Pages

quinta-feira, 9 de julho de 2009

OBAMA DIZ A LULA CRER EM ACORDO SOBRE CLIMA ATÉ O FIM DO ANO

Apesar de um impasse que deve impedir um acordo sobre o combate ao aquecimento global entre os países que estão em Áquila, na Itália, para a reunião de cúpula anual do G8, o presidente dos Estados Unidos disse, durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ainda acredita num acordo até o final do ano.

Obama recebeu de Lula camisa da Seleção com autógrafos de jogadores

Segundo relatos da conversa reservada entre os dois líderes, Barack Obama observou ao presidente brasileiro que ainda há tempo para que as divergências entre os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento sejam resolvidas até dezembro, quando acontece em Copenhague, na Dinamarca, uma conferência da ONU com o objetivo de fechar um acordo para o chamado Tratado pós-Kyoto.
O presidente americano disse que Brasil e Estados Unidos têm condições de liderar as discussões e a busca por uma alternativa que permita ao mundo chegar a um acordo para conter o aquecimento global.
Obama disse a Lula acreditar que os dois países podem juntos discutir a questão e chegar a uma posição comum para levar a Copenhague uma proposta conjunta.
Impasse
O encontro entre os dois presidentes ocorreu poucas horas antes de uma reunião entre líderes de 17 países para buscar um consenso sobre cortes de emissões de gases para combater o aquecimento global.
A reunião da tarde desta quinta-feira em Áquila faz parte do Fórum das Grandes Economias sobre a Energia e o Clima, convocado por Obama, e que já teve uma primeira reunião em abril, em Washington.
Mas posições divergentes entre os países desenvolvidos do G8 (Alemanha, Itália, Estados Unidos, França, Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Rússia) e os países em desenvolvimento do G5 (Brasil, China, Índia, África do Sul e México) permanecem como um entrave a um possível acordo.
Na quarta-feira, os países do G8 se propuseram a fazer um corte de 80% em suas emissões até 2050, desde que o mundo como um todo se comprometa a um corte de 50% nesse mesmo período.
Mas a proposta é rejeitada pelos países em desenvolvimento, que argumentam não ter como cortar suas emissões de maneira significativa sem prejudicar o seu crescimento.
“Para os países em desenvolvimento é mais complicado cortar as emissões, porque ainda estão em fase de luta contra a pobreza e a miséria”, comentou o principal negociador brasileiro sobre a questão, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, diretor do Departamento de Meio Ambiente e Questões Climáticas do Itamaraty.
Segundo ele, projetos necessários do ponto de vista social, como a ligação de energia elétrica em comunidades carentes, trazem com eles inevitavelmente mais emissões de gases por causa do aumento no consumo.
Figueiredo Machado disse que os países em desenvolvimento concordam apenas em reduzir a velocidade de crescimento de suas emissões, mas não aceitam a determinação de metas de cortes das emissões impostas pelos países ricos.
Segundo o diplomata brasileiro, outro ponto de discórdia é a ausência de metas intermediárias, de mais curto e médio prazo, na proposta feita pelo G8. Segundo ele, sem isso a posição dos países desenvolvidos “perde totalmente a credibilidade”.
FONTE: AGÊNCIA BBC BRASIL

CCJ APROVA ADMISSIBILIDADE DO AUMENTO DE VERREADORES

Antes de seguir para o Plenário, a proposta será analisada agora por uma comissão especial já criada pela Câmara. A PEC eleva a quantidade de vereadores dos atuais 51.748 para até 59.791.


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira a admissibilidade da PEC dos Vereadores (336/09, com a PEC 379/09 apensada), conforme parecer do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Quatro deputados votaram contra a proposta.

A CCJ entendeu, em análise preliminar, que a matéria cumpre os requisitos jurídicos e formais para tramitar na Câmara. Imediatamente após a votação, o presidente da Câmara, Michel Temer, criou a comissão especial que agora vai analisar a proposta em profundidade. Ela terá 18 deputados titulares e 18 suplentes.

A PEC 336/09 prevê que o número total de vereadores passará de 51.748 para até 59.791 (veja as 24 faixas de números de vereadores). Já a 379/09 permite a redução dos gastos com os legislativos municipais. O percentual máximo das receitas tributárias e das transferências municipais para financiamento da Câmara de Vereadores cai de 5% para 4,5% nas cidades com mais de 500 mil habitantes.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) negou que tenha favorecido o inchaço dos legislativos municipais. "Eu não defendi o aumento dos vereadores. O que foi votado aqui foi a redução dos repasses às câmaras de vereadores", afirmou. O parlamentar, porém, reconheceu que o relatório abre caminho para o "aumento dos repasses e retorno de uma parte dos vereadores que foram eleitos e não tomaram posse".

Retroatividade

A retroatividade do aumento de vagas de vereadores previsto na PEC foi questionada por deputados. Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) afirmou que a proposta, que cria 7 mil cargos de vereadores no País a serem preenchidos imediatamente pelos atuais suplentes, é um "transatlântico da alegria". Ele apresentou voto em separado propondo que a tramitação da matéria seja admitida, mas sem esse dispositivo.

O deputado José Genoíno (PT-SP) seguiu o voto de Biscaia; ele advertiu que a aplicação do eventual aumento de vagas à eleição de 2008 poderá ser questionado nos tribunais, pois gera insegurança jurídica. "Está sendo alterado aqui o resultado de uma eleição homologada pela Justiça Eleitoral. A PEC ofende todos os princípios que devem nortear nossa Constituição", afirmou Genoíno.

Eliseu Padilha (PMDB-RS) advertiu que o aumento retroativo de vagas muda o coeficiente eleitoral e pode, portanto, implicar perda de mandato para vereadores em exercício legitimamente diplomados. "Se essa questão não for resolvida, teremos uma emenda inconstitucional e daremos ao Judiciário uma chance para mais uma vez suprir nossas deficiências", afirmou.

Para o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), a retroatividade "seria equivalente a darmos mandato a quem não conquistou". Efraim Filho (DEM-PB) disse que votou a favor das PECs por "instinto de preservação do Poder Legislativo". Segundo ele, não é conveniente propagar a ideia de que "as câmaras de vereadores são praticamente dispensáveis".

O deputado Humberto Souto (PPS-MG) disse que é favorável às PECs porque elas propiciam "uma melhora substancial na representação popular, com redução de despesas".

Tramitação

A comissão especial criada hoje terá um prazo de 40 sessões do Plenário para analisar a PEC. Se passar por essa comissão, a PEC ainda terá que ser votada em dois turnos na Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de PECs

FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

PASSAGENS DE ÔNIBUS VALEM POR UM ANO

A nova lei afirma que a validade do bilhete está estabelecida mesmo que a passagem tenha data e horário definidos

As empresas que operam linhas urbanas não estão obrigadas a cumprir a lei (Foto: Fernanda Oliveira)

Brasília. Os bilhetes de passagens de ônibus intermunicipal, interestadual e internacional passam, agora, a valer por um ano, a partir da data de sua emissão, de acordo com lei nº 11.975, sancionada pelo presidente da República em exercício José Alencar e publicada ontem no Diário Oficial da União.

