equipe policial Sergio teria vindo do Bairro Bom jardim da grande Fortaleza. Os irmãos José Ivan Castro Moura, 24, e Bruno Castro Moura, 20, também foram baleados durante o ataque e não resistiram às lesões causadas pelos tiros. Bruno chegou a ser socorrido, mas morreu logo após dar entrada no hospital local.

A esposa de Bruno, Maria Janiele da Costa Silva, 19, também foi ferida, mas não corre risco de morte, conforme Polícia. A jovem foi alvejada por dois tiros na coxa e um de raspão no tórax. Um adolescente e um homem, que não teve a identidade divulgada, foram detidos logo após o crime, por patrulhas da 2ªCia do 4ºBPM, suspeitos de terem participado das mortes. Segundo os militares, os dois já eram foragidos da Justiça.

A motivação do triplo homicídios e a participação de outros criminosos no tiroteio estão sendo investigadas pela Delegacia Regional de Baturité. A PM acredita que 'Sérgio' podia ter envolvimento com tráfico de drogas. Testemunhas do fato contaram à PM que os executores fugiram do local a pé, mas não foram identificados porque estavam com os rostos cobertos.

Dupla rouba R$ 780,00 e dois celulares de agência dos Correios em Milhã

Milhã
Equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar estão procurando identificar dois homens que assaltaram agência dos Correios de Milhã na manhã desta terça-feira, 5. De acordo com os levantamentos feitos pela Polícia, os dois bandidos adentraram a agência calmamente, seguiram até o guichê e anunciaram o assalto. Ambos portando revólveres. Eles roubaram dois telefones celulares e R$ 780,00 de clientes que haviam acabado de chegar.
Através das filmagens da agência a Polícia constatou que um dos assaltantes vestia uma blusa banca com uma listra vermelha, boné preto e short jeans. O outro estava de blusa azul, short jeans e capacete preto. Algumas imagens foram divulgadas nas redes sociais. Numa delas é possível observar o rosto de um deles. Eles fugiram numa motocicleta Honda Titan de cor preta, placa PMU 3510. Essa foi a quarta vez que os Correios de Milhã foi assaltado desde 2014.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Aprece entrega oficio ao Ministro da Saúde mostrando a verdadeira situação epidemiológica do Sarampo

Fortaleza
O presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, e o presidente do Conselhos das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Wilames Freire, assinaram documento conjunto apresentado, na tarde dessa terça-feira (5), ao Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O ofício, entregue durante evento no Palácio Abolição sobre a situação epidemiológica do Sarampo no Ceará, contém as proposições resultantes de ampla discussão promovida durante os encontros da Jornada Municipalista da Aprece e a reunião dos prefeitos com a bancada federal cearense sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios para custear o pagamento de pessoal e a manutenção dos Hospitais Pólos, dos Hospitais de Pequeno Porte e das Policlínicas.

Governador e ministro da Saúde realizam mobilização para erradicar o sarampo no Ceará

Fortaleza
O governador Camilo Santana e o ministro da Saúde, Arthur Chioro, convocaram, nesta terça-feira (5), os profissionais da Saúde do Ceará para uma mobilização pela erradicação do sarampo no Estado. O surto da doença no Estado, que chegou a atingir 34 municípios, inicia o mês de maio restrito a cinco municípios – Fortaleza, Caucaia, Horizonte, Trairi e Itaitinga. Em abril foi confirmado até o momento um único caso, ocorrido no dia 4, em Fortaleza.
Após quatro semanas sem casos confirmados, o surto de sarampo perde força e teve redução de 13,11 casos em média por semana epidemiológica em 2014 para 6,29 casos este ano. Não houve nenhum registro de óbito no Ceará durante o surto. Antes de 2013 fazia 14 anos que não era registrado nenhum caso de sarampo no Estado.
Há em investigação 134 casos suspeitos de sarampo em 20 municípios, todos ocorridos no mês passado. O surto é considerado encerrado após 90 dias da ocorrência do último caso confirmado. Foram confirmados em todo o Estado 803 casos de sarampo entre dezembro de 2013 e abril deste ano. Deste total, nos municípios ainda considerados em surto, Fortaleza tem 45 confirmações em 2015, Caucaia 44, Horizonte um, Trairi três e Itaitinga seis.
Sarampo
É uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A ocorrência de febre, por mais de três dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta, podendo indicar o aparecimento de complicações. As complicações mais comuns são: infecções respiratórias; otites; doenças diarreicas e neurológicas.
É durante o período exantemático que, geralmente, se instalam as complicações sistêmicas, embora a encefalite possa aparecer após o 20º dia. A principal forma de prevenção é a vacinação, com a tríplice viral disponível nos postos de saúde durante todo o ano. A vacinação é permanente em crianças a partir de 6 meses até menos de 5 anos.

