Pages

sábado, 25 de abril de 2015

4ª Copa Terra dos Monólitos de Jiu-Jitsu na Faculdade Católica de Quixadá

Quixadá
Acontece neste domingo, 26, a 4ª Copa Terra dos Monólitos de Jiu-Jitsu no ginásio coberto da Faculdade Católica Rainha do Sertão em Quixadá.


Um evento que já se consagrou no Sertão Central e pela quarta vez traz os maiores atletas da modalidade para um torneio onde a cada ano vem sendo disputado por competidores de elite. O jiu-jitsu é um dos esportes que tem atraído cada vez mais o interesse dos jovens de Quixadá e toda região, realizando o resgate da juventude para um esporte sadio.

A partir das 08:00hs deste domingo muita adrenalina estará nos tatames do Ginásio Poliesportivo da FCRS, atletas de todo o Ceará e até de outros estados disputam a 4ª Copa Terra dos Monólitos de Jiu-Jitsu. 

Festa do Trabalhador de Quixadá acontece na Praça José de Barros neste 1º Maio

Quixadá
A festa do trabalhador em Quixadá está garantido pelo poder público neste 1º de Maio, prêmios e festa na Praça José de Barros.

Neste 1º de Maio, a festa do trabalhador foi garantida pelo chefe do executivo municipal João Hudson, com a tradição de concentrar os trabalhadores na praça pública em uma festa em homenagem aos que constroem o desenvolvimento da cidade será realizada com a participação da população.

A festa que tem início as 16:00hs do feriado com a participação da Banda Pisada Forrozeira e o tradicional bingo do trabalhador com prêmios para contemplar esses homens e mulheres que contribuem para a economia local. As cartelas serão distribuídas gratuitamente durante toda a semana em todas repartições públicas, rádios, carros de horário e comércios no centro da cidade.


Assistência Social de Quixeramobim ganha o Prêmio Sustentabilidade Social

Quixeramobim
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Quixeramobim mais uma vez está entre as cinquenta melhores Secretarias de Assistência Social do Brasil, conquistando o Prêmio Sustentabilidade Social.

Para a escolha dos 50 melhores secretários foram adotados critérios de coordenação das políticas municipais e assistência social; execução das atividades relativas à prestação de serviços sociais; programas municipais; ações visando o desenvolvimento social; diretrizes de proteção e inclusão social; combate à desigualdade social; e o Plano Municipal de Assistência Social.

O Prêmio Sustentabilidade Social será entregue à secretária municipal de Quixeramobim durante o 8º Encontro Nacional de Secretários Municipais de Assistência Social, que acontecerá de 15 a 18 de maio em Foz do Iguaçu, no Estado do Paraná.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Servidor público é assassinado a tiros na porta de mercearia em Quixadá

Quixadá
Seis dias após o último homicídio registrado em Quixadá, quando um filho matou o pai a facadas, mais um crime de morte é registrado nesta cidade do Sertão Central. Segundo a Polícia, dessa vez o assassino utilizou uma arma de fogo, provavelmente um revólver. A vítima, o servidor público federal José Moisés Dantas da Silva, 54 anos, foi atingido por disparos efetuados por um homem que seguia na garupa de uma motocicleta.

O crime ocorreu por volta das 18 horas desta sexta-feira, 24, no bairro Carrascal, na periferia de Quixadá. Populares informaram que a vítima estava na calçada de uma mercearia conversando com amigos quando uma motocicleta Honda Fan de cor preta se aproximou e o garupeiro efetuou os disparos. Em seguida a dupla empreendeu fuga. O servidor público morreu no local em que foi alvejado. O motivo do assassinato ainda é desconhecido.

Sertão Central discute o Pacto Federativo com o presidente da Comissão Danilo Forte

Quixadá
O Sertão Central no auditório da Câmara Municipal de Quixadá com o presidente da Comissão Especial para discutir e reformular o Pacto Federativo, Deputado Federal Danilo Forte (PMDB), debateram sobre o pacto onde prefeitos. Vereadores e lideranças da região participaram.

O presidente da Comissão explanou aos presentes que a divisão do novo bolo tributário brasileiro, sobretudo no tocante a redistribuição de receitas entre os entes da federação. Prefeitos presentes defenderam uma nova adequação na divisão destes tributos, os municípios estão todos com dificuldades em realizar o atendimento básico e ainda por cima sem ter recursos para realizarem melhoramentos nos municípios da região.