O documento afirma que a validade do bilhete está estabelecida mesmo que a passagem tenha data e horário definidos, podendo ser remarcada, ainda que o trecho passe por aumento de tarifa no período. O passageiro pode optar, também, pela devolução do valor pago pelo bilhete, que deve ser reembolsado em 30 dias.

Atrasos

Se a partida do ônibus atrasar por mais de uma hora, seja do ponto inicial, seja das paradas durante a viagem, a empresa é obrigada a embarcar o passageiro em outra transportadora que ofereça serviço equivalente ou a restituir o valor do bilhete. Durante atraso na viagem de mais de três horas, a alimentação e a hospedagem dos passageiros deve ser bancada pela empresa.

Já as empresas de ônibus que operam com linhas urbanas e semi-urbanas não estão obrigadas a cumprir a lei.

Agora vamos verificr se as empresas de onibus cumprirar as novas regras, estarems de olho.

FONTE: DIARIO DO NORDESTE

FUNGETH REALIZA REUNIÕES PARA CADASTROS NO MINHA CASA, MINHA VIDA

Divulgação do programa federal


Desde da última terça-feira, 7, a Fundação de Geração de Emprego, Renda e Habitação Popular (FUNGETH) realiza reuniões prévias nos bairros de Quixadá para que os interessados em adquirir uma unidade habitacional receba orientações sobre cadastro no programa do governo federal.
A presidente do órgão, Gislane Grangeiro, destacou a importância da participação popular nos encontros, que acontecerão até o próximo dia 9. As pessoas devem buscar informações sobre o programa, ter interesse em participar e se cadastrar para estarem aptos a realizar o sonho da casa própria.”, salientou.
Além das reuniões prévias, a instituição já tem pronta o calendário do cadastro das pessoas no Minha Casa, Minha Vida, que tem previsão para inicio de construções de casas em Quixadá até o final do mês de agosto. As inscrições começam ainda neste mês, a partir do dia 13 e vai até o dia 7 de agosto. Vale salientar que quem já se inscreveu anteriormente não precisa mais realizar novo cadastro. Mas, é necessária a participação na reunião de bairro para obter maiores informações sobre o projeto social.

Calendário de reuniões prévias
7/7
Local: Pólo de Atendimento Campo Novo
Horário: 14h
Moradores dos bairros Campo Novo, Putiú, Monte Alegre, Boto
Local: Escola Padre Vicente
Horário:17h
Moradores dos bairros Campo Velho, Triângulo
8/7
Local: Escola Modelo São João
Horário: 14h
Moradores dos bairros São João, Renascer
Local: Colégio Municipal (Quadra)
Horário: 17h
Moradores dos bairros Centro, Rodoviária, Lagoa, Planalto Universitário, Herval
9/7
Local: AABB (Ginásio)
Horário: 14h
Moradores dos bairros Alto São Francisco, Irajá, Baviera
Cadastro de pessoal
13 a 17/7
Local: Escola Modelo Campo Novo
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Campo Novo, Putiú, Monte Alegre, Boto
20 a 24/7
Local: Escola Padre Vicente
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Campo Velho, Triângulo
27 a 31/7
Local: Escola Modelo São João
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros São João, Renascer
Local: Centro Social Urbano
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Alto São Francisco, Irajá, Baviera
3 a 7/8
Local: Ginásio Municipal Gonzaga Mota
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Combate/Carrascal I e II
Local: Colégio Municipal
Horário: 8 às 14h
Moradores dos bairros Centro, Rodoviária, Lagoa, Planalto Universitário, Herval

FONTE:http://www.quixada.ce.gov.br

quarta-feira, 8 de julho de 2009

ACIDENTE FATAL ENVOLVENDO TREM E BIZ

QUIXADÁ PALCO DE MAIS UM ACIDENTE FATAL

A precária sinalização que se encontra nos cruzamentos junto linha férrea que cortam a cidade e mais a falta de atenção dos guiadores de motos que circulam em Quixadá provocou mais um acidente fatal nesta sexta-feira (07/06).
Nos cruzamentos da linha férrea com a Rua Aderaldo Ferreira de Araújo, no bairro Triangulo o motoqueiro Antonio Marcos Fernandes, 37 anos, casado, pedreiro, natural de Quixeramobim, residente à Rua Roques Pires, bairro do Mutirão, pilotando uma moto BIZ chocou-se com uma composição férrea que passava naquele momento a 10 km por hora, Antonio Marcos chegou a óbito e sua garupeira Francisca Antonia Gomes da Silva, 35 anos, domestica, natural de Quixadá, foi socorrida ao Hospital Eudasio Barroso com escoriações pelo corpo.
A composição que trafegava no sentido capital, guiada pelo Maquinista Nilson Lima Costa, 43 anos, casado, natural de Fortaleza, como auxiliar de maquinista Mauro Sergio Nascimento Lima, 35 anos, casado, natural de Fortaleza, residente no bairro da Parangaba. O maquinista falou para a policia que “A garupeira no momento da passagem batia nas costas do motoqueiro, como pedindo para não passar”, explicou que a maquina não para de imediato pois em decorrência do peso da composição. No caso especifico do acidente ela parou a quase 40 metros da colisão.
A policia Militar foi acionada, e ao chegarem ao local isolaram a área até a chegada da perícia, e do rabecão para a remoção do corpo para o IM. O rabecão não compareceu por estar atendendo uma outra ocorrência na região centro, sendo assim o corpo foi removido ao Hospital Municipal Dr. Eudasio Barroso de Quixadá.
A policia Civil deu inicio ao inquérito policial para apurar as causas do Acidente e tem 30 dias para a conclusão.
Fica o meu alerta para providenciarem mais uma viatura do rabecão e assim atender a regiao central. Pois a população aumentou e as ocorrências com morte também, quanto a sinalização digo que antes funcionava um aparelho com sinal sonoro, sugiro que retornem e se possivel as cancelas.

terça-feira, 7 de julho de 2009

OUTDOOR 'CHORA' EM DIA CHUVOSO PARA ALERTA SOBRE ESTRADAS MOLHADAS

Uma campanha publicitária na região de Papakura, ao sul de Auckland, maior cidade da Nova Zelândia, usa como alerta a motoristas outdoors com rosto de um menino que começa a "sangrar" cada vez que chove, ilustrando os perigos de ignorar estradas molhadas.
Campanha espalhou outdoors com sensores que entram em ação em dia chuvoso
Os outdoors da campanha possuem sensores que jorram um líquido vermelho logo que começa a chover. Assim que o sol volta, o cartaz retorna ao normal automaticamente.
A propaganda avisa aos motoristas: "Chuva muda tudo. Por favor dirija de acordo com as condições climáticas".Apesar de chocante, o Conselho do Distrito de Paparuka diz que a campanha surtiu efeito.
Desde que começou, na Páscoa - tradicionalmente a época do ano com mais mortes de trânsito devido aos feriados longos e a temporada de chuvas fortes - ninguém sofreu acidentes fatais."No outono as condições das estradas mudam e pedimos aos motoristas dirigirem com muito cuidado", disse o inspetor de polícia Heather Wells à mídia neozelandesa.A campanha publicitária, criada pela agência Colenso BBDO, foi recentemente premiada pelo Festival Publicitário Internacional de Cannes.
Giovana Vitola
De Sydney para a BBC Brasil
FONTE: AGÊNCIA BBC BRASIL

