Pages

quarta-feira, 20 de julho de 2011

TERRA DOS MONÓLITOS TERÁ I FESTIVAL DA AGRICULTURA FAMILIAR



Um dia inteiro dedicado às famílias do campo e suas potencialidades. Assim será a I Feira Festival da Agricultura Familiar de Quixadá, o evento previsto para às 7h da próxima sexta-feira, 22, atrairá milhares de quixadaenses e visitantes a Praça José de Barros. No local haverá a comercialização dos produtos produzidos pelos agricultores e suas famílias; palestras e capacitações para os produtores rurais; concursos e apresentações culturais; entrega de premiação, e shows artísticos durante quase todo o evento, que se encerrará às 22h. 

A atividade além de promover a divulgação dos produtos da Agricultura Familiar, pois beneficiará pequenos produtores do setor com socialização de ações desenvolvidas e novas tecnologias, por meio de palestras, exposição com comercialização de produtos orgânicos e culinária típica da região. 

A iniciativa também incentiva o consumo de produtos saudáveis produzidos pelas mãos dos quixadaenses, como frutas, verduras e legumes sem agrotóxicos, além de doces artesanais, produtos da cultura de sub existência, feijão e milho juntamente com os derivados de leite de cabra e de gado. 

Participarão da I Feira Festival da Agricultura Familiar produtores de quase todas as Localidades Rurais e Distritos de Quixadá. Dentro da programação estão previstas várias competições, que vão desde o maior cacho de banana ao mais saboroso prato de galinha caipira. A criatividade dos produtores também vai valer dinheiro no concurso para Escolha do Bode Rei, onde ganhará o bode mais enfeitado da Feira. O primeiro lugar de cada categoria levará prêmios em dinheiro, sendo que o menor valor é R$ 200,00 e o maior R$ 500,00, destinado ao técnico agrícola com maior número de inscritos. Além das presenças confirmadas a organização do evento juntamente com o prefeito de Quixadá, Dr. Rômulo Carneiro e o secretário de Agricultura, Audênio Moraes aguardam a participação de aproximadamente 10 mil pessoas, entre produtores, agricultores e a população. 

O evento é idealizado pela Prefeitura de Quixadá por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural e conta com o apoio do SEBRAE/CE, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Quixadá e Federação das Associações. O Governo do Estado do Ceará, Petrobras, Banco do Nordeste, Cooperativa Cearense de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (COCEPAT), Motocedro Concessionaria Honda, Concessionaria Icavel e Instituto Agropolos do Ceará são os patrocinadores oficiais do evento, que também contará com uma extensa programação cultural, com apresentações de violeiros, folclore, grupos de idosos e muito forró pé de serra com as Bandas Pau de Arara e Só Nós. 

Programação:


7h - Recepção dos participantes
8h - Concurso da melhor produtividade de Cabra Leiteira (Ordenha será feita na Praça)
9h - Abertura Oficial e Palestras (Qualidade do leite de cabra - Higiene na Ordenha; Manejo sanitário caprino e ovino)
10h e 15min – Super Galinha Caipira (Concurso da Galinha mais pesada)
10h e 30min – Concurso Milhão (Maior espiga de milho cheia)
11h – Concurso do Super Cacho de Mamonas (Maior quantidade de frutos) Super Capitulo de Girassol (Maior dimensão)
11h e 20min – Super Cacho de Banana (Maior quantidade de bananas)Super Mandioca (Mais pesada)Super Jerimum (Mais pesado)
11h e 40min – Melhor cria ovina/caprina12h – Bode Rei (Animal mais enfeitado)
12h e 30min – Concurso de Culinárias (Bolos Caseiros, carneiro, galinha caipira, cabrito e doces)
16h – Apresentações culturais (Sanfoneiros, Grupos de reisados, grupos de idosos, danças típicas, grupos folclóricos, entre outros)
21h – Show com Forró Só Nois e Pau de Arara

FONTE:
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...