Pages

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SÃO FRANCISCO DE ASSIS PATRONO DA ECOLÓGIA

Basilica de São Francisco em Canindé-Ce, a maior da América Latina
São Francisco de Assis (1182 - 1226), considerado patrono da ecologia. O seu dia é comemorado em 4 de outubro.

Nascido Giovanni di Pietro di Bernardone, filho de um rico comerciante de Assis, na Itália, passou a ser chamado Francisco. Na juventude, esteve sempre cercado de amigos, não perdia festas. Mas, embora tenha sido educado para um dia suceder o pai nos negócios, desde cedo Francisco demonstrou desinteresse pela posse de riquezas. Chegou a ir para as Cruzadas, mas uma noite sentiu um chamado divino. Inquieto, perguntou a Deus: “Que queres que eu faça?” e recebeu como resposta: “Volta a tua pátria”.

Ao retornar a Assis, Francisco caiu muito doente. Mimado pela mãe, nascida na Provença, ele foi aos poucos se recuperando e abrindo os olhos e o coração para as maravilhas da natureza e, mais ainda, para os pobres necessitados, a começar pelo empregados de seu pai, que viviam em condições subumanas. Com a amiga Clara, descobriu como servir aos pobres dos mais pobres. Mais uma vez, ouviu uma voz: "Vai Francisco, e reconstrói a minha casa, como vês, ameaça ruína". 

Cada vez mais distante de atender aos sonhos terrenos de seu pai, o rico Bernardone, Francisco é levado ao bispo. Diante das pressões, o rapaz abre mão de toda riqueza e até mesmo da roupa do corpo. Livre, Francisco vai reconstruir uma pequena capela nos arredores de Assis, onde passa a viver assistindo pobres e doentes. Ali é o foco de uma comunidade que, a exemplo dos primeiros cristãos, divide tudo. 

As mensagens de justiça, paz, fraternidade, inspiradas pelo Evangelho do Cristo, são espalhadas por Francisco, que passa a atrair até mesmo antigos companheiros. Caminhantes pelas ruas de Assis, os franciscanos se expandem. O pedido para “reconstrução da casa”, ouvido por Francisco, é a metáfora para a renovação da Igreja Católica da época medieval, o que ele fez com suas originais idéias. Estudiosos consideram-no um dos pensadores que levaram à formação da filosofia da Renascença.

Fundou  três ordens. A primeira, em 1209, Ordem dos Frades Menores, para homens; a segunda, com Santa Clara em 1212, é denominada Senhoras Pobres ou Clarissas; e a terceira, em 1221, é a Ordem da Penitência, para os leigos. Faleceu na tarde de 3 de outubro de 1226.

São Francisco de Canindé

Estátua de São Francisco, posicionada no alto do morro olhando para a cidade de Canindé. É considerada a maior estátua sacra do mundo, foi erguida do chão sem pedestal, mede aproximadamente 30,25 metros.
O Santo de Assis ganhou devotos no mundo inteiro e é admirado por católicos e não-católicos. No Ceará, ele é identificado como São Francisco de Canindé, em alusão à cidade onde está instalada a primeira da América Latina e a segunda maior basílica do mundo em homenagem a ele.

Neste ano, desde o dia 24 setembro, romeiros de diversas partes do País vão à Canindé para a maior romaria do ano em honra a São Francisco. A festa será encerrada nesta terça-feira (4). A programação inclui confissões das 6h às 11h e das 14h às 17h30min, no Complexo São Damião, ao lado da Basílica; Batizados, no mesmo local, das 10h e às 15h; e Missa de Encerramento, às 16h, na Praça da Gruta. Transmitida pela Rede Vida de Televisão.

FONTE:
AGÊNCIA DA BOA NOTICIA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...