Pages

sábado, 16 de maio de 2015

Avião apreendido com cerca de 300kg de cocaína pela PF em Pedra Branca

Pedra Branca
A Policia Federal consegue apreender aproximadamente 300 kg de cocaína em um avião a cerca de 30km do centro de Pedra Branca no Sertão Central.

De acordo com a Polícia Militar, por volta de14h30 três viaturas da Polícia Federal chegaram ao município de Pedra Branca acompanhadas de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) após terem sido informados sobre o pouso de uma aeronave suspeita no distrito de Santa Cruz do Banabuiú, a cerca de 30 km do centro do município.

Os policiais encontraram o avião em uma área descampada e, ao se aproximarem da aeronave, se depararam com vários fardos de droga lacrados no interior do avião. Foram apreendidos, no total, aproximadamente 300 kg de cocaína.

A Polícia Federal continua em diligencias pela região na tentativa de encontrar os responsáveis pela droga, duas caminhonetas ao perceber a aproximação da Policia fugiram sem deixar rastros. No último dia 14 de abril cinco pessoas foram presas e aproximadamente 400 kg de cocaína foram apreendidos em Boa Viagem e Canindé. Poucos dias antes, no dia 11 de abril, uma aeronave que transportava 250 kg de cocaína vindos do Paraguai caiu no Piauí próximo à divisa com o Ceará.

Conferência municipal de educação discute dez anos de educação para Quixadá

Quixadá
O município de Quixadá realizou a Conferência Municipal de Educação para a elaboração do Plano Municipal de Educação dos próximos dez anos.

O encontro realizado no Centro Vocacional, contou com a presença representativa de todas as regionais educacionais, Conselho Municipal de Educação, CREDE 12, UECE, Faculdade Católica Rainha do Sertão, UFC além da sociedade civil. Pais e Alunos participaram nas discussões que foram divididas em eixos e debatidos para a grande discursão em plenária.

O um dos grandes momentos foi a palestra proferida pelo Professor Élcio Abreu, secretário executivo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UDIME/CE, que debateu sobre o Plano de Educação e ainda a Conferencia que está sendo realizada em Quixeramobim onde discutem a elaboração a nível estadual.
As consultas serão abertas ao público de modo a permitir que cada cidadão cearense possa contribuir na melhoria da Educação do Estado do Ceará. Nos encontros, serão eleitos delegados para a Plenária Estadual, em que será deliberado um documento para a Comissão Estadual, propondo Metas e Estratégias para o Plano Estadual de Educação.
Na abertura o Secretário Municipal de Educação, o professor Antônio Martins falou da importância de cada um no desenvolvimento deste plano e os resultados podem chegar bem antes dos dez anos. O prefeito João Hudson esteve na abertura acolhendo e dando as boas-vindas ao aos participantes do encontro.

Neste final de semana a cidade de Quixeramobim respira educação com o encontro dos técnicos nas pré-plenárias que terão como objetivo contribuir para a construção do Plano.  A Comissão Estadual é formada e constituída por movimentos sociais, órgãos públicos, entidades e instituições educacionais.

Veja todas as fotos

Polícia registra segunda chacina no interior do Ceará em pouco mais de um mês

Limoeiro do Norte
No vale do Jaguaribe a Policia registra outro chacina no interior cearense, desta vez o número de vítimas foram de quatro pessoas.
O quádruplo homicídio ocorreu por volta de 22 horas no “Bar da Subestação”, localizado no bairro São Raimundo periferia de Limoeiro do Norte. Bandidos teriam chegado no local em um veículo modelo Palio, branco, e atirado contra as pessoas que ali se encontravam.
O resultado disso é que três dos clientes do estabelecimento tiveram morte instantânea. O quarto, gravemente ferido, ainda chegou a ser socorrido por populares e levado ao Hospital Municipal de Limoeiro, mas não resistiu.
A chacina em Limoeiro na noite de ontem deu sequência a uma onda de mortes violentas que vem dominando o Vale do Jaguaribe, onde cerca de 90 pessoas foram mortas em menos de cinco meses de 2015.
O crime mobilizou a Polícia Militar de toda a região. Além do efetivo de Limoeiro do Norte, foram mandadas para aquela cidade patrulhas do 1º BPM (Russas), Tabuleiro do Norte, São João do Jaguaribe, Jaguaribe e Morada Nova, com o intuito de fechar o cerco e tentar capturar os criminosos. Duas equipes do Comando Tático Rural (Cotar), unidade do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), também foram acionadas para caçar os assassinos no Vale.

