Pages

quinta-feira, 28 de maio de 2015

EM INDEPENDÊNCIA > Sindicato de servidores públicos acusa prefeitura de perseguição


Independência
A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) está denunciando o prefeito de Independência, Luis Valterlin Coutinho, de perseguição à classe sindical deste município do Sertão dos Inhamuns. Segundo a Fetamce a retaliação começou após o movimento grevista encerrado em abril. No dia 15 de maio, o gestor municipal conseguiu a aprovação de mensagem que autoriza o Executivo a acabar com o desconto de contribuição sindical dos sócios do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais local na folha de pagamento. A medida aguarda somente sanção.
De acordo com a presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Independência, Rosilene Gonçalves de Oliveira, os servidores foram pegos de surpresa, pois, após a ação paredista, a prefeitura havia voltado a negociar com o sindicato. Entretanto, allém dessa manobra, o prefeito está forçando servidores de carreira em cargos comissionados a pedir desfiliação do sindicato. Em abril, a Prefeitura já havia ingressado na Justiça, tentando levar o movimento à ilegalidade, violando o direito de greve da classe trabalhadora.
A assessoria da Prefeitura de Independência rebateu as denúncias dos sindicalistas informando que em janeiro concedeu o reajuste de 13,1% aos professores, muito antes do Governo do Estado, cujo reajuste foi concedido a partir de maio. Ainda de acordo com a Prefeitura, dos 1.400 servidores municipais apenas 35 participaram do movimento paredista.
Sobre a proposta de encaminhada à Câmara Municipal, acerca da extinção da obrigatoriedade do desconto sindicar, o assessor informou ter sido adotada após o chefe do poder executivo receber muitas reclamações de servidores alegando que queriam se desfiliar do sindicato, mas eram impedidos. Com a mudança, não haverá mais desconto obrigatório em folha. O filiado poderá continuar contribuindo. Apenas não será mais obrigado, justificou o assessor.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...