Pages

sábado, 8 de agosto de 2009

I FEIRA TERRITORIAL DA AGRICULTURA FAMILIAR E EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS DO TERRITÓRIO


O Ministério do Desenvolvimento Agrário realiza em Quixadá a I Feira Territorial da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários do Sertão Central.



O objetivo é fortalecer as políticas publicas no território da cidadania do sertão central através do comercio justo e solidário para as famílias da à agricultura familiar dos municípios de Banabuiú, Choro, Dep. Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Mombaça, Milha, Piquet Carneiro, Pedras Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópoles.
Fortalecer políticas públicas da agricultura familiar e empreendimentos solidários dos municípios do Sertão Central cearense. Esse é o objetivo da I Feira Territorial da Agricultura Familiar e Empreendimentos Solidários do Território da Cidadania do Sertão Central. O evento ocorrerá nos dias 07 e 08 de agosto no Parque de Exposição Moisés Ferreira (Feira dos Animais), situado na Avenida Presidente Vargas, nº 231, no bairro Campo Novo, no município de Quixadá. Entre as atividades acontecerão oficinas, apresentações culturais e palestras.
Serão realizadas oficinas sobre o beneficiamento do pescado e a rede produtiva das mulheres. Haverá entrega de premiação à barraca mais criativa de gastronomia típica, da mamona com mais frutos e da cabra que produz mais leite. Acontecerá desfile de moda dos Empreendimentos Solidários e da Agricultura Familiar e os visitantes poderão conferir forró pé de serra, rodas de cordéis, repentistas e manifestações da cultura popular. Poderá ser visto o trabalho da Cooperativa Sócio-Ambiental de Reciclagem de Quixadá e de entidades ligadas à piscicultura.
A Feira é organizada pela Prefeitura Municipal de Quixadá, em parceria com o Comitê Setorial de Mulheres no Território da Cidadania do Sertão Central, Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, Cooperativa de Agricultores e Criadores de Banabuiú, Federação das Associações Urbanas e Rurais de Quixadá, Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio do Estado do Ceará (Sintace), Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá, e tem o apoio do Campus Quixadá do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Obs: Durante a feira será realizada uma pesquisa com o objetivo de verificar o grau de satisfação, volume de negócios, impactos e perspectivas para 2010.

FONTE: http://www.revistacentral.com.br/

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MEC VAI REVER RESOLUÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA APARTIR DE 2010



O Ministério da Educação vai rever a resolução que obriga a matrícula de todos os alunos de escolas especiais em escolas comuns a partir de 2010. A informação foi dada ontem pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, em audiência na Câmara. Haddad, no entanto, não detalhou como será feita essa mudança.


Segundo parecer da presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Craveiro, o objetivo é incluir os alunos no sistema de ensino tradicional e oferecer atendimento especializado no turno inverso.


O ministro da Educação explicou que esse atendimento contará em dobro para efeito do repasse de recursos do Fundo de Manutenção da Educação Básica Fundeb. "Nós multiplicamos por 10 os investimentos na educação especial, incluimos as Apaes no Fundeb e garantimos, por decreto, a dupla contagem de matrícula. Ou seja, o aluno que está na escola pública e está na Apae recebe dobrado para sustentar o seu atendimento."


Inclusão gradual


O deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) é a favor da educação inclusiva, mas acredita que o processo de inclusão deve ser gradual. "Nós não queremos atropelar esse processo que está em construção."


O parlamentar ressalta que, se todos os alunos deficientes forem enviados imediatamente para a escola comum, aqueles que não se enquadram dentro do que o sistema tradicional pode oferecer estariam desprovidos da possibilidade de escolaridade também na escola especial.


Na opinião de Barbosa, a escola comum ainda não está preparada para acolher todos os tipos de alunos que necessitam de atendimento especial.


FONTE: AGÊNCIA CÂMARA

DOIS PREFEITOS CASSADOS

Duas decisões judiciais cassaram os mandatos dos prefeitos e vice-prefeitos de Itapiúna, Felisberto Clementino Ferreira (PSDB) e Átila Medeiros (PHS), e de Santana do Acaraú, José Maria Sabino (PMDB) e Roberto Carlos Farias (PSDB).

