Pages

sábado, 30 de outubro de 2010

DIVÓRCIO FICA MAIS RÁPIDO E ECONÔMICO DEPOIS DA EMENDA 66


BRASÍLIA [ ABN NEWS ] — Economia de tempo e dinheiro são os méritos da Emenda Constitucional 66, que desde julho permite a dissolução do casamento civil diretamente pelo divórcio, sem necessidade de prévia separação judicial por mais de um ano ou de comprovada separação de fato por mais de dois anos. Combinada com a permissão de os cartórios realizarem os divórcios consensuais (lei 11.441/07), a emenda facilita a vida de quem quer por fim à união.

Nos quase quatro meses de vigência da EC 66, os cartórios passaram a receber bem mais pedidos de divórcio. O Colégio Notarial do Brasil (CNB) fala em crescimento acima de 100% nesses registros em diversos cartórios do país. O presidente da entidade, José Flávio Bueno Fischer, acredita que aumentaram tanto os processos de divórcio direto quanto as conversões de separação em divórcio.

- O que mudou com a Emenda foi que os interessados não precisam mais se sujeitar aos prazos (um ano de separação judicial e dois anos de separação de fato) antes previstos na legislação, nem dependem de uma separação prévia para depois poderem se divorciar. Assim, simplificou a vida do cidadão, além de propiciar a economia de um ato, agora dispensado - explica José Flávio Fischer.

Assessora jurídica do CNB, a advogada Karin Regina Rick Rosa vem observando, desde o início das separações em cartório, uma posição menos interventiva do Estado nas questões relativas à família. Ela defende, contudo, a separação como a melhor opção para quem quer por fim à sociedade conjugal (quando o casal não vive mais junto), sem extinguir, no entanto, o vínculo matrimonial (que leva à completa extinção do casamento).

Justiça

Enquanto nos cartórios o aumento do número de divórcios foi expressivo desde a publicação da EC 66, nas varas de família - que continuam a fazer os divórcios litigiosos ou de famílias com filhos menores de 18 anos ou incapazes, mesmo se consensuais - a grande diferença foi a redução do tempo de tramitação dos processos. A juíza substituta da 3ª Vara de Família de Brasília, Maria Graziela Barbosa Dantas, atribui a maior rapidez ao fim da exigência de se comprovar a separação de fato por mais de dois anos antes de iniciar o divórcio. A juíza considera um avanço a simplificação desse processo e discorda das críticas dos que temem a banalização do divórcio.

- A facilidade do procedimento judicial para decretar o divórcio, peladesnecessidade de comprovar o prazo de separação e até mesmo de culpa pela dissolução da sociedade conjugal, por si só, não tem o condão de estimular dissoluções de casamentos - sustenta.

Os representantes do CNB também defendem essa linha de raciocínio. Para Karin Rick, a EC 66 não incentiva o rompimento de relações afetivas, porque não é a lei que obrigará, ou não, as pessoas a permanecerem juntas. José Flávio Fischer acredita que a medida pode, na verdade, estimular a oficialização de uniões, já que o processo de divórcio foi simplificado e tornou-se mais rápido e econômico.

Convencida de que a EC 66 chega a extinguir a possibilidade de separação, a magistrada Maria Graziela Barbosa aconselha os casais a refletirem sobre o divórcio como condição definitiva. Isso porque a separação poderia ser revogada para se restabelecer o casamento. No caso do divórcio, a volta à relação só pode ser oficializada por novo casamento. A juíza explica, ainda, que a escolha pelo divórcio permite formalizar novo casamento e constituir nova família.

FONTE: ABN NEWS

MAIOR NAVIO DO MUNDO ZARPA PARA VIAGEM INAUGURAL



COPENHAGUE (AFP) - O maior navio do mundo, o "Allure of the Seas", zarpou neste sábado do Mar Báltico para sua primeira viagem, na qual precisará baixar suas chaminés retráteis para passar sob a ponte de Storebaelt, na Dinamarca.
Às 16H18 locais (14H18 GMT), o cruzeiro gigante que na sexta-feira deixou o estaleiro da STX, na Finlândia, onde foi montado, passou por debaixo da ponte de Storebaelt, uma das mais altas da Europa, indicou à AFP um funcionário da A7S Storebaelt, que participou da construção do o "Allure of the Seas".
"Passou sem problemas", disse Kristian Andreasen, vigilante técnica da empresa.
Cerca de 2.000 pessoas estavam em uma praia vizinha para ver o barco, afirmou.
Assim, o "Allure of the Seas" segue a trajetória de seu irmão gêmeo, o "Oasis of the Seas", que fez a mesma prova de fogo após seu lançamento no fim de outubro de 2009.
Os dois navios, quase idênticos, têm 72 metros de altura acima da linha do mar. Ambos pertencem à Royal Carribean, e foram fabricados nos estaleiros da sul-coreana STX em Turku, na costa sudoeste da Finlândia.
Para conseguir sair do Báltico, seus projetistas precisaram desenhar chaminés retráteis, capazes de passar sob a ponte de Storebaelt, que se ergue a 65 metros de altura.
Com 361 metros de comprimento e 66 de largura, o "Allure of the Seas", de valor estimado em 1 bilhão de euros, pode viajar com até 6.360 passageiros e 2.100 tripulantes a bordo.
Simbolicamente, é o maior navio do mundo por ter 50 centímetros a mais de comprimento que o "Oasis of the Seas".
Com bandeira das Bahamas, deve atracar dentro de 12 dias em Fort Lauderdale, na Flórida, na costa sudeste dos Estados Unidos.

FONTE: ABRIL.COM

ACORDO DÁ A PAÍSES "DIREITO AUTORAL" SOBRE PATRIMÔNIO GENÉTICO DA BIODIVERSIDADE

Lucro de remédios criados a partir de plantas e animais terá de ser repartido com país de origem



A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) acaba de aprovar uma regulamentação internacional sobre o uso de recursos genéticos da biodiversidade. O Protocolo de Nagoya, como será chamado, determina regras básicas para o acesso e a repartição de benefícios (ABS, na sigla em inglês) oriundos da utilização desse recursos, com o intuito de coibir a chamada "biopirataria".

