Pages

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Sebrae cria rota turística e econômica no Maciço de Baturité

Mulungu
Uma das bebidas mais populares do mundo, o café, será o principal aperitivo para o fortalecimento econômico e turístico no Maciço de Baturité, uma formação geológica com muitas cachoeiras, rios e vestígios de Mata Atlântica, onde estão situadas as cidades de Baturité, Guaramiranga, Pacoti e Mulungu. Elas formam a Rota do Café Verde, especialmente traçada pelo escritório regional do Serviço Brasileiro e Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae) como mais um equipamento de promoção e aquecimento da economia serrana.
O projeto foi lançado na Pousada Le Revê, em Mulungu. Conforme a articuladora regional do Sebrae, Fabiana Gizele Moreira da Costa, além de fortalecer a cadeia econômica dessa especiaria, outrora uma das principais na região, a Rota do Café Verde busca a sustentabilidade para produtores e comerciantes, como também oferecer e fortalecer o turismo histórico e ambiental nestes quatro municípios. Além do plantio, da colheita, a comercialização dos grãos especiais para venda ou consumo nas casas especializadas, pousadas, hotéis e restaurantes, conhecer seus protagonistas será interessante.
Dentre as premissas para o desenvolvimento da Rota do Café Verde estão a busca pela excelência da qualidade dos produtos e serviços ofertados, o incremento de negociação do turismo local com a apropriação dos valores intrínsecos do “Café de Sombra”, o compromisso com a preservação ambiental e valorização histórico-cultural e ainda o fomento da cafeicultura de sombra, considerada ecologicamente correta, contribuindo com a melhoria na qualidade dos processos de plantio, torra e armazenamento, envase, rotulagem e embalagem.

Foram selecionados oito atrativos para a rota especial sendo eles: o Mosteiro dos Jesuítas e a Estação Ferroviária, em Baturité; o Sítio Rio Negro, a Fazenda Floresta e a chocolataria Chocoberry em Guaramiranga; o Sítio São Luiz em Pacoti e o Sítio São Roque e a Pousada Le Revê em Mulungu. Juntos formarão a cadeia sustentável, da produção ao recolhimento de dividendos, tendo como foco a iguaria especial, o café verde, sombreado ou agroecológico. Os sítios voltam a cultivar os grãos da espécie arábica, a pousada e a chocolataria incluem na lista de compras e o Sebrae presta a assessoria para a consolidação da cadeia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...