Danilo Forte além do pacto também colocou em pauta a Reforma Política e fechou com o apoio a inclusão da cidade de Quixadá no edital do MEC para disputar uma Faculdade de Medicina. Danilo falou a reportagem do Sertão Alerta e demostrou bastante satisfeito com a presença de diversas representatividades do Sertão Central e do Maciço do Baturité, segundo o mesmo isso mostra o interesse da população ali representada por reformas políticas urgente além da divisão melhor do bolo tributário no país, hoje os Estados e Municípios tem dificuldade em conseguir atender as demandas da população.



O encontro contou com os prefeitos Webston Pinheiro de Solonópole, Veridiano Sales de Banabuiú, Vereadores de Quixadá, Solonópole, Senador Pompeu, Capistrano, Itapiúna, secretários municipais, lideranças, entidades e a participação da sociedade. 

Operação da Policia Federal prende traficantes em Quixeramobim

Quixeramobim
A Policia Federal realizou nesta quinta-feira, 23, em Quixeramobim no Sertão Central uma operação culminando na prisão de três traficantes de droga que encontravam-se na cidade.
Três homens foram presos em flagrante com aproximadamente 40kg, estavam em dois carros, uma S10 prata de placas NTF 8776, com inscrição de Caucaia, e em um automóvel Jeta de placas OGD 9206, com inscrição de Patos-PB. Conforme informações da Polícia a droga estava escondida nas portas da S10 prata.

A Policia Federal que monitorava o grupo ao chegar no município e com o apoio da Policia Militar e Policia Civil realizaram a prisão com apreensão da droga. A prisão ocorreu na CE 060, zona urbana de Quixeramobim, no bairro Pompeia, próximo a um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. A polícia acredita que a droga estava sendo levada para Fortaleza.


A polícia acredita que a droga veio da cidade de Ji-Paraná, no Estado de Rondônia, que faz fronteira com a Bolívia, e tinha como destino a capital cearense. Os três traficantes foram encaminhados para a Delegacia de Narcóticos de Fortaleza. A quantidade da droga apreendida não foi divulgada, mas estima-se que chegue aproximadamente a 40 kg. 

Melhorar o Pacto Federativo é promover uma reforma tributária, diz Jobim

Brasília
Entretanto, o ex-presidente do STF entende que a reforma fiscal deve acontecer fatiada; Presidente da Comissão Especial acredita que até final de maio colegiado apresentará uma “pré-proposta”


O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, afirmou nesta quinta-feira, 23, que para melhorar o Pacto Federativo é preciso promover uma reforma tributária. Entretanto, ele comentou que a alteração na legislação fiscal deva acontecer de forma fatiada.
A declaração de Jobim aconteceu durante uma audiência pública da Comissão Especial da Câmara que analisa a matéria. O ex-ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso frisou também que a apreciação de tais proposições deva acontecer “em (discussão) conjunta, mas com textos separados”.
“Para cada proposta (de revisão do Pacto Federativo) a ser votada, tem que ter outro projeto para compensar as perdas daqueles entes federados (Estados e municípios) que terão perdas de receitas com a alteração na legislação. É por aí o caminhou”, indicou o ex-ministro da Defesa nos governos Lula e Dilma.

Regime de transição
Nelson Jobim defendeu, ainda, a criação de um “regime de transição” que permita mudar o atual sistema de repartição de recursos “bastante concentrador nas mãos da União” para um novo modelo de federação que contemple Estados e municípios com mais receitas. “Sem isso nada mudará”, disse.
Dentro do novo modelo federativo e tributário proposto pelo ex-presidente do STF se destaca o fim das desonerações fiscais promovida pelo governo federal com recursos compartilhados com Estados e municípios. “Isso precisa ser revisto e reposto”.

Sem pisos nacionais
Jobim defendeu também a proibição do Executivo e Legislativo federal de instituir pisos salariais nacionais para as diversas categorias do serviço público. “Estabelecer regras que decisões nacionais não sejam arcadas pelos Estados, que é o caso – por exemplo – da remuneração dos servidores em que se fixam pisos nacionais, independentemente de saber se os Estados têm condições de contribuir com isso”, complementou.

