Pages

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

ROBERTO MESQUITA COBRA TECNICOS DA EMETERCE NO INTERIOR

AGRICULTORES FAMILIARES participaram de dia de campo para orientações técnicas prestadas pela Ematerce. A atividade capacita o pequeno produtor no trabalho do campo
ALEX PIMENTEL
O deputado Roberto Mesquita (PV) cobrou nesta terça-feira (08/02), em plenário, a presença de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) nas regiões produtora de alimentos, no interior do Estado, instruindo o pequeno agricultor a lidar com o solo e apontando o equipamento mais adequado a ser utilizado. Na avaliação do parlamentar, isso vai fortalecer a agricultura cearense, de modo a aumentar a produtividade. “Temos obrigação de fazer com que políticas públicas cheguem ao Interior”, disse.

Ele acredita que o acesso dessas regiões aos resultados das pesquisas realizadas tanto pela Ematerce, quanto pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vai poder elevar o Estado ao rol de grandes produtores de castanha, por exemplo, “gerando riquezas”. “Além de diminuir o êxodo rural, fazendo com que o homem se fixe no seu local, vai reduzir também o preço da cesta básica”, acrescentou.

O parlamentar cobrou ainda a criação de um laboratório para análise de solo no Estado, como um método eficiente de transferência de conhecimentos gerados pela pesquisa para o agricultor. “Para que haja a produtividade tem que ter a boa muda e um técnico para mostrar o tipo de cultura que mais se adéqua aquele solo”, completou.

Em aparte, o deputado Professor Pinheiro (PT) destacou que pesquisas apontam o Ceará como o estado que mais investiu na agricultura. Segundo ele, mais de 200 tratores foram concedidos às várias associações agropecuárias no Estado. Ele informou que são 300 famílias inseridas na Agricultura Familiar. “O Governo do Estado tem atuado nessa área”, garantiu, afirmando que a Ematerce foi “reconstruída” na atual gestão.



MAIS INFORMAÇÕES
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce)
Av. Bezerra de Menezes, 1.900, Fortaleza (CE), (85) 3217.7872

 
FONTE: 
Coordenadoria de Comunicação Social
comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...