O acordo determina que cada país tem soberania -- "direitos autorais", por assim dizer -- sobre os recursos genéticos de sua biodiversidade e que o acesso a esses recursos só pode ser feito  com o consentimento do país, obedecendo à sua legislação nacional sobre o assunto. Caso um produto seja desenvolvido com base nesse acesso, os lucros ("benefícios") deverão ser obrigatoriamente compartilhados com o  país de origem.
Por exemplo: se uma empresa estrangeira tiver interesse em pesquisar os efeitos terapêuticos de uma planta brasileira, ela terá de pedir autorização ao Brasil para fazer a pesquisa. Caso um produto comercial seja desenvolvido com base nesse estudo, os lucros da comercialização deverão ser compartilhados com o País.
 E mais: caso haja um histórico de conhecimento tradicional associado ao uso medicinal da planta, os lucros deverão ser compartilhados também com os detentores desse conhecimento -- por exemplo, alguma tribo indígena ou comunidade ribeirinha.
O protocolo foi aprovado na plenária final da décima Conferência das Partes (COP 10) da CDB, em Nagoya, no Japão, com a participação dos 193 países signatários da convenção. O acordo não tem força de lei, mas cria uma obrigação política por parte dos governo de obedecer às regras e fornece uma referência compartilhada para a elaboração de políticas nacionais sobre o assunto.
A COP 10 também aprovou um Plano Estratégico com 20 metas de conservação da biodiversidade global, que deverão ser cumpridas até 2020. Elas incluem a proteção de pelo menos 17% dos ecossistemas terrestres e de água doce, e 10% dos ecossistemas marinhos e costeiros do planeta. A perda de hábitats-- com uma menção específica às florestas -- deverá ser reduzida em pelo menos 50%, podendo chegar a quase 100% "onde for possível".
O Brasil foi uma das nações mais influentes nas negociações e ficou satisfeito com a versão final do protocolo.

Herton Escobar, enviado especial a Nagoya - O Estado de S. Paulo

FONTE: ESTADÃO.COM


CNT/SENSUS MOSTRA DILMA ELEITA COM 14 PONTOS DE VANTAGENS SOBRE SERRA

Sondagem mostra petista com 57,2% dos votos, contra 42,8% do candidato do PSDB.
Celso Júnior/AE 13.06.2010
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, aparece com 14,4 pontos de vantagem sobre o candidato do PSDB José Serra, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada neste sábado (30). Considerando os votos válidos – quando brancos e nulos são descartados –, Dilma tem 57,2% da preferência do eleitorado, contra 42,8% de Serra. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dilma tem 50,3% dos votos totais, contra 37,6% de Serra. Brancos e nulos somam 4,1% e indecisos chegam 7,9%. 

Nesta sexta-feira (29), pesquisa Datafolha indicou que a vantagem de Dilma é de 12 pontos. Na sondagem, a petista aparece com 56% dos votos válidos, contra 44% do tucano.

A última sondagem do instituto, divulgada na quarta-feira (27), mostrou Dilma com 58,6% dos votos válidos, contra 41,4% de Serra. Brancos e nulos somavam 4,7% e indecisos chegaram a 6,8%.

O Sensus ouviu 2.000 eleitores nos dias 28 e 29 de outubro. A pesquisa foi feita a pedido da CNT (Confederação Nacional dos Transportes). O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) foi feito no dia 25 de outubro com o número 37.919/2010.

FONTE: R7.COM

DIRETOR FINANCEIRO É ELEITO PROFISSIONAL DO ANO PELA ANEFAC



Foto: Agência Petrobrás
O diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Petrobras, Almir Guilherme Barbassa, foi o ganhador do Prêmio Profissional do Ano 2010 da ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) por sua destacada atuação na área de Finanças.

A ANEFAC concede anualmente prêmios aos profissionais das áreas de Finanças, Administração e Contabilidade e os ganhadores são eleitos pelo voto direto dos associados. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de novembro, em São Paulo.

Barbassa destacou que o sistema adotado (votos em livre escolha, sem se ater a uma lista prévia de candidatos) confere ao prêmio uma característica democrática e extremamente representativa. O diretor agradeceu a escolha dos associados da ANEFAC. “A premiação é reflexo do trabalho desenvolvido com total seriedade e transparência pela nossa equipe. Receber esse prêmio muito me orgulha, e devo dividi-lo não só com a Área Financeira da Petrobras, mas com toda a Companhia”, afirmou. 

FONTE: AGÊNCIA PETROBRÁS

MÉDICOS SÃO CONDENADOS POR OPERAÇÕES DESNECESSÁRIAS

As operações desnecessárias teriam ocorrido entre 2005 e 2007

Oito médicos italianos foram condenados a prisão nesta sexta-feira pela realização de dezenas de operações desnecessárias para obter ganhos financeiros, de acordo com o jornal La Repubblica.
O diário italiano disse que os médicos da clínica Santa Rita, em Milão, fizeram mais de 80 operações desnecessárias, incluindo a remoção de pulmões e seios.
O responsável pela departamento torácico da clínica, Pier Paolo Brega Massone, foi condenado a 15 anos e meio de prisão.
O juiz do caso descreveu Massone como "cruel e despido de qualquer senso de compaixão humana".
Casos
O La Repubblica diz que a sentença foi recebida com aparente indiferença pelos médicos. Seus advogados dizem que vão recorrer da decisão.
As operações desnecessárias ocorreram entre 2005 e 2007 para que a instituição, apelidada de "clínica dos horrores" pela imprensa italiana, cobrasse subsídios do governo.
Entre os casos desnecessários, foram registrados os de dezenas de pacientes com tuberculose que tiveram seus pulmões retirados.
Uma garota de 18 anos de idade teve um seio removido quando a simples retirada de um nódulo teria sido suficiente, diz o jornal.
Em outro caso, uma senhora de 88 anos foi submetida a três cirurgias de pulmão quando apenas uma teria sido necessária.
Três dos médicos, incluindo Massone, terão que cumprir as sentenças atrás das grades, e os outros cinco receberam penas de prisão domiciliar, disse o La Reppublica
FONTE: BBC BRASIL