Danilo Forte apresenta proposta que anistia dívidas de agricultores atingidos pelas consequências da seca em 2013 e 2014

Brasília
Ideia do parlamentar é isentar de pagamento todos os contratos de até R$ 50 mil no âmbito do Pronaf dos municípios da Sudene atingidos pela estiagem.

O deputado Danilo Forte (PMDB-CE) apresentou nesta terça-feira, 05, o Projeto de Lei (PL) 1356/2015 que tem como objetivo anistiar as dívidas dos agricultores familiares atingidos pelas consequências da seca durante os dois últimos anos: 2013 e 2014.

A ideia do parlamentar é isentar de pagamento todos os contratos de até R$ 50 mil no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) dos municípios abrangidos pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) atingidos pela estiagem que tiveram decretos de calamidade ou de emergência reconhecidos pelos governos estaduais e federal.

Em 2013 e 2014, em toda a região Nordeste foram contratadas 5,48 milhões de operações do Pronaf. O valor médio das operações contratadas pelos agricultores nordestinos foi de R$ 13.997,09. O deputado argumenta que apenas os custos judiciais para cobrar o valor das dívidas são maiores que o valor contratado.


“Diante do gravíssimo quadro de prolongada estiagem na região, o plantio e colheita foram prejudicados, colocando em risco a subsistência de milhares de famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. Além disso, a seca arrasou as pastagens, comprometendo a criação animal e aumentando os prejuízos dos produtores rurais, que tiveram que adquirir empréstimos para custear a compra de ração.”, argumentou Danilo Forte para defender a aprovação do projeto.

“Portanto, a remissão das dívidas dos pequenos e médios agricultores familiares inscritos no Pronaf é medida justa, uma vez que sua capacidade produtiva viu-se comprometida pelos efeitos da seca, impossibilitando-os de atender aos compromissos financeiros anteriormente firmados.”, complementou o peemedebista cearense.

O PL 1356/2015 será encaminhado agora para tramitação nas comissões permanentes da Câmara. A íntegra da proposta (PL 1356/2015) poder ser acessada clicando neste link.

IFCE solicita ampliação do Campus de Quixadá ao DNOCS para Laboratório Vivo

Quixadá
O Instituto Federal do Ceará – IFCE, Campus de Quixadá, recebeu na manhã desta segunda-feira, 04, a visita do Reitor Virgílio Araripe que veio discutir com o Diretor Geral do DNOCS a ampliação do campus com a criação de um laboratório vivo onde os alunos do Curso de Engenharia Ambiental e Licenciatura em Geografia terão aulas práticas e experimentos para o desenvolvimento e preservação do meio ambiente.

Hoje o IFCE distribuí cerca de 64 mil mudas por ano para entidades, órgãos e o público em geral. Os cursos necessita deste espaço para que seja desenvolvidos estudos e ainda os alunos possam realizar aulas práticas do que foi visto na teoria. A presença do Diretor Walter Gomes foi o primeiro passo para que se concretize esta ampliação e que além dos estudantes o próprio açude ganhará uma nova área de preservação e conservação assistida pelo IFCE.


O reitor Virgílio em entrevista ao Sertão Alerta afirmou que acredita a possível ampliação para o laboratório vivo e que a visita pessoal na área do diretor tenha uma avaliação favorável a esta ampliação para que possa ser desenvolvido o Laboratório Vivo e os alunos saiam cada vez mais preparados para o mercado de trabalho. 

Diretor do DNOCS faz vistoria no centenário açude do Cedro em Quixadá

Quixadá
O Diretor Geral do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca-DNOCS, o Engº Walter Gomes conheceu o açude Cedro em Quixadá, na manhã desta segunda-feira, 04.


O novo Diretor ficou encantado com a beleza do açude e de toda estrutura, a parede e ainda a pedra da galinha choca além dos galpões que se encontram em condições precárias. Walter informou a reportagem do Sertão Alerta que deverá vir outras vezes e com certeza com soluções para os problemas detectados pelo mesmo durante vistoria.

Sugeriu uma proteção na antiga bomba usada para bombear agua para a cidade. Foi verificado pelo Diretor as pilastras quebradas por banhistas ao saltarem da parede do açude e que o mesmo ira dispôs de orçamento para a recuperação o até mesmo da fabricação de novas pilastras.

O escritório do DNOCS no açude do Cedro foi o último local visitado pelo Engº Walter Gomes e recepcionado pelos 13 funcionários que aguardaram o pronunciamento do diretor, em sua fala Walter Gomes informou da falta de orçamento pera o órgão, a manutenção dos açudes sobre sua jurisdição estão comprometidas.

