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quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

CONGRESSO APROVA ORÇAMENTO PARA 2010 E ENTRA EM RECESSO

Brasília - Parlamentares e ministros ouvem o Hino Nacional durante sessão solene do Congresso Nacional Foto: José Cruz/ABr

A votação da proposta orçamentária para 2010 finalizou na noite desta terça-feira os trabalhos no Congresso Nacional, que entrou em recesso parlamentar a partir de hoje.
As atividades na Câmara e no Senado serão retomadas no dia 2 de fevereiro de 2010. A Constituição Federal de 1988 prevê dois períodos de suspensão dos trabalhos legislativos: de 23 de dezembro a 1º de fevereiro e de 17 a 31 de julho.
Até 2006, antes da promulgação da Emenda Constitucional 50, deputados e senadores tinham direito a 90 dias de recesso. O Congresso diminuiu o recesso para os atuais 52 dias.
Durante o recesso, além de setores administrativos da instituição, estará em funcionamento a comissão representativa, que tem a atribuição de cumprir tarefas mais urgentes do Legislativo.
O Congresso aprovou ontem o último orçamento a ser executado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A proposta orçamentária de 2010 prevê R$ 151,9 bilhões para investimentos públicos, R$ 29,9 bilhões para as obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), além da estimativa de crescimento de 5% do PIB (Produto Interno Bruto).
A grande preocupação do governo era garantir recursos em ano eleitoral para obras consideradas prioritárias do PAC e da Petrobras. O programa recebeu para o ano que vem uma reserva de R$ 2 bilhões a mais do que no orçamento de 2009.
Os líderes governistas mobilizaram a base aliada e conseguiram reverter o bloqueio de verba para quatro obras da estatal que foram incluídas na lista de irregularidades graves encaminhadas ao Congresso pelo TCU (Tribunal de Contas da União).
Antes da votação do texto, a direção da Petrobras encaminhou um oficio à comissão pedindo a liberação dos recursos para as obras da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco --que também foi investigada pela CPI da Petrobras, encerrada no Senado sem apontar irregularidades no relatório final--, para o complexo petroquímico do Rio de Janeiro, para a modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, e para o terminal de escoamento no Espírito Santo.
Apesar da tentativa da estatal de reverter o bloqueio de recursos para essas obras, elas continuaram na lista de obras com irregularidades.
Ao todo, deputados e senadores aprovaram a suspensão de repasse por irregularidades para 24 obras do governo federal, sendo que seis são do PAC.
A lista do TCU defendia que o bloqueio atingisse 42 empreendimentos, com irregularidades graves. O relator do orçamento, Geraldo Magela (PT-DF), minimizou a redução do bloqueio de repasses porque, segundo ele, não há a liberação dos recursos automaticamente.
"Todas as obras com indícios de irregularidades podem receber dotação orçamentária, mas o dinheiro não pode ser usado enquanto tiver bloqueios do TCU", disse.
Segundo o relator, as obras com repasses suspensos, ainda têm uma brecha para voltar a ter dinheiro em 2010. Os responsáveis pelas obras bloqueadas terão que entregar, em fevereiro, ao TCU novos relatórios sobre regularização das irregularidades e o Congresso nacional pode aprovar créditos suplementares para dar continuidade aos projetos.
Emendas
No texto, os parlamentares também encontraram uma forma de evitar que o governo cancele as emendas de bancadas --cada uma no valor de R$ 9 bilhões--, que também são destinadas para obras nos Estados.
Na proposta, foi fixado um dispositivo impedindo que o Executivo cancele 50% das emendas de bancada. Há previsão apenas para o contingenciamento, o que permite que o dinheiro seja liberado quando a arrecadação melhorar.
Após a aprovação da proposta orçamentária, o governo costuma anunciar contingenciamento de parte das emendas de bancadas, além do cancelamento.
Para o orçamento de 2010, o parecer do petista estabelece R$ 12,5 milhões para as s emendas individuais dos 81 senadores e 513 deputados. As emendas são utilizadas por muitos congressistas para promoção pessoal nos Estados.
Pela proposta, cada parlamentar poderá apresentar até 25 emendas com sugestões de aplicação de recursos em suas bases eleitorais. Não há garantia de que os recursos serão pagos.
De acordo com a proposta, as estatais responderão por 62% do total reservado para investimento. Dentro do orçamento fiscal e da seguridade, o montante de investimentos será de R$ 57,5 bilhões --contra R$ 54,5 bilhões previstos para 2009.
Alterações
Durante a tramitação do texto, o Congresso mudou a proposta encaminhada pelo Executivo. Foi incluída uma reserva para elevar o salário mínimo dos atuais R$ 465 para R$ 510 a partir de 1º de janeiro de 2010 --um custo de cerca de R$ 20 milhões.
Também há previsão de aumento real para os aposentados e pensionistas, calculado em R$ 3,5 milhões. O presidente deve editar nos próximos dias duas medidas provisórias oficializando essas medidas.



