Pages

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

QUIXERAMOBIM JÁ FAZ IMPLANTE CONTRACEPTIVO DE LONGA DURAÇÃO

Implanon, Contraceptivo de longa duração
QUIXERAMOBIM - No último dia 02 de Fevereiro o Centro de Referência à Saúde da Mulher realizou o 1º procedimento do Implante contraceptivo de longa duração, o IMPLANON. Este procedimento foi realizado pela equipe capacitada para tal, o Médico especialista em Ginecologia e Obstetrícia VANDERLAN GONÇALVES DOS SANTOS e a Enfermeira Coordenadora da Saúde Reprodutiva REJANE DE SOUSA BASTOS. 

Este método é conhecido como o método das atrizes por ser de alto custo, de longa duração (3 anos) e rapidamente reversível (o retorno da ovulação se dá com 3 semanas após ser retirado).É um método utilizado em mulheres as que não possam usar outro método, como também pode ser colocado imediatamente após aborto até 12 semanas ou após 21 a 28 dias do parto ou aborto de segundo trimestre e também serve como coadjuvante no tratamento da dismenorréia. A aquisição deste método é mais uma conquista do nosso município que tanto investe na saúde. 

Podemos também ressaltar as Campanhas de Prevenção do Câncer do Colo do Útero, que neste último ano pode contar com o apoio do Prefeito Edmilson Júnior e da Secretária de Saúde Adriana Pimentel. Com esta campanha foi realizado só no mês de agosto/2010, 810 exames na faixa etária (25 a 59), faixa esta conhecida como sendo a de maior índice da doença, nos últimos 5 anos, nunca tinha sido realizado esta quantidade de exames em um espaço tão pequeno de tempo.

Quixeramobim possui uma  unidade de Referência em gravidez de médio e alto risco, em Planejamento Familiar, em Reposição Hormonal, em Esterilidade Humana, e apta para realizar vários procedimentos que antes o Município tinha que encaminhar para grandes centros, como: PAAF (Punção Aspirativa por Agulha Fina), Biópsias de colo, Colposcopias, Cory Biopsy e acompanhamento das mulheres com exames alterados. Neste último, o município está de parabéns, pois tem atingindo os 100% do seguimento dessas mulheres.

FONTE:
www.quixeramobim.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...