Pré-proposta em maio
Ao avaliar como satisfatória a audiência que ouviu Jobim, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE), presidente da Comissão Especial, informou que até o final de maio o colegiado deverá apresentar uma “pré-proposta” a ser entregue durante a 18ª “Marcha dos Prefeitos” que acontecerá em Brasília (DF) entre os dias 25 a 28 do próximo mês.
“Eu acho que a experiência aqui apresentada, as proposições relacionadas e as propostas elaboradas pelo ex-ministro Nelson Jobim enriquecem o debate, ampliam a participação e nos norteia no sentido para que a gente possa realmente apresentar no prazo planejado, já na ‘Marcha dos Prefeitos’, uma pré-proposta da revisão do Pacto Federativo fortalecendo o Brasil como federação, como democracia e como espaço de construção de cidadania”, falou Danilo.

Demais expositores
O superintendente-geral do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), Paulo Timm e o secretário de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonardo Albernaz, também fizeram explanações aos parlamentares.
Na mesma linha adotada por outros representantes municipalistas que já se reuniram com os deputados da Comissão Especial, Timm sugeriu alterações na legislação para fortalecer e fomentar a realização dos consórcios formados por municípios para executar obras.
Já o representante do TCU avaliou que a descentralização dos recursos exigirá aperfeiçoamentos nas leis que prezam pela transparência governamental.

Desafio
Por fim, o deputado Danilo Forte afirmou que a descentralização dos recursos, defendido por Nelson Jobim, “é um clamor antigo da sociedade brasileira” e um desafio para a Comissão encontrar formas que melhorem a vida das pessoas.
“Nós não podemos viver mais num Estado centralizado. Num Estado unitário de como se quer conceber que é a partir de Brasília, onde (a capital é que) define tudo, centraliza os recursos e prejudica a execução de políticas públicas nos Estados e municípios exatamente em função do excesso de centralismo”, comentou.

“A gente precisa encontrar realmente a equação capaz de fazer com que os programas sejam criados, os serviços públicos sejam melhores prestados, mas que o financiamento seja garantido para os municípios, para os Estados e para todos àqueles que fazem a federação brasileira”, finalizou o deputado.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Candidatos do ENEM tem oferta de 30 vagas para novo curso do IFCE

Quixadá
Instituto Federal do Ceará (IFCE) campus de Quixadá, abre trinta vagas para o curso de Engenharia de Produção Civil para os alunos que participaram do último ENEM.
O bacharelado em Engenharia de Produção Civil será o primeiro do Ceará, com a oferta de 30 vagas. No Brasil, são apenas nove cursos nesse campo de estudo, sendo dois no Nordeste.
Tem início nesta sexta-feira, 24 de abril, as inscrições para o Processo Seletivo, prosseguindo até 30 de abril. Os candidatos concorrem com a comprovação de ter realizado o ultimo ENEM e ter concluído o Ensino Médio.
O edital com todas as informações está disponível no sítio do Instituto no endereço: www.ifce.edu.br. As aulas do novo curso começam no dia 11 de maio e serão realizadas no turno da manhã e da tarde

Polícia Civil captura assaltante após roubo a posto em Quixadá

Quixadá
Uma equipe da Polícia Civil de Quixadá capturou nesta quarta-feira, 22, um homem acusado de um assalto ao Posto Bandeirantes, no Centro desta cidade do Sertão Central. Segundo a Polícia, o suspeito, Francisco Joel Rodrigues de Lima Oliveira, 20 anos, assaltou um frentista roubando R$ 270,00.
Os policiais identificaram e prenderam o autor do roubo através das imagens do circuito de monitoramento do estabelecimento comercial. Ele ainda estava vestido com as mesmas roupas e com a motocicleta utilizada no assalto e também foi reconhecido pela vítima.
A motocicleta foi apreendida. Os policiais também recuperaram parte do dinheiro roubado, R$ 140,00. A arma de fogo, um revólver, utilizado pelo assaltante, ainda continua sendo procurada. Ele também está sendo investigado acerca do roubo de telefones celulares em Quixadá.
Ainda de acordo com os policiais que participaram da prisão do assaltante, além de ostentar tatuagens de um palhaço pelo corpo, uma espécie de código utilizado pelos bandidos para se identificarem como matadores de policiais, Joel é filho de um policial militar, já falecido.

