O projeto De Olho na Água inaugurou a Estação Ambiental Mangue Pequeno, na praia de Requenguela, em Icapuí (CE). O programa trabalha na recuperação, conservação e gestão dos recursos hídricos da costa marinha de Icapuí (CE), município localizado na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte.
A Estação será responsável por um conjunto de ações integradas a equipamentos ambientais, com o objetivo de contribuir para a preservação do mangue, através do conhecimento e da adoção de práticas ambientais corretas nas comunidades de Requenguela, Barrinha e Ponta Grossa.
Construída utilizando técnicas que aplicam conceitos de arquitetura bio-climática e permacultura, a Estação Ambiental Mangue Pequeno é composta por um Centro de Referência, passarelas suspensas, trilhas para visitas monitoradas por guias locais, que permitirão conhecer a paisagem através de um percurso permeando áreas significativas do mangue. A Estação possui um observatório da vida marinha, que funcionará como posto de monitoramento da qualidade da água do mangue e um mirante de observação, que será utilizado como ponto de apoio para projetos de proteção ao peixe-boi marinho e de aves migratórias. Além disso, um viveiro de mudas, que servirá de banco de sementes com espécies nativas para refazer a cobertura vegetal de toda a área do mangue, completa os equipamentos da Estação Ambiental Mangue Pequeno.
A Estação Ambiental será também local para recepção de visitantes e turistas, para guarda de equipamentos e apoio técnico dos agentes ambientais, além de espaço para cursos e treinamentos sobre novas tecnologias e gestão da água.
Selecionado em 2006, pelo Programa Petrobras Ambiental, o projeto De Olho na Água tem como foco principal a segurança e qualidade do fornecimento de água para a população, bem como o tratamento biológico dos efluentes para torná-los recursos valiosos para a conservação ambiental e segurança alimentar. Na sua primeira fase, foi realizado um diagnóstico da região.
Nas fases seguintes do projeto, foram instaladas na região fossas sépticas e cisternas, além iniciar o processo de mobilização da comunidade com ações de educação ambiental. Neste primeiro mês de funcionamento, a Estação ambiental Mangue Pequeno ficará aberta à visitação do público diariamente das 8h às 12h.
FONTE: AGÊNCIA PETROBRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário