Pages

terça-feira, 5 de maio de 2015

Prefeitos apresentam demandas à bancada federal cearense

Fortaleza
Discutir problemas que atingem o dia-a-dia da população, buscando apoio para viabilizar a solução dos mesmos nos municípios do Ceará. Esse foi o objetivo da Aprece ao promover, na manhã desta segunda-feira (4), em Fortaleza, reunião entre prefeitos e membros da bancada federal cearense. O evento foi muito prestigiado, contando com a participação de dezenas de gestores municipais e vários parlamentares.

Na abertura do encontro, o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento, falou sobre a ação preparatória que a Aprece vem fazendo, desde meados de abril, através da Jornada Municipalista que está sendo realizada em todas as regiões do Estado para ouvir e discutir as principais demandas municipais. De acordo com ele, o encontro dessa sexta foi uma antecipação da discussão que costuma acontecer durante a mobilização nacional realizada anualmente em Brasília. “A ideia é discutir previamente com os parlamentares cearenses todas as reivindicações que estaremos apresentando na XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, de 25 a 28 de maio”, afirmou.
Na pauta do encontro, diversos assuntos de interesse dos municípios, a exemplo do financiamento para a Saúde e Educação e vários projetos de lei ligados a temas como transporte escolar, merenda escolar, segurança; além da garantia de recursos para os municípios, sempre que novas demandas de programas ou serviços forem definidas para estes. Em nome da Aprece, o consultor econômico da entidade, José Irineu de Carvalho, fez uma apresentação técnica apresentando as principais propostas e demandas dos municípios na área da Educação. A pauta da Saúde foi apresentada pelo representante do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Ângelo Nóbrega.

Representando a Confederação Nacional dos Municípios, o economista Hilton Santos fez uma explanação da pauta nacional a ser discutida em Brasília (confira AQUI), de modo a nivelar todos os presentes. De acordo com ele, a revisão do Pacto Federativo, os repasses do ISS, o financiamento do transporte escolar, a judicialização da Saúde serão alguns dos muitos temas dos projetos de lei que serão apresentados durante a Marcha aos deputados federais e senadores de todo o país, além de representantes do Governo Federal.
Para o deputado federal José Airton Cirilo, líder da bancada federal cearense, a articulação dos prefeitos com os parlamentares do Estado é fundamental para fortalecer a luta em favor de melhorias reais para a população. Em sua fala, ele se colocou inteiramente ao lado dos gestores municipais para priorizar a agenda municipalista e mobilizar os demais deputados federais cearenses na luta em favor dos municípios.  
Ao fazer uso da palavra, o deputado Odorico Monteiro reafirmou compromisso de lutar por mais estrutura e cobertura em saúde pública para os municípios cearenses. Como os demais parlamentares presentes, o deputado Chico Lopes colocou-se a disposição dos prefeitos cearenses para fortalecer a luta em Brasília pelas causas municipalistas. Ele também defendeu a igualdade regional como causa a ser encampada por todos os homens e mulheres públicos do Ceará. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, durante o evento, falou sobre a Reforma Política, comprometendo-se a votar pelos seis anos para a coincidência de mandatos.

Como demanda final do encontro, foi estabelecido que a Aprece irá enviar ao líder da bancada federal cearense, deputado José Airton Cirilo, um documento unificado com todas as demandas da pauta municipalista cearense, em sintonia com as reivindicações nacionais, para que o mesmo seja encaminhado, assinado e defendido por todos os deputados cearenses. A expectativa da entidade é que, no próximo dia 27 de maio, não só o líder da bancada, mas o maior número possível de deputados federais do Ceará se faça presente à Marcha para o fortalecimento da luta municipalista em favor de toda a população.
APRECE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...