Pages

sábado, 16 de maio de 2015

Representantes de museus indígenas do Brasil se reúnem em Aratuba no encontro Nacional

Aratuba
A “Terra dos pássaros”, referência da língua tupi a Aratuba, município situado no Maciço de Baturité, a 132Km de Fortaleza, receberá neste fim de semana I Fórum dos Museus Indígenas do Brasil e do I Fórum dos Museus Indígenas do Ceará. Segundo os organizadores, os encontros serão realizados no Museu Indígena Kanindé, na Aldeia Sítio Fernandes. Fazem parte das comemorações da Semana Nacional dos Museus. Nestes dois dias, 16 e 17, os fóruns deverão reunir representantes dos museus indígenas de Pernambuco, Bahia, Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e de nove etnias do Ceará, estado brasileiro que mais possui museus indígenas.
O objetivo é realizar uma troca de experiências entre os museus indígenas, a partir do debate da temática da museologia no contexto contemporâneo. Por esse motivo a professora doutora Marília Xavier Cury, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia do MAE-USP apresentara palestra sobre esse tema com a participação de especialistas na questão e gestores públicos de Educação e Cultura. Um dos resultados será a elaboração de um documento final dos representantes dos processos museológicos indígenas presentes ao Fórum, apresentando suas demandas e desafios para a organização em rede nacional.

Na ocasião, será realizado também o III Encontro de Formação dos Gestores dos Museus Indígenas do Ceará, que discutirá o projeto pedagógico e educativo para os museus do Estado, em minicurso ministrado pelos pesquisadores João Paulo Vieira Neto e Alexandre Oliveira Gomes, do Projeto Historiando. Juntamente com os dois fóruns o evento é uma realização do Museu Kanindé, da Associação Indígena dos Kanindé de Aratuba, da Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos e da Associação para Desenvolvimento Local Co-Produzido (ADELCO), através do projeto Etnodesenvolvimento Ceará Indígena, com o patrocínio da Petrobras.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...