Pages

sábado, 20 de novembro de 2010

CEARÁ REALIZA O 500° TRANSPLANTE


Hospital Universitário Walter Cantídio, da UFC, chegou aos 500 transplantes de fígado. Ezilanda Ferreira de Lira, de 29 anos, de Manaus (AM), recebeu o órgão de um homem de 35 anos, atendido em Sobral

Ezilanda Ferreira de Lira, de Manaus, foi submetida ao transplante de número 500 no Ceará (MAURI MELO)
Durante seis horas, dez médicos e mais enfermeiros e auxiliares estiveram com a paciente. O procedimento começou à meia-noite. Era preciso extrair o órgão, o fígado comprometido por uma hepatite, e dar mais uma chance de vida saudável à Ezilanda Ferreira de Lira, de 29 anos. O dia amanheceu no centro cirúrgico para ver a manauara bem, alegre e conversando poucas horas depois. Estava concluído o transplante de fígado de número 500 no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Ezilanda chegou de Manaus (AM) em agosto, diretamente para buscar tratamento no HUWC, por indicação do médico. O irmão Rizoney Ferreira de Lira, de 24 anos, abandonou o emprego como cozinheiro para acompanhá-la. No Amazonas, o marido e as duas filhas, uma de 10 e outras de 4 anos, aguardam o retorno da dona de casa. A previsão é de que ela seja liberada pela equipe médica para deixar Fortaleza em três meses. “Nunca devemos desistir dos nossos objetivos. A gente tem que perseverar e esperar em Deus, que tudo, no momento de Deus, é perfeito”, ensina Rizoney.

O doador do fígado foi um homem de 35 anos, diagnosticado com morte encefálica na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. “É o primeiro hospital da região Norte-Nordeste a realizar 500 transplantes. É uma marca histórica”, destaca o médico José Huygens Parente Garcia, chefe do Serviço de Transplante de Fígado do HUWC. Em 2010, 84 transplantes desse tipo foram realizados no hospital, dois a mais do que em 2009. Em todo o Estado, 710 transplantes e órgãos foram intermediados pela Central de Transplantes vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

“Ela já está acordada, lúcida e conversando. É espetacular ver isso depois de você fazer uma cirurgia desse porte”, alegra-se o médico Huygens. A internação de Ezilanda deve durar de 7 a 10 dias. Depois, ela será acompanhada semanalmente no ambulatório. O médico destacou o fato de o doador ser do Interior do Estado. Segundo ele, é preciso avançar também nas doações na região do Cariri. “Está faltando mais divulgação, campanhas, um envolvimento maior da sociedade”, indica.

Fátima Lima, enfermeira da Central de Transplantes, aponta que há em Sobral uma equipe regional mais estruturada, mas a do Cariri também está se organizando. Ela diz que um dos entraves ao crescimento do número de doações é a dificuldade e a demora no diagnóstico de morte encefálica. O tempo de identificação do potencial doador falecido é fundamental para garantir que os órgãos poderão ser transplantados.

O que

ENTENDA A NOTÍCIA O Hospital Universitário completou 500 transplantes de fígado e se tornou referência para o Norte e o Nordeste na área. Pacientes dessas regiões e do Centro-Oeste recorrem aos transplantes do HUWC. O primeiro procedimento do tipo no Ceará foi feito no hospital em 18 de maio de 2002.

SAIBA MAIS

A Central de Transplantes não informou o número total de pacientes à espera de transplantes no estado do Ceará. O sistema de informações do órgão, atualmente, passa por reestruturação.

Elizanda Ferreira de Lira e o irmão, Rizoney, não conheciam Fortaleza antes da necessidade súbita de mudança. Ele conta que os dois tentaram aproveitar o máximo da capital cearense e da orla antes de surgir o transplante.

A notícia de que havia um órgão compatível para Ezilanda chegou à família por volta das 15 horas da quinta-feira. Às 21 horas, ela era preparada para a anestesia. A cirurgia terminou cerca de 6 horas da manhã de ontem.

Rizoney se emocionou quando começou a falar sobre o transplante da irmã. Ele havia acabado de vê-la na UTI. “É porque tem muita gente que tenta e não consegue...”, citou.

À família do doador, o irmão de Ezilanda mandou um recado: “Eu gostaria de agradecer pelo fato de eles terem aceitado fazer essa doação”. E reforçou: “Em nome da nossa família, estou falando por ela também, estamos muito gratos a eles”.

Foram realizados no Ceará 710 transplantes de órgãos em 2010, até ontem. No ano passado, foram feitos 760 transplantes.


FONTE: O POVO ONLINE

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...