Em Santana do Acaraú, quatro vereadores também foram condenados à perda do mandato. Todos os oito cassados foram condenados por arrecadação de recursos de campanha de fontes vedadas pela lei nº 9.504/97, com base em denúncias apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral. No caso dos candidatos vitoriosos na eleição para a Prefeitura de Itapiúna, foi detectada também a existência de gastos ilícitos com a confecção de camisetas que foram distribuídas a eleitores e a ausência de declaração de despesas com o uso de automóveis - alguns deles vinculados ao poder público.

A decisão, para Itapiúna, determina ainda que o segundo colocado na eleição, Luís Cavalcante de Freitas (PDT), assuma a Prefeitura até amanhã. Todos podem recorrer das decisões ao Tribunal Regional Eleitoral e ao Tribunal Superior Eleitoral. O POVO tentou contato com os cassados, tanto em suas residências como nas sedes das prefeituras, mas nenhum deles foi localizado. (Gabriel Bomfim)
FONTE: O POVO ONLINE

NO BRASIL MAQUINA VAI MEDIR O SOL


RAFAEL GARCIA
enviado especial da Folha de S.Paulo ao Rio

Poucas pessoas que visitam pela primeira vez o Observatório Nacional, no Rio de Janeiro, imagina que as belíssimas cúpulas de metal distribuídas ao longo dos gramados da instituição há muitas décadas não abrigam mais telescópios capazes de fazer astronomia de ponta.
Um novo instrumento a ser instalado em uma delas, porém, deve dar vida nova ao local. A partir de sexta-feira, um heliômetro --instrumento usado para medir o diâmetro do Sol-- de última geração começa a funcionar lá.
Nasa

O Sol em foto da Nasa; no Rio de Janeiro, máquina será usada para trabalhos voltados à pesquisa da medição do diâmetro solar

Sem condições de céu adequadas para observar estrelas, restou ao campus principal do observatório estudar o Sol, atividade que não é tão prejudicada pela umidade do clima carioca.
Enquanto o instrumento existente no local tira agora 1.800 fotos do Sol, por dia, o novo fará 8.000 imagens por hora. É uma melhoria de frequência superior a cem vezes, e com fotos mais precisas. A ideia de investir no aparelho se deveu ao fato de o Observatório Nacional já ter tradição na área.
A medida do diâmetro do astro é importante porque revela a intensidade de sua atividade. A largura angular da chamada fotosfera, a área emissora de luz no Sol, é um indicador disso.
Seu monitoramento pode revelar, entre outras coisas, qual é peso da variação de atividade solar sobre as mudanças climáticas na Terra, um assunto controverso hoje, frequentemente usado por grupos minoritários de cientistas para questionar o papel das atividades humanas no aquecimento global.
O assunto deve ser aprofundado melhor pela Rede Internacional de Monitoramento do Diâmetro Solar, da qual o Observatório Nacional faz parte.
FONTE: FOLHA ONLINE

MORRE EMPRESÁRIO MÁRIO ERMIRIO DE MORAES

O empresário Mário Ermírio de Moraes, filho de Antônio Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim, morreu em São Paulo às 19h30 desta quarta-feira (5), informou a assessoria de imprensa do Hospital Beneficência Portuguesa. Ele estava internado num hospital do grupo desde segunda (3).
Mário Ermírio lutava há dois anos contra um câncer no sistema linfático. Em janeiro deste ano, ele havia sido submetido a um transplante de medula óssea. Segundo o hospital, no entanto, o empresário sofria de um tipo raro de câncer.
Mário Ermírio estava à frente de uma empresa não ligada ao Grupo Votorantim e chegou a fazer tratamento contra o câncer nos Estados Unidos. O velório do empresário ocorre nesta quinta-feira, 6, a partir das 6h30, na Beneficência Portuguesa. O enterro será realizar às 15h30 no Cemitério São Paulo.
Engenheiro Metalúrgico formado pela Colorado School of Mines nos Estados Unidos, Mário Ermírio foi diretor da Cia. Mineira de Metais, da Mineração Morro Agudo e Cia. Santa Cruz de Energia e permaneceu por oito anos como vice-presidente do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, entre 1995 e 2003.
FONTE: GLOBO.COM

COMANDANTE DA POLICIA MILITAR DO CEARÁ ALMOÇA COM AUTORIDADES QUIXADAENSES


O Comandante da PMCE Cel QOPM Willians Rocha, esteve no município de Quixadá participando de almoço com as principais autoridades da cidade numa visita formal a Região do Sertão Central. Na oportunidade, o Comandante da PMCE, proferiu palavras de agradecimento ao Comandante do 11º BPM Provisório de Quixadá, Tenente Coronel Rômulo Tavares, pelo “enfrentamento da violência e a constatação de uma operacionalidade maciça dos policiais militares que compõem o Batalhão de Policia Militar do município”. Disse ainda, que “novas viaturas e equipamentos estarão a disposição dos policiais militares na condução da segurança e integridade da população quixadaense”.


