Pages

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

COMISSÃO DE AGROPECUÁRIA DISCUTIRÁ ABATE DE ANIMAIS


A Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa aprovou, na manhã desta quinta-feira (04/08), requerimento de autoria do presidente do colegiado, deputado Hermínio Resende (PSL), solicitando a realização de audiência pública para discutir a atual situação do abate de animais no Estado do Ceará. O debate será realizado no dia 31 deste mês, a partir das 14h, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

Segundo o autor da proposta, apenas 2% dos 169 abatedouros que funcionam no Estado do Ceará têm pessoas qualificadas para a prática dos serviços. “Isto nos preocupa porque sabemos que há riscos para a saúde da população. A Assembleia não pode ficar omissa diante dessa situação”, pontuou. 

O deputado Sérgio Aguiar (PSB) ressaltou que, em Camocim, foi inaugurado há um ano um matadouro público. Contudo, segundo ele, “até hoje nenhum animal foi abatido no local porque o projeto do matadouro estava incompleto e precisou de um ajuste de conduta para poder funcionar”. Em função disso, acrescentou, a população do município tem se exposto a riscos de saúde. “Eu pergunto: sem o matadouro. Onde está sendo abatida a carne em Camocim?”, questionou, acrescentando que o caso precisa ser analisado. 

Conforme Aguiar, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), responsável em fiscalizar o abate, tem um quadro de servidores muito reduzido. “É preciso convocar os concursados para compor o quadro do órgão”, comentou. O deputado Dedé Teixeira (PT) disse que a audiência proposta será “muito importante porque a maioria dos municípios não cumpre a lei de abate e não existe fiscalização nos matadouros públicos, o que pode representar um sério risco para a população”.

Também foi aprovado, durante a reunião, requerimento do deputado Manoel Duca (PRB) propondo a realização de audiência pública para discutir a atual situação da cajucultura no Ceará. A audiência deverá ser realizada em setembro próximo. Segundo Hermínio Resende, o debate foi solicitado por produtores de caju. “Em função de uma audiência sobre o tema que ocorreu em Itapipoca, em julho, que teve uma repercussão muito positiva, os produtores solicitaram uma discussão na região Norte”, pontuou. 

Ainda durante a reunião, foi aprovado projeto de indicação da deputada Fernanda Pessoa (PR), que dispõe sobre a concessão de desconto sobre a tarifa de água para os produtores rurais da agricultura familiar; e o ofício enviado por representantes do Agropacto, solicitando à Comissão apoio para realização do 53º Encontro Semanal da Agropecuária Cearense, que será realizado no próximo dia 16. 

O tema do evento será “Patrulha Rural” e contará com a presença do prefeito de Pacajus, Filomeno Gomes e da presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Brasileiro; e do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra. 
EU/CG


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...