Pages

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

CEARÁ PODE SE TORNAR EXPORTADOR DE MEDICAMENTOS


O Ceará deverá passar de importador de medicamentos a produtor em cinco anos. O polo de saúde do Eusébio, que vai abrigar importantes produtoras de vacinas como a Fiocruz

De importador de quase todos os medicamentos consumidos, o Ceará pode passar a exportador até 2015, segundo o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). No meio do processo, possibilitando a transformação, o Estado vai receber o polo de saúde de Eusébio. Apenas a Fiocruz, uma das maiores empresas a serem instaladas, vai investir mais de R$ 300 milhões na fabricação de vacinas.

Segundo o presidente do Instituto Centec, Odorico Monteiro, o polo de saúde vai trazer indústrias de alto valor agregado para o Ceará. Algumas, como a Fiocruz, especializadas em biotecnologia para a produção de vacinas. A empresa tem potencial para produzir 50 milhões de doses de vacinas por ano. Há fornecimento para várias agências das Nações Unidas.

Os tipos de vacinas que poderão ser produzidas pelo polo ainda não foram definidas. “Essas demandas mudam muito em cinco anos”, explicou. Segundo Monteiro, dependendo do que se agregue de valor às vacinas, podem “chegar ao mundo todo”.

Ainda no próximo ano a área de 50 ha do polo deverá ser urbanizada e passar por um processo de infraestrutura. Enquanto isso, as empresas parcerias estão sendo analisadas. A expectativa, segundo secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, é que a área atualmente disponibilizada para o polo pode chegar a dobrar em pouco tempo dada a procura das empresas.

Além da Fiocruz, o polo de saúde vai contar com vários tipos de indústrias, segundo Arruda Bastos. O centro vai ser um local específico para produção de medicamento, material cirúrgico, produção de equipamentos médicos e formação de pessoas.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA
A produção de medicamentos no Ceará é insuficiente para atender à demanda local.Cerca de 96% do consumo é de importação de outros estados e do exterior. Com o polo, o Estado vai começar a produzir remédios e vacinas e exportar

NÚMEROS

300 MILHÕES DE REAIS

é o investimento previsto pela Fiocruz para a fabricação de vacinas 


96% DOS MEDICAMENTOS
consumidos no Ceará são importados do exterior ou vêm de outros estados

SAIBA MAIS

Produção insipiente


A produção de medicamentos é muito pequena no Estado e insuficiente para atender a demanda. Apenas na produção de soro fisiológico o Ceará é auto-suficiente. O segmento deverá fechar o ano com uma movimentação de R$ 1 bilhão e o Ceará, que é líder, pretende abocanhar uma grande fatia deste montante.
 


Teresa Fernandes 
teresafernandes@opovo.com.br

FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...