Pages

sábado, 2 de fevereiro de 2013

CAIXA ELETRÔNICO > Posto Avançado do terminal com dinheiro quentinho


Quixadá – Posto de atendimento do Banco do Brasil no terminal rodoviário de Quixadá na manhã deste sábado 02, encontrava-se com vários clientes reclamando da quintura existente dentro do posto, na frente de um dos caixa eletrônico o piso estava muito quente. Os clientes reclamando entre si até que chamaram a reportagem do PINTONEWS que após os registros  levou ao conhecimento dos funcionários da DEMASP responsável pelo terminal, conforme o servidor estaria entrando em contato com o chefe do departamento para as providências. Até o fechamento  não conseguimos entrar em contato com o mesmo. 





DETENTO APROVADO > Entra na universidade através do ENEM


bruno
Na Zona da Mata mineira, em Muriaé, o detento Bruno Eduardo Oliveira Reis, da Penitenciária Dr. Manoel Martins Lisboa Junior, foi aprovado no vestibular da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para o curso de Educação Física.

Aos 32 anos, Bruno foi um dos 3.141 presos em Minas inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inscrito no Sisu, ele alcançou nota máxima na redação e média 666,40. Quando foi detido, há um ano, nem tinha terminado o Ensino Médio.
— Fiquei surpreso, mas eu sabia do meu potencial. Foi uma oportunidade que a penitenciária me deu para me profissionalizar.
Pelo estudo, os presos têm redução da pena: a cada 12h de aulas, um dia é retirado da sentença a ser cumprida. O pai de Bruno, que é professor de português, fez a matrícula do filho em Viçosa, cidade que fica a 85 km do presídio.

REFORÇO POLICIAL > 920 novos policiais reforça segurança no interior



Ronda Novo

Na próxima terça-feira (05), 920 novos policiais militares concluem o curso de formação. A solenidade será às 8h30min, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), e contará com a presença do governador Cid Gomes. Além dos novos soldados, serão entregues mais 39 viaturas para reforço na segurança. Todos os novos PMs serão destinados para o Interior do Estado, principalmente os destacamentos com menor efetivo. Dessa maneira, nenhum município cearense terá um efetivo inferior a 10 policiais militares.

Essa será a primeira turma do concurso da Polícia Militar realizado em 2008. Logo após a formatura dessa turma, mais 1.150 novos policiais farão o curso com conclusão prevista ainda para este ano. Em 2014 será formada uma terceira turma, com efetivo que atingirá, ao final desta nova formação, um número total de 3.000 novos PMs (total das três turmas).

Ainda na área da Segurança Pública, neste mês de fevereiro acontecerá a formação da turma de aproximadamente 600 inspetores da Policia Civil e em Março será concluída a turma aproximada de 140 profissionais para Perícia Forense do Ceará (Pefoce).

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado



CID GOMES > Governador presente na posse do presidente da Assembleia


Posse Zezinho
Fortaleza - O governador Cid Gomes conferiu nesta sexta-feira (01) a posse do novo presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, José Albuquerque. Ele será o presidente do Poder Legislativo Estado durante o biênio (2013-2014). “Eu não tenho dúvida que a relação entre Governo e Assembleia será de respeito mútuo, de trabalho harmonioso em favor do desenvolvimento do Estado do Ceará. Essa será a tônica da relação”, enfatizou Cid Gomes.

Após a solenidade de posse, em entrevista coletiva, o Governador ressaltou as ações desenvolvidas para diminuir os efeitos da estiagem no Estado, onde a principal preocupação, segundo Cid Gomes, é manter a capacidade hídrica. Para este ano, segundo a previsão da Funceme é que existe 45% de possibilidade que o volume de chuvas fique abaixo da média. “Nós temos uma comissão da Defesa Civil que está permanentemente em reunião e nós temos tido integral apoio do Governo Federal. O Garantia-Safra previa pagamento de cinco parcelas, em relação ainda a 2012, mas o Estado fez mais uma, a sexta, e a União fez mais quatro. Se transformou em 10 parcelas, significando que os 250 mil agricultores inscritos receberão parcelas até abril. Bem como a prorrogação do Bolsa Estiagem, para aqueles que não estavam inscritos no Garantia Safra.