Embaixador Juvenil da Paz é diplomado em Quixeramobim

Quixeramobim
Celso Dias Neves, presidente fundador do Parlamento Mundial de Segurança e Paz, órgão vinculado a Organização das Nações Unidas (ONU), estará em Quixeramobim para empossar o estudante Pedro Jardel Amaral Cavalcante, 13 anos como embaixador Juvenil da Paz no Brasil.

A solenidade que acontecerá nesta sexta-feira, 24, as 19;00 horas no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional da Quixeramobim Dr. José Alves da Silveira. O jovem estudante Pedro Jardel foi eleito em julho do ano passado Embaixador Juvenil da Paz no Brasil. Além da posse, serão entregues pelo Parlamento, 30 diplomas de Benfeitores da Humanidade do Município de Quixeramobim. Dentre os escolhidos estão vereadores, líderes comunitários, funcionários públicos e imprensa.

Jardel é natural de Quixeramobim, reside na localidade de Várzea do Meio, no Distrito de Manituba e é aluno da rede municipal de ensino. Após se inscrever pela internet na Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande, no Rio de Janeiro, o jovem foi selecionado como Embaixador Juvenil da Paz por representantes do Parlamento Mundial de Segurança e Paz. “Para mim é evento que me confere mais uma responsabilidade que na verdade é de todo ser humano, a promoção da paz”, disse.

Obras do hospital polo de Quixadá serão retomadas

Quixadá
Enquanto a população do Sertão Central aguarda com expectativa o funcionamento do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), cobrado por moradores de Quixeramobim na semana passada, durante uma manifestação de trabalhadores rurais, a equipe do Núcleo de Projetos da Prefeitura de Quixadá trabalha para recuperar o Hospital Municipal Eudásio Barroso. Apesar da crise na área da saúde pública, incluindo o recente afastamento de mais uma secretária da pasta da Saúde, a terceira, o Município já recebeu aval do Ministério da Saúde para readequação da obra.

Conforme o coordenador do Núcleo de Projetos e Convênios da administração municipal, Francisco Sousa, a equipe de engenharia da Prefeitura está trabalhando nas mudanças do projeto elaborado em 2004 e embargado por problemas técnicos. Dentre esses entraves estão a rede adutora da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Ceará), ligando a estação de tratamento de água da cidade ao açude Pedras Brancas e a inviabilidade de construção de alas no subsolo. A área de ampliação especificada no projeto original é rochosa. Havia ainda outro problema, o projeto não foi aprovado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O departamento de Engenharia da Prefeitura está trabalhando na readequação do projeto original as condições do terreno e as exigências da Anvisa. Na proposta de ampliação está prevista a construção de 23 leitos, três salas cirúrgicas e enfermaria. No subsolo seriam construídas a lavanderia, a cozinha, refeitório, almoxarifado e necrotério. Esses espaços serão adequados noutra área do hospital, explicou o arquiteto Felipe Brito.
O orçamento da obra era da ordem de R$ 3 milhões. O Município conseguiu assegurar o recurso disponibilizado através do Ministério da Saúde para o novo projeto, mas haverá necessidade de captar mais fundos financeiros, através de emendas parlamentares. Passada mais de uma década haverá necessidade de reajuste. O valor total será divulgado após a conclusão do novo projeto. Atualmente o hospital polo de Quixadá conta com 35 leitos, 10 deles para traumatologia.
Além da obra de ampliação a equipe de Saúde, contando atualmente com uma secretária interina, a chefe de Gabinete, Brena Calixto, apronta a estrutura para o atual centro cirúrgico do hospital polo voltar a funcionar após uma paralisação de quatro anos. A meta é recuperar a assistência à população nas situações emergenciais, principalmente de traumatologia. Com a reativação não haverá mais a necessidade de encaminhar os pacientes com fraturas para outras unidades especializadas de saúde. Atualmente, a maioria dos encaminhamentos está sendo feita para o Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza.
Segundo a secretária interina, o retorno da obra era uma prioridade da atual administração, todavia, torpedeada por várias denuncias e o afastamento de praticamente toda a sua equipe o prefeito João Hudson Bezerra foi obrigado a ir adiando seu planejamento. Entretanto, apesar dos contratempos, há um esforço para reabilitar a saúde pública no Município o mais rápido possível. Além do centro cirúrgico o estoque de medicamentos está sendo normalizado. Outras medidas para redução de custos, como o fornecimento de oxigênio, também estão sendo realizadas. O Município pretende instalar um compressor na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e consertar o existente no Hospital Municipal, que em breve voltará a se modelo na região.
A obra de ampliação do Hospital Municipal Eudásio Barroso foi iniciada havia quase uma década, ainda na administração do prefeito Ilário Marques.  O problema do embargo foi abordado pelo Diário do Nordeste em maio de 2008. Na época, a Prefeitura havia informado que a remoção dos tubos da adutora deveria ter acontecido no ano anterior. A Cagece, responsável pela remoção, estimava a conclusão do trabalho no prazo de 90 dias. A contrapartida financeira da Prefeitura de Quixadá seria de 50%. O serviço custaria R$ 242 mil, 61% a mais que o primeiro valor orçado, R$ 150 mil, mas nunca foi realizado.
Quanto ao HRSC o prefeito de Quixeramobim, informou que deverá começar a funcionar ainda neste primeiro semestre. Segundo o gestor municipal, o qual tem mantido contato direito com o governador Camilo Santana, falta apenas a chegada e instalação dos equipamentos das diversas áreas de atendimento. Para funcionar o Hospital Regional do Estado também precisará de água. O Município enfrenta um colapso no abastecimento e aguarda a construção de uma adutora de 60 Km.
NÚMEROS
R$ 2.999.085,71 é o valor original da obra de reforma e ampliação do hospital polo
180 dias será o prazo para a conclusão do novo projeto
58 será o número de leitos do hospital polo com a ampliação
R$ 67,6 milhões foi o valor da obra do HRSC