FONTE: FOLHA ONLINE

AVIÃO COM 150 A BORDO SE PARTE NA JAMAICA

Mais de 40 pessoas ficaram feridas no acidente


Um avião da companhia American Airlines com cerca de 150 pessoas a bordo saiu da pista durante o pouso em um aeroporto na capital da Jamaica, Kingston, e se partiu em dois.
O voo AA 331, procedente de Miami, enfrentou forte chuva ao chegar no Aeroporto Internacional Norman Manley.
Segundo o jornal Jamaica Observer, o ministro de Informação da Jamaica, Daryl Vaz, disse que pelo menos 44 pessoas ficaram feridas, mas não há notícia de mortos.
Um repórter da BBC em Kingston disse que o avião acabou parando perto da praia.
Roland Henry disse que os sobreviventes pensaram que a aeronave se preparava para fazer um pouso normal quando foi sentida uma série de solavancos e viram malas e bagagem caírem dos compartimentos acima das poltronas.
Os passageiros ficaram visivelmente abalados com o incidente e alguns sofreram fraturas ou cortes, disse Henry.
"Os passageiros feridos foram levados para o Hospital Público de Kingston", disse Vaz.

FONTE BBC BRASIL

LULA ASSINA MP QUE REAJUSTA SALÁRIO MÍNIMO PARA R$ 510,00

Lísia Gusmão Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou hoje (23) a medida provisória (MP) que aumenta o salário mínimo de R$ 465 para R$ 510 a partir de 1º de janeiro. Em 2011, segundo a MP, o salário mínimo será reajustado segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) de 2010 mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2009, se for positivo.


A MP estabelece ainda que, até 31 de março de 2010, o governo enviará ao Congresso Nacional um projeto de lei com três propostas de reajuste para o salário mínimo. As sugestões se referem os períodos de 2012 a 2015, de 2016 a 2019 e, por fim, de 2020 a 2023.


Outra MP assinada pelo presidente Lula corrige em 6,14% os benefícios pagos pela Previdência Social acima do mínimo também a partir de janeiro. Já os outros benefícios serão reajustados pela soma do INPC de 2010 mais 50% do PIB em 2009, se for positivo.As MPs serão publicadas amanhã (24) no Diário Oficial da União (DOU).


