Pages

terça-feira, 14 de abril de 2015

Terceirizados da Cagece paralisam atividades temporariamente em Quixadá

Quixadá
Trabalhadores terceirizados da empresa GN Lima Serviços Terceirizados, uma prestadora de serviços da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), paralisaram suas atividades por aproximadamente duas horas, na cidade de Quixadá, na Estação de Tratamento de Água (ETA) em protesto contra o atraso no pagamento dos salários e de diárias. Eles já haviam feito o mesmo protesto no último sábado e prometem entrar em greve caso a empresa não solucione os problemas, afirmou o representante do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Ceará (SEEACONCE), Fábio Moraes.
Ainda de acordo com representante sindical, a empresa ainda não reajustou o valor do salário dos funcionários de acordo com a convenção coletiva da categoria, na qual também está previsto o pagamento de vale alimentação, diárias, e até coisas mais simples como renovação de fardamento. Eles reclamam também da falta de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Quem trabalha nos esgotos cheios de dejetos não tem praticamente nenhum equipamento de proteção, ressalta.
Os trabalhadores, responsáveis por praticamente todas as atividades externas da Cagece na área administrada pela unidade regional, alertam para a possibilidade da categoria decretar greve. A interrupção total das atividades poderá prejudicar a realização de ligações e cortes de água domiciliares e comerciais. Até o abastecimento da cidade, através da adutora do Açude Pedras Brancas, no distrito de Tapuiará, onde a estação de bombeamento está situada, poderá ser comprometido se ocorrer algum tipo de problema, como vazamentos.
O gerente regional da Cagece, Sérgio Pontes, assegurou que não haverá transtornos para a população de Quixadá em razão da paralização dos funcionários terceirizados. Ele também garantiu não estar ocorrendo nenhum problema em relação a adutora. O tratamento da água também está normal. A carga hídrica do açude Pedras Brancas, de onde é captada a água para o abastecimento da cidade também é cômoda. Atualmente o reservatório está como mais de 72 milhões de m³, o equivalente a 16,61% de sua capacidade.
Acerca da situação da empresa prestadora de serviços o gerente regional da Cagece explicou que a Companhia já está adotando todas as medidas legais para solucionar o problema. Caso não honre os seus compromissos trabalhistas poderá perder a concessão e outra empresa será contratada. Mesmo assim ele espera uma solução definitiva nesta terça-feira. Ontem, representantes das duas partes já haviam sentado e fechado um acordo. Quanto aos salários e outros direitos dos cerca de 100 trabalhadores terceirizados, não serão prejudicados, acrescentou.

A reportagem do Sertão Alerta procurou manter contato telefônico com a GN Lima, todavia, até a conclusão desta edição as ligações não haviam sido atendidas. Além dos empregados lotados na Regional da Cagece em Quixadá, a empresa também tem trabalhadores na unidade do Pici, em Fortaleza. No total, segundo o SEEACONCE, são cerca de 200 empregados prestando serviços para a Companhia estatal.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...