Cid Gomes ressaltou que na última quinta-feira (31) ele esteve ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, visitando as obras da Transposição do Rio São Francisco, que no prazo de um ano e meio se integrará ao programa do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). “Nós vamos começar, se Deus quiser, a obra agora em fevereiro. No município em que as águas do São Francisco chegam ao Ceará, que é em Jati, vamos transportar essa água para o lado mais seco do Ceará, que é a nossa divisa com o Piauí. Desde o Cariri Ocidental, a região de Campos Sales, Salitre, Araripe, que têm já hoje, problemas de abastecimento, passando pelo Inhamuns, Sertão de Crateús e pelo Sertão Central, que são as regiões que têm menor índice de chuvas”, explicou Cid.

Ele destacou ainda que, “graças à sensibilidade da presidenta Dilma Rousseff”, estão sendo desenvolvido um conjunto ações, que vão desde a criação de sistemas de abastecimento d'água, implantação de novos sistemas de abastecimento d'água, implantação de cisternas, construção de adutoras e construção de barragens. “Existe um conjunto de obras, que está com valor estimado de R$ 650 milhões, desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Integração, que vai dar uma solução definitiva para a convivência com a estiagem, que é uma realidade para a qual nós temos que nos preparar”, disse Cid.

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

PRISÃO DECRETADA > Parlamentares denunciados somem da cidade


Uruoca – Vereadores denunciados pelo Ministério Público encontram-se foragidos após a justiça decretar prisão temporária. Não mais foram vistos pela cidade de Uruoca os parlamentares Antônio Eraldo Batista Lima, Elonio Sales Gomes, Maria Aldebiza Silveira, Evilaques Araújo da Silva e Junior Marçal que devem responder sobre a acusação de reberem propina para aprovações de matérias de interesse do executivo.

O pedido feito pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) de prisão temporária, busca e apreensão e quebra de sigilos bancário e fiscal dos cinco investigados foi atendido pelo juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade no último dia 10. Porém, os investigados fugiram antes mesmo dos mandados chegarem ao MP.


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

FORÇA & AÇÃO > Habilidade e pericia em show apresentado pela equipe Honda



Quixadá – Show de pericia e habilidade foi o que a Motocedro concessionaria da Honda no sertão central,  apresentou no ultimo dia 31 com a equipe Força e Ação na praça de eventos José de Barros no centro de Quixadá. Uma grande plateia presente para assistir as manobras radicais dos pilotos nas maquinas da Honda.~

O público vibrou na praça com cada manobra realizada pelos pilotos em suas motocicletas que com responsabilidade e equipados mostrando a importância de usar capacetes ao guiar motocicletas ou motonetas nas ruas ou estradas que cortam o Brasil.

Sergio Holanda sócio diretor da motocedro ressaltou o trabalho que a Honda tem se destacado com lançamentos de novos modelos e uma grande prestação de serviços junto aos seus clientes que tem aprovado a empresa como uma das melhores da região.    

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

QUIXADÁ > Café da manhã reforçado para os garis




Quixadá – Garis são recepcionados pelo sindicato dos servidores em um café na manhã desta quinta-feira 31, reforçado com muito dialogo e compromisso de reivindicar os direitos por parte do sindicato. A presidente Neiva Estevam reforço que este é o trabalho do sindicato de esta sempre ao lado de seus sócios defendendo seus direitos.

Francisco Paixão 38 anos, 12 anos trabalha como gari, hoje fica na retirada de terra e entulho, reforça a falta de epi’s para a segurança dos trabalhadores. Luciana da silva 37 anos, 14 anos nas ruas da cidade limpando o que os moradores costumam jogar na rua e não consegue esperar a coleta sistemática passar sobrando sempre para nós que estamos todos os dias na rua, salientou Luciana. Manoela Ferreira, 49 anos, tenho 20 anos e como conheço o funcionamento eu mesmo compro as luvas para não pegar doenças afirma o gari.

Neiva Estevam presidente do SINDSEP alerta para que todos trabalhem o horário que esta no contrato caso precise trabalhar horas extras tem que receber pois é um direito do trabalhador. Após o discurso da sindicalista convidou os presentes para o café oferecido pelo sindicato aos companheiros garis. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

SELEÇÃO BRASILEIRA > Nike apresenta novo uniforme



Rio de Janeiro – Nike lança em evento realizado juntamente com Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na manhã desta quinta-feira 31, no Rio de Janeiro. Um ponto marcante a divulgação do material usado para produzir as camisas, material reciclável (garrafas pet), o que deixa mais leve que a atual. A nova camisa será usada na reestreia de Felipão no comando da canarinha contra a forte seleção da Inglaterra em jogo amistoso. 

