Pages

quarta-feira, 27 de maio de 2015

CONIVÊNCIA no SEMIÁRIDO > Simpósio nacional começa hoje em Quixadá

Quixadá
Professores, alunos, pesquisadores, técnicos, produtores rurais e trabalhadores da agricultura familiar do Ceará e de outros estados do Nordeste estão reunidos desde de hoje, 27, com especialistas em recursos naturais para discutirem temas relacionados à conivência no semiárido. Eles participam do II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido (SBRNS), na cidade de Quixadá, no Centro do Estado. O evento, promovido pelo Grupo de Pesquisa e Extensão em Manejo de Água e Solo no Semiárido (Massa), que reúne professores e alunos das áreas de Engenharia Agrícola e Recursos Naturais da UFC e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), segue até a próxima sexta-feira, 29, na Faculdade Cisne, e no Seminário Diocesano de Quixadá. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Salinidade (INCTSal) são os patrocinadores.
Conforme a coordenação do Simpósio, tendo como título “Convivência com o Semiárido: Certezas e Incertezas”, a cerimônia oficial de abertura, acontece às 19 horas na Faculdade Cisne. Contará com palestra do Prof. Timothy Joseph Finan, da Universidade do Arizona. Ele abordará o tema “Transições e Transformações no Semiárido cearense: como construir uma sociedade rural resiliente?”. Na abertura também está programado o lançamento do livro “O sertão: encantos e cantos”, de Eunice Maia de Andrade, Ana Célia Maia Meireles e Luiz Gonzaga Lima Maia.
O Simpósio será dividido em palestras, mesas redondas e minicursos. Também serão apresentados trabalhos científicos. O público esperado para as mesas redondas é de 350 a 400 participantes. Caravanas de instituições federais de ensino de Pernambuco, Alagoas e de Mossoró estão presentes. Produtores rurais, agricultores, técnicos e a comunidade interessada nos temas preparados para a programação técnica científica também poderão participar.

Os minicursos serão destinados a públicos específicos. Dentre eles, o de Horta de Cultivo Familiar, com plantas medicinais e hortaliças e o de Empreendedorismo para Agricultura Familiar, serão dirigidos aos agricultores. Os de Purificação da Água para Uso Doméstico através de Raios Solares e de Educação Ambiental para o Ensino Fundamental, para professores de escolas municipais. São esperados 150 pequenos produtores rurais e 120 professores.   
        
As mesas redondas terão início amanhã, dia 28 e continuarão no dia seguinte. “Disponibilidade e demanda hídrica no semiárido”, “Uso da terra e a sustentabilidade do Semiárido”, “Exploração da questão do carbono na Caatinga” e “Perspectivas, certezas e incertezas do clima no semiárido” serão alguns dos temas propostos. Deverá ocorrer discussões acirradas em razão do quadro hídrico considerado crítico, no Ceará, no Nordeste e no Brasil, esperam os organizadores.
Veja a programação completa no site oficial do evento > II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido 
NÚMEROS
969.589,4 Km² é a área estimada do semiárido brasileiro
9 estados integram esta região
1.133 municípios estão inseridos nela
22 milhões é o número de habitantes
MAIS INFORMAÇÕES
II Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido
De 27 a 29 de maio em Quixadá
(85) 3366 9735


Veja a reportagem completa no Diário do Nordeste > Região do Semiárido em discussão

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...