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domingo, 20 de dezembro de 2009

BRASIL BATE RECORDE E EMPLACA 3 MILHÕES

Foto: Welton Araújo Agência A Tarde

Na última quinta-feira, o Brasil atingiu a marca histórica de 3 milhões de veículos novos emplacados. A China também comemora. Fechará o ano com crescimento de 28% e vendas de 12 milhões. Números que a colocam na liderança mundial, desbancando os EUA.
Mas são os resultados brasileiros que fizeram a chinesa JAC Motors anunciar sua chegada ao país. Mas, ao contrário das outras cinco marcas conterrâneas já instaladas, a Jianghuai Automobile Co. quer concorrer em segmentos mais sofisticados, como o de minivans e o de sedãs médios de R$ 60 mil.
As importações começam no final de 2010, quando a marca promete inaugurar 50 concessionárias -a Audi, por exemplo, tem 25 lojas pelo país.
Para o importador da JAC, Sérgio Habib (ex-Citroën), a maior dificuldade vai ser desassociar a imagem dos carros chineses à baixa qualidade e à falta de personalidade. Há modelos que são cópias de carros consagrados, como o Toyota Corolla e seu "clone" BYD F3.
A BYD, aliás, negocia a vinda ao país com o grupo CAOA, representante da sul-coreana Hyundai e da japonesa Subaru.
"Até 2014, quando o Brasil prevê absorver 4 milhões de veículos, os chineses devem abocanhar entre 3% e 5%", acredita Habib --mesma fatia que a Hyundai e a Kia detêm hoje. A JAC prevê comercializar 35 mil carros por ano.
Qualidade
Em novembro, chinesas da Abeiva (associação das importadoras) somaram 2.120 emplacamentos (0,1%). A metade é da marca Hafei, que vende Towner em versões van ou picape por R$ 25 mil. São equipadas com motor 1.0 (48 cv).
Outra que usa a tática do preço baixo é a Chery. O jipinho Tiggo 2.0 (135 cv) custa R$ 10 mil a menos que o rival Eco- Sport (R$ 59 mil). O Ford não tem bom acabamento, mas é melhor que o do chinês.
O Tiggo, porém, ganhará uma nova geração em 2010. O Ford, com a mesma idade de projeto, será apenas reestilizado.
"A velocidade de evolução é o grande trunfo dos carros chineses, que, em geral, ainda precisam melhorar muito", opina Luiz Carlos Augusto, diretor da Jato Consultoria.

FELIPE NÓBREGA - FOLHA DE SÃO PAULO
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

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