Pages

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

QUIXADÁ E O DIA MUNDIAL DO DIABETES

A ação é mundial e no Brasil já são vários os exemplos de conscientização contra a Diabetes.

A Campanha se espalha rapidamente pelo Rádio, TV e Internet. No País centenas de pessoas inclusive celebridades e famosos estão abraçando a causa, é o que aconteceu com a vocalista Paula Toller do grupo Kid Abelha, a jovem cantora gravou um VT onde fala da importância da prevenção.

Há vários anos o município através da Secretaria de Saúde participa da atividade nacional. Em 2010 não será diferente. Dia 14 de novembro foi o Dia Mundial do Diabetes, como caiu em um Domingo seguido de feriado nacional os gestores em saúde se reuniram e decidiram realizar hoje, 18, quatro dias após a data oficial. O evento em Quixadá, que será realizado a partir das 16h na Praça José de Barros contará com a seguinte oferta de serviços para a população: exames de glicemia, verificação da pressão arterial, avaliação físico-nutricional e orientação para prevenir e/ou controlar a doença.

O tema escolhido para a Campanha Mundial de 2010 é “vamos controlar o diabetes agora”. O objetivo é chamar a atenção da população para que a prevenção, a educação e o tratamento sejam eficientes, pois, além do comprometimento do paciente, é necessário que a família, a comunidade e os profissionais de saúde se envolvam na causa.

As equipes de profissionais do CIDH (Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão) do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) e PSF (Programa Saúde da Família) estarão presentes para a realização dos exames.

Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia. Em Quixadá, segundo o SIAB, existem em média 1.117 pessoas cadastradas.

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) faz um alerta sobre os números alarmantes de crescimento de prevalência no Brasil e no mundo e do esforço para combatê-lo, usando o conhecimento sobre a doença e o combate à obesidade, um dos principais fatores para o aumento da freqüência do diabetes.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...