Com o caso registrado na noite de ontem em Limoeiro do Norte, subiu para 39 o número de homicídios múltiplos (com mais de uma vítima) no Ceará neste ano. No total, foram praticados 33 duplos homicídios, quatro triplos, um quádruplo e um sêxtuplo, deixando 88 mortos.

BB suspende patrocínio à Confederação Brasileira de Vôlei

Rio de janeiro
O Banco do Brasil voltou a suspender o patrocínio ao vôlei brasileiro. Os pagamentos à Confederação Brasileira de Voleibol foram suspensos em fevereiro porque a entidade deixou de cumprir algumas das medidas acertadas com o banco e com a Controladoria Geral da União, em dezembro do ano passado.
Foi apurado que o contrato de patrocínio com o vôlei é de R$ 70 milhões por ano. O BB só repassará os R$ 17,5 milhões retroativos aos três meses que foram suspensos depois que tiver certeza que a CBV cumpriu todas as medidas impostas depois que a CGU comprovou irregularidades na gestão do dinheiro público na entidade.
O BB tem dois contratos com a CBV para patrocinar vôlei de quadra e vôlei de praia. Os dois foram paralisados nesses três meses. O BB patrocina o vôlei desde 1991. O último contrato assinado vai até 2017.
Depois da investigação da CGU, a CBV assumiu o compromisso com o banco de implementar em 90 dias todos os itens dos aditivos. O comitê de apoio com participação dos atletas tem prazo de 180 dias para ser colocado em prática da maneira como quer o banco.
FONTE:

Ator Elias Gleizer morre, aos 81 anos, após cair de escada rolante

Rio de Janeiro
O ator Elias Gleizer, morreu aos 81 anos, na tarde deste sábado, 16, após fraturar cinco costelas e perfurar o pulmão ao cair de uma escada rolante e estava internado desde a última quarta—feira, 06. Ele sofreu complicações que ocasionou a falência circulatória do corpo.

A queda ocorreu quando o ator saiu para ir ao dentista, ao subir a escada rolante para chegar ao consultório, Gleizer caiu, quebrando as costelas e perfurando o pulmão. Desde então ficou internado e no hospital o ator pegou uma pneumonia e infecção hospitalar.
O enterro deve ser no Rio de Janeiro, a confirmar, mas com certeza, apenas a partir do domingo, por ele ser judeu. Sua única irmã, Rosa está vindo de São Paulo para o Rio de Janeiro para resolver as burocracias. Aos 81 anos, Gleizer nunca casou nem teve filhos.
meionorte.com

Jogador de Quixadá sagra-se artilheiro e tetracampeão na Bulgária

Quixadá
O atacante Pedro Julião Azevedo Júnior, conhecido por aqui como Junim Quixadá, conquistou nesta sexta-feira, 15, em Razgrad, na Bulgária, o tetracampeonato nacional de futebol. Diante da sua torcida o seu clube, PFC Ludogorets 1945, venceu a partida contra o Lokomotiv Sofia pelo placar de 4 X 1. Dois gols da vitória do título foram marcados por ele.
Na entrevista ao Diário do Nordeste Junim Quixadá acrescentou que além de ter se tornado o artilheiro da sua equipe, com 10 gols na temporada, o Ludogorets também conquistou um feito inédito no País. Após 40 anos tornou-se o primeiro clube a ganhar quatro campeonatos consecutivos na Bulgária.
Além de elogios do seu clube o atacante cearense foi exaltado pela crítica esportiva búlgara. Sua atuação foi decisiva na reta final da competição. Ele deve participar da próxima temporada no País e espera voar ainda mais alto como uma das “Águias de Razgrad”, como o seu clube é conhecido pela torcida, e conquistar mais títulos.

Junim chegou à Bulgária em 2011, quando passou a conquistar os títulos consecutivos. Por esse motivo é considerado pé quente e muito querido pelos moradores de Razgrad, onde é tratado como ídolo. Antes, jogou no Quixadá, clube do Sertão Central do Ceará, de onde e natural e ainda reside sua família, e também no Ferroviário, no Tiradentes, Horizonte, com o qual foi campeão da 2ª Divisão e campeão de futsal, passando pelo Bragantino, de onde seguiu para a Europa.

Representantes de museus indígenas do Brasil se reúnem em Aratuba no encontro Nacional

Aratuba
A “Terra dos pássaros”, referência da língua tupi a Aratuba, município situado no Maciço de Baturité, a 132Km de Fortaleza, receberá neste fim de semana I Fórum dos Museus Indígenas do Brasil e do I Fórum dos Museus Indígenas do Ceará. Segundo os organizadores, os encontros serão realizados no Museu Indígena Kanindé, na Aldeia Sítio Fernandes. Fazem parte das comemorações da Semana Nacional dos Museus. Nestes dois dias, 16 e 17, os fóruns deverão reunir representantes dos museus indígenas de Pernambuco, Bahia, Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e de nove etnias do Ceará, estado brasileiro que mais possui museus indígenas.
O objetivo é realizar uma troca de experiências entre os museus indígenas, a partir do debate da temática da museologia no contexto contemporâneo. Por esse motivo a professora doutora Marília Xavier Cury, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do MAE-USP apresentara palestra sobre esse tema com a participação de especialistas na questão e gestores públicos de Educação e Cultura. Um dos resultados será a elaboração de um documento final dos representantes dos processos museológicos indígenas presentes ao Fórum, apresentando suas demandas e desafios para a organização em rede nacional.

Na ocasião, será realizado também o III Encontro de Formação dos Gestores dos Museus Indígenas do Ceará, que discutirá o projeto pedagógico e educativo para os museus do Estado, em minicurso ministrado pelos pesquisadores João Paulo Vieira Neto e Alexandre Oliveira Gomes, do Projeto Historiando. Juntamente com os dois fóruns o evento é uma realização do Museu Kanindé, da Associação Indígena dos Kanindé de Aratuba, da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos e da Associação para Desenvolvimento Local Co-Produzido (ADELCO), através do projeto Etnodesenvolvimento Ceará Indígena, com o patrocínio da Petrobras.

Advogados comemoram implantação de subseção em Canindé

Canindé
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deverá instalar uma subseção em Canindé. A divulgação começou a circular nas redes sociais após um encontro do presidente da entidade classista no Ceará, Valdetário Andrade Monteiro, no último dia 8, com advogados desta cidade e de municípios vizinhos.

No encontro Valdetário Monteiro informou que a intenção é instalar a subseccional da OAB ainda neste primeiro semestre. A implantação da unidade interiorana de assistência aos advogados também vai fortalecer o poder judiciário, o Ministério Público e também facilitará as ações de amparo aos cidadãos da região.
No encontro o presidente da OAB no Ceará ainda acrescentou interiorização no Ceará já é uma realidade. Já foram implantas subseccional nos municípios de Quixadá, no Sertão Central, em Tauá, na região dos Inhamuns e Tianguá na região da Ibiapaba. Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza., também conta com subseção da OAB.

Agente penitenciario evita fuga da Cadeia Pública de Milhã

Milhã
A ação de um agente penitenciário evitou fuga em massa da Cadeia Pública de Milhã, ao perceber a tentativa dos detentos pediu reforço a polícia militar.

Um dos agentes penitenciário desta unidade penitenciaria onde ao entregar um medicamento a um dos internos percebeu e ouviu o barulho de serra de imediato solicito a guarnição da casa de detenção uma vistoria na cela para constatar a ação dos detentos.

Durante a vistoria os detentos foram interpelados sobre a ação porém permaneceram todos em silêncio. A guarnição encontro na vistoria realizada na cela suspeita de estar sendo serrada, 03 carregadores para celular, 01 chave de fenda, 01 unhex. O material encontrado foram entregues a direção da Cadeia para ser tomadas as devidas providencias.  

