Pages

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Prevenção e merenda fortalecem educação em Quixadá

Quixadá
Focadas na prevenção de doenças e na alimentação saudável as secretaria de Saúde e de Educação de Quixadá pretendem melhorar o rendimento escolar de aproximadamente 14 mil alunos da rede Municipal e Estadual de ensino neste Município do Centro do Estado. Na próxima semana, a partir da segunda-feira, 27, através de uma parceria, as duas secretarias deverão promover a “Semana da Saúde na Escola”. Corpo saudável e mente saudável, essa é a meta, principalmente para quem está em desenvolvimento, crianças e adolescentes.
Durante toda a semana serão desenvolvidas ações de prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), a gravidez na adolescência e ainda palestras sobre alimentação saudável, diabetes, exercícios corporais, entre outros temas votados à saúde dos estudantes. A alimentação saudável também é uma das principais metas do Programa Saúde na Escola (PSE). Para os educadores e profissionais da saúde responsáveis pelo desenvolvimento da proposta, além dos benefícios ao corpo melhoram o rendimento escolar.
A merenda escolar também está melhorando. Uma oficina já foi ministrada, pelos nutricionistas Eliésio Cardoso de Moura e Katweurya Santana Campos, sobre a importância de se ter uma alimentação saudável e balanceada, composta em sua maioria por legumes e alimentos ricos em proteínas. Dentre os passos, de um total de 10, estão pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia e incluir diariamente seis porções do grupo dos cereais, tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca ou macaxeira, nas refeições.
Os nutricionistas também alertam para a importância de evitar bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação, e ainda refrigerantes e sucos industrializados, ainda muito consumidos nas escolas. O ideal é se alimentar diariamente com pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
Essa foi exatamente a mudança feita no cardápio das escolas do Município este ano. No início de março o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) se reuniu na Secretaria de Educação para degustar e aprovar os produtos que passaram a integrar a merenda escolar deste ano. No início do semestre houve até um problema, em razão de alguns fornecedores da agricultura familiar, responsáveis pelo fornecimento das verduras e legumes, não se adequarem às exigências legais. Foi realizada uma nova licitação, atrasando um pouco a chegada dos alimentos às escolas, explicou o secretário de Educação, Antônio Martins.

Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Prevenção e merenda escolar ajudam a fortalecer Educação


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...