Veja também a reportagem no Diário do Nordeste > Obras de hospital serão retomadas

Nelson Jobim confirma presença em debate federativo nesta quinta

Brasília
Presidente da comissão que analisa o tema, Danilo Forte espera que participação de Jobim esclareça “o quanto anda a relação” dos entes federados

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Nelson Jobim, confirmou nesta quarta-feira, 22, que estará presente no debate que a Comissão Especial da Câmara que analisa a revisão do Pacto Federativo promoverá na manhã desta quinta-feira, 23, às 09h30, no plenário 11.
Presidente do colegiado, o deputado Danilo Forte (PMDB-CE) comemorou a confirmação da vinda ao Parlamento do também ex-deputado federal, Nelson Jobim. Em 2012, Jobim presidiu a “Comissão dos Notáveis” – formada por diversos juristas e criada pela presidência do Senado Federal – que auxiliou àquela Casa na formulação de propostas com objetivo de alterar o atual modelo federativo do País.
“Amanhã na Comissão Especial da revisão do Pacto Federativo, nós vamos fazer um debate com o ex-deputado Nelson Jobim, que foi relator revisor da Constituinte, que irá fazer uma explanação de como anda a relação dos entes federados: Estados, municípios e governo federal”, disse Forte.

Demais convidados

Além da presença de Nélson Jobim na Comissão, também estarão presentes os representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonardo Albernaz; do Instituto Brasileiro de Administração dos Municípios (IBAM), Paulo Timm; e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Antonio Carlos dos Reis.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Prevenção e merenda fortalecem educação em Quixadá

Quixadá
Focadas na prevenção de doenças e na alimentação saudável as secretaria de Saúde e de Educação de Quixadá pretendem melhorar o rendimento escolar de aproximadamente 14 mil alunos da rede Municipal e Estadual de ensino neste Município do Centro do Estado. Na próxima semana, a partir da segunda-feira, 27, através de uma parceria, as duas secretarias deverão promover a “Semana da Saúde na Escola”. Corpo saudável e mente saudável, essa é a meta, principalmente para quem está em desenvolvimento, crianças e adolescentes.
Durante toda a semana serão desenvolvidas ações de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a gravidez na adolescência e ainda palestras sobre alimentação saudável, diabetes, exercícios corporais, entre outros temas votados à saúde dos estudantes. A alimentação saudável também é uma das principais metas do Programa Saúde na Escola (PSE). Para os educadores e profissionais da saúde responsáveis pelo desenvolvimento da proposta, além dos benefícios ao corpo melhoram o rendimento escolar.
A merenda escolar também está melhorando. Uma oficina já foi ministrada, pelos nutricionistas Eliésio Cardoso de Moura e Katweurya Santana Campos, sobre a importância de se ter uma alimentação saudável e balanceada, composta em sua maioria por legumes e alimentos ricos em proteínas. Dentre os passos, de um total de 10, estão pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia e incluir diariamente seis porções do grupo dos cereais, tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca ou macaxeira, nas refeições.
Os nutricionistas também alertam para a importância de evitar bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação, e ainda refrigerantes e sucos industrializados, ainda muito consumidos nas escolas. O ideal é se alimentar diariamente com pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Essa foi exatamente a mudança feita no cardápio das escolas do Município este ano. No início de março o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) se reuniu na Secretaria de Educação para degustar e aprovar os produtos que passaram a integrar a merenda escolar deste ano. No início do semestre houve até um problema, em razão de alguns fornecedores da agricultura familiar, responsáveis pelo fornecimento das verduras e legumes, não se adequarem às exigências legais. Foi realizada uma nova licitação, atrasando um pouco a chegada dos alimentos às escolas, explicou o secretário de Educação, Antônio Martins.

Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Prevenção e merenda escolar ajudam a fortalecer Educação


Piscicultor morre ao tentar resgatar canoa em açude de Morada Nova

Morada Nova
O piscicultor José Cleuton da Silva, 20 anos, morreu afogado na manhã desta terça-feira, 21, em Morada Nova. Segundo informações da Polícia o acidente ocorreu no açude Curral Velho. Uma pessoa que se encontrava com a vítima informou que o afogamento ocorreu quando José Cleuton colocava ração para uma criação de peixes. A canoa dele, que estava amarrada a gaiola, se soltou e ele pulou na água para resgata-la. O jovem acabou se afogando. O amigo ter ainda tentado ajuda-lo, mas ele afundou rapidamente. O corpo foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).

Uma multidão de curiosos se formou à margem do açude para acompanhar o trabalho da equipe de bombeiros militares. Mais detalhes não foram informados acerca do acidente, exceto que as gaiolas de criação de tilápias estão localizadas a cerca de 100 metros da margem. A Polícia Civil de Morada Nova vai apurar o caso, informou um policial que acompanhou o resgate.

Pipeiros são convocados para vistoria em Quixadá pelo Exército Brasileiro.

Quixadá
A operação pipa realizada em Quixadá através do Exército brasileiro convoca todos os pipeiros para fiscalização.
O Coordenador do Codec na cidade, Rivaldo Leite, está convocando os pipeiros que realizam a operação em todo o município de Quixadá, nesta quinta-feira, 23, a partir das 08:00 horas, nas dependências do Parque de Exposição da Acocece no cedro.
Conforme o coordenador os veículos devem contar com os itens obrigatórios como; cinto de segurança, extintor, estrepe e um avio importante a pipa deve estar carregada com agua durante a fiscalização. Estarão concorrendo a 63 vagas disponíveis, estão sendo convocados 93 pipeiros inscritos para fornecerem agua pelo programa.


Os veículos que chegarem após o horário previsto não terá autorização para entrar no interior do parque que fecha seus portões no horário marcado para início da fiscalização. Só serão autorizados a entrar no parque os condutores com a documentação.
Mais Informações:
Os veículos devem estar com os equipamentos em ordem
Os motoristas com a documento em mãos
A pipa deve estar cheia. 

Comunidade do Sítio Estrela é beneficiada com adutora na zona rural de Pedra Branca

Pedra Branca

O Prefeito Pedro Paraibano nos últimos meses investiu no abastecimento de água na zona rural do município de Pedra Branca, onde deu início à diversas obras de ampliação de açudes, adutoras e perfuração de poços profundos

A comunidade do Sítio Estrela que fica aproximadamente 25 km da sede do município, há 5 meses foi beneficiada com uma adutora, a obra faz parte do projeto de criação e expansão dos recursos hídricos do município é de fundamental importância para os moradores da comunidade, a adutora assegura melhores condições de convivência na seca e garante que os moradores tenham acesso à água potável. Além da adutora na semana passada a comunidade foi beneficiada também com uma bomba para fazer a capitação de água do poço profundo para a referida adutora

Antigamente a comunidade usava animais para ir buscar água em comunidades vizinhas, com muita dificuldade os moradores iam buscar as “cargas” de água em olhos d´água, os moradores tinham que acordar muito cedo para chegar primeiro e coletar a água, os moradores que chegavam por último ficavam sem água. O cacimbão da região, aproximadamente 2 km das casas eram usados para lavar roupa e tomar banho. Hoje a comunidade vive outra realidade com a adutora! A adutora beneficia 42 famílias, que passam a ter água de qualidade em suas casas, garantindo assim mais qualidades de vida.