LULA RECONHECE FALHA NO ATENDIMENTO DO SUS

LULA QUER MELHORAR ATENDIMENTO DO SUS

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu hoje (7) que a população enfrenta filas e dificuldades para ter atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que o governo trabalha para eliminá-las. Ele lembrou que 70% dos brasileiros dependem exclusivamente do atendimento público de saúde, o que torna esse sistema um desafio.
Finalmente é reconhecido a ulcera incurável da Saúde no Brasil, onde todos os dias são registrados absurdos em grandes hospitais e postos médicos espalhados pela nação. Em nosso município não e diferente, veja as ambulâncias dos distritos ficam na SEC de Saúde Municipal, os sertanejos só podem adoecer na semana. A equipe de saúde da família atua em quase todo Município e faz um excelente trabalho. A odontologia fica a desejar pois os atendimentos demoram e quase não terminam.
O Hospital Eudasio Barroso em reforma e que não acaba, o SESP iniciou a sua reforma e estar atendendo em casas alugadas, mas realiza seus atendimentos.
“O financiamento desse sistema é um desafio gigantesco. E as demandas aumentam sem parar e variam de natureza, devido ao crescimento da população e da porcentagem de idosos. De 2002 para 2008, a verba que o governo repassa aos estados e municípios triplicou, passando de R$ 12 bilhões para R$ 37 bilhões”, afirmou Lula na coluna O Presidente Responde, em resposta a pergunta feita por um leitor sobre o SUS.

Lula lembrou que houve perda de recursos para a saúde provocada pela não aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Congresso Nacional e informou que os recursos devem ser recompostos com a regulamentação da Emenda Constitucional 29.

Lembrando que estes recursos que deveriam ser exclusivos para a Saúde foram utilizados em outros setores deixando as prioridades da saúde em segundo plano. Mas tarde é melhor que nunca, esperamos sentir esta diferença no dia à dia nas casas de saúde pelo Brasil a fora.
Matéria baseada em reportagem de pronunciamento do Presidente Lula na Agência Brasil.

DEPUTADO JULIO CESAR DESTACA PROJETO PARA PISO DE R$ 930,00 PARA AGENTES DE SAÚDE

Júlio César destaca projeto que institui piso de R$ 930 a agentes de saúde

O deputado Júlio César (PSDB) enalteceu, em pronunciamento feito na sessão desta terça-feira (07/07) da Assembléia Legislativa, o projeto de lei da senadora Patrícia Saboya (PDT) que institui o piso salarial nacional de R$ 930,00 aos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Na última terça-feira, o texto foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e agora segue para a Câmara Federal.

O tucano explicou que, com essa iniciativa, o Governo Federal fica obrigado a complementar o salário desses profissionais em parceria com verbas dos municípios e dos estados. O prazo para a implementação é de 12 meses e o valor será reajustado anualmente. “No meio de tanta turbulência do Congresso, ela tenta tornar real um desejo de reconhecimento dos agentes. Há uma sensibilização grande por parte dos deputados para que isso aconteça”, afirmou, complementando que o Ministério da Saúde fará o acompanhamento dos repasses.

Ele lembrou que as duas categorias foram criadas no primeiro governo de Tasso Jereissati (PSDB) e, desde então, têm influência direta na diminuição dos índices de mortalidade materna e infantil, no aumento do percentual de amamentação e melhor encaminhamento e sistematização do SUS. Apesar da comemoração, Júlio César alertou que ainda é preciso conquistar outros avanços, como a garantia do adicional de insalubridade aos agentes de saúde. Hoje, somente os de endemias têm acesso ao benefício. Em aparte, o deputado Artur Bruno (PT) reforçou a importância dos agentes e lembrou que a regulamentação das duas classes só aconteceu no Governo Lula. Ele colocou-se a favor do piso de R$ 930,00 e atribuiu muitos dos avanços na saúde pública ao trabalho desses servidores. “São fundamentais e merecem um salário à altura”, afirmou.BC/CG

FONTE:Coordenadoria de Comunicação Social

comunicacao@al.ce.gov.br

segunda-feira, 6 de julho de 2009

POLICIAL SE FORMA NOS ESTADOS UNIDOS E CONSEGUE PRISÃO "RECORDE"

Dariel Firpo deixava a cerimônia quando viu ladrão roubar um idoso. Para polícia, essa pode ser mais rápida ação policial feita por um novato.



Dariel Firpo realizou sua primeira prisão logo após a formatura. (Foto: AP)


Um policial novato do Departamento de Polícia de Nova York (EUA) fez sua primeira prisão, na última quinta-feira (2), poucos minutos depois da formatura.
O policial Dariel Firpo, de 23 anos, estava deixando a cerimônia quando viu o ladrão derrubar um idoso de 79 anos e roubar sua carteira. O criminoso tentou fugir, mas Firpo o capturou sem incidentes, informou a polícia.

O homem que foi detido pelo policial foi identificado como Jeffrey Grant, de 47 anos. Segundo o Departamento de Polícia de Nova York, ele tem 48 detenções anteriores e tinha deixado a cadeia na semana passada.

O porta-voz do Departamento de Polícia de Nova York, Paul Browne, disse que a proeza de Firpo pode ser a mais rápida ação policial realizada por um novato. Ao todo, 250 policiais participaram da formatura realizada no Madison Square Garden.

FONTE: GLOBO.COM

APÓS 11 ANOS, FILÂNDIA VENCE TORNEIO DE CARREGAMENTO DE ESPOSA

Copa do Mundo era dominada por competidores da Estônia.Vencedor carregou mulher por percuso de 250 m em 1min02s

Alemão participa de campeonato de carregamento de esposa em Sonkajarvi. (Foto: AFP)



Após onze anos de supremacia da Estônia, um competidor finlandês conseguiu trazer um dos títulos mais importantes da região de volta para o país. No domingo, Taisto Miettinen conquistou a Copa do Mundo de Carregamento de Esposa, realizado anualmente em Sonkajaervi, na Finlândia.
Mettinen correu o percurso de 250 metros, que inclui duas barreiras e um obstáculo aquático, em 1min02s, carregando nas costas a parceira Kristina Haapanen. Eles derrotaram o casal da Estônia, Alar Voogla e Kristi Viltrop, por um décimo de segundo.
Foi a décima vez que o vencedor participou da competição. "Já perdi por frações de segundo. A vitória, enfim, tem um sabor especial", afirmou Mettinen, novo herói finlandês.
Os finlandeses Heikki Hannukainen e Heini Rauhamaa completaram o pódio, chegando a 6s do casal vencedor. Neste ano, participaram da Copa do Mundo competidores de oito países.
FONTE: GLOBO.COM

PASSAGEIRO CONSERTA AVIÃO E EVITA ATRASO DE VOO

Passageiros de um voo entre a Espanha e a Escócia escaparam de um longo atraso depois que um deles consertou um problema mecânico da aeronave.