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Postagem nas redes sociais revoga título de cidadão em Quixeramobim

Quixeramobim
Câmara de Vereadores de Quixeramobim, revoga titulo concedido a médico após 33 anos, o motivo da ação dos parlamentares municipais foi postagens nas redes sociais.

O médico Walmir Leite Pontes, ex-vereador e proprietário de um empreendimento médico na cidade teve seu titulo de cidadão quixeramobiense revogado pelos parlamentares na última sessão da casa legislativa. A alegação do autor da revogação foi o vereador José Filho “O Zé do Povo”, foi uma postagem feita pelo médico nas redes sociais. Walmir Pontes recebeu o título em 1982, pelo então vereador Salviano Carlos.


Durante as justificativas do projeto, o vereador oposicionista Teodomiro Neto discutiu fervorosamente com o líder do prefeito François Saldanha. O clima ficou quente na Câmara Municipal de Quixeramobim e veio acalmar somente após o final da votação.  Os vereadores Paulo Ferreira, Clebio Pavone e Liduina Leite não estavam na sessão devido a outros compromissos. Somente os vereadores Rômulo Filho e Teodomiro Neto votaram contra a revogação do Título.  

Mandato de seis anos para prefeitos evitará realização de eleição com mandato “tampão”, diz Danilo Forte

Brasília
Peemedebista cearense elogiou o novo relatório apresentado pelo colega Marcelo Castro (PMDB-PI), que propõe uma ampla reforma política, com objetivo de construir um grande consenso para aprová-lo

A apresentação de um novo relatório sobre reforma política nesta quinta-feira, 14, pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), relator da matéria na Comissão Especial da Câmara, que prevê o próximo mandato de prefeitos com seis anos foi elogiada pelo colega de bancada peemedebista, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE).
De acordo com o parlamentar cearense, ao optar por um mandato de seis anos para prefeitos e vice-prefeitos, o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC)182 de 2007 evitará a realização de eleição no próximo ano que eleja gestores municipais com um mandato “tampão” de apenas dois anos.
“Foi feito o substitutivo (novo relatório) exatamente no sentido de buscar construir uma unidade mais ampla com (todos) os partidos para que a gente possa viabilizar a votação da reforma política”, disse Danilo Forte. Segundo ele, o substitutivo contempla a reivindicação da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) de não ficar com um mandato tampão de apenas dois anos.

Consenso
O peemedebista cearense elogiou, ainda, o novo relatório de Marcelo Castro que foi feito com o objetivo de construir um grande consenso para aprová-lo. Além da previsão de mandato de seis anos para prefeitos, como fórmula de transição, o texto reformulado acaba com a reeleição para ocupantes de cargo no Poder Executivo e estabelece a partir de 2022 mandatos de cinco anos para todos os eleitos.

A exceção dos mandatos de cinco anos fica por conta dos senadores que terão pelo novo relatório mandatos de dez anos. Mas como regra de transição, os senadores eleitos em 2018 terão mandatos de nove anos, ao invés dos atuais oito anos. O objetivo da ampliação dos mandatos no Senado visa permitir que a partir de 2027 todas as eleições sejam realizadas no mesmo ano.

Cearense Ana Cláudia obtém índice para Jogos Rio 2016 nos 100m

São Bernardo do Campo
A cearense Ana Cláudia Lemos Silva já garantiu o índice para correr os 100m livre nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A qualificação olímpica de Ana Cláudia para a prova nobre do atletismo da maior competição do Planeta foi obtida na disputa das semifinais dessa distância no XXXIV Troféu Brasil, com tempo de 11s28 - a marca exigida é 11s32. Na final da prova, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo/SP, nessa quinta-feira, 14, a recordista sul-americana da distância, com 11s01, ficou com a medalha de prata (11s36).

Apesar de ter obtido o índice para a Olimpíada Rio 2016, Ana Cláudia, ressaltou que esperava mais de sua corrida no Troféu Brasil. "Eu não fiz uma corrida suficiente para ganhar e a Rosângela fez a corrida da vida dela. Mas sigo trabalhando. Tem Pan-Americano de Toronto, em julho, e outras competições pela frente... Mundial e Jogos Olímpicos. Vou manter o foco e treinar. Eu não tenho do que reclamar, estou tendo um ano bom, sem dor."