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

QUIXADÁ > Prefeito garante permanência de Agência do Ministério do Trabalho



Quixadá – As especulações sobre a transferência da Agência de Atendimento do Ministério do Trabalho para o vizinho município de Quixeramobim chegam ao fim. O prefeito João Hudson, o “João da Sapataria” firmou compromisso com o Superintende Regional do Trabalho Julio Brizze concedendo as condições para a ampliação da agência no município.


Em reunião na prefeitura municipal no inicio da tarde desta quarta feira 30,  Francisco de Assis Queiroz Nicolau secretário de planejamento e finanças, Marcos Alberto Rodrigues Bezerra, secretário de governo, Junior Capistrano presidente da CDL e Cesar Cavalcante presidente do sindicato dos comerciários de Quixadá e Região receberam o superintendente regional do trabalho, Julio Brizze que retonova de uma reunião no vizinho município e garantiu a permanência da agência em Quixadá após contar com o apoio que o prefeito garantiu através de sua assessoria terminando com toda especulação existente.

Delegacia Regional doTrabalho agora tem uma nova nomeclatura que passa a ser Agência de Atendimento, segundo Cesar Castro sindicalista afirma que o projeto para a nova agência entre as benecias que será implantada a confecção da carteira profissional é uma delas, além do atendimento ao trabalhador. Quixadá conta com mais de 6 mil trabalhadores, tem três vez mais empregados com carteira assinada que Quixeramobim, uma vara da justiça do trabalho que conta com o crescimento no atendimento de processos hoje atendendo 17 cidades da região, somente no ano de 2012 foram 964 novos processos, ficando entre as varas trabalhistas com mais agilidade no atendimento. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 




MILHÃ > Prefeitura fica as escuras


Milhã – Na manhã desta quarta-feira 30, no município de Milhã o prédio da prefeitura municipal ficou sem energia elétrica por falta de pagamento. Conforme a assessoria jurídica da atual administração o fornecimento foi em decorrência da falta de pagamento referente ao ultimo trimestre de 2012, deixada pela gestão anterior. Dr. André Wilson Favela, assessor jurídico da prefeitura ingressou com uma liminar para restabelecimento da energia.  Veja os esclarecimentos do assessor jurídico da Prefeitura de Milhã no vídeo produzido pelo radialista  Antônio Elânio.


ANTÔNIO ELANIO - www.solonopole.blogspot.com

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

ASSALTO A MOTO-TAXISTA > Policia recupera moto e apreende menor



Quixadá –  O Centro de Operações Policiais Militares (Copom) informou que na manhã desta terça-feira, 29, que na localidade de Lavoura Seca na periferia, dois irmãos são perseguidos pelos policiais militares sargento Antônio Augusto Bezerra e cabos Luiz Alberto Nobre e Antônio Joseval de Oliveira, do 11º Batalhão Policial Miliar – Quixadá que recuperam uma motocicleta roubada pelos dois.
Conforme o Copom o menor, 16 anos, pegou um moto-taxi no centro com uma viagem e dirigiu-se em direção ao distrito de Tapuiará, Ao passar do bairro Boto o condutor foi surpreendido pelo passageiro que tentou enforca-lo com uma corrente, ao reagir o moto-taxi foi surpreendido por um outro elemento identificado por Marcio, que se encontrava no matagal e aparentemente com uma arma de fogo, redeu o motoqueiro.
Logo após a dupla roubar a motocicleta Honda Fan 125 placa NUW 3091 e R$ 500,00 do moto-taxista a equipe da Polícia Militar foi acionada. O menor foi localizado no distrito de Tapuiará, flagrado pilotando a motocicleta roubada. Até a publicação desta edição o irmão dele ainda não havia sido localizado. Vizinhos da dupla informaram que eles estão morando na cidade de Banabuiú. Ambos e ainda um terceiro irmão, apresentam debilidade mental.
veja mais detalhes: Diário do Sertão Central 
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

CARNAVAL 2013 > Anunciadas as atrações para a folia



Quixadá - Prefeitura Municipal de Quixadá anuncia as atrações do carnavel 2013, com a presença de dois blocos que farão a folia na praça José de Barros e a tarde o famoso mela-mela para a gurisada se esbaldar na pista com brincadeiras e folia. 