Solução fez atraso cair de mais de 8 horas para apenas 35 minutos


O problema ocasionaria um atraso de mais de oito horas no voo TXC 9641, operado pela Thomas Cook, porque seria necessário trasladar um engenheiro da Grã-Bretanha para a Espanha.
Um passageiro se identificou então como um engenheiro de aviões qualificado e se ofereceu para consertar o defeito.
Resolvido o problema, a aeronave pôde deixar a ilha de Menorca no sábado e aterrissar em Glasgow com um atraso de apenas 35 minutos.
Uma porta-voz da Thomas Cook disse que a companhia seguiu procedimentos rigorosos de segurança para confirmar que o passageiro possuía a qualificação necessária para trabalhar no Boeing 757-200.
Segundo ela, o engenheiro trabalha para outra companhia aérea, a Thomsonfly, que tem um contrato de manutenção com a Thomas Cook.
"Quando eles anunciaram que havia um problema técnico, ele se apresentou e disse quem era", afirmou a porta-voz. “Checamos o seu registro profissional e verificamos que ele era quem dizia ser."
A porta-voz agradeceu ao passageiro pelo esforço que evitou o atraso do voo. "Somos muitos gratos que ele estivesse no voo naquele dia."
FONTE: BBC BRASIL

LEI MARIA DA PENHA É USADA PARA PROTEGER UM HOMEM

Florianópolis. Pela primeira vez desde a criação da lei Maria da Penha, o Estado de Santa Catarina aplicou a legislação para proteger um homem.
O juiz Rafael Fleck Arnt, da Comarca de Dionísio Cerqueira, em decisão provisória, proibiu que uma mulher se aproxime do ex-marido e da atual mulher dele. Ela também está proibida de ter qualquer contato com eles, por qualquer meio, segundo a decisão.
De acordo com a Justiça Estadual, a medida é denominada protetiva de urgência, que obedece os termos da Lei Maria da Penha.Na ação, a ex-mulher é acusada pelo Ministério Público de perseguir, ameaçar e perturbar o ex-marido no local de trabalho e em locais que ele freqüentava. Tais atitudes foram consideradas como violência psicológica e moral, e, por isso, caracterizado como violência doméstica no processo.
FONTE: DIARIO DO NORDESTE

MANTEGA: PAÍS DEVE CRIAR ATÉ 700 MIL EMPREGOS FORMAIS

Ele ressaltou que a ação dos bancos públicos está sendo fundamental para restabelecer a normalidade da concessão de crédito e, cada vez mais, vão atuar para elevar a concessão de financiamentos e reduzir os juros de tais operações

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira, 6, que, apesar de ser afetado pela crise internacional, o Brasil deve apresentar uma criação líquida de 500 mil a 700 mil empregos formais em 2009. O ministro referiu-se à geração de postos de trabalho com carteira assinada computada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. "No ano passado criamos 1,6 milhão de empregos. Este ano será um pouco menos, mas, mesmo assim, haverá geração de postos (formais) de trabalho", disse.

Durante cerimônia de posse do novo presidente da Nossa Caixa, Demian Fiocca, hoje, Mantega fez um balanço da conjuntura econômica nacional e das ações de políticas fiscal e monetária anticíclicas que o governo adotou para atenuar os efeitos da recessão mundial sobre o País. Ele ressaltou que a ação dos bancos públicos está sendo fundamental para restabelecer a normalidade da concessão de crédito e, cada vez mais, vão atuar para elevar a concessão de financiamentos e reduzir os juros de tais operações.

"Eu espero que os bancos privados voltem a aumentar a concessão de crédito devido à concorrência que os bancos públicos vão fazer. Se não aumentarem o crédito, vão perder clientes para os bancos públicos. E é isso mesmo o que a gente deseja - maior competição e elevação da concessão de empréstimos por parte dos bancos públicos e bancos comerciais", afirmou. Compulsório

O ministro afirmou ainda que, devido à liberação de R$ 100 bilhões de depósitos compulsórios (parte dos recursos captados pelos bancos junto aos clientes que têm de ser recolhidos ao Banco Central) para bancos comerciais, redução da taxa básica de juros, Selic, desde janeiro deste ano e incentivos fiscais para aumentar a demanda agregada, como a redução de impostos para compra de carros, produtos de linha branca (fogão, geladeira e lavadora) e material de construção, os estoques das fábricas "já foram consumidos". Para ele, o setor industrial deve manter uma trajetória crescente, em base mensal, até o fim deste ano, o que permitirá ao País registrar crescimento no segundo semestre de 2009.

"O segundo semestre será melhor que o primeiro. No último trimestre (deste ano) poderemos ter uma expansão de 3% a 4% do PIB (Produto Interno Bruto, em relação ao mesmo período do ano passado) como prevê boa parte dos analistas". O ministro ressaltou que, em 2009, o País pode registrar uma leve expansão. "Para 2010, poderemos atingir uma alta do PIB de 4% a 4,5% tranquilamente e, em 2011, avançar de 5% a 5,5% restabelecendo, assim, a nossa trajetória de crescimento".

Mantega afirmou que o crédito na economia brasileira está se restabelecendo, mas ainda não voltou à normalidade em relação ao que era registrado antes da piora da crise internacional, em setembro do ano passado. Ele afirmou que o governo poderá tomar medidas adicionais, como o aumento da liberação de depósitos compulsórios de forma direcionada para algumas áreas, caso o Poder Executivo julgue necessário. "Poderá haver novas liberações de compulsórios se o governo achar necessário para irrigar alguns segmentos específicos."

Mas o ministro frisou que uma eventual liberação de uma parcela desses recursos que estão em poder do BC terá contrapartidas que serão exigidas dos bancos comerciais. "Não vamos dar de graça, porque o compulsório não é remunerado. Sempre tem uma contrapartida, por exemplo, ou você empresta para fazer investimento e ganha uma taxa menor (de rentabilidade) ou continua com compulsório não remunerado", disse.

Superávit primário

O ministro da Fazenda afirmou ainda que o governo vai manter a meta de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de superávit primário (economia que o governo faz para pagamento de juros da dívida) em 2009 e que, em 2010, tal poupança do Orçamento deve subir e retornar para 3,3% do PIB. "O superávit primário deste ano será aquele já anunciado por nós, de 2,5%. Estamos fazendo um superávit primário menor este ano para poder fazer as medidas anticíclicas que estão dando muito certo", comentou. "Mas isso não compromete as contas públicas. Nós continuamos mantendo a relação dívida/PIB baixa e, para o próximo ano, voltaremos para o superávit primário de 3,3% do PIB".

O ministro ressaltou que o governo vai manter seu cronograma de investimentos públicos e a liberação de recursos para programas sociais, como o Bolsa Família, ao mesmo tempo que as contas públicas permanecerão sólidas e o País manterá a estabilidade fiscal. "Em nenhum momento, eu pensei em reduzir mais o superávit primário para este ano. Alguns andavam falando em primário zero. Isto não é verdade, pois nós vamos manter a meta do superávit e também a solidez das contas públicas brasileiras", comentou.

FONTE: O POVO ONLINE

POLICIA APURA FRAUDE EM SENADOR POMPEU

DENUNCIAS

Apura o caso: delegado Walmir Albertino, titular da DCCAFP, já tomou vários depoimentos (Foto: Denise Mustafa)
Por requisição do Ministério Público Estadual, a Polícia Civil do Ceará instaurou dois inquéritos policiais para apurar denúncias de irregularidades administrativas ou fraude praticadas por servidores da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza). Os inquéritos estão tramitando na Delegacia dos Crimes Contra a Administração e Finanças Públicas, nesta Capital.

