Pages

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

OBRAS PÚBLICAS CAUSAM TRANSTORNOS

Mesmo com mais de 90 % concluída, a obra do Sanear II em Quixadá, causa muitas reclamações 
FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá. Buracos por todos os lados, muita poeira, vias interditadas e tráfego complicado. O número de reclamações sobre os transtornos nas ruas e avenidas de Quixadá aumenta a cada dia. Cruzar de um lado para outro da cidade, não é possível em menos de meia hora. Antes, o trajeto não levava mais de 10 minutos. Os moradores criticam a atuação da Prefeitura. Apontam como omissa na fiscalização e execução das obras estruturantes, principalmente de saneamento da cidade, o Sanear II. A complicação está maior agora, pois chegou até a área comercial. Quem vive do comércio, principalmente quem possui loja e tem o acesso impedido pelas valas, não se conforma. O faturamento chega a cair mais de 70%.

A Cagece e a empresa Marsilop foram convocadas a prestar esclarecimentos. Na audiência pública realizada, recentemente, o engenheiro da empreiteira responsável pela obra, Solimar Braga, alegou a impossibilidade de realizar os serviços de topografia no período noturno. O supervisor da Cagece, Alberto Montenegro, reforçou o impedimento acrescentando outro obstáculo, a Lei do Silêncio.

Sobre o atraso no cronograma, Montenegro apontou o grande número de rochas no subsolo como a principal dificuldade para realização do serviço. "Por isso, os trabalhos deverão ser concluídos só em fevereiro do próximo ano", disse o gerente regional da Cagece, Cristhian Quezado. A obra foi iniciada em março de 2008. Deveria estar concluída há 60 dias. Segundo Quezado, 95% da canalização já está pronta. Faltam menos de dois mil metros de rede.

Sobre os rastros de desnivelamento deixados nas ruas e avenidas da cidade, o secretário de Obras Edificações e Vias de Quixadá, Paulo Stênio Fernandes, explicou já ter sido elaborado projeto para recapeamento de toda a malha viária afetada pela obra de saneamento. Os custos foram estimados em R$ 3,6 mi. Entretanto, ele já adiantou a necessidade de buscar os recursos junto ao Governo Federal. A Prefeitura não tem lastro financeiro para o investimento.

Outra obra, uma rede de galerias de drenagem do Rio Sitiá, também provoca reclamações. O canal pluvial da Avenida José Caetano já deveria estar pronto. A obra começou em dezembro de 2007. O prazo para conclusão era de 180 dias. Segundo a vizinhança, a empreiteira contratada desistiu logo após o início do serviço. Deste então está paralisada. Paulo Stênio Fernandes confirma a desistência da construtora vencedora da licitação. Ela garantiu porém o reinício dos serviços no prazo de 30 dias. Outro processo licitatório está em andamento.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura de Quixadá
(88) 341.3864
Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará: (88) 3445.1046

ALEX PIMENTELCOLABORADOR
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...