Pages

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

BRASIL COMEMORA HOJE DIA 20, O DIA NACIONAL DO FUSCA


Volkswagen Fusca (foto: divulgação)
Fusca 1995 (foto: divulgação)
O dia nacional do Fusca, o carro clássico do país, é celebrado nesta sexta-feira no Brasil. Milhares de fãs em todo país comemoram a data que marca a chegada das primeiras unidades do Volkswagen Fusca ao país em 1950.

Chamado inicialmente de VW Sedan, o modelo foi fabricado até 1986. Depois, no governo Itamar Franco, o veículo voltou às ruas, mas foi retirado de linha definitivamente em 1996.

O Fusca foi uma encomenda Adolf Hitler ao austríaco Ferdinand Phorsche na década de 30 Divulgação/WW
O Fusca foi uma encomenda de Adolf Hitler ao austríaco Ferdinand Porsche na década de 1930. Designado para ser o carro do povo, passou a ser desenvolvido em 1934 na Alemanha.

O carro se tornou popular pela praticidade e fácil manutenção, o que resultou em preço baixo para aquisição e manutenção. Consequentemente, o "queridinho" dos brasileiros conquistou o título de o carro mais vendido no mundo, com 21 milhões de unidades comercializadas em 75 anos de existência.

Volkswagen Fusca (foto: divulgação)
Primeiros Fuscas saem da linha de produção da Anchieta (foto: divulgação)

De importado a Brasileiro

Os primeiros Volkswagens Sedan, fabricados na Alemanha, chegaram ao Brasil em 1950. Pequeno, com motor traseiro refrigerado a ar e um design totalmente diferente do tradicional à época, quando as ruas eram dominadas por grandes sedãs, o carro chamava a atenção por onde passava. Mas sua capacidade de transportar até cinco pessoas, baixo consumo de combustível e resistência mecânica logo começaram a conquistar compradores. O Volkswagen começou a ser montado no país, com componentes importados, já em 1953.
A produção no Brasil começou em 1959, na primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, em São Bernardo do Campo, onde seriam feitas mais de 3 milhões de unidades. A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. A pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.
O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos, marca que foi superada apenas em 2011, por outro modelo Volkswagen: o Gol, que chegou ao 25º ano de liderança em vendas no mercado nacional.
Internacionalmente, o Fusca continuou a ser fabricado no México – onde é conhecido como “Vocho” – até 2003.
O Brasil foi eleito como o líder de mercado por 24 anos seguidos e vendeu 3,1 milhões de unidades.

New Beetle 

A tradição renovada: o Beetle

A imagem do Fusca foi revivida pela Volkswagen em 1998, com o lançamento do New Beetle. Com linhas inspiradas pela versão original e construído sobre uma plataforma moderna, com tração dianteira e motor com refrigeração líquida, o New Beetle conquistou imediatamente um grande número de fãs, alcançando mais de 1 milhão de unidades vendidas até 2010.
Beetle conta com uma ampla gama de motores a diesel e a gasolina, adaptando-se aos vários países onde já está sendo oferecido. A versão mais potente conta com um motor turbo 2.0 de 200 cv e transmissão com dupla embreagem DSG de seis marchas. Tem velocidade máxima de 223 km/h e é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,5 s.
O Beetle deverá chegar ao mercado brasileiro no fim deste ano ou no início de 2013.
Dia Mundial

Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do Sedan, em 1934.

FONTE:
BAND.COM.BR / BAGARAI CARROS 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...