São os inquéritos de números 44/09 e 45/09. O primeiro foi iniciado no dia 22 de maio último, por requerimento do promotor de Justiça de Senador Pompeu, Daírton Costa de Oliveira, e trata de denúncia de fraude na aquisição de combustível pela Prefeitura daquele Município.

Segundo o Ministério Público, o combustível foi comprado pela Prefeitura de Senador Pompeu sem o respectivo processo licitatório e ausência de contrato de despesa, no valor inicial de R$ 80.667,13 ficando pendente (sem legalização) a quantia de R$ 40.254,10.
A investigação teve início com a apuração pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e chegou ao promotor, que requisitou a abertura do inquérito. A denúncia inicial apontou irregularidades na aquisição de aparelhos de ar-condicionado, motoniveladora, além de contratação de serviços de limpeza e transporte escolar. Sanadas as irregularidades, restou comprovada a compra ilegal de combustível.
Noutro documento, o Ministério Público, através do promotor de Justiça Pedro Luiz Lima Camelo, requisitou mais um inquérito (de número 45/09), para investigar a denúncia feita por duas cidadãs de Senador Pompeu. Segundo Maria Lúcia de Aquino e Marcionília Alencar, uma servidora da Secretaria da Saúde daquele Município foi desviada da função pública para fazer atendimento domiciliar e diário a uma idosa, da família de um vereador, mas com o salário pago pela Prefeitura.
Os inquéritos estão em andamento na DCCAFP. Segundo o titular da Especializada, delegado Walmir Albertino, depoimentos estão sendo tomados. Ele informou que é preciso cautela, já que a apuração não chegou ao seu final. A legislação pertinente está sendo consultada e os depoimentos poderão ser acompanhados da juntada de documentos. A Prefeitura não se pronunciou ainda oficialmente sobre os casos.
FONTE: DIARIO DO NORDESTE

MARIA RITA CONTAGIA QUIXADAENSES

QUIXADÁ CANTA E SE ENCANTA COM MPB

Banda DAMP'S show pop (foto: Cleumio Pinto)
Foi o que se viu na Praça Jose de Barros neste domingo com a apresentação da Banda Damps, que envolveu todos que estavam presentes naquela praça de espetáculos, um verdadeiro show pop. Os que se fizeram presentes prestigiaram e participaram, cantando e dançando junto com os músicos no palco.

Maria Rita agita toda galera na praça (foto: Cleumio Pinto)

O aperetivo da Banda Damps ( e diga-se, que aperetivo) tudo isso foi registrado ontem no Grande Show que o projeto do governo estadual “FÉRIAS NO CEARÁ- Um Festival de Alegria”, leva grandes nomes da Música Popular Brasileira – MPB onde muitos não têm o prazer de presenciar estes maravilhosos artistas brasileiros. Quixadá privilegiado com o a apresentação de Maria Rita que encantou a todos que se encontravam ali. Cantando o público participou até o final e uma grande diferença de apresentações que já aconteceram, famílias inteiras, pessoas de idade, crianças e a presença maciça da juventude que se esbaldou com muito samba de Maria Rita.
Maria Rita no final do Show e o públi sem arredar pé (foto: Cleumio Pinto)
Maria Rita começou a cantar profissionalmente aos 24 anos. Agora, com 30, não acha que foi tarde. "Você se achar no mundo é uma tarefa muito difícil", diz a jovem que se formou em comunicação social e estudos latino-americanos nos EUA. Filha de Elis Regina e Cesar Camargo Mariano, de tanto dizerem que ela precisava cantar, Maria Rita resistiu durante algum tempo. "Encaro a vida como um grande processo feito de vários pequenos processos no caminho. Sempre quis cantar. Mas a questão não era querer. Era por quê. Não gosto de fazer nada sem ter um porquê. Fica mais fácil quando você tem um objetivo, uma meta. O motivo passou a existir quando percebi que ficaria louca se não cantasse", afirma.
Público dança com samba pop (foto: Cleumio Pinto)

Após escolher a hora certa, ela não pode queixar-se dos resultados que alcançou. Aliás, ninguém pode reclamar dos resultados alcançados por Maria Rita. Antes mesmo de lançar um CD foi a vencedora do Prêmio APCA de 2002 como Revelação do ano. Seu primeiro disco, "Maria Rita", lançado em setembro de 2003, vendeu mais de 1 milhão de cópias em todo o mundo. O primeiro DVD, que traz o mesmo título e foi para as lojas na primeira semana de novembro daquele ano, chegou à marca de 180 mil cópias. Ambos foram lançados em mais de 30 países, incluindo Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Equador, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, Japão, Coréia, República Tcheca, México, Holanda, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça, Taiwan e Venezuela. Os números referentes à jovem cantora são sempre impressionantes. Maria Rita alcançou, no Brasil (um mercado tido como em crise, ameaçado pela pirataria), Disco de Platina Triplo e DVD de Diamante; em Portugal, CD de Platina. Também, pudera... Foram 160 shows completamente lotados ao longo de 18 meses.
A policia Militar que se fez presente, não teve muito trabalho que aproveitou para apreciar uma boa música, o público admirado com a paz que reinava na praça, diferentemente de outros eventos, onde o corre-corre era predominante.
Fica a sugestão para a administração atual, trazendo bons shows de Músicos da MPB, traz público seleto para praça, foi o que se viu ontem, pessoas que não gostam de participar de shows por medo de brigas, o que não se viu ontem. Parabéns Quixadá.

domingo, 5 de julho de 2009

CEARÁ APRESENTA REPESENTANTE DO ESTADO NO Mr. GAY BRASIL



Ceará já tem seu represetante para o Mr. Gay Brasil. O gatíssimo Fabiano Gurgel mora em Fortaleza, tem 30 anos, 1.73cm, 72 quilos. O moreno que é formado em educação física e está cursando Direito participará da final do concurso que acontecerá dia 6 de setembro, em São Paulo.
Além do Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais já apresentaram seus candidatos. A organização do concurso espera reunir candidatos dos 26 estados do País e do Distrito Federal
FONTE: PORTAL VERDES MARES

NÚMERO DE TRANSPLANTES NO CEARÁ CRESCE 20%

O número de transplantes no Ceará cresceu 20% no primeiro semestre de 2009, em relação ao mesmo período do ano passado. Sensibilização da população e de profissionais de saúde, inclusive no Interior, tem ajudado na captação de órgãos


Francisca Edna dos Santos, 46, passava os dias sentada numa rede. “Não aguentava deitar. Eu cansava muito”. Ela tinha miocardiopatia dilatada, doença também chamada de coração crescido, e teve a indicação de transplante. No dia 17 de abril, recebeu um novo coração. Hoje, se sente outra pessoa. “É uma bênção”, vibra.

Dona Edna é apenas uma entre as 373 pessoas que foram transplantadas no primeiro semestre deste ano no Ceará. Se o número for comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram realizados 310 transplantes de órgãos e tecidos, houve um crescimento de 20%. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a maioria dos transplantes foi de córneas (215) e rins (101). Foram realizados ainda 40 transplantes de fígado, 11 de coração e 6 de medula óssea.

