Pages

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

CEARÁ TERÁ LABORATÓRIO DE ANALISE DO LEITE E CURSO DE PECUÁRIA LEITEIRA



Através de parcerias, a atividade leiteira do Ceará receberá reforços significativos. Em 2013, em Morada Nova, um Laboratório de Qualidade do Leite será implantado e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) oferecerá um curso de nível superior em Pecuária de Leite.

As ações são resultado de acordo firmado entre o presidente do grupo CBL (Cia Brasileira de Laticínios), Betânia, Bruno Girão, e o presidente do IFCE, Cláudio Ricardo. O Governo do Estado também faz parte desta empreitada.

A Betânia cederá o terreno que alocará os empreendimentos, que inclui a construção de uma unidade produtiva. A fazenda modelo, com extensão de 10 hectares, será o campus para a prática do curso em pecuária, que terá duração de dois anos. A unidade também oferecerá os cursos de aqüicultura e edificações. As instalações do campus já tiveram início.

O laboratório também será implantado no terreno e está orçado em R$ 6 milhões. Destes, R$ 4 milhões já estão garantidos através da gestão estadual e do IFCE. A concretização desta implantação deu-se a partir da percepção da Betânia em profissionalizar seus fornecedores, suprindo lacunas de conhecimento sobre a produção de leite. A partir do segundo semestre, a empresa iniciará o sistema de pagamento por qualidade, o que atenua a necessidade de melhorias produtivas.

Atualmente, o único laboratório para análise de leite no Nordeste está localizado em Pernambuco e faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Controle da Qualidade do Leite (RBQL), criado pelo Mapa. A intenção é de que, em pouco tempo, o laboratório cearense, que fortalecerá a relação entre produtor, laticínio e pagamento qualitativo, já passe a fazer parte da rede.

As duas ações vêm suprir necessidades existentes e dar expansão à produção de leite cearense. As negociações aconteceram durante um dos encontros da Câmara Setorial do Leite, no dia 9 de janeiro de 2012, e significam grande passo na busca de qualidade de produto e profissionalização da atividade.

FONTE:
LEITE & NEGÓCIO 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...