O MELHOR HORÁRIO PARA VOTAÇÃO CONFORME TSE É DE 10H ÀS 13HS


Brasília - Os eleitores que querem fugir das filas para votar amanhã (31) devem evitar o horário entre 10h e 13h. Isso é o que mostra levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o fluxo de votação nas capitais do país durante o primeiro turno. No segundo turno, o horário matutino deve ficar ainda mais movimentado porque muitos eleitores viajarão para aproveitar o feriado de Finados.
Segundo o TSE, o melhor horário para votar na maioria das capitais é antes das 9h (em todas as capitais, exceto São Paulo, que tem melhor horário após as 13h) e após as 14h. As únicas capitais que apresentaram um fluxo diferente na parte da tarde são Boa Vista, com melhor horário entre 12h e 14h30, Macapá, entre 12h e 15h30 e Porto Velho, entre 13h e 15h30.
Rio Branco é a única capital que tem um fluxo constante entre 11h e 16h. O TSE indica que na capital acriana o melhor horário para votar é antes das 9h. O horário de votação em todo o país é entre 8h e 17h, respeitados os fusos horários.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

PACOTE SUSPEITO INTERCEPTADO EM DUBAI TEM A MARCA DA AL-QAEDA



Google/Imagens
O pacote suspeito procedente do Iêmen e interceptado no aeroporto de Dubai continha explosivos e um sistema de acionamento que são a marca de organizações terroristas como a Al-Qaeda, anunciou neste sábado a polícia do emirado. "A investigação sobre pacotes suspeitos procedentes do Iêmen identificados pela equipe de investigação por meio da empresa americana de transportes aéreos FedEx mostrou que um deles era uma impressora de computador cujo cartucho de tinta continha produtos explosivos", afirma um comunicado oficial.

"O artefato foi preparado de maneira profissional e dotado de um circuito elétrico conectado a um cartão de telefone celular oculto na impressora", completa o texto. "A maneira como o artefato foi preparado tem características similares às utilizadas por grupos terroristas como a Al-Qaeda", conclui o comunicado.

FONTE: EBAND.COM

DEZ PESSOAS AINDA ESTARIAM SOBRE ESCOMBROS


Comandante dos bombeiros acredita que todos serão resgatados vivos


Local da tragédia, no Centro, está isolado para resgate
- "A nossa expectativa é tirar todas essas pessoas com vida. Passaram-se poucas horas do acidente e é possível encontrar pessoas com vida. Chegamos a esse número com base em informações dos moradores que sobreviveram. Estamos com 60 homens dos bombeiros e mais o pessoal da Defesa Civil. Além disso, cães farejadores também estão sendo usados para ajudar a encontrar as vítimas".

- "Estamos trabalhando com duas hipóteses para a tragédia: explosão ou o comprometimento da estrutura do imóvel".

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro informou que não há previsão de término para o trabalho de resgate do desabamento do prédio de três andares da rua Laura de Araújo, na Cidade Nova, região central do Rio.

Quatro pessoas morreram e 15 ficaram feridas no acidente. As vítimas foram socorridas nos hospitais Souza Aguiar, no Centro, e do Andaraí, na zona norte. Ainda não há informações sobre o estado de saúde destas pessoas.

Cerca de 80 bombeiros e voluntários ainda tentam resgatar vítimas com vida e contam com o apoio de seis caminhões da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana), duas retroescavadeiras, uma pá mecânica e de cães farejadores.

Mais cedo, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, disse que ainda há pelo menos dez pessoas desaparecidas.

Moradores da rua denunciaram uma obra próxima ao prédio que teria apresentado rachaduras antes do acidente. Duas casas antigas já haviam sido notificadas pela Defesa Civil.

Ainda de acordo com o coronel Pedro Machado, a perícia não vai descartar nenhuma hipótese sobre rachaduras e construções antigas.
O fornecimento de energia e gás da região foi interrompido. O trânsito foi interditado na rua do acidente.

FONTE: R7.COM


sexta-feira, 29 de outubro de 2010

POLÔNIA FINALIZA CONSTRUÇÃO DO MAIOR CRISTO DO MUNDO

Janek Skarzynski/29.10.2010/AFP
Cabeça do futuro maior Cristo do mundo é erguida na Polônia; estátua terá 58 m de altura e envergadura de 24 m

A Polônia finaliza a construção da maior estátua de Cristo do mundo, que vai superar em tamanho a figura do Cristo de La Concordia, na Bolívia, e do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
A estátua terá um total de 58 m de altura desde a base, e uma envergadura dos braços de 24 m. O brasileiro, por sua vez, tem 38 m de altura (contando com o pedestal) e o Cristo de La Concordia 40,44 m de altura.
Sylwester Zawadzki, padre da paróquia da Divina Misericórdia de Swiebodzin, uma cidade de 40 mil habitantes a cerca de 50 km da fronteira com a Alemanha, é o responsável pelo projeto.
- Minha primeira vocação foi ser padre. Minha segunda foi construir esta estátua.

A inauguração está prevista para o dia 21 de novembro, uma vez que estejam concluídos os trabalhos de montagem das últimas peças.
O projeto nasceu há pouco mais de cinco anos, quando Zawadzki comprou um terreno de quatro hectares da Agência Nacional de Terras Agrícolas e passou a buscar patrocinadores para realizar seu projeto.