FONTE: AGÊNCIA BRASIL

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

RENDA PERCAPITA BRASILEIRA VAI CHEGAR A US$ 10 MIL

Klinger Portella, iG São Paulo

Uma década de crescimento. Depois de 30 anos, finalmente o País parece ter entrado numa fase sustentável de crescimento econômico, segundo economistas ouvidos pelo iG. Nesse novo cenário, projeções do banco americano BofA Merrill Lynch apontam que o PIB per capita brasileiro ultrapassará a casa dos US$ 10 mil ainda nos dois primeiros anos da nova década, saltando de US$ 7,9 mil, em 2009, para US$ 10,9 mil, em 2011.
“A possível década de crescimento reflete o amadurecimento gradual e testado de um modelo de gestão na área macroeconômica capaz de evitar as crises que periodicamente nos assolaram durante 15 anos ou mais”, diz Armínio Fraga, presidente do Banco Central entre os anos de 1999 e 2003, sócio da Gávea Investimentos.
A década de crescimento trouxe importantes avanços no cenário econômico. Entre 2003 e 2008, cerca de 32 milhões de brasileiros ingressaram no mercado consumidor. Mais de 97 milhões de pessoas, ou 49% da população nacional, passaram a fazer parte da classe C, quando 25,8 milhões saltaram para a classe média.
O Brasil inicia a nova década com 35,5% da população com acesso à Internet, mais de 53 milhões de televisores vendidos, 23 milhões de máquinas de lavar, 2,5 milhões de veículos novos emplacados por ano e 150 milhões de telefones celulares.
Após voo da galinha e década perdida
Entre os anos de 2001 e 2008, a taxa média de crescimento do PIB foi de 3,63%. Na década de 1990, a década do “voo de galinha”, a alta tinha sido de 2,54%. Nos anos 1980, conhecidos como a década perdida, de 1,57%. Desde a segunda crise do petróleo, em 1979, o País não conseguia estabelecer uma década inteira de avanço econômico. Com PIB positivo desde 1993 e com tendência de nova alta para 2010, nem mesmo a esperada retração para 2009 é encarada como um problema nos fundamentos econômicos que ameaçam o crescimento, mas sim como reflexo da crise.
Segundo Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o fim do câmbio fixo, a inclusão das camadas mais pobres no mercado consumidor e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram os fatores que contribuíram para o crescimento da economia. “A crise de 1999 fez com que o Brasil abandonasse o regime de câmbio fixo, abrindo a possibilidade de o País voltar a exportar e recuperar o nível de emprego.”
Thaís Marzola, sócia da consultoria Rosenberg & Associados, afirma que, internamente, o País conseguiu uma estabilização graças ao tripé política fiscal responsável, regime de metas de inflação e câmbio flutuante. “O Brasil teve o mérito de ter a continuidade das políticas econômicas na transição política em 2002”, diz. “Institucionalmente, saímos fortalecidos.”
O mérito, no entanto, não foi exclusivamente da manutenção das políticas econômicas pelo atual governo. Simão Silber, professor da Universidade de São Paulo, diz que “o desempenho econômico não chega a ser uma década de ouro”, já que o cenário internacional era muito favorável. “Pegamos quase sete anos de céu de brigadeiro. As crises internacionais só voltaram em 2008”, diz.
Demanda chinesa
Puxadas pela demanda crescente da China, as exportações de commodities elevaram o saldo da balança comercial e ajudaram o País a equilibrar as contas externas. As reservas internacionais ultrapassaram a casa dos US$ 200 bilhões. O País conseguiu quitar as dívidas com o Fundo Monetário Internacional (FMI), que se arrastavam há mais de 50 anos e, pela primeira vez na história, tornou-se credor da instituição, com empréstimo de US$ 10 bilhões, em 2009.
O Brasil também atingiu o status de “grau de investimento” e chegou a ser alçado à condição de “bola da vez” para os investidores internacionais. A revista britânica “The Economist” – uma das mais influentes do mundo – publicou em dezembro um especial, mostrando que o País pode chegar ao posto de quinta maior economia do mundo na próxima década, ultrapassando Itália, Reino Unido e França. “É possível”, diz Armínio Fraga. No entanto, ele faz um alerta: “Se não houver cuidado com a infraestrutura, a educação e o gasto público, é possível que a taxa de crescimento caia abaixo dos 4,5%”.
Para Marcio Pochmann, “dada a experiência histórica, só tem sentido sermos a quinta maior economia do mundo, se formos a quinta melhor sociedade”, afirma. “Ser a quinta economia com o grau de exclusão maior ou igual ao que temos atualmente é algo muito louvável somente para os que se beneficiaram do País.”

FONTE ULTIMO SEGUNDO

SEXO PRECOCE AUMENTA RISCO DE CÂNCER DO COLO DO ÚTERO, DIZ ESTUDO

Vírus HPV, transmitido sexualmente, causa maior parte dos casos de câncer do colo do útero

Um estudo com 20 mil mulheres revelou uma associação entre a iniciação sexual precoce e índices mais elevados de câncer do colo do útero.
O objetivo da pesquisa era entender por que mulheres mais pobres correm maior risco de desenvolver esse tipo de câncer.
Os especialistas constataram que essas mulheres tendem a iniciar sua vida sexual em média quatro anos antes do que mulheres de classes sociais mais elevadas.
Por conta disso, elas entrariam em contato mais cedo com o vírus que leva ao desenvolvimento do câncer do colo do útero, dando ao vírus mais tempo para produzir a longa cadeia de eventos que, anos mais tarde, levaria ao câncer.
Acreditava-se anteriormente que a disparidade era resultado de baixos índices de controle preventivo em regiões mais pobres.
O estudo, feito pela International Agency for Research on Cancer, parte da Organização Mundial de Saúde (OMS), foi publicado na revista científica British Journal of Cancer.
Sem explicação
Embora a diferença na incidência do câncer do colo do útero entre ricos e pobres - verificada em todo o mundo - tenha sido constatada há muitos anos, os cientistas não sabiam explicá-la.
Especialmente porque os índices de infecção pelo vírus HPV (sigla inglesa para papiloma vírus humano) - uma infecção transmitida sexualmente que é responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero - pareciam ser semelhantes em todos os grupos.
O estudo confirmou que os índices mais altos de câncer do colo do útero não estavam associados à maior incidência de infecção pelo HPV.
O que a pesquisa revelou foi que o risco, duas vezes mais alto, é explicado pelo fato de que mulheres mais pobres iniciam sua vida sexual mais cedo.
A idade em que uma mulher tem seu primeiro filho também pareceu ser um fator importante.
O estudo revelou que exames preventivos, como o Papa Nicolau, exercem um certo efeito sobre o nível de risco.
Mas o número de parceiros sexuais que uma mulher tem, e o hábito de fumar, não pareceram interferir nos resultados.
Tempo
A responsável pelo estudo, Silvia Franceschi, disse que os resultados não se aplicam apenas a jovens adolescentes. Por exemplo, o risco de desenvolver câncer do colo do útero também é maior em mulheres que tiveram sua primeira relação sexual aos 20 ao invés dos 25 anos.
"No nosso estudo, mulheres mais pobres se tornaram sexualmente ativas em média quatro anos antes".
"Então, elas também podem ter sido infectadas pelo HPV mais cedo, dando ao vírus mais tempo para realizar a longa sequência de eventos que são necessários para o desenvolvimento do câncer".
A representante da entidade britânica de pesquisas sobre o câncer Cancer Research UK, Lesley Walker, disse que o estudo levanta questões importantes.
"Embora mulheres possam ser infectadas pelo HPV a qualquer idade, a infecção em idade menor pode ser especialmente perigosa, já que (o vírus) tem mais tempo para causar os danos que levam ao câncer".
"Os resultados parecem reforçar a necessidade de vacinação contra o HPV em escolas, antes que (as meninas) comecem a ter relações sexuais, especialmente entre meninas de áreas mais pobres".
FONTE: AGÊNCIA BBC BRASIL

