Pages

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

QUIXADÁ > Caprinocultores de Quixadá recebem novos equipamentos e matrizes


Quixadá -  O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), realizou no último dia 24, solenidade de entrega de equipamentos para beneficiar famílias que vivem da caprinocultura leiteira, na comunidade Arisco, no distrito de Tapuiará, em Quixadá.
A ação faz parte do projeto de inclusão social, através da caprinocultura leiteira, dos beneficiários do Programa Bolsa Família. Nos distritos de Tapuiará e Cipó dos Anjos, em Quixadá, foram beneficiadas 70 famílias com o projeto que empregou moderna tecnologia para desenvolver a caprinocultura leiteira. . As famílias beneficiadas receberam 20 matrizes caprinas, 1 reprodutor, kits de higienização de ordenha e tanques de resfriamento, além da assistência técnica. Houve também a implantação de reserva alimentar para o rebanho em 1,5 hectare para cada produtor. O rebanho se alimenta de palma forrageira, sorgo e feijão guandu. 
O projeto está em sua segunda etapa, na qual os produtores estão devolvendo as crias originadas das primeiras matrizes para a inclusão de novos beneficiários no Programa. O investimento foi de aproximadamente R$ 1,61 milhão, com recursos oriundos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). A comercialização da produção é garantida através do Programa Leite Fome Zero.
Para o prefeito de Quixadá, João Hudson Bezerra, é importante que o município possa ampliar as parcerias com o Estado, principalmente para garantir a inclusão social das famílias de baixa renda. “Agora essas famílias poderão desenvolver atividade produtiva e ter uma renda, pois elas já receberam os equipamentos, os animais e as orientações do Estado sobre como trabalhar”, afirmou.
O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou que a SDA está aberta para garantir parcerias com os municípios. “É muito importante que os municípios estejam sintonizados com as ações da SDA, pois eles têm uma estrutura e conhecem as famílias que podem ser beneficiadas com o nosso projeto”, afirmou. Sobre o projeto da caprinocultura leiteira, o secretário Nelson Martins destacou que esta é uma forma eficiente de se combater a extrema pobreza no Ceará. “Oferecendo capacitação e ainda apoiando a comercialização do leite produzido por esta comunidade, nós estamos ensinando esses produtores a gerir o próprio negócio e mais na frente comercializar com outros mercados”.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...