Pages

domingo, 12 de julho de 2015

SÉTIMA ARTE em QUIXADÁ > Alunos e professores produzem curtas-metragens literários

Quixadá
A sétima arte continua sendo uma das principais atrações para públicos de todas as idades. Uma prova do interesse por esse tipo de diversão está na multiplicação, nos últimos anos, do número de salas de cinema, principalmente no Interior do Ceará. Em breve estarão em mais 10 cidades. As facilidades tecnológicas também estão ajudando personagens anônimos a se tornarem as estrelas de suas próprias produções. Ao mesmo tempo, muitos jovens estão despertando o interesse pela leitura, na maioria, por obras que se transformam em filmes.


Essa metamorfose está ocorrendo numa escola pública de Quixadá. Nela, os professores encontraram uma maneira criativa para despertar o interesse dos alunos pela leitura, considerada um dos maiores problemas enfrentados na formação básica. Agora, os 309 estudantes da Escola de Ensino Médio José Martins Rodrigues estão produzindo e contracenando os seus próprios filmes. Havia motivo para a ação inovadora. No início do ano mais de 520 mil estudantes receberam nota zero na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Foi um sinal de alerta para a necessidade de mudanças no modelo de ensino, explicou o coordenador escolar Valdery da Silva.


Esse processo de incentivo a leitura já vem ocorrendo nos últimos cinco anos na Escola, através do Projeto Cine Literário. Antes, os estudantes assistiam aos filmes originais e alguns se interessavam pelos livros. Agora, sendo eles os atores, o aluguel de obras literárias na sala de multimeios aumentou consideravelmente, principalmente quando estão relacionadas às produções deles. Um exemplo é o curta-metragem “Iracema”. A película de 12 minutos retrata os personagens do escritor cearense José de Alencar. Mas para concretizarem o projeto cinematográfico os alunos tiveram a necessidade de ler o livro. Não bastasse isso, também era essencial decorar o roteiro, explicou a professora Samara da Costa.

PINTONEWS no whatsapp 88 9686 6694

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...