Portal de Noticias Ce

terça-feira, 21 de abril de 2015

Diretor da Rádio Cultura de Quixadá lança seu primeiro livro em Quixadá

Quixadá
Nesta terça-feira, 21, ás 17:00 horas, na Rádio Cultura de Quixadá, o lançamento será na Rádio Cultura de Quixadá onde o missionário Vanderley Paulino diretor da emissora faz o lançamento do seu primeiro livro, “No Campo de Batalha”.   

A Comunidade Mariana Boa Semente anuncia com muita alegria o lançamento do primeiro livro de autoria de um membro: Vanderley Paulino, missionário, casado, consagrado na dimensão de vida estreia com a obra “No campo de Batalha”. Nesse escrito, o autor fala da importância de uma vida espiritual enraizada na vivência da oração, da eucaristia, e de como essas práticas nos auxiliam no combate espiritual, na batalha contra o mal e na perseverança no Bem.

Tudo isso ele faz através da narração do seu testemunho, de seu encontro pessoal com Deus e, a partir dele, de sua vida entregue ao Cristo, por meio do seu carisma na Comunidade Mariana Boa Semente, e, consequentemente, no serviço nas paróquias, especialmente na Pastoral da Sobriedade.



MPCE vai padronizar prazos de vistoria e liberação dos estádios de futebol para torneios

Fortaleza
O Ministério Público do Estado do Ceará, através do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR), promoveu uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Polícia Militar do Estado do Ceará, Federação Cearense de Futebol (FCF) e das Secretarias de Esportes dos Municípios de Sobral e de Fortaleza. Em pauta, a definição de procedimento, prazos, condições, responsabilidades e penalidades que deverão ser observados pelas administrações de estádios de futebol e FCF com relação à apresentação dos Laudos Técnicos; e a uniformização dos procedimentos que deverão ser adotados na realização das vistorias dos estádios.

O Estatuto de Defesa do Torcedor prevê a responsabilidade dos clubes de futebol em providenciar os laudos de Prevenção e Combate de Incêndio, de Segurança, Vigilância Sanitária e o laudo de Vistoria de Engenharia, que devem ser encaminhados à FCF e ao MPCE para aprovação e liberação das praças desportivas para funcionamento com presença de público. Ocorre que o envio desses laudos não estava cumprindo prazos adequados para garantir a segurança dos torcedores. Na reunião, o MPCE exigiu o disciplinamento dos prazos, padronizando as datas das vistorias e emissão do laudos para liberação das partidas de futebol.

A padronização imposta pelo Ministério Público valerá para os campeonatos de 2016. A obrigação passará a ser de: 45 dias antes do início dos campeonatos/torneios, os clubes/administradoras dos estádios encaminharem os laudos à FCF; 30 dias anteriormente ao início dos campeonatos para a remessa, via FCF, ao MPCE/NUDTOR, dos mencionados laudos; e cinco dias antes da realização das disputas futebolísticas respectivas para a entrega dos laudos retificados, ou seja, comprovando que as obras para soluções dos pontos críticos constatados nos laudos técnicos, notadamente o de vistoria de engenharia, tenham sido realizadas.


O coordenador do NUDTOR, José Wilson Sales Júnior, acredita que, respeitando os prazos acordados, será possível identificar com antecedência as situações críticas que possam colocar em risco a saúde, a segurança e a vida dos torcedores, cabendo ao MPCE apontar ações para resolver os possíveis problemas identificados dentro do prazo.

Prefeito Antônio Cláudio Sanciona Lei que cria o Programa de Recuperação Fiscal – REFIS

Aracoiaba
Na manhã desta segunda-feira (20), o Prefeito Municipal de Aracoiaba Antônio Cláudio Pinheiro, sancionou a Lei que cria o “Programa de Recuperação Fiscal” – REFIS, com o intuito de promover à arrecadação de créditos municipais vencidos, parcelados ou através de pagamento à vista, inerentes a débitos de natureza tributária ou não tributária devidos à Fazenda Municipal, de acordo com os procedimentos estabelecidos na lei.
Antônio Cláudio Pinheiro tem demonstrado ser um gestor equilibrado e constantemente preocupado com a qualidade de vida do seu povo, o REFIS traz uma série de benefícios e vantagens para o contribuinte que cumprir ao proposto pela atual gestão.
Não é de hoje que o jovem prefeito vem inovando em uma administração qualitativa que rotineiramente torna o município de Aracoiaba no Maciço de Baturité um modelo de gestão em tempos difíceis.