De acordo com o titular da Sesa, João Ananias, o objetivo é realizar mil transplantes até o fim do ano, contribuindo para que mais pessoas recebam órgãos e tecidos e, consequentemente, tenham mais qualidade de vida. Em todo o ano de 2008, foram realizados 739 transplantes.

Captação de órgãos

Segundo a coordenadora da Central de Transplantes do Ceará, Eliana Barbosa, profissionais de saúde têm sido capacitados, para aperfeiçoar a captação de órgãos. “Sobral, que há quatro anos não notificava nenhum potencial doador, começou a notificar. Isso tem contribuído para o aumento do número de transplantes”, disse. Conforme Eliana, o objetivo agora é realizar este mesmo trabalho na região do Cariri. “Lá, já acontecem algumas notificações, mas de maneira muito tímida”, disse, acrescentando que pode melhorar.

Com relação à conscientização da população, ela destaca que existe uma parceria entre Central de Transplantes e associações de transplantados, num programa de educação continuada. Por iniciativa própria, os transplantados têm realizado ações na Praça do Ferreira e nos terminais, esclarecendo a população sobre a doação de órgãos e informando sobre prevenção. “Ano passado fizemos um curso de capacitação voltado para essas pessoas. Eles se tornaram multiplicadores em difundir a doação”, comemora.

Com o crescimento da captação de órgãos, Eliana destaca que é preciso aumentar o número de equipes transplantadoras. “Está em fase de credenciamento, a nível de Ministério da Saúde, mais uma equipe de fígado para o Estado, bem como uma equipe para o transplante conjugado de rim/pâncreas, que ainda não é realizado no Ceará. Serão duas novas equipes realizando transplantes”.

FONTE: O POVO ONLINE

MADONNA HOMENAGEIA MICHAEL JACKSON COM AJUDA DE SÓSIA



Como prometido, a cantora pop Madonna fez um tributo a Michael Jackson neste sábado (4), no mesmo local onde o astro pop realizaria sua volta aos palcos, ao dançar com um sósia os tradicionais passos de Michael.
Cerca de 23 mil pessoas estavam no show, na Arena O2, em Londres, palco que receberia os 50 shows do cantor que morreu aos 50 anos.
Durante o show, uma imagem do jovem Michael Jackson apareceu no palco enquanto Madonna cantava "Holiday". Neste momento, um sósia, usando jaqueta, camiseta, luva e meias brancas, entrou no palco. A música, então, mudou para "Wanna Be Starting Something", de Jackson.
Depois do número, Madonna pediu: "Vamos aplaudir um dos maiores artistas que o mundo já conheceu". No número final, Madonna e seus dançarinos também apareceram com luvas e jóias na mão direita, como tributo ao apetrecho usado pelo cantor.
Reprodução/Madonna.com
Madonna colocou em seu site foto dos ensaios da homenagem a Michael Jackson que estará nos shows
Funeral
A Polícia de Los Angeles planeja uma grande operação para o funeral de Michael Jackson na próxima terça-feira (7), um evento cuja segurança será responsabilidade da cidade, embora as autoridades já tenham pedido ajuda ao setor privado.
O funeral será transmitido de forma gratuita no mundo todo e poderá ser assistido pelas 17.500 pessoas que conseguirem uma das entradas gratuitas, que serão distribuídas em um sorteio.
Menos de oito horas depois do anúncio, feito ontem, cerca de 525 mil pessoas já tinham se registrado para tentar um ingresso.
FONTE: FOLHA ONLINE

LADRÕES SIMULAM TER NOVA GRIPE PARA ROUBA MULHER NA ARGENTINA

Primeiro, eles pediram dinheiro para comprar remédios contra a gripe.Mas, em seguida, ameaçaram a vítima e a obrigaram a entrar em casa.

Ladrões simularam ter a nova gripe para roubar uma mulher na Argentina. (Foto: AFP)
Dois ladrões que usavam máscaras de proteção se aproximaram de uma mulher com a desculpa de pedir dinheiro para comprar remédios contra a nova gripe, mas terminaram roubando dinheiro e objetos de valor da vítima após obrigá-la a entrar em sua casa em Mar del Plata (Argentina), segundo o jornal "Crítica".
De acordo com a polícia, o incidente aconteceu na última terça-feira (30), por volta das 20h, quando a mulher chegava à sua residência localizada na Rua Don Orione. Ela acabou surpreendida pelos dois jovens, que cobriam seus rostos com máscaras de proteção.
Ela afirmou à polícia que os ladrões pediram, em primeiro lugar, dinheiro para comprar medicamentos para combater a nova gripe. Mas, em seguida, mostraram suas verdadeiras intenções. Eles ameaçaram a vítima e a obrigaram a entrar em casa.
Depois de roubar dinheiro e alguns objetos de valor, conforme a reportagem do jornal argentino, os assaltantes escaparam sem machucar a mulher, que, depois, registrou a ocorrência em uma delegacia de Mar del Plata.
FONTE GLOBO.COM

AGRICULTORA CATARINENSE DE 104 ANOS AINDA TEM DISPOSIÇÃO PARA CORTA CANA

'Sou capaz de cortar moita em um instante', diz Irondina Serafim.Ela afirma que alegria é receita para viver bastante e com energia.

Vaz costuma fazer todos os serviços de casa: corta cana, lenha, e ordenha vacas (Foto: Raquel Heidrich/Diário Catarinense/Ag. RBS)

Quem vê a disposição da agricultora Irondina Serafim Vaz, de Caxambu do Sul (SC), dificilmente é capaz de acertar sua idade. Ela tem 104 anos, nasceu em 10 de fevereiro de 1905. A agricultora é mais velha do que o município onde vive, que até 1962 se chamava Caxambu e era um distrito de Chapecó (RS).

Irondina mantém praticamente todas as atividades rotineiras da época em que era mais nova. Ela mora sozinha ao lado da casa de um sobrinho e faz questão de tirar leite das vacas, cortar madeira para lenha, carpir a horta, cortar cana, moer milho, limpar a casa e fazer comida.

“Eu estou bem, faço todos os serviços”, afirma a agricultora. Um dos segredos de tanta vitalidade é, segundo ela, manter o corpo em movimento. “Não sou preguiçosa”, afirma.

Ela também se alimenta bem. A maior parte do que consome é de produtos naturais, cultivados por ela mesma. “Planto feijão, mandioca, cebolinha e manjerona”, diz Irondina.

O resultado dos pequenos cuidados pode ser conferido quando a agricultora corta a cana. “Sou capaz de cortar essa moita num instante”, afirma Irondina, que derruba um pé de cana com apenas um golpe.

Irondina dificilmente vai para o médico. Ela procura atendimento apenas quando sente alguma dor. A visão continua boa - aos 104 anos, ela ainda consegue ler a Bíblia sem o uso de óculos. A única atividade que ela deixou de fazer, não por causa da idade, foi dançar. “Isso eu não faço desde os tempos de antiguidade, quando era solteira”.

