Pages

terça-feira, 4 de agosto de 2009

SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO



Estabelecida desde 1992 pela World Alliance for Breastfeeding Action (WABA), a semana Mundial do Aleitamento Materno, que conta com o apoio o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), tem o objetivo de facilitar e fortalecer a mobilização social para a importância da amamentação. Comemorada entre os dias 1 e 7 de Agosto, já envolve mais de 120 países, considerando-se as iniciativas e esforços globais relacionados com o tema.
Em Quixadá, o Hospital Maternidade Jesus Maria José, realiza vários eventos principalmente o que concerne a orientação das mães na amamentação dos seis primeiros meses de vida. Hoje no HMJMJ tem um Banco de Leite que aceita doação de leite excedente das mães, a Casa da Gestante que recebe gestantes de outros municípios que necessitam de acompanhamentos medico. Nesta Quinta-feira (06/08), será realizada no auditório da Casa da Gestante uma mesa redonda coma comunidade da Área de Saúde de Quixadá, envolvendo a Secretaria de Saúde do Municipio, a 7ª DERES, agentes de Saúde, Médicos, Enfermeiras, Profissionais dos PSF e toda comunidade.
Uma emergência é uma situação extraordinária que põe a saúde e a sobrevivência da população em risco. Garantir alimentação segura para as crianças pequenas em situações de emergência é prioridade.

Por que a amamentação representa “vida” em emergências?

Ninguém está “imune” a uma emergência. Elas podem acontecer em qualquer lugar do mundo. De um terremoto a um conflito, de enchente a pandemias, a história é sempre a mesma: a amamentação salva vidas. Em emergências, os bebês e as crianças pequenas são especialmente vulneráveis a desnutrição, doenças e morte.Alguns fatos demonstram isso: - Taxas de mortalidade infantil publicadas em emergências são muito mais altas do que o comum; - Mesmo em situação de não emergência, as práticas ótimas de alimentação infantil podem significar a diferença entre a vida e a morte.

Os benefícios são universais com maiores efeitos nos contextos mais vulneráveis:

A falta de amamentação é responsável por 1,4 milhões de mortes de crianças menores de cinco anos no mundo. Você pode imaginar a diferença que a amamentação pode representar em uma emergência? Por exemplo, um recém-nascido em uma situação de insalubridade, sem água potável e sem condição de conservação adequada de alimentos. O calor da mãe, pele a pele, imediatamente após nascimento e a amamentação na primeira hora protege o bebê estabilizando a sua temperatura corporal além de garantir alimento seguro. Também reduz o risco de hemorragia na mãe, grande causa de morte no mundo.
A presidente do Departamento de Aleitamento Materno da SBP, Elsa Giugliani, lembrou que a amamentação é essencial e traz uma série de benefícios tanto para o bebê como para a mãe. “Para a criança, os principais benefícios são a prevenção de infecções, diarréia, pneumonia, otite e também de outras doenças que podem se manifestar mais tarde, como alergia, asma e diabetes, e até alguns tipos de câncer relacionados à alimentação. As crianças amamentadas também têm vantagens no desenvolvimento intelectual. Já para a mãe, previne algumas doenças como câncer de mama e diabetes”, disse.
Que tipo de mobilização podemos fazer nesta Semana Mundial para refletir sobre esta questão tão importante?

1- Implementar a Iniciativa Hospital Amigo da criança em todo o mundo fortalecendo uma cultura pró-amamentação;

2- Dar efetivo apoio à alimentação adequada como parte dos cuidados de saúde;

3- Evitar doações sem controle de substitutos do leite materno, bicos mamadeiras e chupetas e lidar adequadamente com as doações que chegam em emergências.

O melhor para uma mãe com um bebê em uma emergência é manter a amamentação. Uma mãe que amamenta deve ser estimulada a fazê-lo e a ajudar outras a amamentar.Amamentação significa: água adequada, higiene, saúde, nutrição, proteção da criança, segurança alimentar.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...