Vanusa dos Santos comemorou o bronze, sua primeira medalha no Troféu Brasil. "Eu só tenho que agradecer a Deus, ao meu treinador (Katsuhico Nakaya) e a todos que me deram suporte para que isso acontecesse. Estou muito feliz com minha primeira medalha individual de um Troféu Brasil. A marca não foi o que eu esperava, mas conseguir uma medalha e ajudar o meu clube é sensacional. A marca eu sei que uma hora vai sair", ressaltou Vanusa, que não competiu em 2013 e 2014 por causa de lesões. 

Jogada DN


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeto de Danilo Forte que inclui tradicional “Caminhada com Maria” de Fortaleza como Patrimônio Cultural do Brasil vai à sanção

Brasília
Matéria que já tinha sido aprovada pela Câmara em 2012 e pelo Senado no final de 2013 foi enviada pelo senador Renan Calheiros para sanção da presidente Dilma na data desta quinta-feira, 14
O Projeto de Lei (PL) 1794 de 2011, de autoria do deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que inclui a tradicional “Caminhada com Maria” realizada anualmente em Fortaleza a cada 15 de agosto como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil foi enviado à sanção da presidenta Dilma Rousseff nesta quinta-feira, 14, pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL).
A matéria que já tinha sido aprovada pela Câmara em 2012 e pelo Senado no final de 2013 envolve cerca de 1,5 milhão de pessoas a cada ano. O trajeto que é feito entre o Santuário de Nossa Senhora de Assunção na Barra do Ceará até a Catedral Metropolitana de Fortaleza tem um total de 12 km. Nossa Senhora de Assunção é a padroeira da capital cearense. No Senado, o PL 1794 de 2011 tramitou naquela Casa sob a numeração de Projeto de Lei da Câmara (PLC) 100 de 2012.

Texto da Lei
Abaixo segue o inteiro teor da futura Lei que deverá ser sancionada nos próximos dias pela presidente Dilma Rousseff. Anexo segue também o ofício assinado por Renan Calheiros ao Palácio do Planalto, assim como o ofício enviado pelo Senado Federal para a Casa Civil.

O Congresso Nacional decreta:
Art. 1º Esta Lei tem como objetivo reconhecer a importância da “Caminhada com Maria”, como forma de expressão do patrimônio histórico-cultural-religioso brasileiro.
Art. 2º Fica a “Caminhada com Maria” realizada no dia 15 de agosto de cada ano, do Santuário de Nossa Senhora da Assunção na Barra do Ceará até a Catedral Metropolitana de Fortaleza, constituída como Patrimônio
Cultural Imaterial do Brasil, para todos efeitos legais.

Art. 3º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Governador anuncia medidas para reforçar a saúde no Ceará

Fortaleza
O governador do Ceará, Camilo Santana, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (13), na Secretaria da Saúde, com diretores dos hospitais da rede pública do Estado e o secretário da saúde interino, Henrique Javi. 

Na ocasião, ele ouviu as demandas de cada um e reforçou o compromisso do Estado para suprir as necessidades com a Saúde.

Medidas

O Governador Camilo Santana anunciou a criação de um comitê específico para acompanhar a execução de ações relacionadas à saúde no Ceará. Durante o encontro, o governador enfatizou que é necessário que o assunto entre em pauta nacional, envolvendo estados, municípios e União.

Ele ressaltou a situação difícil que vive o país, de contenção de gastos e repasses pelo Governo Federal. Por exemplo, em 2006, a cada R$ 1 repassado pela União, a proporção era de R$ 1 investido pelo Estado na Saúde. Já em 2015, a proporção aumentou para R$ 4 gastos pelo Estado a cada R$ 1 aplicado pela União no setor.

Camilo Santana reiterou os investimentos que o Ceará realizou na área da saúde. O Governador destacou também que os serviços de saúde pública oferecidos à população aumentaram no Ceará, o que demanda sempre mais investimentos.