Depois de criar seis filhos, ela ajuda a cuidar agora dos netos e bisnetos. Sempre com um sorriso no rosto, a centenária diz que a alegria é mais uma das receitas para quem quer viver bastante, com lucidez e energia.
(*Com informações do Diário Catarinense)

FONTE : GLOBO.COM

LOS ANGELES PREPARA MEGAOPERAÇÃO PARA FUNERAL DE MICHAEL JACKSON

Mais de 1.400 agentes estarão encarregados de controlar os fãs do cantor que se amontoarão nos arredores do Staples Center, ginásio onde acontecerá a cerimônia. EFE


Los Angeles (EUA), 4 jul (EFE).- A Polícia de Los Angeles planeja uma grande operação para o funeral de Michael Jackson na próxima terça-feira, um evento cuja segurança será responsabilidade da cidade, embora as autoridades já tenha pedido ajuda ao setor privado.

A rádio local "KFI", que citou neste sábado fontes do departamento policial, disse que mais de 1.400 agentes estarão encarregados de controlar os fãs do cantor que se amontoarão nos arredores do Staples Center, ginásio onde acontecerá a cerimônia.

"Deve haver apenas uma entrada para chegar ao local", advertiu Earl Paysinger, da Polícia de Los Angeles. "Não há outra maneira de entrar", completou.

Oficiais da Polícia consultados pela rádio comentaram que um desdobramento assim normalmente demora para ser organizado, geralmente semanas ou até meses.

A cidade de Los Angeles recorrerá a um fundo especial do orçamento da cidade, fixado para eventos extraordinários, para pagar os custos de segurança associados ao funeral, embora a prefeita interina, Jan Perry, já tenha pedido ajuda a entidades privadas interessadas em "honrar" o cantor.

O dinheiro arrecadado seria destinado a cobrir outras despesas com transporte, serviços de saúde, coleta de lixo e na própria homenagem.

Rhonda Sims-Lewis, administradora da Polícia da cidade, lembrou que a cada ano o departamento precisa enfrentar eventos extraordinários como este. No entanto, mostrou sua preocupação com o uso tão cedo dessa parte do orçamento. "Se sofrermos um terremoto, uma inundação ou uma série de incidentes, isso poderia nos devastar", explicou.

O ano fiscal começou em 1º de julho e a quantia fixada para as horas extras do corpo policial é de US$ 90 milhões. O funeral de Michael Jackson será transmitido de forma gratuita no mundo todo e poderá ser assistido pelas 17.500 pessoas que consigam uma das entradas gratuitas, que serão distribuídas em um sorteio .Menos de oito horas depois do anúncio, feito ontem, cerca de 525 mil pessoas já tinham se registrado para tentar um ingresso para funeral de Michael. Embora Perry tenha recomendado que os que não tiverem bilhete acompanhem a homenagem de casa, espera-se que entre 250 e 700 mil pessoas se amontoem nas imediações do ginásio.

Tudo isso apesar do fato de que haverá um amplo perímetro de isolamento montado pela Polícia. "O importante é a segurança pública, mas há um custo", disse Dennis Zine, vereador da cidade, ao canal "Fox". "E se a família Jackson vai gastar US$ 25 mil em um caixão dourado, acho que a AEG (organizadora do funeral) e a família poderiam ajudar", acrescentou.

Segundo o portal "TMZ", especializado em informação sobre famosos, os amigos e familiares de Michael Jackson pediram um caixão de bronze, banhado a ouro 14 quilates, com veludo azul em seu interior, do mesmo tipo que o usado no enterro de James Brown. Perry disse que a família Jackson não se pronunciou ainda sobre o pagamento dos custos do funeral. "Não conheço nenhuma atividade da família a respeito", afirmou.

Zine, antigo membro do departamento de Polícia de Los Angeles, cidade que tem déficit que beira US$ 500 milhões, comandou os esforços para recolher fundos privados para o aparato policial e a comemoração do Lakers após o título da NBA (liga de basquete americana)."Fizemos os desfiles do Lakers, mas não existem precedentes para isso", admitiu Perry.
Londres, 4 jul (EFE).- A popstar Madonna vai dedicar seus próximos shows ao "rei do pop" Michael Jackson, segundo a edição deste sábado do tablóide "The Sun"."Lamento tão profundamente a morte de Michael Jackson. Que artista não se sentiu inspirado por ele?", perguntou Madonna.Segundo a cantora, "fazer o que Michael fez ainda tão jovem é algo fora deste mundo".

"Trabalhar com ele, ter a chance de me tornar sua amiga e estar a seu lado foi muito estimulante", acrescentou.Madonna comparou ainda sua personalidade com a do "rei do pop". "Obviamente, nossas personalidades eram muito diferentes. Ele era muito mais tímido que eu", afirmou a cantora, que diz que isso se deve ao fato de ela ter tido uma infância normal, ao contrário de Michael. Esta noite, Madonna terá a primeira chance de homenagear Michael, em sua apresentação na O2 Arena, de Londres, mesmo local em que o "rei do pop" apresentaria uma série de 50 shows que começaria este mês.

FONTE:AGÊNCIA EFE

VII FERBOI - FEIRA AGROPECUARIA DO SERTÃO CENTRAL

O município de Quixeramobim é possuidor da maior bacia leiteira do estado do Ceará e investe na melhoria do plantel bovino, incrementando vacas de primeira linhagem.

VII Ferboi - Julho 2009 - Img. Crisanto Teixeira

A Feira regional de gado leiteiro realizada na cidade de Quixeramobim no período de 02 à 05 de Julho, constituiu-se no principal centro de comercialização de bovinos e produtos da agricultura familiar. A cadeia produtiva é desenvolvida com a garantia da sanidade dos animais comercializados.
O setor primário com destaque para a bovinocultura leiteira vem recebendo incentivos com o objetivo de aumentar a produção, bem como, melhorar o padrão genético do rebanho, além da preocupação com os setores da comercialização e distribuição, passando pela valorização de técnicas da produção ecologicamente correta.



Nos últimos anos o município de Quixeramobim vem sendo protagonista de importantes ações no avanço tecnológico e genético, aumentando a produtividade e reduzindo custos. A Prefeitura vem se esforçando na promoção da feira, importante veículo de ação social.
Os setores patronal e sindical se inserem na parceria que vem alavancando o crescimento da feira de gado, marco de destaque para a comercialização dos produtos do campo. Cerca de duzentas matrizes foi colocada a venda. Os organizadores esperam arrecadar com a venda o montante de R$ 500.000,00 (Quinhentos Mil Reais).
O principal agente financiador instalou posto itinerante na feira. Os empréstimos são direcionados aos criadores são atrativos nos itens prazo, taxa de juros e carência. Os recursos estão garantidos pela linha de crédito do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Nordeste.


A VII Ferboi está propiciando consideráveis ganhos a atividade, por meio da inserção de vacas que produzem entre quinze e vinte litros de leite dia, além de touros reprodutores de alta linhagem, o que repercute na melhoria de vida do criador, que vem aumentando a produção de leite das fazendas.
Crisanto Teixeira - Radialista e Jornalista

PLANEJAMENTO AUTORIZA MEC A NOMEAR 3000PROFESSORES E TÉCNICOS

Restam quase 10 mil consursados do MEC aguardando vez na fila de nomeações


O Ministério da Educação deve nomear nos próximos dias 1.740 novos professores de nível superior, aprovados em concurso público, e agendou para setembro a contratação de 1.329 técnicos administrativos, também concursados.