Pedreiro é assassinado na casa da mãe em Morada Nova

Morada Nova
Pedreiro é assassinado no Mutirão na periferia de Morada Nova, O mesmo foi atingido por cinco disparos chegando a óbito ainda no local.

Nesta segunda-feira, 20, por volta das 12:00 horas, no mutirão periferia da cidade, o pedreiro Júlio Carneiro da Silva, 30 anos, que se encontrava na residência de sua genitora foi alvejado com cinco disparos de pistola 380, não tendo defesa, a vítima foi a óbito ainda no local.


Dois homens em uma motocicleta preta, com capacetes de viseira fumê dificultando a identificação dos mesmos foram os autores dos tiros que atingiram o pedreiro. Após o crime os autores tomaram rumo ignorado, a Polícia nos primeiros levantamentos descobriu que o mesmo já responde por um homicídio. Diligencias estão sendo efetuadas na área para tentar localizar os autores e descobrir as motivações da morte. 

I Encontro de Leitores do Sertão Central será realizado em Quixadá

Quixadá
O blogueiro Elileudo Júnior, criador do blog Interessante de Ler, juntamente com a graduanda em Letras na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Elizonara Gomes, estão organizado o I Encontro de Leitores do Sertão Central, com a finalidade de ser um dos primeiros eventos literários em Quixadá, pois a cidade carece de eventos do gênero.

Conforme os organizadores, o Encontro também tem como objetivo reunir no mesmo espaço, aberto ao público leitores, autores e blogueiros. A ideia é estimular a leitura e ao mesmo tempo valorizar os escritores da região, alguns deles, como Bruno Paulino, com algumas de suas obras, como “A menina da chuva”, já sendo utilizadas nas escolas.
O I Encontro de Leitores do Sertão Central está programado para o dia 16 de maio no auditório da Câmara de Vereadores de Quixadá. Para se inscrever basta acessar o link Pré-inscrição.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Carroceiro é executado com tiros de pistola por encapuzados em Morada Nova

Morada Nova
Carroceiro é vitima de homicídio na zona rural de Morada Nova na noite deste doming, 19, a vitima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo e morreu no local.

Na tarde deste domingo, 19, no sitio São Vicente, em São João do Aruaru, zona rural de Morada Nova, foi vítima de homicídio a bala Diomedio Neto de Oliveira, 48 anos. Diomedio foi surpreendido por dois indivíduos encapuzados, roupas escuras em uma motocicleta preta, a vítima vinha em uma carroça quando foi abordado pelos seus executores que atingiram o mesmo com cerca de dez disparo de pistola 380.

Diomedio já responde por uma lesão corporal a faca. Os tiros em sua maioria na região do tórax.   Os primeiros levantamento realizados pela polícia estão sendo investigados para tentar localizar os autores e a motivação do crime. Diligencias estão ainda sendo realizadas para tentar localizar os autores.


Adolescente vinga morte do pai matando irmão de assassino em Milhã

Milhã
Um adolescente de 17 anos se entregou à Polícia de Milhã no início da noite deste domingo, 19, após assassinar um homem no bairro do Bom Acerto, nesta cidade do Sertão Central. Conforme a Polícia, a vítima, Antonio Zilmar Freitas, 55 anos, conhecido como “Antonio Jararaca”, estava dentro de casa bebendo na companhia do menor quando discutiram e foi morto.
Segundo populares, o menor teria confessado que havia vingado a morte de seu pai, assassinado por um irmão de Antonio Jararaca. A polícia de Milhã informou que a vítima foi assassinada com duas facadas, uma no peito e outra do abdome. Porém, no local do crime, além da faca foram encontrados pedaços de paus ensanguentados. O laudo da perícia criminal vai revelar os detalhes das causas da morte.
A Polícia não informou mais detalhes a respeito do crime e nem sobre o homicídio do pai do adolescente. Após apreendido ele foi conduzido para a Delegacia Regional da Polícia Civil, em Senador Pompeu. Após lavrado o ato infracional foi transferido para a delegacia da Polícia Civil em Pedra Branca.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...