Pages

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

SOLENIDADE DIVULGA RESULTADO DE DESEMPENHO DE OVINOS EM MORADA NOVA


Foto Cleumio Pinto


Morada Nova/CE - Na próxima sexta-feira (27), será divulgado, no Parque de Exposições do Município de Morada Nova (CE), o resultado final do 5º Teste de Desempenho de Ovinos da Raça Morada Nova, que está sendo realizado no município desde o dia 19 de outubro. Trinta e um animais, de dez produtores, participam do teste, que avalia o chamado desempenho ponderal de jovens ovinos machos, por meio critérios como ganho de peso, conversão alimentar e aspectos raciais. Neste ano, a Universidade Federal do Ceará (UFC) também participa do teste, com dois cordeiros de seu rebanho. 

A programação da sexta-feira tem início às 8 horas, com a solenidade de divulgação dos resultados, entrega dos certificados e encerramento com almoço de confraternização entre pesquisadores, criadores e convidados. Além da certificação dos animais, o teste servirá como oportunidade de compra de animais reprodutores entre o público participante. 

Para este quinto teste, os animais participantes passaram por um período de 14 dias de adaptação e 86 dias de prova efetiva e, ao final, serão avaliados e classificados. “É uma oportunidade de promover a raça, comprovando suas habilidades no semiárido”, destaca a zootecnista Luciana Shiotsuki, pesquisadora da área de Melhoramento Genético Animal da Embrapa Caprinos e Ovinos. 

O teste de desempenho é uma atividade do projeto "Caracterização e Bases para o Melhoramento Genético de Ovinos da Raça Morada Nova", coordenado pela Embrapa Caprinos e Ovinos, e conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e da Prefeitura Municipal de Morada Nova, além da Associação Brasileira de Criadores da Raça Morada Nova (Abmova). 

Rede Morada Nova 
O projeto “Caracterização e Bases para o Melhoramento Genético de Ovinos da Raça Morada Nova” é integrante da Rede Morada Nova, que tem como objetivo promover ações de pesquisa e desenvolvimento para preservação e conservação da raça. Com boa aptidão para o semiárido e potencial de produção de carne e pelo, a raça apresenta, ainda, altas taxas de fertilidade, mesmo em condições ambientais desfavoráveis. 

Além da Embrapa Caprinos e Ovinos, a Rede é composta por outras três unidades da Embrapa (Pecuária Sudeste, Gado de Corte e Recursos Genéticos e Biotecnologia), além da Abmova Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Sebrae/CE, Banco do Nordeste do Brasil, Instituto Nacional do Semi-Árido, Prefeitura de Morada Nova e universidades.


Fonte: Embrapa Caprinos e Ovinos 

FONTE:
PAGINA RURAL 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...