Pages

sexta-feira, 17 de julho de 2015

PACTO FEDERATIVO > Comissão aprova 13 propostas que tramitarão no Congresso

Brasília
A Comissão Especial do Pacto Federativo da Câmara aprovou nesta terça-feira, 14, treze propostas constantes do relatório produzido pelo deputado André Moura (PSC-SE) e que serão apresentadas pelo colegiado na forma de quatro Propostas de Emendas à Constituição (PEC’s), oito Projetos de Leis (PL’s) e um Projeto de Lei Complementar (PLC).
A aprovação do relatório ficou pendente apenas a PEC que altera a distribuição dos recursos da parcela do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que são repassadas pela União a Estados e municípios. A apreciação desta PEC que amplia ainda o montante da parcela a ser repassada de 10% para 12% acontecerá nesta quarta-feira, 15. A votação foi adiada a pedido do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) após o relator informar que as perdas anuais para o Estado de São Paulo será de R$ 75 milhões e dos municípios paulistas será de R$ 25 milhões.

Perdas com compensação
Entretanto, o presidente da Comissão – deputado Danilo Forte (PMDB-CE) – avaliou que a perda para os governos municipais e governo estadual de São Paulo serão recompensadas pelos aumentos nos repasses constantes nas demais proposições. “Há uma compreensão muito clara que todos os Estados e todos os municípios na formatação deste primeiro relatório estão ganhando. Porque podem perder em algum ponto dos 14 do relatório, mas em outros a compensação será muito maior”, disse.

Danilo Forte destacou a aprovação, em caráter simbólico, das treze propostas já acordadas pela Comissão como forma de oferecer aos entes federados mais fragilizados, sobretudo os municípios, um aumento em suas receitas. “Os municípios brasileiros estão numa situação pré-falimentar. Há um crescimento da demanda, há a volta da inflação e há uma diminuição cada vez maior da boa prestação de serviços públicos. O País todo clama por uma melhor saúde, reclama das deficiências na área educacional”, justificou o peemedebista cearense.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...