O orçamento para 2014 foi de 54 milhões para atender toda a demanda, para o orçamento deste ano a proposta é de 94 milhões que o diretor torce para que seja liberado sem cortes. O novo diretor afirmou que neste momento é impossível novas obras já que as que existem estão tendo dificuldades de serem concluídas, após registrar tudo inclusive a precariedade dos galpões o mesmo afirmou que vai procurar os outros órgãos responsáveis pela recuperação dos galpões.


A garantia do diretor foi de aparelhar o escritório com computadores e internet para que os funcionarios consigam trabalhar com mais condições. Quanto ao Açude o mesmo garantiu que voltará e com soluções. A parede precisa de uma atenção maior, as pilastras que se encontram quebradas necessitam serem trocadas trazendo mais segurança aos visitantes. Um relatório foi passado ao diretor das condições dos atuais loteiros e que providencias serão tomadas para manter a paz. 


Prefeitos apresentam demandas à bancada federal cearense

Fortaleza
Discutir problemas que atingem o dia-a-dia da população, buscando apoio para viabilizar a solução dos mesmos nos municípios do Ceará. Esse foi o objetivo da Aprece ao promover, na manhã desta segunda-feira (4), em Fortaleza, reunião entre prefeitos e membros da bancada federal cearense. O evento foi muito prestigiado, contando com a participação de dezenas de gestores municipais e vários parlamentares.

Na abertura do encontro, o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, falou sobre a ação preparatória que a Aprece vem fazendo, desde meados de abril, através da Jornada Municipalista que está sendo realizada em todas as regiões do Estado para ouvir e discutir as principais demandas municipais. De acordo com ele, o encontro dessa sexta foi uma antecipação da discussão que costuma acontecer durante a mobilização nacional realizada anualmente em Brasília. “A ideia é discutir previamente com os parlamentares cearenses todas as reivindicações que estaremos apresentando na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 25 a 28 de maio”, afirmou.
Na pauta do encontro, diversos assuntos de interesse dos municípios, a exemplo do financiamento para a Saúde e Educação e vários projetos de lei ligados a temas como transporte escolar, merenda escolar, segurança; além da garantia de recursos para os municípios, sempre que novas demandas de programas ou serviços forem definidas para estes. Em nome da Aprece, o consultor econômico da entidade, José Irineu de Carvalho, fez uma apresentação técnica apresentando as principais propostas e demandas dos municípios na área da Educação. A pauta da Saúde foi apresentada pelo representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Ângelo Nóbrega.

Representando a Confederação Nacional dos Municípios, o economista Hilton Santos fez uma explanação da pauta nacional a ser discutida em Brasília (confira AQUI), de modo a nivelar todos os presentes. De acordo com ele, a revisão do Pacto Federativo, os repasses do ISS, o financiamento do transporte escolar, a judicialização da Saúde serão alguns dos muitos temas dos projetos de lei que serão apresentados durante a Marcha aos deputados federais e senadores de todo o país, além de representantes do Governo Federal.
Para o deputado federal José Airton Cirilo, líder da bancada federal cearense, a articulação dos prefeitos com os parlamentares do Estado é fundamental para fortalecer a luta em favor de melhorias reais para a população. Em sua fala, ele se colocou inteiramente ao lado dos gestores municipais para priorizar a agenda municipalista e mobilizar os demais deputados federais cearenses na luta em favor dos municípios.  
Ao fazer uso da palavra, o deputado Odorico Monteiro reafirmou compromisso de lutar por mais estrutura e cobertura em saúde pública para os municípios cearenses. Como os demais parlamentares presentes, o deputado Chico Lopes colocou-se a disposição dos prefeitos cearenses para fortalecer a luta em Brasília pelas causas municipalistas. Ele também defendeu a igualdade regional como causa a ser encampada por todos os homens e mulheres públicos do Ceará. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, durante o evento, falou sobre a Reforma Política, comprometendo-se a votar pelos seis anos para a coincidência de mandatos.

Como demanda final do encontro, foi estabelecido que a Aprece irá enviar ao líder da bancada federal cearense, deputado José Airton Cirilo, um documento unificado com todas as demandas da pauta municipalista cearense, em sintonia com as reivindicações nacionais, para que o mesmo seja encaminhado, assinado e defendido por todos os deputados cearenses. A expectativa da entidade é que, no próximo dia 27 de maio, não só o líder da bancada, mas o maior número possível de deputados federais do Ceará se faça presente à Marcha para o fortalecimento da luta municipalista em favor de toda a população.
APRECE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...