Pages

quarta-feira, 15 de julho de 2015

PATU E BANABUIÚ > Apesar de chuvas reservatórios traz alerta

Senador Pompeu
Apesar das chuvas do começo de Julho, não foi suficiente para recarregar os grandes reservatórios. A barragem do Patu em Senador Pompeu e o açude Arrojado Lisboa em Banabuiú, por exemplo preocupa os que estudam e tem uma visão ampla sobre o debate. Com 1.11% da capacidade, dados do dia 11.07.2015, o açude de Banabuiú já traz fortes sinais de possível colapso. Já o açude Patu em Senador Pompeu não é diferente. Embora os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos digam que a barragem tem 12.13 % nesta mesma data, análises revelam que a população e órgão competentes, juntamente com o governo do Estado devem se preocupar. 

Segundo o engenheiro agrônomo, mestre em irrigação e drenagem, Deodato Aquino, que termina seu doutorado em Manejo de Bacias Hidrográficas no Semiárido pela Universidade Federal do Ceará, o "aporte" ,recarga que o Patu ganhou foi de 650 mil m3 (Mil metros cúbicos) de água, equivalente 0,9% da capacidade total). Ainda de acordo com ele significa que adiou a mal notícia por pelo menos 1 mês. Deodato ainda alerta: "Toda a sociedade deve permanecer alerta e consciente para adoção de práticas de racionamento, enquanto o poder público e as Instituições devem adotar as medidas emergenciais para que se possa evitar um grave colapso de água tanto na sede de Senador Pompeu, quanto nas cidades e distritos que demandam água do Patu", disse Aquino baseado nos estudos que faz constantemente.

Os prognósticos da Fundação Cearense de Meteorologia - FUNCEME são pouco animadores. De acordo com os estudos, já acenam a possibilidade de 80% de chance de atuação do fenômeno EL NINO no começo de 2016. Em decorrência do período de escassez hídrica no segundo semestre (agosto-dezembro) quase não chove, portanto só haverá saída de água do Patu. O estado é de alerta, pois os açudes da região estão quase todos secos, o Patu é estratégico e solução para a região.
Em Senador Pompeu não se viu campanhas de economia de água por parte dos órgãos. Já em Banabuiú, a praça principal do município, distante 221 km Fortaleza recebeu uma visita diferente. Segundo o radialista Joel Morais, a população participou do lançamento da campanha de economia de água lançada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos da cidade, SAAE sexta-feira, 10.07.2015. A diretora do órgão e ex vereadora Marineide Oliveira, fez o lançamento oficial, dizendo que estavam distribuindo panfletos referentes a campanha, e que nas próximas contas, o panfleto chegaria as casas de todos.


Durante o evento foi mostrado um vídeo intitulado "carta de 2070" orientando sobre a real situação hídrica, tanto de hoje que é preocupante, como do amanhã que será calamitosa, onde não teremos água nem para o consumo, disse Marineide, também conhecido por Dêca. "É triste, preocupante mas real, e para que isso mude, nós somos os responsáveis" disse o comunicador em sua página na internet.

Por ironia do destino os presentes assistiram um show do mágico Goldini, que prendeu a atenção de crianças e adultos, mais pena, que embeleza os expectadores, mais não conseguirá fazer aparecer água nos açudes do Ceará. Só a compreensão dos homens que destroem a natureza e São Pedro que tem as chaves dos céus. Ou até mesmo de bons homens políticos

 PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...