Pages

sábado, 30 de outubro de 2010

MAIOR NAVIO DO MUNDO ZARPA PARA VIAGEM INAUGURAL



COPENHAGUE (AFP) - O maior navio do mundo, o "Allure of the Seas", zarpou neste sábado do Mar Báltico para sua primeira viagem, na qual precisará baixar suas chaminés retráteis para passar sob a ponte de Storebaelt, na Dinamarca.
Às 16H18 locais (14H18 GMT), o cruzeiro gigante que na sexta-feira deixou o estaleiro da STX, na Finlândia, onde foi montado, passou por debaixo da ponte de Storebaelt, uma das mais altas da Europa, indicou à AFP um funcionário da A7S Storebaelt, que participou da construção do o "Allure of the Seas".
"Passou sem problemas", disse Kristian Andreasen, vigilante técnica da empresa.
Cerca de 2.000 pessoas estavam em uma praia vizinha para ver o barco, afirmou.
Assim, o "Allure of the Seas" segue a trajetória de seu irmão gêmeo, o "Oasis of the Seas", que fez a mesma prova de fogo após seu lançamento no fim de outubro de 2009.
Os dois navios, quase idênticos, têm 72 metros de altura acima da linha do mar. Ambos pertencem à Royal Carribean, e foram fabricados nos estaleiros da sul-coreana STX em Turku, na costa sudoeste da Finlândia.
Para conseguir sair do Báltico, seus projetistas precisaram desenhar chaminés retráteis, capazes de passar sob a ponte de Storebaelt, que se ergue a 65 metros de altura.
Com 361 metros de comprimento e 66 de largura, o "Allure of the Seas", de valor estimado em 1 bilhão de euros, pode viajar com até 6.360 passageiros e 2.100 tripulantes a bordo.
Simbolicamente, é o maior navio do mundo por ter 50 centímetros a mais de comprimento que o "Oasis of the Seas".
Com bandeira das Bahamas, deve atracar dentro de 12 dias em Fort Lauderdale, na Flórida, na costa sudeste dos Estados Unidos.

FONTE: ABRIL.COM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...