Grua não deu conta de montar braços da estátua
Os braços do Cristo serão montados na próxima semana, porque a grua utilizada anteriormente para esse serviço não foi suficientemente potente.
Os realizadores da obra estudaram, inclusive, realizar a operação com um helicóptero. Finalmente, decidiram utilizar uma grua maior.
A estátua levanta-se sobre uma pequena colina, em meio ao campo, sendo visível a partir de uma estrada nacional. No futuro, poderá ser vista a partir da autoestrada que unirá Varsóvia e Berlim.
Assim como o Cristo de la Concordia, na Bolívia, e o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Swiebodzin é totalmente branca - a única diferença é a coroa dourada.

FONTE: R7.COM

CEARÁ EM EXIBIÇÃO NA ARGENTINA

Mais de 80 mil visitantes de mais de 50 países terão a oportunidade de conferir as belezas e potencialidades do Ceará apresentados pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur), durante a 15º edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina – FIT, em stand cooperado da Embratur. A Feira acontece a partir deste sábado (30/10) e prossegue até terça-feira (02/11), no espaço La Rural, em Buenos Aires.

A Setur busca com essa participação realizar negociações diretas entre buyers e suplliers dos diversos destinos, além de promover a sustentação da imagem do Estado como destino turístico junto ao público em geral, de forma a assegurar e garantir sua presença entre os itens de vendas dos operadores e agentes de viagem da Argentina. E ainda, inserir o produto turístico Ceará nas brochuras de venda das principais Operadoras da Argentina.

A participação do Ceará na 15ª FIT é uma oportunidade ímpar de promoção, contatos, negócios, e de oportunidade para suprir os agentes de viagens de material informativo sobre o Ceará. A iniciativa visa incentivar e estimular o interesse daquele importante mercado emissor para o Ceará.

O evento, um dos maiores eventos comerciais do Cone Sul, é voltado para o setor de turismo internacional e público consumidor final. Além de reunir entidades, trade local do Mercosul, Europa e Ásia, vem trabalhando diversos temas sobre o setor turístico com atividades paralelas, como palestras que permitem aos seus visitantes a atualização de informações das tendências de mercado e das características da oferta e demanda.

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

JUSTIÇA DETERMINA QUE FLAMENGO DEPOSITE PENSÃO PARA FILHO DE ELIZA

Clube terá de repassar o equivalente a 17,5% do salário do goleiro Bruno, que está suspenso
Google/Imagens

SÃO PAULO - A Justiça do Rio de Janeiro determinou na última segunda-feira, 25, que o Clube de Regatas Flamengo deposite em juízo um porcentual do salário do ex-goleiro do clube, Bruno Fernandes.
O depósito deverá ser feito no processo pelo reconhecimento da paternidade e para recebimento de pensão, aberto por Eliza Samudio contra Bruno, quando ela estava grávida, em 2009. Além disso, Eliza acusava Bruno de tê-la agredido e tentado fazê-la abortar o bebê.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, a decisão foi dada pela juíza Maria Cristina de Brito, da 1ª Vara de Família da Barra da Tijuca, que estabeleceu que o clube deve depositar em conta judicial, até o dia 5 de cada mês, o equivalente a 17,5% do valor recebido pelo goleiro, que está suspenso.
A juíza também determinou que o laboratório responsável pelo exame de DNA da criança envie o resultado à Justiça, no prazo de cinco dias a partir da publicação do despacho. 


MOEDA INGLESA PRESTA HOMENAGEM A JHON LENNON





A Grã Bretanha homenageou o ex-beatle John Lennon no ano em que ele completaria 70 anos. Uma moeda com a cara do cantor foi lançada para colecionadores.

Apesar de o valor escrito ser de cinco libras, o equivalente a R$ 13, a peça é vendida por 45 libras (cerca de R$ 120). Esse tipo de homenagem só foi prestada a William Shakespare, Charles Darwin e a Winston Churchill.

FONTE: EBAND

BRASIL ESCOLHE SEU DESTINO NAS URNAS


O segundo turno das eleições, a ser realizado neste domingo (31), conclui aquele que será o sexto pleito direto consecutivo para presidente da República, desde a redemocratização, e o terceiro com a possibilidade de reeleição. Conforme levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 135.804.433 eleitores estão aptos a votar - 0,15% deles em seções instaladas em embaixadas e consulados brasileiros no exterior.
Além do presidente da República, serão escolhidos os governadores de oito estados e do Distrito Federal. 
A maioria dos estados em que há indefinição fica nas Regiões Norte (Rondônia, Roraima, Pará e Amapá) e Nordeste (Paraíba, Piauí e Alagoas), mas haverá segundo turno também no Centro-Oeste (Goiás e Distrito Federal).
Foram quase cinco meses de uma campanha tensa, de forte caráter plebiscitário a respeito dos oito anos do Governo Lula. Submetidos a grande volume de propaganda eleitoral, e por uma onda nunca vista de mensagens enviadas por correio eletrônico ou postadas nas redes sociais, os eleitores brasileiros demonstram estar esclarecidos sobre as propostas dos dois candidatos: Dilma Roussef (PT) e José Serra (PSDB). A ser verdade o que dizem as últimas sondagens de opinião.
Esses cidadãos caminham para urnas neste domingo portando a fração do poder de escolher o destino de seu país - um paradoxo, já que o destino está vinculado à idéia de fatalidade.
Esse porvir dependerá em grande parte da coligação que chegar ao poder central. De um lado o PT e seus aliados PMDB, PDT, PSB, PR, PCdoB, PRB, PTN, PSC e PTC. Do outro, o PSDB com DEM, PTB, PPS, PMN e PT do B. Nos 27 dias que antecederam o segundo turno, os dois lados trocaram acusações e pintaram cenários sombrios caso o adversário vencesse.
Seja qual for o vencedor, superada a paixão eleitoral, o mais recomendável é que os votos sejam de um futuro promissor para o Brasil e sua jovem democracia.

