Pages

terça-feira, 7 de julho de 2009

LULA RECONHECE FALHA NO ATENDIMENTO DO SUS

LULA QUER MELHORAR ATENDIMENTO DO SUS

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu hoje (7) que a população enfrenta filas e dificuldades para ter atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e afirmou que o governo trabalha para eliminá-las. Ele lembrou que 70% dos brasileiros dependem exclusivamente do atendimento público de saúde, o que torna esse sistema um desafio.
Finalmente é reconhecido a ulcera incurável da Saúde no Brasil, onde todos os dias são registrados absurdos em grandes hospitais e postos médicos espalhados pela nação. Em nosso município não e diferente, veja as ambulâncias dos distritos ficam na SEC de Saúde Municipal, os sertanejos só podem adoecer na semana. A equipe de saúde da família atua em quase todo Município e faz um excelente trabalho. A odontologia fica a desejar pois os atendimentos demoram e quase não terminam.
O Hospital Eudasio Barroso em reforma e que não acaba, o SESP iniciou a sua reforma e estar atendendo em casas alugadas, mas realiza seus atendimentos.
“O financiamento desse sistema é um desafio gigantesco. E as demandas aumentam sem parar e variam de natureza, devido ao crescimento da população e da porcentagem de idosos. De 2002 para 2008, a verba que o governo repassa aos estados e municípios triplicou, passando de R$ 12 bilhões para R$ 37 bilhões”, afirmou Lula na coluna O Presidente Responde, em resposta a pergunta feita por um leitor sobre o SUS.

Lula lembrou que houve perda de recursos para a saúde provocada pela não aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) no Congresso Nacional e informou que os recursos devem ser recompostos com a regulamentação da Emenda Constitucional 29.

Lembrando que estes recursos que deveriam ser exclusivos para a Saúde foram utilizados em outros setores deixando as prioridades da saúde em segundo plano. Mas tarde é melhor que nunca, esperamos sentir esta diferença no dia à dia nas casas de saúde pelo Brasil a fora.
Matéria baseada em reportagem de pronunciamento do Presidente Lula na Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...