PROMAR CEARÁ TEM MELHOR PROPOSTA PARA 8 NAVIOS DA TRANSPETRO

Por Denise Luna


RIO DE JANEIRO (Reuters) - O estaleiro Promar Ceará apresentou o melhor preço para a construção de oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro, braço de transporte da Petrobras.
Segundo nota da empresa, o Promar ficou em primeiro lugar na licitação, seguido dos estaleiros Ilha S/A (Eisa) e Mauá.
A Transpetro informou que agora vai iniciar conversações com a Promar para negociar o contrato final, o que poderá se reverter em ajustes das condições da proposta apresentada pela empresa. Se não chegarem a um acordo, a Transpetro poderá negociar com o segundo melhor colocado, como previsto pela legislação.
Foram reunidos em um único lote todos os gaseiros que compõem o Promef, sendo quatro de 7.000 metros cúbicos, dois de 12.000 metros cúbicos e dois de 4.000 metros cúbicos.
O Promef prevê a construção de 49 navios com 70 por cento de conteúdo nacional mínimo. Desse total, 33 já foram licitados. A estimativa é de que as seis primeiras embarcações sejam lançadas ao mar em 2010.

FONTE: AGÊNCIA REUTERS

EPE: DEMANDA POR ENERGIA DEVE CRESCER 9.1% EM 2010

As projeções de demanda de energia elétrica para 2010 indicam um crescimento de 9,4%, informou em nota à imprensa a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), dentro da Revisão Quadrimestral das Projeções da demanda de energia elétrica, divulgada hoje. Ainda segundo estas projeções, para os próximos 10 anos, há uma indicação de forte crescimento, com elevação média anual de 5,2% na demanda nacional.

Segundo a EPE, os indicadores estão apoiados nas "excelentes perspectivas de crescimento para a economia brasileira no mesmo período". "Após enfrentar os desdobramentos da crise financeira internacional mais severa das últimas décadas, o Brasil tem se destacado no cenário mundial por apresentar sinais de um crescimento robusto e sustentado para sua economia nos anos à frente", diz a nota técnica da EPE, destacando que as projeções feitas basearam-se em uma trajetória esperada de crescimento do PIB de 0,5% em 2009, 6% em 2010 e, daí em diante, 5% ao ano, em média, entre 2011 e 2018.

De acordo com a EPE, nesse contexto de rápida retomada da economia brasileira, espera-se um forte crescimento do consumo de eletricidade, impulsionado pela recuperação da atividade industrial no País, pelas políticas de expansão de infraestrutura em andamento e pela continuidade do processo de melhoria da renda e da qualidade de vida da população. "Todos estes fatores somados garantem a manutenção do desempenho positivo do consumo observado nas classes comercial e residencial, mesmo diante da recente crise financeira internacional."

A EPE também destacou que a despeito desse crescimento forte da demanda, houve contribuição da eficiência energética e da autoprodução neste atendimento. No caso da autoprodução - que se caracteriza pela geração própria de eletricidade a partir de instalações localizadas junto às unidades de consumo - a elevação alcança 8,4% ao ano, atingindo 74,4 mil GWh em 2018, de acordo com o levantamento da EPE.

Já as ações de eficiência energética permitem economizar no período aproximadamente 3% do consumo de eletricidade. Este número significa evitar a instalação de uma hidrelétrica de 4.500 MW (1,5 vezes a capacidade da usina de Jirau, no Rio Madeira).

