Pages

domingo, 5 de julho de 2009

COMUNIDADE GANHA TV PELA INTERNET

Pelas ondas da internet, uma TV está no ar, mantendo caráter comunitário na região do Vale do Jaguaribe

Com acesso facilitado pelas novas tecnologias, radialistas de Limoeiro produzem e transmitem programas que atendem a reivindicações locais (Foto: Melquíades Júnior)

Limoeiro do Norte. O rádio cearense está mudando, dando uma repaginada. Na época em que o papel é continuamente substituído pela tela de cristal líquido do computador, os radialistas do Interior tratam de forma transversal os meios de comunicação. Assim, o microfone ganhou câmera, luz e as ondas do rádio ultrapassam as fronteiras AM e FM e chega ao “www”. Radialistas de Limoeiro do Norte e Russas juntaram idéia, equipamentos e criaram a TV Jaguar Web, a primeira TV da Internet no Interior.

O trabalho ganhou repercussão e hoje bate recordes de acesso. No último mês, foram mais de 100 mil visitas. De caráter essencialmente comunitário, os radialistas (a maioria não tinha hábito de pegar em computador nem a menor experiência com TV) registram de jogo de futebol a desastres naturais. Tudo pela rede mundial de computadores.

A idéia vem numa época em que além da internet, é fácil encontrar câmeras fotográficas que produzem vídeo. Juntar as duas coisas foi o que fez o radialista Flávio Costa, idealizador da TV Jaguar. “Como radialista, sou cadastrado na agência Radio Web e comecei a ver que no Rio Grande do Sul existem algumas experiências de TV On Line. E percebi que pela internet se chega aos jaguaribanos que moram aqui, mas também para os que estão fora, onde o rádio não alcançaria. E hoje recebemos comentários de limoeirenses, russanos, tabuleirenses, que moram em outras partes do País e sabem pela internet de um problema no bairro, revêem pessoas que nunca mais tinham visto, pedem música para a gente tocar”, comenta o produtor.

As primeiras transmissões ocorreram em 2007. Aos poucos, a TV na internet foi recebendo mais equipamentos, convergidos pelos radialistas. À câmera pequena somou-se um equipamento maior, mais profissional. E mesmo ninguém sendo profissional de televisão, foi “na marra” que Arnaldo Freitas, Renato Freire e Jeferson Freire, que só tinham noção de estúdio de rádio, entraram na produção de programas jornalísticos, esportivos e de programas de forró – típicos do fim de tarde das rádios interioranas. É a câmera na mão, idéia na cabeça, e os números de acesso para justificar que “é por aí mesmo”.

O público acessa a TV Jaguar de municípios da região jaguaribana, “mas temos contatos diários com internautas de Fortaleza, Brasília, Goiânia, a colônia altosantense em São Paulo, e também conterrâneos que estão em Portugal, Itália e Angola. Foi assim que trabalhadores limoeirenses que atuam numa empreiteira multinacional na Angola viram imagens da comunidade de Ilha de Santa Therezinha tomada pelas águas do Rio Jaguaribe.

“E agora aquilo que a comunidade denunciava no rádio, para os gestores públicos saberem, não fica mais só na confiança da voz do radialista. Com o nosso trabalho, a imagem basta para saberem que estamos falando a verdade”, afirma Flávio Costa.

Um detalhe curioso da produção é que as pessoas mal sabiam mexer em computadores, internet ou equipamentos de transmissão — além dos radiofônicos —, tampouco falar na frente de uma câmera.A programação diária da TV na internet feita por pessoas das comunidades inclui o programa de forró, apresentado por Nilo Leite, que cobre os eventos políticos e as denúncias das comunidades. Também são apresentados os jornalísticos e os programas esportivos, esse um dos maiores destaques do trabalho dos “neotelevisivos”. O Limoeiro Futebol Clube, campeão da Segunda Divisão do Campeonato Cearense — e automaticamente emergente para a Primeira Divisão — teve todos os jogos transmitidos pela televisão virtual. Outro acompanhamento é nas discussões de projetos públicos nas câmaras legislativas municipais da região.

“É uma idéia de futuro, sabemos que demora a um projeto desse ganhar uma forte dimensão, mas creio que estamos no caminho certo. E só quem ganha é a comunidade, pois é ela quem faz e ela quem recebe. E é a todas essas pessoas que devo a concretização dessa idéia”, explica Costa, referindo-se aos outros membros da TV — entre produtores e apresentadores — Nilo Leite, Mário Oliveira, Josué Castro, Cláudio Moura, André Silva, Ribamar Silva, José Damasceno, Cleber Saraiva, Rafaela Costa e Renato Ítalo.

A TV Jaguar (cujo nome vem de Jaguaribe) é acessada pelo endereço http://www.tvjaguar.com.br/.

Mais informações:

TV Jaguar

(88) 3423.2382

(88) 9964.2294

Limoeiro do Norte

Vale do Jaguaribe
Melquíades JúniorColaborador

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...