O Comandante do 11º BPM Provisório de Quixadá, Tenente Coronel Rômulo Tavares, apresentou ao Comandante Geral Um exemplar do Informativo do Batalhão de Quixadá, com as ações desenvolvidas pelo PM & ESCOLA e o PROERD, bem como as Operações desenvolvidas no combate a violência.

Na oportunidade foi concedida a palavra às autoridades presentes. O Instrutor do PROERD, CB PM Cila Rodrigues, disse da honra da visita do Comandante da PMCE ao município e a certeza de novas conquistas para o 11º BPM Provisório de Quixadá. A Promotora de Justiça Ana Karine, disse que a “Policia Militar de Quixadá é muito atuante e voltada para a condução de projetos sociais como o PROERD e o PM & ESCOLA que promovem uma cultura de paz”. O Promotor de Justiça Dr. Nelson Gesteira afirmou que “ao longo de sua experiência no Ministério Público, sempre tem acompanhado o apoio da Policia Militar na execução da segurança pública” A Presidenta da Câmara Municipal de Quixadá Edi Leal, disse da “importância da visita do Comandante Geral da PMCE, e aproveitou a oportunidade para solicitar “a implantação do Ronda do Quarteirão para a cidade quixadaense” O Chefe de Gabinete Henrique Rabelo, elogiou a presença do Cel Willians na cidade e afirmou que a “cidade avança na área de desenvolvimento e cidadania e que a prefeitura do município estar a disposição para contribuir com a Policia Militar nas políticas públicas”.


Participaram deste almoço os representantes da Promotoria Pública de Quixadá: Drª Ana Karine e Dr. Nelson Gesteira, o chefe de Gabinete Henrique Râbelo, representando o prefeito municipal de Quixadá Rômulo Carneiro, a Presidenta da Câmara Municipal de Quixadá, Edi Leal e a Srª Ivanir representando a Associação Industrial e Comercial de Quixadá. Participaram ainda, o TC QOPM Geovani Comandante da Companhia Provisória de Quixeramobim, Major Humberto Comandante da Companhia Provisória de Senador Pompeu, Cap PM Fco Sousa Silva, Ten PM Benevides, Sub Ten PM Nair, Sgt PM Djair, Cb PM Cila Rodrigues representando o PROERD, Cb PM Moreira e o Sd PM Cersa.

FONTE: http://renascernews.blogspot.com/

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DEDÉ RESSALTA CRESCIMENTO DE 40,5% DO BNB EM MEIO A CRISE FINANCEIRA




Em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (05/08), durante a sessão plenária, o deputado Dedé Teixeira (PT) comentou o crescimento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) no último semestre. Segundo parlamentar petista, mesmo no cenário de crise, neste primeiro semestre, o Banco do Nordeste contratou R$ 8,4 bilhões, para um total de 957 mil operações, registrando crescimento de 40,5% em comparação aos valores aplicados no mesmo período do ano passado. “Os resultados demonstram o papel estratégico do Banco do Nordeste e como ele contribuiu junto aos demais bancos públicos brasileiros”, afirmou.


Conforme o deputado, foram as operações de curto prazo e de crédito comercial vinculados às políticas públicas “que minimizaram os efeitos de crise na região Nordeste”. Segundo ele, graças a isso, “os investidores perceberam que esse era um bom momento para pular a crise e que o BNB tinha boas condições de investimento”.


Dedé ressaltou que, no primeiro semestre de 2009, as contratações do Crediamigo, Programa de Microcrédito Produtivo Orientado do BNB, atingiram R$ 663,8 milhões, para um total de 572,2 mil operações, apresentando aumento de 43,5% em relação ao valor contratado nos seis primeiros meses do exercício anterior.


Contudo, o parlamentar criticou a economista Miriam Leitão por estar passando, segundo ele, uma visão pessimista do cenário econômico do Brasil. “Instituições como Banco do Nordeste invertem esse pessimismo e mostram que o País despontou no primeiro semestre de 2009”, disse, acrescentando que, em 2008, o Banco tinha R$ 13,2 bilhões disponíveis para empréstimo. “Para 2009, a previsão é R$ 19 bilhões”, completou.