Também participaram do encontro o secretário-chefe do Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista; o secretário da Casa Civil, Alexandre Landim; secretários da Fazenda e Planejamento, Mauro Filho e Hugo Figueiredo, respectivamente; e o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão; entre outros.

Sebrae cria rota turística e econômica no Maciço de Baturité

Mulungu
Uma das bebidas mais populares do mundo, o café, será o principal aperitivo para o fortalecimento econômico e turístico no Maciço de Baturité, uma formação geológica com muitas cachoeiras, rios e vestígios de Mata Atlântica, onde estão situadas as cidades de Baturité, Guaramiranga, Pacoti e Mulungu. Elas formam a Rota do Café Verde, especialmente traçada pelo escritório regional do Serviço Brasileiro e Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) como mais um equipamento de promoção e aquecimento da economia serrana.
O projeto foi lançado na Pousada Le Revê, em Mulungu. Conforme a articuladora regional do Sebrae, Fabiana Gizele Moreira da Costa, além de fortalecer a cadeia econômica dessa especiaria, outrora uma das principais na região, a Rota do Café Verde busca a sustentabilidade para produtores e comerciantes, como também oferecer e fortalecer o turismo histórico e ambiental nestes quatro municípios. Além do plantio, da colheita, a comercialização dos grãos especiais para venda ou consumo nas casas especializadas, pousadas, hotéis e restaurantes, conhecer seus protagonistas será interessante.
Dentre as premissas para o desenvolvimento da Rota do Café Verde estão a busca pela excelência da qualidade dos produtos e serviços ofertados, o incremento de negociação do turismo local com a apropriação dos valores intrínsecos do “Café de Sombra”, o compromisso com a preservação ambiental e valorização histórico-cultural e ainda o fomento da cafeicultura de sombra, considerada ecologicamente correta, contribuindo com a melhoria na qualidade dos processos de plantio, torra e armazenamento, envase, rotulagem e embalagem.

Foram selecionados oito atrativos para a rota especial sendo eles: o Mosteiro dos Jesuítas e a Estação Ferroviária, em Baturité; o Sítio Rio Negro, a Fazenda Floresta e a chocolataria Chocoberry em Guaramiranga; o Sítio São Luiz em Pacoti e o Sítio São Roque e a Pousada Le Revê em Mulungu. Juntos formarão a cadeia sustentável, da produção ao recolhimento de dividendos, tendo como foco a iguaria especial, o café verde, sombreado ou agroecológico. Os sítios voltam a cultivar os grãos da espécie arábica, a pousada e a chocolataria incluem na lista de compras e o Sebrae presta a assessoria para a consolidação da cadeia.

Reformulação do Ronda: Policiais participam de curso com foco em acolhimento social

Fortaleza
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Polícia Militar, iniciou, esta semana, o primeiro Curso de Excelência de Polícia de Acolhimento Social.
A formação, iniciada com 155 policiais, faz parte de um dos compromissos de campanha do governador Camilo Santana, a reestruturação do Ronda. O Coronel Fernando Albano destacou que existe um cronograma de treinamento dos Policiais, para que eles cheguem às ruas no mais curto período de tempo.

Fernando Albano informa que toda a tropa da Polícia Militar deve passar por esta capacitação até o final do ano. A reestruturação em Fortaleza contará com a criação de 25 Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), divididas nas seis Áreas Integradas de Segurança (AISs) da cidade. Cada Uniseg possuirá uma companhia do Ronda e uma delegacia da Polícia Civil funcionando 24 horas.

As 25 companhias do Ronda possuirão 88 policiais cada e terão o funcionamento de um Núcleo de Policiamento e Acolhimento Social, responsável pelas políticas comunitárias, como o Ronda Maria da Penha, o Grupo de Apoio às Vítimas de Violência e visitas comunitárias com foco nas escolas e equipamentos de enfrentamento à drogadição. Além disso, Bases Móveis do Ronda serão deslocadas para pontos críticos da cidade. Estruturalmente, as companhias serão dotadas com uma van, seis viaturas, duas motos e equipamentos de comunicação.