São anunciados as bandas As Coleguinhas, Forró dos Play, Bandana, Matheus Fernandes e a grande atração que vem para abalar as estruturas, Solteirões do Forró além de bandas locais. A secretária de Saúde do municipio esta montando uma operação para o Carnaval, através do SAE tera distribuição de preservativos em pontos estratégicos , blitzs, panfletagem, ambulâncias e postos avançados no corredor da folia. 

Os Blocos que estarão na passarela este ano animando os foliões são: Camaleão e o novo bloco da cidade Crocodilho, já que Bixo Papão e o Pitchu Babau estarão se resguardando para o próximo carnaval. A Secretária de Turismo e Econômia esta estruturando os banhos no Açude do Cedro e nos Picos para que os banhista tenham total segurança com salva vidas e ambulancias além do policiamento que estará presente em todas as concentrações garantindo a segurança dos brincantes. 


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 


AGENTES PENITENCIÁRIOS > Divulgado resultado final do concurso

Brasao

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus), informa a publicação do Edital referente ao resultado final do concurso público para o suprimento de 800 cargos de agente penitenciário do Ceará. O resultado estará publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará nos próximos dias.


Novos servidores

Hoje, o Estado do Ceará possui 693 agentes penitenciários na ativa. Com o Concurso Público, o Governo do Estado duplica o efetivo destes servidores, passando a contar com 1.463 pessoas. A posse dos novos agentes penitenciários está sendo aguardada para o primeiro trimestre de 2013. Os novos servidores serão distribuídas pelas oito macrorregiões do Estado do Ceará: Região Metropolitana de Fortaleza, Litoral Oeste, Sobral/Ibiapaba, Sertão dos Inhamuns, Sertão Central, Baturité, Litoral Leste/Jaguaribe, Cariri/Centro Sul.

Ao todo 800 vagas foram ofertadas, sendo 640 foram destinadas a candidatos do sexo masculino e 160 para candidatas do sexo feminino, a candidatos de nível médio completo ou curso profissionalizante de ensino médio (em instituições reconhecidas pelo MEC) com vencimento básico inicial de R$ 1.523,09, acrescido da Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer) e adicional noturno, podendo chegar a R$ 2.640,00.

Os agentes penitenciários asseguram um papel fundamental dentro do Sistema Penitenciário do Ceará, cabendo a segurança das unidades prisionais por meio da vigilância e custódia dos internos durante a execução da pena de prisão, contribuindo para a salvaguarda da sociedade e nas políticas de reintegração social do apenado. Os agentes penitenciários são regidos pelo regime jurídico estatutário, instituído pelo Lei Estadual 9.826, de 14 de maio de 1974.


A Fundação Universidade Estadual do Ceará – Funece/CEV, por intermédio da Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/Uece), foi a empresa responsável pela realização do concurso. Outras informações aos candidatos: A Comissão Executiva de Vestibular da Universidade Estadual do Ceará (CEV/Uece) também divulgou o resultado da prova final do curso de formação para o cargo de agente penitenciário, bem como o resultado de cada fase do certame.



Para os candidatos sub júdice incluídos nas classificações fica reservada a vaga, se sua posição na classificação estiver dentro do limite de vagas por macrorregião/sexo, até que se conheça a decisão final de suas ações judiciais.

Assessoria de Comunicação da Sejus


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

PROFESSOR > Projeto de Lei concede desconto a professor


Brasília – Professores da rede pública poderá adquirir seu automóvel com isenção de IPI, podendo os mestres terem mais conforto e agilidade em se deslocarem para as unidades escolares. A Câmara analisa o Projeto de Lei 4504/12, do deputado mineiro Dr. Grilo (PSL), que concede o beneficio que hoje os taxistas e deficientes  já utilizam. Pelo texto, o benefício poderá ser utilizado a cada três anos.
Quem vender o veículo adquirido com benefício fiscal antes de três anos para pessoas que não cumpram os requisitos poderá pagar o imposto devido atualizado, acrescido de multa e juros. O deputado afirma ainda que “a medida beneficiará sobremaneira os professores brasileiros que, além ter baixos salários, enfrentam estradas e vias de acesso malcuidadas para o desempenho de seu trabalho”.
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

