Pages

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

QUIXADAENSES PARTICIPAM DE SEMINÁRIO SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA


QUIXADÁ - A cidade sede do evento que reúne educadores, ONGs e técnicos das áreas de assistência social e saúde já foi duas vezes campeã do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).

O Seminário Regional sobre Promoção, Defesa e Controle Social dos Direitos da Criança e do Adolescente é coordenado pelo procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, e promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e pela Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), e abertos a educadores, técnicos das áreas de assistência social e saúde e representantes de entidades não governamentais com atuação na área.

O Seminário teve início na manhã da terça-feira, dia 8, com apresentação do grupo teatral dos alunos do Distrito Educacional São João, no Auditório da Câmara Municipal. A atividade foi voltada especificamente para os educadores das redes estaduais e de 27 municípios das regiões jaguaribana e sertão central, tratando do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (PETECA).

Na ocasião também esteve presente à equipe da Secretaria Municipal de Educação de Quixadá, representada pela secretária, Profª. Fátima Pimentel, e todos os técnicos, coordenadores pedagógicos, coordenadores municipais do programa PETECA e diretores dos Distritos Educacionais. Entidades como a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará, (FETRAECE) e Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) contribuíram com o primeiro dia de debate.

Na quarta-feira, dia 9, a atividade acontece no Centro Vocacional da Diocese de Quixadá e abordará o sistema de garantia de direitos e a defesa do conjunto de direitos da criança e do adolescente, quando será aberto a, além dos educadores, técnicos e interessados dos segmentos de saúde, assistência social e ONGs.

“Com este seminário, estamos formando melhor importantes atores sociais para exigir e fortalecer políticas públicas em favor das crianças e adolescentes de todo o nosso Estado”, afirma Antonio de Oliveira Lima. Ele afirma que os dois primeiros seminários já realizados (em Sobral e em Itapipoca, no final de janeiro) capacitaram cerca de 440 participantes. O procurador ressalta que outros três seminários ainda serão realizados, além dos de Quixadá e de Crateús: em Juazeiro do Norte (22 e 23/2), Iguatu (24 e 25/2) e em Fortaleza (dias 22 e 23/3). “Até o final, teremos reunido mais de 1.600 participantes”, estima.

“A intenção é possibilitar a formação de uma rede de atores sociais capaz de contribuir na formulação, no acompanhamento, na execução e na cobrança de políticas públicas em todo o Estado. Com um público devidamente informado, teremos maior garantia de que o poder público torne realidade a absoluta prioridade que a Constituição Federal manda conferir às crianças e adolescentes”, avalia o procurador.

Fonte: Ministério Público do Trabalho
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...