Ao todo, serão 2.200 homens em atuação na Capital. A SSPDS realiza levantamento para a criação de 28 Unisegs no Interior e 14 na Região Metropolitana de Fortaleza. A intenção é iniciar as ações na RMF e em Juazeiro do Norte e Sobral ainda este ano.

Polícia prende assaltantes em Choro após o “Arrastão do WIFI”

Choro
Dupla de assaltantes foram presas em flagrante pela Policia Militar na noite desta quarta-feira, 13, durante um arrastão de internautas que utilizavam o sinal de WIFI da prefeitura.

Dois meliantes aproveitaram a distração dos internautas que próximo ao Centro Administrativo da cidade que utilizavam do sinal de internet para circularem pelas redes sociais e realizaram um arrastão levando os aparelhos de celular de seis vítimas.

A Polícia foi acionada através do 190, os policiais do destacamento agiram rápido e com as características dos assaltantes foram realizadas diligencias conseguindo localizar os dois e realizarem a prisão em flagrante, conduzindo os dois para a Delegacia Regional de Policia Civil de Quixadá onde foi lavrado o flagrante. Os aparelhos foram devolvidos as vítimas.  

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Assaltantes fazem arrastão em escola no centro de Senador Pompeu

Senador Pompeu
Os alunos, professores e funcionários de uma escola no centro da cidade tiveram uma noite de terror na mão de assaltantes que invadiram a escola levando os pertences dos mesmos.

A viatura da Policia Militar foi informada do assalto que se encontrava em andamento, os elementos encapuzados e armados, prenderam os alunos em uma sala, os mesmos alegavam que ainda se encontraria mais dois na cobertura do lado de fora do recinto escolar.

Os meliantes levaram todos os equipamentos eletrônicos em posse das vítimas. Ao chegar ao local a policia, se depararam com os assaltantes em fuga, entrando em um matagal, sendo iniciada uma perseguição, porém, não sendo logrado êxito nas buscas aos indivíduos.



CCJ aprova admissibilidade de proposta que proíbe União de delegar serviços a Estados e municípios sem que haja verba

Brasília
Presidente da Comissão Especial do Pacto Federativo, Danilo Forte, comemorou a aprovação da PEC 172/12; Segundo ele, a matéria é um bom começo para repactuar as obrigações e os deveres dos entes federados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica, nesta quarta-feira, 13, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 172/12 que proíbe a União de delegar a prestação de serviços aos Estados ou municípios sem que haja a previsão, em lei, dos repasses financeiros necessários. A PEC é de autoria do deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

Presente na sessão da CCJC que aprovou a matéria, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) que preside a Comissão Especial da Câmara que analisa a revisão do Pacto Federativo comemorou a aprovação da proposta. Segundo ele, o projeto é um bom começo para iniciar a repactuação das obrigações e dos deveres de todos os entes federados do País. “Diante da iniciativa, nós do PMDB apoiaremos integralmente a admissibilidade desta PEC no sentido exatamente de fazer com que o País possa se encontrar”, falou.

Razão da proposta
Para o autor da proposição, deputado Mendonça Filho, a iniciativa leva em conta a dificuldade que é administrar hoje em dia um município ou um Estado, porque não há recursos suficientes. “Hoje a União passa as tarefas e missões para os municípios, mas 80% dos recursos estão concentrados no governo central”, disse.

O relator da PEC, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), ressaltou que a nova regra – se aprovada – pode desafogar os municípios. “Não é uma coisa que tenha se iniciado no governo do PT, é um mal que se iniciou com a Constituição de 1988, que concentrou os recursos na União”, disse.
Já o deputado Danilo Forte disse esperar que o debate em torno da PEC 172 possa avançar no debate  da revisão do pacto Federativo na Casa. “Eu acho que é de fundamental importância para que a gente possa construir essa compreensão em todo o Congresso Nacional”, comentou.

Tramitação

Após a aprovação da admissibilidade, o próximo passo da tramitação da PEC é a criação de uma Comissão Especial que analisará o mérito da proposta. Somente depois da deliberação na Comissão, a matéria será apreciada no plenário da Casa, onde será votada em dois turnos.

