Pages

sábado, 12 de fevereiro de 2011

DEP. ROBERTO MESQUITA (PV) DEFENDE UM ESTUDO SOBRE TAXA DE ILUMINAÇÃO





O deputado Roberto Mesquita (PV) afirmou durante a sessão desta sexta-feira (11/02) que o governador Tasso Jereissati não deveria ter vendido a Coelce. Segundo ele, a empresa que assumiu o controle está fazendo usura, vendendo serviços sem compromisso com a sociedade e com o Estado. “Tínhamos uma Coelce que se preocupava com pequenas localidades. Agora só pensa em lucrar cada vez mais”.

Em Fortaleza, o parlamentar explicou que a taxa de iluminação pública é agregada à conta de luz. Para prestar esse serviço em Fortaleza, a Coelce cobra R$ 500 mil por mês, além dos custos do serviço. “A empresa está fazendo maquiagem de balanço para que os seus lucros não apareçam. Criou uma termelétrica no Pecém para encobrir o tamanho do lucro”, frisou Roberto Mesquita.

Mesmo com as maquiagens, segundo o deputado, ainda apresenta lucratividade que a cada dois anos ela tira todo o investimento realizado na aquisição da Coelce. “Em lugar nenhum existe tal lucro. Foi vendida por um bilhão, e a cada dois anos lucra, fora os desaforos, R$ 1,2 bilhão”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, metade da população da Capital, nas áreas mais periféricas, tem uma iluminação de péssima qualidade. “Nós sabemos das necessidades da periferia. Se pudéssemos destinar esses recursos para a melhoria das moradias teríamos um melhor retorno social. Há lares que não tem um kit sanitário e as pessoas fazem necessidades em uma lata e vão jogar em uma lagoa os dejetos, como na favela do Papouco, por exemplo”, disse.

Para o deputado, há um abismo existente na quinta capital do País. “E mesmo assim, em 13 anos, a empresa já mandou para fora mais de seis vezes o valor que pagaram pela Coelce, fora o que lucra no mercado financeiro com as aplicações”.

Roberto Mesquita disse que essa discussão já aconteceu na Câmara Municipal. Mas, segundo ele, a Assembleia é mais “robusta” para chegar a um bom termo. Uma das alternativas apontadas é fazer com que a Coelce pague pelo uso do solo, melhorando a arrecadação do município.


FONTE:
Coordenadoria de Comunicação Social

Um comentário:

Nivardo disse...

Sempre dou a César o que é de César... Nisso eu estou de acordo com o Deputado!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...