QUIXADÁ > Caprinocultores de Quixadá recebem novos equipamentos e matrizes


Quixadá -  O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou no último dia 24, solenidade de entrega de equipamentos para beneficiar famílias que vivem da caprinocultura leiteira, na comunidade Arisco, no distrito de Tapuiará, em Quixadá.
A ação faz parte do projeto de inclusão social, através da caprinocultura leiteira, dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Nos distritos de Tapuiará e Cipó dos Anjos, em Quixadá, foram beneficiadas 70 famílias com o projeto que empregou moderna tecnologia para desenvolver a caprinocultura leiteira. . As famílias beneficiadas receberam 20 matrizes caprinas, 1 reprodutor, kits de higienização de ordenha e tanques de resfriamento, além da assistência técnica. Houve também a implantação de reserva alimentar para o rebanho em 1,5 hectare para cada produtor. O rebanho se alimenta de palma forrageira, sorgo e feijão guandu. 
O projeto está em sua segunda etapa, na qual os produtores estão devolvendo as crias originadas das primeiras matrizes para a inclusão de novos beneficiários no Programa. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,61 milhão, com recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A comercialização da produção é garantida através do Programa Leite Fome Zero.
Para o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, é importante que o município possa ampliar as parcerias com o Estado, principalmente para garantir a inclusão social das famílias de baixa renda. “Agora essas famílias poderão desenvolver atividade produtiva e ter uma renda, pois elas já receberam os equipamentos, os animais e as orientações do Estado sobre como trabalhar”, afirmou.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que a SDA está aberta para garantir parcerias com os municípios. “É muito importante que os municípios estejam sintonizados com as ações da SDA, pois eles têm uma estrutura e conhecem as famílias que podem ser beneficiadas com o nosso projeto”, afirmou. Sobre o projeto da caprinocultura leiteira, o secretário Nelson Martins destacou que esta é uma forma eficiente de se combater a extrema pobreza no Ceará. “Oferecendo capacitação e ainda apoiando a comercialização do leite produzido por esta comunidade, nós estamos ensinando esses produtores a gerir o próprio negócio e mais na frente comercializar com outros mercados”.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

CULTURA NEGRA > Minc realiza edital em estados do nordeste


Brasilia - O Ministério da Cultura, por meio das suas Representações Regionais, chegará mais próximo do público interessado em se inscrever nos editais para produtores e criadores negros. Serão realizadas oficinas para auxiliar o proponente a entender e a adequar sua proposta ao exigido no edital. A participação nas oficinas é gratuita e não há nenhum pré-requisito. As oficinas também vão mostrar aos interessados como acompanhar o trâmite do projeto durante as etapas do edital.
Na Bahia será realizada uma oficina segunda-feira (28), no Auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, a partir das 10h. Em Sergipe o encontro acontece às 9h da terça-feira (29), no Auditório do Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.
Em Pernambuco será realizada oficina na terça-feira (29), às 9h, na Representação Regional do Ministério em Recife. Na quarta-feira (30) é a vez de a Paraíba receber uma oficina. O encontro acontece no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Estado do estado, em João Pessoa, às 9h.
Na sexta-feira (1º), uma oficina será realizada no Ceará, no Museu do Ceará, em Fortaleza, às 14h. 
A intenção é mobilizar produtores e criadores negros e agentes culturais locais que atuem com o enfoque nas expressões afrodescentes, que possam servir de replicadores da informação.
R$ 9 milhões em premiação

Os editais para produtores negros foram lançados pela ministra Marta Suplicy no dia 20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra - e distribuirão cerca de R$ 9 milhões. São ações da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Secretaria do Audiovisual (SAv).
O objetivo é formar novos escritores, elevar o número de pesquisadores negros e de publicações de autores negros, incentivar pontos de leitura de cultura negra em todo o país; também premiar curtas dirigidos ou produzidos por jovens negros, na faixa de 18 a 29 anos; investir em criação, produção e fazer com que artistas e produtores negros ocupem palcos, teatros, ruas, escolas e galerias de arte de todo o país.
Os editais para produtores e criadores negros são uma parceria entre o MinC, a Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR).
O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

ESTAÇÃO DO TEMPO > Acadêmica homenageia sede da academia



Quixadá – Em uma homenagem a estação ferroviária onde passa a ser a sede da Academia Quixadaense de Letras através de uma poesia a imortal Angélica Nogueira,  em seus versos retrata a estação de sua infância onde apreciava as locomotivas passarem com seus vagões e o grande sino que anunciava a partida do trem com passageiros que viajavam em seus carros sobre os trilhos.