FONTE: AGÊNCIA ESTADO

AMAZÔNIA PERDEU ARÉA DE 75 QUILOMETROS QUADRADOS EM NOVEMBRO, DIZ ONG

Segundo cálculos do Imazon, baseados nas medições de satélites oficiais entre agosto e novembro deste ano, período em que, tradicionalmente, o desmatamento aumenta, a área de floresta perdida chegou a 757 quilômetros quadrados. EFE/Arquivo

Brasília, 22 dez (EFE).- A Amazônia brasileira perdeu durante novembro uma área de 75 quilômetros quadrados, que foram depredados pela ação do homem, informou nesta terça-feira a organização Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).Em relação ao mesmo mês do ano passado, o dado mostra que o desmatamento aumentou 21%, aponta o estudo.Segundo cálculos da instituição, baseados nas medições de satélites oficiais entre agosto e novembro deste ano, período em que, tradicionalmente, o desmatamento aumenta, a área de floresta perdida chegou a 757 quilômetros quadrados.O Imazon acrescentou que esse número representa um aumento de 29% em relação ao mesmo período do ano passado.A redução do ritmo de desflorestamento na Amazônia é uma das prioridades do Governo e foi apresentada como um de seus objetivos durante a Cúpula das Nações Unidas sobe Mudanças Climáticas (COP15), realizada em Copenhague, na qual anunciou sua meta de reduzir a taxa de desmatamento na região em 80% até 2020.Segundo o Governo, a diminuição do ritmo do desmatamento esperada para a Amazônia resultaria em uma redução das emissões no país de 580 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.
Brasília, 22 dez (EFE).- O Governo anunciou a criação de nove reservas indígenas, que, em conjunto, ocuparão uma área de 50 mil quilômetros quadrados, que equivale ao território da Costa Rica, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.O decreto que formaliza a criação das novas reservas foi publicado hoje no "Diário Oficial da União" e estabelece que esses territórios serão preservados como "patrimônio nacional", o que significa que não será permitido o desmatamento nem atividades econômicas agressivas ao meio ambiente.Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), com essas nove reservas o território que o Estado entregou a seus "habitantes originais" soma agora pouco mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, o que supera a área de países como a Venezuela.Essa superfície representa cerca de 13% do território do Brasil e está distribuído em 600 reservas, nas quais vivem aproximadamente 480 mil membros de 227 etnias.As novas reservas foram criadas nos estados de Amazonas, Roraima, Pará e Mato Grosso do Sul.

FONTE: AGÊNCIA EFE

ARRECADAÇÃO DE R$ 72 BILHÕES EM NOVEMBRO É RECORDE DO ANO


A arrecadação de impostos e contribuições federais no mês de novembro, que atingiu R$ 72,09 bilhões, foi o melhor resultado mensal deste ano, de acordo com a Receita Federal do Brasil.
No acumulado de janeiro a novembro, a arrecadação federal soma R$ 624,42 bilhões, o que representa uma queda real (corrigido pelo IPCA) de 3,99% ante igual período de 2008.
No ano, os impostos e contribuições administrados pela Receita Federal somaram R$ 601,520 bilhões, uma queda real de 3,68% em relação a igual período de 2008. As demais receitas, taxas, contribuições controladas por outros órgãos somam, no ano, R$ 22 9 bilhões, uma queda real de 11,38% em comparação ao mesmo período de 2008.
No ano, os depósitos judiciais que contribuíram para a arrecadação federal somam R$ 8,9 bilhões. Além disso, os pagamentos relativos ao parcelamento de débitos instituídos pela Lei 11.941/09, o chamado Refis da crise, somam R$ 4,1 bilhões no ano. Em novembro, a diferença dos depósitos judiciais em relação a novembro de 2008 soma R$ 2,1 bilhões.


FONTE: AGÊNCIA ESTADO

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PROJETO DE OLHO NA ÁGUA INAUGURA ESTAÇÃO AMBIENTAL EM ICAPUÍ

FOTO: AGÊNCIA PETROBRAS
16/12/2009-Inauguração da Estação Ambiental Mange Pequeno, projeto de Olho na Água


O projeto De Olho na Água inaugurou a Estação Ambiental Mangue Pequeno, na praia de Requenguela, em Icapuí (CE). O programa trabalha na recuperação, conservação e gestão dos recursos hídricos da costa marinha de Icapuí (CE), município localizado na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte.
A Estação será responsável por um conjunto de ações integradas a equipamentos ambientais, com o objetivo de contribuir para a preservação do mangue, através do conhecimento e da adoção de práticas ambientais corretas nas comunidades de Requenguela, Barrinha e Ponta Grossa.
Construída utilizando técnicas que aplicam conceitos de arquitetura bio-climática e permacultura, a Estação Ambiental Mangue Pequeno é composta por um Centro de Referência, passarelas suspensas, trilhas para visitas monitoradas por guias locais, que permitirão conhecer a paisagem através de um percurso permeando áreas significativas do mangue. A Estação possui um observatório da vida marinha, que funcionará como posto de monitoramento da qualidade da água do mangue e um mirante de observação, que será utilizado como ponto de apoio para projetos de proteção ao peixe-boi marinho e de aves migratórias. Além disso, um viveiro de mudas, que servirá de banco de sementes com espécies nativas para refazer a cobertura vegetal de toda a área do mangue, completa os equipamentos da Estação Ambiental Mangue Pequeno.
A Estação Ambiental será também local para recepção de visitantes e turistas, para guarda de equipamentos e apoio técnico dos agentes ambientais, além de espaço para cursos e treinamentos sobre novas tecnologias e gestão da água.
Selecionado em 2006, pelo Programa Petrobras Ambiental, o projeto De Olho na Água tem como foco principal a segurança e qualidade do fornecimento de água para a população, bem como o tratamento biológico dos efluentes para torná-los recursos valiosos para a conservação ambiental e segurança alimentar. Na sua primeira fase, foi realizado um diagnóstico da região.
Nas fases seguintes do projeto, foram instaladas na região fossas sépticas e cisternas, além iniciar o processo de mobilização da comunidade com ações de educação ambiental. Neste primeiro mês de funcionamento, a Estação ambiental Mangue Pequeno ficará aberta à visitação do público diariamente das 8h às 12h.