FONTE: AGÊNCIA SENADO

DELEGAÇÃO DO BRASIL VAI A ISRAEL CONHECER TECNOLOGIAS DE SEGURANÇA PARA COPA E OLIMPÍADA

Oitenta representantes brasileiros, inclusive comandantes das policias militar, civil e federal, deverão participar, a partir deste domingo, de uma conferência internacional sobre segurança organizada pelo governo israelense, na qual devem ser oferecidas tecnologias que podem ser usadas durante a Copa em 2014 e a Olimpíada em 2016.
O aeroporto de Tel Aviv é considerado um dos mais seguros do mundo
A conferencia será realizada em Tel Aviv e incluirá visitas a Jerusalém, onde os participantes poderão observar tecnologias de monitoramento de grandes áreas, e ao aeroporto internacional Ben Gurion, considerado um dos mais avançados do mundo na área da segurança.
Segundo o encarregado de negócios da embaixada brasileira em Tel Aviv, Eduardo Uziel, "Israel tem interesse em vender tecnologias para o Brasil, pensando na Copa e nas Olimpíadas".
"O Brasil tem todo o interesse de manter a cooperação e a presença de uma delegação grande na conferência demonstra o potencial de adensamento das relações Brasil-Israel", disse o diplomata brasileiro à BBC Brasil.
De acordo com Uziel "Israel tem uma indústria de alta tecnologia e muita experiência na área da segurança, que podem ser úteis, principalmente agora que o Brasil vai sediar grandes eventos internacionais".
Terrorismo
Entre os integrantes da delegação brasileira estarão representantes de comissões envolvidas com a organização da Copa 2014 e do Rio 2016, além de secretários de segurança publica.

A agenda da conferência inclui temas como cidades sem violência, segurança de aeroportos, identificação de suspeitos e uso da mídia em situações de emergência.
Segundo o presidente da conferencia, Avi Hefetz, "a segurança tem sido uma prioridade nacional desde a fundação do Estado de Israel".
"As necessidades de segurança levaram o país a criar uma alta tecnologia que foi desenvolvida e testada em tempo real, para enfrentar qualquer ameaça", acrescentou Hefetz.
Esta não é a primeira vez que oficiais das forças de segurança brasileiras vêm a Israel para avaliar a relevância das tecnologias de segurança do país, em vista dos grandes eventos internacionais que o Brasil vai sediar.
Em janeiro deste ano o ministério da Defesa de Israel convidou secretários de segurança publica dos Estados que vão sediar a Copa, para um seminário em Tel Aviv.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que esteve presente no seminário, disse naquela ocasião que "embora o Brasil não tenha experiência com atentados terroristas, deve começar a se preparar, com urgência, para se confrontar com esse tipo de ameaças durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas".
Durante o seminário o ministro Jobim também mencionou uma possível necessidade de "alterações legislativas para viabilizar ações de prevenção a ataques terroristas" durante os grandes eventos esportivos.

FONTE: BBC BRASIL

INADIMPLÊNCIA DAS EMPRESAS CAI 5,8% DE AGOSTO PARA SETEMBRO


São Paulo - O número de empresas que deixaram de pagar suas dívidas em setembro caiu 5,8% na comparação com agosto, de acordo com a Serasa Experian. No acumulado de 2010, a queda chega a 6,5% ante o mesmo período do ano anterior. Em relação a setembro de 2009, houve um aumento de 0,4% na inadimplência das empresas.
Segundo o levantamento da Serasa Experian, as dívidas com bancos, de janeiro a setembro de 2010, tiveram um valor médio de R$ 4.723,03, o que representou um crescimento de 3,5%, ante igual período de 2009. Os títulos protestados tiveram o valor médio em R$ 1.647,94, com queda de 7,6%, em relação ao acumulado do ano anterior. No caso dos cheques sem fundos, o valor médio foi de R$ 2.039,53, um aumento de 29,1% na comparação com igual período de 2009.
Quando se avalia o porte, a inadimplência das micro e pequenas empresas apresentou recuo de 5,5% em setembro, comparada à de agosto, e cresceu 1,0% ante setembro de 2009. A inadimplência das médias empresas caiu 10,4% em setembro e 11,9% no ano.
As grandes companhias registraram 6,5% de queda na inadimplência na variação de agosto para setembro. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o recuo foi de 6%.
Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil


FONTE: AGÊNCIA BRASIL 

SUPERPOÇO DE LIBRA, NO PRÉ-SAL, PODE TER MAIS ÓLEO QUE A SOMA DE TODAS AS RESERVAS BRASILEIRAS



Rio de Janeiro – A Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou hoje que a reserva de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos, pode conter mais petróleo do que a soma de todas as reservas já comprovadas no país. O volume de óleo recuperável em Libra pode chegar a 15 bilhões de barris. Atualmente, as reservas brasileiras somam 14 bilhões de barris. O maior poço já descoberto na plataforma continental até agora foi o de Tupi, também no pré-sal da Bacia de Santos, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.
Segundo a ANP, Libra fica em um bloco de propriedade integral da União e foi auditado pela certificadora Gaffney, Cline & Associates. A certificadora avaliou que o volume recuperável pode variar entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris, sendo mais provável a possibilidade de extração de 7,9 bilhões de barris. “Esta descoberta, situada no gigantesco prospecto Libra conforme expresso no relatório da certificadora, valoriza enormemente o patrimônio da União”, afirmou a agência reguladora em nota.
O poço situa-se a 183 quilômetros (km) da costa do Rio de Janeiro, sob 1.964 metros de lâmina d'água e a 5,4 km de profundidade. “A profundidade final prevista, de cerca de 6.500 metros, é estimada para ser alcançada no início de dezembro próximo”, informou a ANP.
Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil


FOONTE: AGÊNCIA BRASIL

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

QUIXADÁ, COMEMORA 140 ANOS DE EMANCIPAÇÃO NO CENTENÁRIO DE RAQUEL DE QUEIROZ

Praça cheia na comemoração de 140 anos de emancipação - Foto: Edgar Moraes
Quixadá em festa pelos seus 140 anos de emancipação, neste dia 27 de Outubro. A cidade foi despertada pela música da Banda Municipal Prof. Nabor regida pelo maestro Didi Barros.