Angélica ressalta a grande conquista da cultura do sertão central ao alocar os acadêmicos em sua sede deixando as lembranças de criança agora serem transcritas em linhas de livros para o conhecimento de todos que apreciam uma boa leitura. “Estação do Tempo”, poesia que mostra a inspiração de autores em suas obras que retratam o terminal ferroviário resgatando momentos da história.

ESTAÇÃO DO TEMPO
Aqui na estação
um sino enorme e fosco
bateu decididamente
na vida de gerações.
Espalhou histórias em linhas
no vai e vem do trem,
essa estação inspirou poetas
e guardou sonhos
por várias décadas
para um dia magicamente abrigar
os escritores da terra

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

PARADA OBRIGATÓRIA > Estação de passageiros transforma-se em estação cultural



Quixadá – A estação ferroviária recebe a Academia Quixadaense de Letras (AQL), imortais  passam a ter uma sede para suas reuniões e dividir com a população suas obras. A Associação dos Filhos e Amigos de Quixadá através de diversas reuniões junto a trasnordestina conseguem a doação do prédio que neste sábado 26, foi realizado o terceiro encontro dos acadêmicos após a criação da Academia.

O prédio que deverá ser conservado sua faixada e receber os benefícios estruturais para  acomodar a academia por um período de 20 anos. O presidente da Academia o Bancário e escritor João Eudes Costa, um arquivo vivo da cultura quixadaense luta diariamente para preserva e mostrar a historia da cidade em seus livros e pesquisas, sente-se realizado em transforma um prédio que se encontrava condenado a ruinas em uma referência cultural do sertão central.

Em Quixeramobim a estação recebeu a secretaria municipal de cultura e também esta preservada. Na reunião em que contou com a participação do secretario de cultura e vice-prefeito Wellington Xavier, promotora cultural Maria Prima, secretaria executiva da AMUSC Dra. Valdênia,   o advogado Dr. Augusto Santos, Presidente da Associação de Imprensa do Sertão Central Cleumio Pinto, o Jornalista e radialista Wanderley Barbosa, a imprensa local, e o Estudante de História Sebastião que fez uma explanação sobre os romances que se passaram em Quixadá através de pesquisas em livros escritos por diversos autores. 

O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve mais uma opção de informações do SERTÃO Central. 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

CICLISMO - Quixadaenses iniciam a temporada 2013



Quixadá - Neste domingo 27, foi realizado a primeira etapa do 7° Circuito Ciclístico de Quixadá, nas categorias mista e elite. Ao longo da CE-060 o percurso que chegou ao vizinho municipio de Choró levando diversos atletas quixadaenses. 

O Secretário joão Luis (JANJÃO), até arriscou umas pedaladas e a secretaria de esportes, juventude e participação popular sob seu comando tem o objetivo de resgatar o esporte no municipio, o ciclismo ira ser uma das modalidades onde os atletas terão ao longo do ano competições para conseguirem destaques regionais e quem sabe até nacional, além da tradicional Corrida de São José, que este ano será de caráter interestadual..

Com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal da Saúde, o Clube Quixadaense de Ciclismo e a Secretaria de Esportes, Juventude e Participação Popular conseguiram reunir dezenas de atletas onde percorreram 26km na categoria mista e  54km na categoria elite mostrando o potencial do ciclismo quixadaense. 