FONTE: AGÊNCIA PETROBRAS

domingo, 20 de dezembro de 2009

SERRA LIDERA, MAIS CAI VANTAGEM EM RELAÇAO A DILMA

A pesquisa aponta Serra com 37% das intenções de voto e Dilma com 23%, uma diferença de 14 pontos. Na mostra anterior do Datafolha, realizada em agosto, a diferença a favor de Serra oscilava entre 19 a 25 pontos.


O deputado Ciro Gomes (CE), potencial candidato do PSB, aparece com 13% das intenções de voto, enquanto a pré-candidata do PV, senadora Marina Silva (AC), tem 8%. Do total de entrevistados, 9% disseram que votarão em branco ou nulo e 10% se dizem indecisos. O levantamento, realizado entre os dias 14 a 18 de dezembro, contou com 11.429 entrevistados e tem uma margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

De acordo com o Datafolha, Dilma registra o maior índice de rejeição entre os presidenciáveis, com 21%, seguida de Serra com 19%, Ciro com 18%, Aécio Neves com 17% e Marina com 17%.

O Datafolha também avaliou a aprovação ao presidente Lula. Na mostra, a aprovação registra o recorde de 72% (de ótimo e bom). Na pesquisa de agosto, este índice ficou em 67%. De acordo com o instituto, o indicador de 72% é o mais alto patamar de popularidade apurado pelo Datafolha desde a posse do presidente Lula, em janeiro de 2003.

Outros cenários - A pesquisa também apresentou um cenário sem a presença de Ciro Gomes. Nessa simulação, aumentam para 40% as intenções de voto em Serra, Dilma atinge 26% e Marina Silva fica com 11%. No cenário de segundo turno, numa eventual disputa entre Serra e Dilma, o tucano lidera com 49% das intenções de voto e a petista aparece com 34%. Caso o segundo turno venha a ser disputado entre Serra e Ciro, o governador paulista continua na liderança, com 51% das intenções e o pessebista registra 28%.

A pesquisa Datafolha foi a campo antes do anúncio da renúncia do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, à sucessão presidencial de 2010, na última quinta-feira. Por isso, incluiu o nome do mineiro em dois dos quatro cenários. Num deles, na disputa com Ciro Gomes, Aécio fica em terceiro lugar com 16% das intenções de voto, Dilma lidera com 26%, Ciro aparece em segundo com 21% e Marina aparece com 11%. Sem Ciro, Dilma continua na liderança com 31%, Aécio fica em segundo com 19% e Marina registra 16%.

FONTE: AGÊNCIA ESTADO

PARA COIBIR "FAROFA" NA PRAIA, CIDADES DE SP COBRAM CARO DE TURISTAS DE UM DIA

Ônibus sem registro em hotel ou pousada chegam a pagar quase R$ 3 mil. Em alguns locais, o veículo não pode sequer entrar no município.

Mulher carrega bebê e passa em frente ao ambulante Paulo Siqueira, que diz ser a favor dos turistas eventuais (Foto: Paulo Toledo Piza/ G1)

Os turistas de um dia têm tido cada vez mais dificuldade para aproveitar as praias do litoral de São Paulo. Acostumados a se amontoar em ônibus com isopores lotados de bebida e comida para passar algumas horas ao sol, eles estão longe de receber tratamento VIP.
A maioria das cidades tem ao menos uma receita para coibir a ‘farofa’ na areia. Algumas cobram caro dos que pretendem entrar na cidade sem gerar renda alguma e ainda despejar sujeira. Outras ‘isolam’ os turistas em praias menos badaladas, dando em troca um terminal todo equipado com banheiros e estacionamento.
É o que ocorre em São Sebastião, no litoral norte. Reformado, um terminal para ônibus na Praia Grande recebe os chamados turistas de um dia com churrasqueiras e até lanchonete. Os ônibus param e pagam R$ 300.

