Pages

terça-feira, 16 de novembro de 2010

SMS REALIZA NO TURNO DA NOITE PREVENÇÃO PARA MULHER TRABALHADORA

Foto: Prefeitura Divulgação
Embora o exame seja disponibilizado semanalmente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município, grande parte das mulheres não têm tempo disponível para procurar o serviço, isso deve-se (além do fato de muitas serem donas de casa) a inserção da mulher no mercado de trabalho. Por esse motivo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou de 8 a 11 de novembro, 222 exames no período da noite, os atendimentos foram ofertados sempre á partir das 18h no Centro de Saúde Reprodutiva e Sexual, oportunizando assim as trabalhadoras.

Esse exame é de fundamental importância para a saúde da mulher, visto que o do câncer de mama se descoberto precocemente as chances de cura são maiores, e o câncer do colo do útero pode nem chegar a se desenvolver, pois nesse caso é 100% prevenível. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) no ano de 2010, cerca 18.430 mil novos casos de câncer do colo do útero são esperados e 49.400 novos casos para o câncer de mama, uma realidade que pode ser modificada se as mulheres realizarem sua prevenção com a devida periodicidade. Para o Ministério da Saúde a recomendação é que o exame seja feito pelo menos uma vez por ano, caso não apresente nenhuma alteração o mesmo poderá repetido a cada três anos.

A secretária de saúde, Ana Valéria, lembra que somente em 2010 a campanha já foi realizada por duas vezes e manifesta uma resposta para as mulheres trabalhadoras de Quixadá  que não dispõem de tempo durante o dia para a realização de seus exames.

Já o prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, disse que ”a procura pelos exames foi muito grande o que  nos faz pensar já para 2011 em estratégias de ações programáticas que possam atender ainda mais as necessidades desse público”, disse.

A prevenção é indolor e realizada gratuitamente por semana em todas as Unidades de Saúde  de nosso município através de  agendamento com enfermeira da área.

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE QUIXADÁ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...