Autorização nesse sentido foi publicada em portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no Diário Oficial da União de sexta-feira, 3. O ato dá total liberdade ao ministro da Educação, Fernando Haddad, para distribuir os novos servidores entre as instituições federais de nível superior.

O quantitativo liberado está dentro das 19 mil vagas anunciadas pelo MEC no ano passado, com previsão de ocupação dos cargos de forma escalonada. Do total, já foram nomeados 6.060 professores e técnicos que, somados s autorizações de hoje, chegam a 9.129 nomeações.

Restam, portanto, quase 10 mil consursados do MEC aguardando vez na fila de nomeações, que serão liberadas medida que as universidades federais e as novas instituições federais de ensino superior em fase de conclusão tenham necessidade.
Agência Estado

FONTE; O POVO ONLINE

MERCADO EVANGÉLICO DEVERÁ CRESCER 30% EM 2009

Apesar da crise mundial, o mercado gospel não enfrenta estas dificuldades. Análises de especialistas do setor indicam que o mercado de produtos evangélicos deverá crescer 30% neste ano.

Revista exclusiva de eventos gospel


A indústria de produtos e serviços para cristãos movimenta por ano mais de R$ 1 bilhão, num país com mais de 30 milhões de evangélicos — a projeção é de que essa população aumente para 50 milhões até 2020. Junto com este crescimento aumenta, na mesma proporção, o consumo de produtos como Bíblias, CDs, DVDs e acessórios.

No mercado fonográfico, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), a música gospel nacional ocupa a segunda colocação entre os gêneros musicais campeões em venda, atrás somente do pop-rock. A produção literária também não fica para trás, são publicados, anualmente, mais de 20 milhões de títulos, os evangélicos lêem, em média, 7,1 obras por ano.

Segundo dados do último censo realizado pelo IBGE, a população evangélica representava no ano de 2000 15,4% da população, o numero de evangélicos cresce em media 7% ao ano.

Dentro deste contexto de crescimento, as crianças, sendo as donas do Reino de Deus, não poderiam ficar de fora. Entre zero e 14 anos, o Brasil soma mais de 50 milhões de pequenos cidadãos.

Já é possível encontrar lojas especializadas em materiais para evangelização das crianças, como é o caso da loja Universo da Criança, a primeira loja de Fortaleza nesse segmento infantil. ´A nossa missão é difundir o evangelho a todas as crianças de forma criativa e divertida, a fim de que entendam e vivam a Palavra de Deus´, diz a empresária Juliana Tie.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

COMUNIDADE GANHA TV PELA INTERNET

Pelas ondas da internet, uma TV está no ar, mantendo caráter comunitário na região do Vale do Jaguaribe

Com acesso facilitado pelas novas tecnologias, radialistas de Limoeiro produzem e transmitem programas que atendem a reivindicações locais (Foto: Melquíades Júnior)

Limoeiro do Norte. O rádio cearense está mudando, dando uma repaginada. Na época em que o papel é continuamente substituído pela tela de cristal líquido do computador, os radialistas do Interior tratam de forma transversal os meios de comunicação. Assim, o microfone ganhou câmera, luz e as ondas do rádio ultrapassam as fronteiras AM e FM e chega ao “www”. Radialistas de Limoeiro do Norte e Russas juntaram idéia, equipamentos e criaram a TV Jaguar Web, a primeira TV da Internet no Interior.

O trabalho ganhou repercussão e hoje bate recordes de acesso. No último mês, foram mais de 100 mil visitas. De caráter essencialmente comunitário, os radialistas (a maioria não tinha hábito de pegar em computador nem a menor experiência com TV) registram de jogo de futebol a desastres naturais. Tudo pela rede mundial de computadores.

A idéia vem numa época em que além da internet, é fácil encontrar câmeras fotográficas que produzem vídeo. Juntar as duas coisas foi o que fez o radialista Flávio Costa, idealizador da TV Jaguar. “Como radialista, sou cadastrado na agência Radio Web e comecei a ver que no Rio Grande do Sul existem algumas experiências de TV On Line. E percebi que pela internet se chega aos jaguaribanos que moram aqui, mas também para os que estão fora, onde o rádio não alcançaria. E hoje recebemos comentários de limoeirenses, russanos, tabuleirenses, que moram em outras partes do País e sabem pela internet de um problema no bairro, revêem pessoas que nunca mais tinham visto, pedem música para a gente tocar”, comenta o produtor.

As primeiras transmissões ocorreram em 2007. Aos poucos, a TV na internet foi recebendo mais equipamentos, convergidos pelos radialistas. À câmera pequena somou-se um equipamento maior, mais profissional. E mesmo ninguém sendo profissional de televisão, foi “na marra” que Arnaldo Freitas, Renato Freire e Jeferson Freire, que só tinham noção de estúdio de rádio, entraram na produção de programas jornalísticos, esportivos e de programas de forró – típicos do fim de tarde das rádios interioranas. É a câmera na mão, idéia na cabeça, e os números de acesso para justificar que “é por aí mesmo”.

O público acessa a TV Jaguar de municípios da região jaguaribana, “mas temos contatos diários com internautas de Fortaleza, Brasília, Goiânia, a colônia altosantense em São Paulo, e também conterrâneos que estão em Portugal, Itália e Angola. Foi assim que trabalhadores limoeirenses que atuam numa empreiteira multinacional na Angola viram imagens da comunidade de Ilha de Santa Therezinha tomada pelas águas do Rio Jaguaribe.

“E agora aquilo que a comunidade denunciava no rádio, para os gestores públicos saberem, não fica mais só na confiança da voz do radialista. Com o nosso trabalho, a imagem basta para saberem que estamos falando a verdade”, afirma Flávio Costa.

Um detalhe curioso da produção é que as pessoas mal sabiam mexer em computadores, internet ou equipamentos de transmissão — além dos radiofônicos —, tampouco falar na frente de uma câmera.A programação diária da TV na internet feita por pessoas das comunidades inclui o programa de forró, apresentado por Nilo Leite, que cobre os eventos políticos e as denúncias das comunidades. Também são apresentados os jornalísticos e os programas esportivos, esse um dos maiores destaques do trabalho dos “neotelevisivos”. O Limoeiro Futebol Clube, campeão da Segunda Divisão do Campeonato Cearense — e automaticamente emergente para a Primeira Divisão — teve todos os jogos transmitidos pela televisão virtual. Outro acompanhamento é nas discussões de projetos públicos nas câmaras legislativas municipais da região.

“É uma idéia de futuro, sabemos que demora a um projeto desse ganhar uma forte dimensão, mas creio que estamos no caminho certo. E só quem ganha é a comunidade, pois é ela quem faz e ela quem recebe. E é a todas essas pessoas que devo a concretização dessa idéia”, explica Costa, referindo-se aos outros membros da TV — entre produtores e apresentadores — Nilo Leite, Mário Oliveira, Josué Castro, Cláudio Moura, André Silva, Ribamar Silva, José Damasceno, Cleber Saraiva, Rafaela Costa e Renato Ítalo.

A TV Jaguar (cujo nome vem de Jaguaribe) é acessada pelo endereço http://www.tvjaguar.com.br/.

Mais informações:

TV Jaguar

(88) 3423.2382

(88) 9964.2294

Limoeiro do Norte

Vale do Jaguaribe
Melquíades JúniorColaborador

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...