Pages

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

OFICINA DE ARTE AMPLIA CONHECIMENTOS DE ARTISTAS DO SERTÃO


Radialista Wanderley Barbosa, Atriz Iris Freitas e o elenco do filme em Juatama durante oficina 


No ultimo sábado (04), no distrito de Juatama cerca de 15km do centro de Quixadá realizou-se uma oficina teatral para jovens e adultos que realizam filmes independentes. A oficina foi comandada pela atriz Iris  Freitas, através da Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá (ACVQ), onde passou o oficio de atuar e como ser um artista da arte cênica,  contou com a presença do Radialista Wanderley Barbosa que intermediou a oficina.

Com a participação de 29 artistas de varias gerações, 6 anos até uma senhora de 73 anos de idade encontrando-se para aprender a arte de contracenar e conseguir passar para o público ou espectadores a emoção das cenas produzidas por estes durante suas aparições nas telas onde é reproduzido o filme realizado pelos os mesmos sem conhecimento e apenas por amor a arte, realizando um trabalho com resultados surpreendentes na opinião do público.


Camila Bezerra e a Avó Francisca Ivonete


Um grande exemplo é a vovó Francisca Ivonete Bezerra que aos 73 anos participa da oficina pela primeira vez e estar encantada com o que aprendeu da "moça que veio nos ensinar", com toda dificuldade participa de tudo que tem arte no distrito, dramas da igreja, Bumba meu Boi e até do Pastoril. Conta que todos os anos é uma verdadeira maratona junto aos moradores do lugar, pois tem que tirar esmola para conseguir comprar os figurinos para manter a arte viva no lugarejo, pois não conta com apoio público nenhum. Camila Bezerra Lolo de 20 anos, doméstica é simplesmente a neta da vovó Ivonete, já tendo a presença em todos os movimentos culturais junto dela. “Tenho orgulho de poder contracenar com minha avó, participar junto com ela de muitos eventos aqui na Juatama”.


Johny Maia, cineastra do Sertão 


Johny Maia, 41 anos profissão de cozinheiro, desde muito novo lida com arte, lembra quando moço participava de um grupo de Teatro em Quixadá, onde atuava e iniciou a gostar da arte de representar, “meu grande incentivador foi o meu amigo Dim que tinha um grupo teatral”. Quando trabalhei no “Hotel Pedra dos Ventos”, aqui mesmo no distrito, comecei a escrever textos teatrais, peças para representar no hotel,  juntei os amigos e conhecidos para atuar como atores nas peças que eu criava, veio a ideia de fazer o filme “Deu a Louca no Terreiro de Macumba”, onde escrevi, dirigir,  Johny sente-se orgulhoso de poder fazer parte da vida cultural de Juatama.


Sempre esta pensando na frente, com esta oficina pretende iniciar um novo rumo na arte em sua comunidade, já estar pensando em realizar um novo filme, com a ajuda desta oficina que vai motivar e dar uma noção de representar para todo o elenco, irá transformar uma peça que escreveu em filme. “A Voz da Consciência”, o próximo filme estrelado pelo elenco de Juatama.  



MATÉRIA 
CLEUMIO PINTO

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...