O líder do Governo na Casa, deputado Nelson Martins (PT), destacou a importância que o Banco do Nordeste tem para o Ceará. “Além de ter ampliado os seus financiamentos, neste ano o Banco continuou priorizando os excluídos. Tanto que realizou 572 mil operações para pessoas receberem recursos do Crediamigo”, observou.


Ainda conforme ele, hoje, “se o Brasil está sofrendo menos com a crise do que vários outros países do mundo é porque o País saiu na frente e incentivou a política macro-econômica”. Segundo Nelson, a “posição” se deve a várias medidas do Governo Federal, como o controle da inflação e a preocupação em favorecer as pessoas mais necessitadas e mais excluídas. Ele citou como exemplo desse favorecimento a criação do Programa Bolsa Família e a melhoria de capacidade de compra do salário mínimo.


O vice-líder do Governo, deputado Roberto Cláudio (PHS), lembrou que o BNB é “uma agência de crédito que promove o desenvolvimento brasileiro e trabalha em linhas distintas e complementares”. Roberto Cláudio também lembrou que o Banco tem incentivado cada vez mais o microcrédito.


O deputado Artur Bruno (PT) ressaltou que “houve um crescimento exponencial da instituição sobre a gestão do presidente do banco, Roberto Smith, e de toda sua equipe”. EU/CG


FONTE: COODENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / AL

EMPRESAS PERNAMBUCANAS CRIAM LEITOR ELETRÔNICO DE LIVROS 100% NACIONAL.



Os primeiros aparelhos deverão ser comercializados a partir de junho de 2010 com custos entre R$ 650,00 e R$ 1.100,00 para o consumidor final



Um leitor eletrônico de livros com tecnologia de software 100% nacional. Esta é a proposta do Mix Leitor D, protótipo de aparelho criado pela Mix Tecnologia em parceria com a Carpe Diem Edições e Produções, ambas empresas pernambucanas. Trata-se do primeiro produto nacional com patente requerida no segmento de e-readers. Um diferencial do produto é uma exclusiva ferramenta educacional. Os primeiros aparelhos deverão ser comercializados a partir de junho de 2010 com custos entre R$ 650,00 e R$ 1.100,00 para o consumidor final, a depender do modelo escolhido: Básico ou Premium.


O protótipo, que será desenvolvido com tecnologia e softwares aplicados à realidade nacional, terá como principal diferencial o fato de ser híbrido: além de possibilitar a aquisição de conteúdo por meio de portal próprio, o Mix Leitor D irá oferecer aos usuários acesso aberto à Internet, tornando o equipamento pioneiro em relação à permissão para que os usuários de e-readers possam fazer downloads de obras públicas na rede, considerada hoje a maior biblioteca no mundo. Outro diferencial do Mix Leitor D, entretanto, é o recurso Interquiz, uma ferramenta que fornece ao usuário perguntas, respostas e comentários sobre o assunto que está sendo consultado.


As patentes para o protótipo do Mix Leitor D já foram solicitadas junto ao European Patent Office e a outros órgãos. As perspectivas são boas e o Mix Leitor D deverá ser lançado em mercado nacional em 2010. Na ocasião, deverão ser lançados dois modelos: um básico e um Premium. A capacidade de armazenamento dos aparelhos – que irão pesar 400g – será entre 1GB e 4GB. No Mix Leitor-D Básico, o equipamento poderá armazenar algumas centenas de livros. Já o Mix Leitor-D Premium poderá armazenar até 1.500 livros.


As dimensões do equipamento serão de 10cmx15cm e irão comportar uma tela de seis polegadas. Para os amantes de literatura, a interface promete ser simples e diferenciada: a tela também possui tecnologia E-Link, que não encandeia o leitor, tornando a leitura confortável mesmo sob um sol causticante. A Carpe Diem já vem negociando, junto a algumas editoras, o fornecimento de conteúdo para o Mix Leitor D.


Os livros eletrônicos são uma tendência sem volta e em curva ascendente. Resta agora esperar para ver se a revolução eletrônica literária irá ou não decretar o fim do livro em papel tal como o conhecemos.


