Pages

sábado, 1 de junho de 2013

Governo inaugura novas casas digitais e bibliotecas rurais

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério das Comunicações realiza, neste sábado (1), solenidade de inauguração de 13 Casas Digitais do Projeto Territórios Digitais, no Cariri. O evento começa a partir das 9 horas na Casa Digital Sítio Baixio do Muquém, no Distrito Baixio das Palmeiras, município do Crato.
 

Serão beneficiados com casas digitais os municípios do Crato, Caririaçu, Campos Sales, Missão Velha, Abaiara, Várzea Alegre, Quixadá, Trairi e Monsenhor Tabosa, beneficiando 13 comunidades. Após a solenidade haverá oficinas de formação dos moradores das 10 localidades, que receberão informações sobre inclusão digital, acesso à internet e incentivo a leitura. Cerca de 40 moradores são capacitados como agentes comunitários voluntários, que realizam a sustentabilidade dos projetos.

Também serão implantadas 23 Bibliotecas Rurais do Programa Arca das Letras que atenderá os municípios de Crato, Campos Sales e Abaiara. O Programa tem levado a leitura, lazer e cultura às famílias rurais. Cerca de 1.100 bibliotecas do campo já foram entregues às comunidades, distantes da sede dos municípios, que não possuem bibliotecas públicas ou com pouco acesso ao livro. Mais de 90 municípios foram atendidos.

São disponibilizados, em média, 200 livros relacionados à literatura infantil e infanto-juvenil, livros de pesquisa com o foco no meio rural e livros didáticos. “O Ceará vem se destacando a nível nacional com o maior número de bibliotecas implantadas até o momento e as comunidades realizam a gestão voluntária das bibliotecas que em geral são instaladas na residência de um morador”, afirmou Sandra Bandeira, coordenadora estadual do Programa Arca das Letras. O valor de investimento médio por cada biblioteca é de R$ 5 mil.

Para o secretário Nelson Martins o projeto é importante por promover a inclusão digital dos agricultores familiares, mas com diferencial inovador, onde se discute e é feita a partilha do conhecimento.

Serviço:
Inauguração de 13 Casas Digitais do Programa Territórios Digitais e 23 Biblioteca Rurais do Projeto Arca das Letras
9h - Sítio Baixio do Muquém, no Distrito Baixio das Palmeiras, Crato/CE

Assessoria de Comunicação da SDA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...