Foto: Edgar Moraes
Às 08h00min, foi feito a abertura oficial das comemorações do aniversario municipal, várias autoridades fizeram-se presentes à Praça José de Barros, quando o Prefeito deu como aberta as festividades no dia do município com os hasteamentos dos pavilhões, nacional, estadual e municipal. A banda municipal regeu os hinos, nacional e municipal sobre o olhar atento da população que se faziam presentes.


Torcida no Estádio Abilião - Foto Edgar Moraes
As praças esportivas estavam repletas de atletas que disputaram torneios em diversas modalidades: Futebol de Salão, Voleibol, Basquete, Futebol e Ciclismo. A torcida era só euforia, acompanhando seus times e atletas nas disputas dos títulos. O Prefeito Rômulo Carneiro esteve presente durante todo o dia nas diversas arenas esportivas prestigiando a população nas disputas esportivas.
Foto: Edgar Moraes
O Prefeito junto com sua comitiva ao final do dia saiu em um grande passeio de bicicletas e motos que se aglomeravam as margens da Lagoa o Eurípedes,  no Pólo de Lazer Lagoa dos Monólitos e juntos dirigiram-se ao centro de eventos na Praça José de Barros onde estudantes e parte da população já esperavam visitando os Stands de serviços e exposições de Projetos Sociais e Ações do Município.  A população foi assistida pela Secretária de Saúde, onde disponibilizou uma equipe para realizar diversos exames gratuitamente, embelezamento no Stand da Secretária de Desenvolvimento Social além de um parque para a criançada.  
Foto: Edgar Moraes
Com a comemoração do centenário de vida da primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras, a escritora Raquel de Queiroz, foi realizada uma gincana entre alunos das escolas municipais com a participação efetiva dos estudantes. Ao final foi arrecadada uma tonelada de alimentos, transformados em cestas básicas e doados a 55 famílias do MST acampadas na Faz Lavoura Seca. A escola EEF José Bonifacio de Sousa – Distrito Educacional Campo Novo foi a grande campeã, seguida ainda pela EEF Raimundo Marques de Almeida – Distrito Educacional do São João e finalmente em terceiro lugar a EEF Deputado Flávio Marcilio – Distrito Educacional Centro. Ao longo das apresentações das equipes o público presente se deliciou com apresentações artísticas e culturais. Para fechar a festa um grande Show com a equipe Batidão Mix, DJ Jacaré e Dj Willian que deixaram o palco uma verdadeira festa mix com muita luz e som. 

FONTE:SEC DE COMUNICAÇÃO - ALAN QUEIROZ

ESTUDANTES DE SOBRAL E BANABUIÚ SÃO AS NOVAS JOVENS EMBAIXADORAS CEARENSES


O sonho de conhecer os Estados Unidos e a cultura norte-americana vai se tornar realidade em janeiro de 2011 para Francisca Joele Dias Balbino e Lunara Farias Lima, alunas da rede estadual de ensino selecionadas para participar do programa de intercâmbio "Jovens Embaixadores 2011". As estudantes estão entre os 35 jovens que foram escolhidos dentre seis mil inscritos. Um 36º jovem embaixador ainda será selecionado por meio de votação pública no site do programa Jovens Embaixadores.

Joele Dias, 18 anos, é aluna do Colégio Estadual Dom José Tubinambá da Frota, em Sobral. A Jovem Embaixadora, que fez sua inscrição com incentivo da sua professora de inglês Cristina, é voluntária num projeto de inclusão social de jovens e adolescentes. “De todo o processo de seleção a prova escrita foi a mais difícil. Já a entrevista foi a etapa mais legal pois tive a oportunidade de conhecer os outros participantes e fazer novas amizades”, contou.

Na Escola de Ensino Médio Jacob Nobre de Oliveira Benevides, no município de Banabuiú, estuda a Embaixadora Lunara Farias, de 15 anos. A jovem, que já possui o inglês afiado, é professora voluntária do idioma em sua escola e diretora cultural do grêmio escolar. “Eu ainda nem acredito que fui aprovada. A seleção do programa foi tranquila, e o trabalho que eu desenvolvo como voluntária ajudou no meu desempenho na hora das entrevistas”, disse a aluna.

Entre os dias 8 e 27 de janeiro de 2011, as duas Jovens Embaixadoras cearenses passarão uma semana em Washington visitando instituições do governo, museus, participando de reuniões com autoridades e aprendendo sobre a cultura dos EUA. Em seguida, as alunas passarão duas semanas hospedados em casas de famílias americanas em diferentes estados do país. Elas também irão frequentar aulas em uma escola de ensino médio ("high-school") onde conhecerão o dia-a-dia do jovem estudante americano e farão apresentações sobre o Brasil. Além disso, todos os Jovens Embaixadores devem desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado no País.

As Jovens Embaixadoras Cearenses não escondem a felicidade em participar do programa. Josele considera o intercâmbio uma porta de entrada para grandes oportunidades na sua vida. “Espero conhecer melhor a cultura americana, que eu amo, me aprofundar, e levar um pouco da cultura do Ceará para eles”, frisou. “Estou muito feliz e as minhas expectativas são as melhores. Com a viagem eu espero melhorar o meu inglês, conhecer gente nova e mostrar muito da cultura brasileira”, finalizou Lunara.

O Programa

Desde a criação do programa Jovens Embaixadores, em 2002, já foram beneficiados 212 jovens brasileiros. Todos os anos são selecionados estudantes com idades entre 15 e 18 anos para um intercâmbio cultural gratuito de três semanas nos EUA, promovido pela Embaixada Americana. Para participar do processo seletivo do programa, além de ter bom desempenho na escola, é preciso fazer serviço social na comunidade e dominar suficientemente o inglês para morar com uma família americana e conseguir se comunicar.