Vans desembolsam R$ 60. Com isso, os turistas ficam bem longe de Maresias, Juqueí, Camburi e outros locais frequentados pela ‘high society’. “As pessoas dessas praias têm de fato preconceito contra os turistas de um dia. É para isso que existe essa estrutura aqui”, diz Ademir Rosa dos Santos, que administra o chamado Balneário.
Em Caraguatatuba, os ônibus também só podem parar em dois terminais preestabelecidos. Um é mantido pela prefeitura e fica na Praia das Flexeiras. O outro é particular e fica em Aruã. Nos dois, ônibus pagam R$ 350; as vans, R$ 150. Em Flexeiras, há chuveiros e outras dependências para os visitantes. A idéia é ampliar a estrutura e construir também uma quadra de esportes. Em Aruã, há até acomodações para os motoristas dos ônibus tirarem uma soneca.
Em Ubatuba, também há um terminal em Perequê-Açu, com sanitários, chuveiros com água quente, guarda-volumes e local para descanso coberto. Ônibus pagam R$ 300. O diretor-presidente da Companhia Municipal de Turismo (Comtur), Enos José Arneiro, não vê, no entanto, preconceito. “O ônibus precisa parar aqui porque não há outra forma de disciplinar o trânsito. Não é discriminação”, diz, apesar de os turistas de um dia ficarem longe de praias como a da Almada e do Tenório. “A Praia do Perequê-Açu é uma das melhores da cidade”, defende.
Em Santos e na Praia Grande, ônibus que não estejam seguindo para alguma pousada predeterminada nem entram no município. Em Santos, fiscais ficam de prontidão na saída do Sistema Anchieta-Imigrantes para impedir que burlem a lei. Nas duas cidades, o ônibus que for flagrado circulando sem autorização paga multa, é apreendido e levado para o pátio. No Guarujá, um novo decreto, deste ano, taxa em R$ 800 os ônibus com turistas de um dia sem reserva em algum estabelecimento da cidade.

FONTE: G1

PESQUISADORES DIZEM TEREM ENCONTRADO DIMENSSÕES IDEIAS DA BELEZA FEMININA

Cientistas canadenses dizem ter encontrado as medidas ideais para o rosto de mulheres mais atraente.
Rosto da cantora Shania Twain tem dimensões ideais, dizem cientistas

As medidas seriam aplicadas, entretanto, apenas à mulheres brancas, ressaltam os cientistas da Universidade de Toronto.
Ele afirmam que o segredo são as distâncias entre olhos, boca e orelhas.
Os pesquisadores pediram a estudantes darem nota à diferentes versões de uma fotografia da mesma mulher, que teve a imagem de seu rosto modificada digitalmente.


Angelina Jolie não se enquadra nos padrões dos cientistas

Ele concluiram que a distância entre olhos e boca deveria ser pouco mais de um terço, ou 36% do rosto (entendido como sendo do queixo ao cabelo).
A distância entre os olhos deve ser de pouco menos da metade, ou 46%, da distância entre as orelhas.
Os pesquisadores dizem que a cantora canadense Shania Twain teria estas dimensões.
A atriz Angelina Jolie não se enquadra nas supostas dimensões ideiais em nenhuma das duas categorias.

FONTE:AGÊNCIA BBC BRASIL

BRASIL BATE RECORDE E EMPLACA 3 MILHÕES

Foto: Welton Araújo Agência A Tarde

Na última quinta-feira, o Brasil atingiu a marca histórica de 3 milhões de veículos novos emplacados. A China também comemora. Fechará o ano com crescimento de 28% e vendas de 12 milhões. Números que a colocam na liderança mundial, desbancando os EUA.
Mas são os resultados brasileiros que fizeram a chinesa JAC Motors anunciar sua chegada ao país. Mas, ao contrário das outras cinco marcas conterrâneas já instaladas, a Jianghuai Automobile Co. quer concorrer em segmentos mais sofisticados, como o de minivans e o de sedãs médios de R$ 60 mil.
As importações começam no final de 2010, quando a marca promete inaugurar 50 concessionárias -a Audi, por exemplo, tem 25 lojas pelo país.
Para o importador da JAC, Sérgio Habib (ex-Citroën), a maior dificuldade vai ser desassociar a imagem dos carros chineses à baixa qualidade e à falta de personalidade. Há modelos que são cópias de carros consagrados, como o Toyota Corolla e seu "clone" BYD F3.
A BYD, aliás, negocia a vinda ao país com o grupo CAOA, representante da sul-coreana Hyundai e da japonesa Subaru.
"Até 2014, quando o Brasil prevê absorver 4 milhões de veículos, os chineses devem abocanhar entre 3% e 5%", acredita Habib --mesma fatia que a Hyundai e a Kia detêm hoje. A JAC prevê comercializar 35 mil carros por ano.
Qualidade
Em novembro, chinesas da Abeiva (associação das importadoras) somaram 2.120 emplacamentos (0,1%). A metade é da marca Hafei, que vende Towner em versões van ou picape por R$ 25 mil. São equipadas com motor 1.0 (48 cv).
Outra que usa a tática do preço baixo é a Chery. O jipinho Tiggo 2.0 (135 cv) custa R$ 10 mil a menos que o rival Eco- Sport (R$ 59 mil). O Ford não tem bom acabamento, mas é melhor que o do chinês.
O Tiggo, porém, ganhará uma nova geração em 2010. O Ford, com a mesma idade de projeto, será apenas reestilizado.
"A velocidade de evolução é o grande trunfo dos carros chineses, que, em geral, ainda precisam melhorar muito", opina Luiz Carlos Augusto, diretor da Jato Consultoria.