Rosa de Saron, Banda fará show em Quixeramobim

Quixeramobim
A banda Rosa de Saron se apresentará em Quixeramobim. A divulgação está sendo feita pela Casa Paroquial de Santo Antônio. O show especial está previsto para o dia 13 de junho, a partir das 21 horas no Estádio Municipal Álvaro de Araújo Carneiro, o “Carneirão”.
Ainda de acordo com a Casa Paroquial o espetáculo musical fará parte da programação dos festejo alusivos ao padroeiro de Quixeramobim, Santo Antônio. A banda será a atração do encerramento das festividades. No primeiro lote o ingresso individual custará R$ 15,00 para a pista e R$ 30,00 para o front stage.
MAIS INFORMAÇÕES 

Casa Paroquial de Santo Antônio
Rua Cônego Aureliano Mota, 412 – Quixeramobim 
(88) 3441 0944

Ministério Público acusa médica por aborto sem consentimento de gestante

Quixeramobim
O promotor de Justiça respondendo pela Comarca de Quixeramobim, Jucelino Oliveira Soares, ofereceu na última segunda-feira, 11, denúncia formal contra a médica Maria de Fátima Bezerra de Alencar, acusando-a de ter atuado de forma negligente e imprudente, dando causa a um aborto que vitimou, no dia 15 de março de 2014, um bebê, no Hospital Regional Pontes Neto, nesta cidade do Centro do Estado.
Segundo divulgação feita através do portal oficial do Ministério Público do Ceará, o promotor de Justiça afirma existir pela vasta documentação médica encartada no inquérito policial, como também pela Certidão de Óbito, na qual consta como causa da morte do bebê asfixia intrauterina. Trata-se de crime do aborto provocado por terceiro sem o consentimento da gestante, previsto no artigo 125, do Código Penal Brasileiro (CPB).
Ainda de acordo com o representante do Ministério Público, não fora realizado exame de necrópsia no feto, tendo a mãe afirmado que fora induzida por uma das enfermeiras a não permitir a realização do exame, pois isso ocasionaria ainda mais sofrimento para a mãe, uma vez que o corpo do bebê passara mais três dias em Fortaleza e seria cortado para o exame.
De acordo com a peça criminal, no decorrer do atendimento, a paciente esclareceu à medica toda a situação vivenciada, inclusive o fato de que, a cada momento, sentia menos a criança mexer em sua barriga e que já se tratava de uma gravidez estendida, passando dos nove meses, tendo a profissional de saúde aduzido, vez que não realizara qualquer exame clínico mais apurado, que não haveria necessidade de realizar parto cesária. Informou, ainda, que o bebê estava bem e que a gestante logo entraria em trabalho de parto.
Todavia, ainda conforme o promotor de Justiça, apurou-se que a vítima, em estado gravídico, estava sendo assistida em seu pré-natal pelo médico Wagner Carlos Félix, com a complementação do médico Francisco Rômulo Coelho de Figueredo, os quais mercê de seu acompanhamento ao longo dos messes com a gestante, houveram por bem determinar a realização de parto cesária, no dia 14 de março de 2014, a ser realizada na unidade de saúde mencionada.

A reportagem do Sertão Alerta tentou localizar a médica Maria de Fátima Bezerra de Alencar através da direção do Hospital Regional de Quixeramobim Pontes Neto. Todavia, até a publicação desta edição não havia sido possível realizar o contato telefônico.

Conferência Regional dos direitos da criança e do adolescente acontece em Banabuiú

Banabuiú
As delegações de dez municípios do Sertão Central participaram da nona conferência regional dos direitos da criança e do adolescente.

O anfitrião, o prefeito Veridiano Sales recepcionou os representantes das cidades de Banabuiú, Ibaretama, Irapuam Pinheiro, Itatira, Ocara, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. O encontro contou com palestras e discussões dos temas propostos.

O tema do encontro, que teve como palestrantes, a jovem Raissa Nunes, e a secretária executiva do conselho estadual, Conceição Nunes. O tema de discussão do dia foi: Política e plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes, e, fortalecimento dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...