O programa não tem custo financeiro algum para os participantes, já que é patrocinado pelo governo dos EUA e conta com o apoio das empresas: Federal Express – FEDEX, MSD, Dow Brasil, Microsoft Brasil, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines e o Banco Bradesco. O programa tem o apoio também do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e dos centros binacionais Brasil – Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o programa conta com o apoio da organização World Learning que monta a programação dos jovens no território americano e seleciona as famílias que irão hospedá-los.


Assessoria de Imprensa da Seduc
Patrícia Kinoshita ( patriciakinoshita@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3957)

FONTE: GOVERNO DO ESTADO

GREVE DE ÁRBITROS PODE LEVAR TOCEDORES A APITAR JOGOS DE FUTEBOL EM PORTUGAL

Jair Rattner
De Lisboa para a BBC Brasil

Uma greve de juízes de futebol em Portugal, marcada para o fim de semana entre 6 e 7 de novembro, pode fazer com que o principal clássico do futebol português, Porto x Benfica, seja apitado por expectadores.
Os árbitros decidiram cruzar os braços para protestar contra o pacote de austeridade do governo português para o próximo ano.
Entre outras medidas, o pacote prevê que os árbitros comecem a contribuir com a Previdência Social – 183 euros por mês (cerca de R$ 431) para os que ainda não pagam a aposentadoria.
Eles também vão perder regalias – não poderão mais acumular o dinheiro que receberem por apitar jogos com bolsas de estudo (a legislação portuguesa proíbe que uma pessoa que receba bolsa de estudos trabalhe) ou com o seguro-desemprego.
Apesar de as medidas atingirem principalmente os juízes que atuam nas divisões inferiores, até agora 12 árbitros que apitam os campeonatos de primeira e segunda divisão se declararam indisponíveis para trabalhar no fim de semana de 6 e 7 de Novembro. Mesmo assim, haverá sorteio de árbitros.
Prática ‘comum’
Em declarações à agência de notícias Lusa, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Guilherme Aguiar, explicou que, no caso de os árbitros não se apresentarem no dia dos jogos, o regulamento prevê que os jogos sejam apitados por três espectadores – sejam árbitros ou não – desde que os nomes deles sejam aceitos por delegados dos dois clubes.
No caso do jogo Porto x Benfica, os dois maiores clubes do país, pode ser difícil encontrar nomes que agradem aos representantes dos dois clubes.
Segundo o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luís Guilherme, a escolha de espectadores para apitar é comum nos jogos dos campeonatos distritais, que seriam equivalentes a uma quarta divisão.
O técnico do Porto, André Villas-Boas, afirmou que considera a posição dos árbitros de fazer uma greve como legítima. Explicou que os árbitros estão defendendo a formação dos mais jovens.
A greve não deve atingir apenas o futebol. O presidente da Associação Nacional de Juízes de Basquetebol, José Cassapo, sugeriu que os árbitros de basquete declarem indisponibilidade para apitar nos jogos dos dias 6 e 7 de novembro.

Jair Rattner
De Lisboa para a BBC Brasil


FONTE: BBC BRASIL

RESTRIÇÃO AO USO DA TRIBUNA

Osmar Baquit quer que os discursos da campanha eleitoral sejam feitos fora do plenário da Assembleia
FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Ontem, foi mais um dia de sessão ordinária na Assembleia Legislativa em que o tema central foi o segundo da disputa presidencial. Tucanos e governistas se enfrentaram no plenário e trocaram, inclusive, insultos. Além disso, em tom de protesto, deputados reclamaram do uso das tribunas da Casa para que alguns façam campanha.

Foi o deputado Osmar Baquit (PSDB) quem interferiu no debate cobrando da Mesa Diretora uma medida contra a postura dos colegas em relação ao pleito deste ano. "O que está sendo feito aqui é palanque eleitoral. Nós estamos cometendo uma ilegalidade", criticou o tucano.

O protesto de Baquit foi em forma de uma questão de ordem, um tipo de solicitação à Mesa Diretora que decide se acata ou não. Quem presidia a sessão, no momento, era o deputado Téo Menezes (PSDB) que, de início, ficou sem reação ao ver a reclamação do colega.

Em seguida ele anunciou que levaria o tema para a Mesa Diretora. Mesmo sem som no microfone, Baquit ainda insistiu por providências. O tucano, que apoiou informalmente a reeleição de Cid Gomes (PSB), chegou a dizer que não estava ali para defender "nenhum dos dois lados" e acrescentou: "Eu estou pedindo que proíba esse tipo de comportamento".

A reclamação de Osmar Baquit surgiu logo depois que os deputados Fernando Hugo (PSDB) e Dedé Teixeira (PT) usaram a tribuna para trocar críticas embasadas no desempenho dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) na campanha presidencial.

Envergonhada

De acordo com Fernando Hugo, a ex-ministra Dilma Rousseff passou somente 30 minutos em Fortaleza, em carreata na Praça do Ferreira, na última terça-feira, por estar "envergonhada" com o fato de não ter cumprido as promessas feitas ao eleitorado enquanto auxiliou o Governo de Lula.

A declaração do tucano motivou a ida de Dedé Teixeira à tribuna para responder a questão. "A democracia dá o direito de quem quiser espernear e é muito do que Fernando Hugo faz aqui de forma muito eloquente", ressaltou o petista antes de apresentar uma série de números considerados positivos da gestão Lula.

Depois disso, foi a vez do deputado Artur Bruno (PT) ir à tribuna solicitar à Mesa Diretora que tome providências em relação ao tema levantado por Baquit. O petista chegou a pedir que a presidência "avalie o comportamento" de Fernando Hugo, que segundo Bruno, embora faça parte da Mesa, tem usado à tribuna do Legislativo para questões eleitorais.