FELIPE NÓBREGA - FOLHA DE SÃO PAULO
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

POPULARIDADE DE LULA ALCANÇA MAIOR PATAMAR

De acordo com Datafolha, 72% das pessoas acham governo bom ou ótimo


A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua subindo, segundo o Instituto Datafolha. De acordo com pesquisa realizada entre os dias 14 e 18 da semana passada, 72% dos brasileiros consideram o governo Lula bom ou ótimo, o maior patamar já alcançado pelo presidente de acordo com o instituto. É também a maior aprovação de um presidente desde que o Datafolha começou a realizar esse tipo de pesquisa, em 1990.
Ainda de acordo com a pesquisa, 21% dos eleitores acham o governo regular, enquanto 6% consideram-no ruim ou péssimo. A popularidade de Lula é maior no Nordeste, onde tem 81% de aprovação, e mais baixo no Sul, onde aparece com 62%.
Na pesquisa anterior, 67% consideravam o governo do presidente ótimo ou ruim, enquanto 25% o achavam regular e 8%, ruim.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.


FONTE: R7 NOTICIAS

GOVERNO DO ESTADO VAI EXTINGUIR CPRv PARA CRIAR BATALHÃO

Para substituir a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) será criada a Polícia Rodoviária Estadual (PRE)


A estrutura organizacional da Polícia Militar está prestes a sofrer uma alteração. O Governo do Estado promete extinguir a Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) e implantar um novo modelo de policiamento e fiscalização em suas estradas. O governador Cid Gomes (PSB) determinou a criação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e a expectativa da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é ter o processo iniciado de forma imediata. O efetivo de policiais rodoviários deve dobrar.

A CPRv hoje é subordinada ao Comando de Policiamento do Interior (CPI); tem 22 postos e cerca de 400 homens. A criação da PRE tira o policiamento rodoviário da condição de companhia e o coloca como batalhão, hierarquicamente inferior somente ao Comando-Geral da PM. O comandante da CPRv, tenente-coronel Werisleik Matias, explica que o efetivo deve chegar a 800 homens e será elevado, também, o número de postos.

``É uma decisão do governador``, reitera o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro. ``Essa questão vinha sendo discutido há um bom tempo, desde o início do atual governo``, completa o secretário-executivo, coronel Joel Brasil. Ontem, Monteiro voltou de viagem oficial ao Interior e, hoje, deve receber a documentação elaborada para a mudança. A papelada, em seguida, será remetida a Cid e ao procurador-geral Fernando Oliveira.

Werisleik afirma que a mudança é urgente e ``para ontem``. Já Monteiro sustenta que ``não demora, é logo``, e assegura que o processo será iniciado e concluído antes do fim da gestão Cid Gomes, no próximo ano. Fernando Oliveira, por sua vez, explica que deve ser feito um estudo para avaliar se é preciso remeter a matéria à Assembleia Legislativa.

O chefe da 5ª Seção do Estado Maior Geral da PM, major Marcos Costa, lembra que a CPRv, com 400 policiais, já é uma companhia com efetivo típico de batalhão. Os outros batalhões da PM, em média, têm 300 homens. Dobrar o efetivo é necessário por conta da demanda. ``A CPRv está inchada (funções). É uma companhia isolada que toma conta de todo o Estado``, argumenta Joel Brasil.

A estrutura da CPRv centraliza todo o seu comando em um oficial. Já a PRE continuará com um comandante-geral, mas auxiliado por dois subcomandantes no Cariri e em Sobral. Segundo Werisleik, a descentralização melhora a fiscalização nas rodovias e o controle a possíveis excessos ou abusos de policiais. ``Qualquer reclamação da comunidade será prontamente ouvida. Estaremos mais próximos``, promete.

E-MAIS

A Companhia de Policiamento Rodoviário (CPRv) é o organismo responsável por policiamento e fiscalização de trânsito nas 91 rodovias estaduais, em 10 mil quilômetros de malha viária.

FONTE: O POVO ONLINE

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