FONTE: O POVO ONLINE

SALÁRIO MINIMO DEVERIA SER DE R$ 1.994,42


IMAGEM GOOGLE


O salário mínimo do trabalhador brasileiro deveria ter sido de R$ 1.994,82 em julho para ele suprir suas necessidades básicas e da família, de acordo com estudo divulgado nesta quarta-feira (05) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A constatação foi feita por meio da utilização da Pesquisa Nacional da Cesta Básica do mês passado, realizada pela instituição em 17 capitais.

Com base no maior valor apurado para a cesta no período, de R$ 237,45, em Porto Alegre, e levando em consideração o preceito constitucional que estabelece que o salário mínimo deve ser suficiente para garantir as despesas familiares com alimentação, moradia, saúde, transportes, educação, vestuário, higiene, lazer e previdência, o Dieese calculou que o mínimo deveria ser 4,29 vezes maior que o piso vigente, de R$ 465,00.

Em junho deste ano, o valor do salário mínimo necessário era maior, de R$ 2.046,99, e correspondia a 4,4 vezes o mínimo em vigor. Em julho de 2008, o valor necessário foi estimado em R$ 2.178,30, o maior já calculado pelo Dieese, contando com o real como moeda base, e que correspondia a 5,25 vezes o salário mínimo oficial na ocasião, de R$ 415,00.

O Dieese também informou que o tempo médio de trabalho necessário para que o brasileiro que ganha salário mínimo pudesse adquirir, em julho de 2009, o conjunto de bens essenciais diminuiu, na comparação com o mês anterior. Na média das 17 cidades pesquisas pela instituição, o trabalhador que ganha salário mínimo necessitou cumprir uma jornada de 97 horas e 12 minutos para realizar a mesma compra que, em junho, exigia a execução de 98 horas e 58 minutos. Em julho de 2008, quando a pesquisa considerava 16 capitais, a mesma compra necessitava a realização de uma jornada bem maior, de 117 horas e 8 minutos.

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

POPULAÇÃO VERSOS GUARDAS E AGENTES MUNICIPAIS

CONFRONTOS É A ROTINA NO DIA A DIA DA POPULAÇÃO COM OS AGENTES E GUARDAS MUNICIPAIS.

Porque as pessoas não respeitam os guardas municipais e os agentes de trânsito ? O confronto entre essas categorias de servidores públicos e a população é quase uma rotina por todos os municípios onde o serviço funciona. Quixadá é uma dessas cidades que está crescendo aos trancos e barracos mas quer ostentar pose de metrópole. Acaba sobrando para os guardas e agentes. Empurrões, bate-bocas e até agressões. Embora concursados e avaliados pelos mesmos processos de seleção de policiais civis e militares, raramente são respeitados.

A resposta talvez esteja na falta de poder ou de rigor na hora de aplicarem a lei. Sempre aparece um político para passar a mão em cima da cabeça do infrator. Nem imaginam que estão causando um grave mal à própria sociedade. Dai surge o deboche e com ele a desobediência as leis. Essa realidade é comumente vista nos "condados" da América do Norte. Os xerifes são constantemente ameaçados pelos prefeitos dos pequenos lugarejos. Não dá outra. A força federal é quem sempre chega para solucionar o problema.

Em Quixadá os agentes e guardas são profissionais competentes, inteligentes e bem preparados. O que eles precisam é de apoio para realizarem seus trabalhos. Não se vê mais blitz do Departamento Municipal de Trânsito nas ruas. Muita gente reclama que ao invés de postarem os agentes diante do sol quente, fazendo papel de bobo, já que todo mundo para onde e do jeito que quer e não respeita as regras do trânsito bem que eles poderiam trabalhar à noite nas principais ruas e avenidas, realizando barreiras.

Com um pouco de boa vontade e de interesse os pegas, os exibicionismos empinando motos e a barulheira dos desordeiros nas noites poderiam ser coibidas. Do mesmo jeito a perturbação do sossego dos outros com os paredões de som. Basta os guardas e os agentes utilizarem um aparelhozinho que mede a potência dos equipamentos de som. Quem sabe assim Quixadá conquiste o status de uma cidade pacata e ordeira, digna de seu maravilhoso povo ou pelo menos dos que respeitam a lei e os direitos dos outros.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO



Estabelecida desde 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a semana Mundial do Aleitamento Materno, que conta com o apoio o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. Comemorada entre os dias 1 e 7 de Agosto, já envolve mais de 120 países, considerando-se as iniciativas e esforços globais relacionados com o tema.
Em Quixadá, o Hospital Maternidade Jesus Maria José, realiza vários eventos principalmente o que concerne a orientação das mães na amamentação dos seis primeiros meses de vida. Hoje no HMJMJ tem um Banco de Leite que aceita doação de leite excedente das mães, a Casa da Gestante que recebe gestantes de outros municípios que necessitam de acompanhamentos medico. Nesta Quinta-feira (06/08), será realizada no auditório da Casa da Gestante uma mesa redonda coma comunidade da Área de Saúde de Quixadá, envolvendo a Secretaria de Saúde do Municipio, a 7ª DERES, agentes de Saúde, Médicos, Enfermeiras, Profissionais dos PSF e toda comunidade.
Uma emergência é uma situação extraordinária que põe a saúde e a sobrevivência da população em risco. Garantir alimentação segura para as crianças pequenas em situações de emergência é prioridade.

Por que a amamentação representa “vida” em emergências?

Ninguém está “imune” a uma emergência. Elas podem acontecer em qualquer lugar do mundo. De um terremoto a um conflito, de enchente a pandemias, a história é sempre a mesma: a amamentação salva vidas. Em emergências, os bebês e as crianças pequenas são especialmente vulneráveis a desnutrição, doenças e morte.Alguns fatos demonstram isso: - Taxas de mortalidade infantil publicadas em emergências são muito mais altas do que o comum; - Mesmo em situação de não emergência, as práticas ótimas de alimentação infantil podem significar a diferença entre a vida e a morte.

Os benefícios são universais com maiores efeitos nos contextos mais vulneráveis:

A falta de amamentação é responsável por 1,4 milhões de mortes de crianças menores de cinco anos no mundo. Você pode imaginar a diferença que a amamentação pode representar em uma emergência? Por exemplo, um recém-nascido em uma situação de insalubridade, sem água potável e sem condição de conservação adequada de alimentos. O calor da mãe, pele a pele, imediatamente após nascimento e a amamentação na primeira hora protege o bebê estabilizando a sua temperatura corporal além de garantir alimento seguro. Também reduz o risco de hemorragia na mãe, grande causa de morte no mundo.
A presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, Elsa Giugliani, lembrou que a amamentação é essencial e traz uma série de benefícios tanto para o bebê como para a mãe. “Para a criança, os principais benefícios são a prevenção de infecções, diarréia, pneumonia, otite e também de outras doenças que podem se manifestar mais tarde, como alergia, asma e diabetes, e até alguns tipos de câncer relacionados à alimentação. As crianças amamentadas também têm vantagens no desenvolvimento intelectual. Já para a mãe, previne algumas doenças como câncer de mama e diabetes”, disse.
Que tipo de mobilização podemos fazer nesta Semana Mundial para refletir sobre esta questão tão importante?

1- Implementar a Iniciativa Hospital Amigo da criança em todo o mundo fortalecendo uma cultura pró-amamentação;

2- Dar efetivo apoio à alimentação adequada como parte dos cuidados de saúde;

3- Evitar doações sem controle de substitutos do leite materno, bicos mamadeiras e chupetas e lidar adequadamente com as doações que chegam em emergências.

O melhor para uma mãe com um bebê em uma emergência é manter a amamentação. Uma mãe que amamenta deve ser estimulada a fazê-lo e a ajudar outras a amamentar.Amamentação significa: água adequada, higiene, saúde, nutrição, proteção da criança, segurança alimentar.

VISISTAS VESPERTINAS SUSPENSAS




Devido ao surto da Gripe A (H1N1) e visando a SEGURANÇA dos pacientes e dos visitantes, a Direção do Hospital Maternidade Jesus Maria José achou por bem Suspender as Visitas do horário da tarde (17:00 ás 18:00). Pedimos a compreensão da população e em breve voltará a normalidade.


Esta é uma medida que tende a preservar pela saúde pública, os riscos de levar o virus desta tão ameçadora gripe que assola o mundo para o pequenos seres que ali estão para sairem prosperando com saúde e liberdade de vida aos lares de suas familias, ou mesmo aos enfermos que convlecem de alguma enfermidade e recupera-se no leito deste Hospital que em primeiro lugar procurar preservar os seus pacientes e frequentadres.


Parabenizo a Direçãodo Hospital pela corajosa atitude, qie vista como arbitraria por alguns e pela a grande maioria um verdadeiro ato de amor aos homens.


FONTE: CIPA - HJMJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...