Irritado

Artur Bruno afirmou que as declarações de Fernando Hugo são reflexos de "inveja", termo que deixou o tucano irritado. Hugo tentou apartear o colega petista, que não aceitou. Depois de ter o som de seu microfone cortado, Hugo se exaltou. Foi somente durante um pela ordem que o tucano pode rebater as críticas. "Será que querem castrar o meu direito de falar", questionou.

O deputado João Ananias (PCdoB) também foi à tribuna criticar o PSDB e defender a coligação governista. Ele acabou também irritando Fernando Hugo ao receitar maracujina ao tucano. Ananias ainda disse que Hugo não era "dono" da tribuna e continuou seu pronunciamento relatando números da gestão Lula.

Votações

Ontem, durante sessão ordinária na Assembleia, os deputados aprovaram, por unanimidade, dois projetos que tratam de questões ligadas ao Ministério Público Estadual e ao Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Foram ainda votados outros sete projetos de lei de autoria dos parlamentares, uma indicação ao Governo do Estado e um Projeto de Resolução.

Durante a Ordem do Dia, no entanto, embora o painel registrasse 33 presentes, somente 18 deputados estavam no plenário. A maioria desatenta em conversas com colegas. Nenhuma das sugestões eram polêmicas, portanto, não houve discussão das propostas.

O projeto de lei referente ao Tribunal de Justiça determinou o reajuste geral anual de 4,84% para servidores do órgão, valores retroativos a 1º de julho. A proposta recebeu uma emenda do deputado Artur Bruno (PT) permitindo que os funcionários do Judiciário cearense que não aceitaram ser inseridos no novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR), aprovado este ano pela Casa, também possam optar por trabalharem 40 horas semanais.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

BRASIL PRECISA INVESTIR EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO, DIZ IPEA


Brasília – O Brasil precisa ampliar os investimentos em tecnologias da informação e da comunicação (TICs) se quiser estimular a pesquisa e o desenvolvimento. A área de TICs inclui setores como equipamentos e serviços tecnologicamente avançados de informática e de comunicação.
Essas tecnologias contribuem de forma significativa para os ganhos de produtividade em todos os setores da economia e têm importância estratégica para o desenvolvimento do país, destaca o boletim Radar do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do bimestre setembro-outubro.
De acordo com o documento, o setor de TICs é responsável por parcela significativa dos esforços privados em pesquisa e desenvolvimento (P&D). O estudo cita como exemplo os Estados Unidos, onde as empresas desses setores respondem por cerca de 35% do total de P&D realizada por empresas privadas norte-americanas.
O Ipea ressalta que, diante do crescente debate público sobre telecomunicações no Brasil, é de fundamental importância a produção de estudos e análises que possam contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas para o setor. Deve-se, para isso, buscar convergência tecnológica com as tendências do mercado global.
O ideal, de acordo com o estudo do Ipea, é saber para onde caminha a fronteira tecnológica do setor para o país alinhar as diferentes políticas públicas na mesma direção. Fator que servirá de apoio determinante para o fortalecimento da produção científica e tecnológica brasileira e para construir vantagens competitivas que permitam ao país ser um ator relevante em nível mundial.
O estudo foi produzido pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea.
Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

OBRAS PÚBLICAS CAUSAM TRANSTORNOS

Mesmo com mais de 90 % concluída, a obra do Sanear II em Quixadá, causa muitas reclamações 
FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá. Buracos por todos os lados, muita poeira, vias interditadas e tráfego complicado. O número de reclamações sobre os transtornos nas ruas e avenidas de Quixadá aumenta a cada dia. Cruzar de um lado para outro da cidade, não é possível em menos de meia hora. Antes, o trajeto não levava mais de 10 minutos. Os moradores criticam a atuação da Prefeitura. Apontam como omissa na fiscalização e execução das obras estruturantes, principalmente de saneamento da cidade, o Sanear II. A complicação está maior agora, pois chegou até a área comercial. Quem vive do comércio, principalmente quem possui loja e tem o acesso impedido pelas valas, não se conforma. O faturamento chega a cair mais de 70%.

A Cagece e a empresa Marsilop foram convocadas a prestar esclarecimentos. Na audiência pública realizada, recentemente, o engenheiro da empreiteira responsável pela obra, Solimar Braga, alegou a impossibilidade de realizar os serviços de topografia no período noturno. O supervisor da Cagece, Alberto Montenegro, reforçou o impedimento acrescentando outro obstáculo, a Lei do Silêncio.

Sobre o atraso no cronograma, Montenegro apontou o grande número de rochas no subsolo como a principal dificuldade para realização do serviço. "Por isso, os trabalhos deverão ser concluídos só em fevereiro do próximo ano", disse o gerente regional da Cagece, Cristhian Quezado. A obra foi iniciada em março de 2008. Deveria estar concluída há 60 dias. Segundo Quezado, 95% da canalização já está pronta. Faltam menos de dois mil metros de rede.

Sobre os rastros de desnivelamento deixados nas ruas e avenidas da cidade, o secretário de Obras Edificações e Vias de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, explicou já ter sido elaborado projeto para recapeamento de toda a malha viária afetada pela obra de saneamento. Os custos foram estimados em R$ 3,6 mi. Entretanto, ele já adiantou a necessidade de buscar os recursos junto ao Governo Federal. A Prefeitura não tem lastro financeiro para o investimento.

Outra obra, uma rede de galerias de drenagem do Rio Sitiá, também provoca reclamações. O canal pluvial da Avenida José Caetano já deveria estar pronto. A obra começou em dezembro de 2007. O prazo para conclusão era de 180 dias. Segundo a vizinhança, a empreiteira contratada desistiu logo após o início do serviço. Deste então está paralisada. Paulo Stênio Fernandes confirma a desistência da construtora vencedora da licitação. Ela garantiu porém o reinício dos serviços no prazo de 30 dias. Outro processo licitatório está em andamento.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura de Quixadá
(88) 341.3864
Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará: (88) 3445.1046

ALEX PIMENTELCOLABORADOR
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...