MATÉRIA - Rinaldo Roger


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694

BANABUIÚ > Barbárie na zona rural, acusado é encontrado no cemitério



Banabuiú -  O destacamento policial de Banabuiú, na manhã deste domingo, 27, encontra o corpo de Francisco de Assis Pereira, vulgo “Biléu”, mutilado no portão do cemitério da localidade de Pedras Brancas zona rural de Banabuiú. “Biléu” é acusado do assassinato do agricultor Francisco Gilvan de Almeida Moeira, 28 anos, e do estupro da esposa dele, Segundo o policial militar Allyson Braga, “O curioso é que não havia ninguém no local, apenas o corpo estirado no chão”.
Os policiais temiam o desfecho mais trágico, dessa barbárie”, explicou o delegado Eduardo Tomé, plantonista da Delegacia Regional de Polícia Civil e titular da Delegacia de Quixeramobim. Ainda de acordo com o delegado, “Grandão”, ou “Negão”, como também é conhecido  Gilberto Moraes da Silva, por sua estatura de quase dois metros de altura, apontou de fato o vizinho do casal, Francisco Vicente dos Santos, conhecido como “Nego”, como mandante do homicídio. “Nego” porém, nega. Todavia ambos foram autuados em flagrante por homicídio triplamente qualificado, mediante paga, por motivo fútil e crueldade.
O delegado Eduardo Tomé ainda informou que foi “Grandão” quem tentou estuprar a esposa do agricultor. Embora tenha conseguido despir a vítima, não conseguiu consumir o coito. Um papagaio do casal começou a assobiar, e acreditando tratar-se de uma pessoa, ele e “Biléu” fugiram, havia explicado a esposa. Na fuga, “Grandão” acabou de executar o agricultor que agonizava no terreiro, com 28 facadas. “Grandão” responderá também por crime de roubo.
Quanto a morte de “Biléu”, o delegado Eduardo Tomé instaurou inquérito para apurar e desvendar o assassinato dele. Apesar das informações preliminares darem conhecimento de um linchamento, a pedradas e pauladas, o laudo auxiliará na definição das causas da morte. Apesar da revolta da população, não é certo fazer justiça pelas próprias mãos.


O Blog Pinto News é Associado a Associação da Imprensa do Sertão Central - AISC
Em breve: Mais uma opção em NOTICIAS do SERTÃO Central. Contato:  88 9686 6694


domingo, 27 de janeiro de 2013

PROSA > O Casamento dos Velhos



Tem certas coisas no mundo       
Que eu morro e num acredito      
Mas essa eu conto de certo       
Dum casamento bonito             
De um viúvo e uma viúva          
Bodoquinha Papaúva               
E Tributino Sibito               

O véio de oitenta ano            
Virado num estopô                
A véia setenta e nove            
Maluca por um amor               
Os dois atrás de esquentar       
Começaram a namorar               
Porque um doido ajeitou          

Um dia o véio comprou            
Um corpete pra bodoquinha        
Quando a véia foi vestir         
Nem deu certo, coitadinha        
De raiva quase se lasca          
Que o corpete tinha as casca     
Mas os miolo num tinha           

No dia três de abril             
Vêi o tocador Zé Bento           
Mataram trinta preá              
Selaram oitenta jumento          
Tributino e Bodoquinha           
Sairam de manhazinha             
Pra cuidar do casamento          

O veião saiu vexado              
Foi se arranchar na cidade       
Mandaram chamar depressa         
Naquela oportunidade             
O veião chegou de choto          
Inda deu catorze arroto          
Que quase embebeda o padre       

O padre ai perguntô:             
Seu Tributino, o que pensa,      
Quer receber Bodoquinha          
Sua esposa, pela crença?         
O veião dixe: eu aceito          
Tô tão vexado dum jeito          
Chega tô sem paciência           

 E preguntô a Bodoquinha:
 Se aceitar esclareça
 A véia lhe arrespondeu
 Dando um jeitim na cabeça
 Aceito de coração
 Tô cum tanta precisão
 Tô doida que já anoiteça

 Casaram, foram pra casa
 Comeram de fazer medo
 Conversaram duas horas
 Uns assuntos duns segredo
 E Bodoquinha dixe: agora,
 Meu pessoá, vão embora
 Que eu quero drumi mais cedo

 O véi vestiu um pijama
 Ficou vê uma raposa
 A véia de camisola
 Dixe: óia aqui sua esposa
 Cuma é, vai ou num vai?
 O veião dixe: ai, ai, ai
 Já  tá  me dando umas coisa

 A véia dixe me arroche
 Cuma se novo nóis fosse
 O véio dixe: ê minha véia
 Acabou-se o que era doce
 A véia dixe: é assim?
 Então se vai dar certim
 Que aqui também apagou-se

 Inda tomaram uns remédio
 Mas num deu jeito ao enguiço
 De noite a véia dizia:
 Mas meu véi, que diabo é isso?
 Vamo vendê essa cama
 Nóis sempre demo na lama
 Ninguém precisa mais disso

 A véia dixe: isso é triste
 Mas esse assunto eu esbarro
 Eu já bati o motor
 Meu véi estrompou o carro
 Ê, meu veião Tributino
 Nóis dois só tem um menino
 Se a gente fizer de barro

Repentista Louro Branco

Blog Mundo Cordel - Marcos Mairton
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...